Decoração de batizado: dicas completas para você planejar o seu!

14/08/19

Um dos eventos mais importantes para a maioria das mamães e dos papais é o batizado dos filhos. Além de ser um momento espiritual e religioso, é também um momento de comunhão e amor que costuma reunir a família inteira. E hoje vim falar sobre um assunto que já me pediram muitas dicas: decoração de batizado.

A decoração, como sempre gosto de falar, é uma forma de carinho. No caso do batizado, que é uma situação tão especial e única, ela é ainda mais importante. Abaixo, você vai encontrar dicas para batizado de menina, batizado de menino, dicas de decoração simples, faça você mesmo e muito mais! 

decoracao de batizado

Decoração de batizado

Como planejar uma festa de batizado?

Se você deseja ir além de apenas um almoço ou um jantar, você sempre pode planejar uma festa para celebrar o batizado do seu filho ou da sua filha. Para isso, o mais importante é que você decida algumas coisas de antemão: seu orçamento, seu tema, sua lista de convidados e seu menu. Isso vai te ajudar muito na hora de planejar os outros detalhes!

Depois de decidir esses pontos mais gerais, comece a planejar a parte mais importante do batizado: quem serão os padrinhos, quando vai acontecer, onde o momento do batismo vai acontecer, e todos esses “detalhes” que são tão cruciais e especiais.

#1 Definindo seu orçamento

O orçamento determina o quanto você pode gastar, no total, com o batizado. Seja uma festa ou um encontro mais simples para a família, determiná-lo previamente ajuda você e o seu marido a terem um controle financeiro mais saudável. Além disso, te ajuda também a dividir bem quanto vai ser gasto para cada parte da festa.

Por exemplo: se o seu orçamento é mais enxuto, mas o menu é muito importante para vocês, então você já sabe que vai precisar economizar fazendo uma decoração de batizado mais simples ou procurar projetos DIY na internet.  

#2 Escolhendo um tema

Quando falamos em tema de festa, a primeira coisa que vem em mente são personagens e princesas, não é mesmo? Mas não necessariamente você precisa criar algo tão caricato assim. O tema do batizado pode ser uma simples cartela de cores. Quer um exemplo? Para planejar o batizado da Julia, optei por uma cartela nas cores verde e branco. A partir daí, montei toda a decoração com base nessas duas cores. 

Olha como o resultado ficou lindo:

decoracao de batizado nas cores verde e branco

Claro que se você quiser fazer algo com um tema mais elaborado, como anjinhos ou celestial, nada te impede disso. Muito pelo contrário: tenho certeza que independente do que você escolher, o resultado vai ficar bem legal.

#3 Montando a lista de convidados

Chamar a família mais próxima (além dos padrinhos) é algo que você muito provavelmente já vai fazer. Então nesse momento o que falta é só definir se você vai expandir a sua lista para mais pessoas, como outros familiares mais distantes e amigos, ou se vai mantê-la mais enxuta. 

O orçamento e a forma como você vai celebrar o batizado vão impactar muito nessa escolha. Se você está planejando um almoço, é provável que a lista permaneça com a família mais próxima, mas se você estiver planejando uma festa de batizado, é provável que a sua lista aumente de forma considerável. 

#4 Pensando no menu

Ainda que você opte por terceirizar a parte de alimentação, pensar no menu de antemão vai te ajudar, até mesmo, na decoração do seu batizado. Pode ser que você saiba, por exemplo, que vai servir diversos doces e por isso decida criar uma mesa diferenciada. Ela faz parte da decoração e vai ter de estar em harmonia com todo o resto que você planejou. 

Você pode até se planejar para incluir cupcakes, biscoitos ou outros doces que combinem com o seu tema. Uma ideia bem simples é fazer um cupcake com cobertura de chantilly branco, e colocar uma pequena cruz da cor que preferir em cima. Fica lindo e bem delicado.

Dicas para decoração de batizado

Batizado de menino

Para as mamães que gostam de criar algo com a cara dos seus meninos, separei algumas dicas mais voltadas para decoração de batizado de menino. 

A primeira delas é a mais óbvia, mas que não posso deixar de mencionar: trabalhar a cor azul na decoração do batizado. Caso você queira fugir um pouco do comum, você pode escolher tons mais diferentes (como azul petróleo, azul anil) ou criar uma decoração com base em uma escala de tons de azul: do mais claro para o mais escuro.

Além disso, existem também outras formas bem legais de criar uma decoração criativa para batizado de menino. Você pode usar anjinhos, aviões, bichinhos de pelúcia (para decorar), carneiros, fazer com tema de O Pequeno Príncipe, ou até mesmo em um tema mais clássico e exclusivamente religioso.

decoracao de batizado de menino

Batizado de menina

Já para as mamães que querem criar algo com a cara das meninas, separei também algumas dicas de decoração para batizado de menina. Assim como no caso dos meninos, não posso deixar de mencionar a opção clássica: usar a cor rosa ou uma de suas variações (rosa claro, escuro, rosa bebê, etc).

A ideia de usar uma escala de tons também serve para o rosa e fica lindo! Você pode criar uma decoração de batizado que misture tons mais claros e escuros. Além disso, você pode combinar o rosa com um tom de prata, dourado ou o queridinho do momento: o rose gold. 

Ainda, você pode usar anjinhos, flores, borboletas, passarinhos, alguma princesa mais angelical e muitos outros detalhes na sua decoração. Colocar toques de rosa também vai combinar muito bem para quem quer planejar uma decoração de batizado com tema exclusivamente religioso.

decoracao de batizado de menina

Batizado com cores neutras

Para quem quer fugir do rosa ou do azul e quer fazer algo mais discreto, e também para quem quer colocar um foco especial no ponto mais importante do batizado, as cores neutras são excelentes aliadas. O branco é a cor mais tradicional de decoração de batizado por uma razão: ela representa pureza e combina perfeitamente com esse momento.

Além do branco, existem outras cores neutras que você pode usar na decoração que vão ficar lindas: bege claro ou bege escuro, off white, cinza claro, prata, dourado, tons de verde (mais claros ou mais escuros), dentre outros. Ao misturar outro tom neutro com o branco, sua decoração vai ficar ainda mais elegante.

As candy colors também são uma excelente opção para decoração de batizado, já que são discretas, suaves e combinam muito bem com temas angelicais e celestiais, para quem vai criar algo inspirado nessas ideias. 

decoracao de batizado com cores neutras

Decoração de batizado simples

Se você quer planejar algo sem complicações e que não aperte seu orçamento, separei algumas dicas de decoração de batizado simples para você. A primeira dica é de usar acessórios e adornos que você já tem em casa para compor sua decoração no dia. Você pode usar vasos de flores, passarinhos, fotos, velas e muito mais!

Além disso, existem alguns outros acessórios de festa que você consegue comprar fácil e a um custo acessível, e que já vão dar uma outra cara ao seu batizado. Alguns exemplos: você pode usar balões, tanto aqueles clássicos, como os balões de gás hélio; flores e folhagens naturais trazem muita elegância e vida à decoração, e são uma excelente opção.

Luzes pisca-pisca são fáceis de comprar e é bem provável que você já as tenha em casa: elas podem ser usadas de diversas formas para incrementar o espaço, tanto na parede, quanto em mason jars ou em volta de mesas. Ainda, algumas garrafas de vinho ou de água também ficam lindas usadas como vasos de flores.  

decoracao de batizado com flores naturais

Decoração de batizado faça-você-mesma

O DIY, ou faça-você-mesmo, é uma modalidade ótima para quem quer economizar na decoração do batizado, fazer algo bonito e personalizado. A primeira ideia é bem fácil de fazer e fica muito bonitinho: usar fitas de cetim como porta guardanapo! 

Você ainda pode procurar algum acessório em casas de festa ou lojas do centro da sua cidade para colocar na fita. Uma cruz bonita, por exemplo, é uma excelente opção: basta colocar na fita antes de amarrá-la no guardanapo, como se fosse um pendente em um colar. Assim, você terá um porta guardanapo ainda mais lindo e personalizado.

Outra ideia simples de decoração de batizado faça-você-mesmo é usar glitter para dar um toque especial a vasos e potes transparentes antes de usá-los para decoração da mesa. Basta aplicar um pouco de cola com um pincel e depois despejar o glitter da cor que preferir. Usar um pouco de corante para a água das flores também é uma excelente forma de criar uma decoração especial.

decoracao de batizado faca voce mesmo

Material gráfico para decoração de batizado

Uma das formas mais legais de tornar a sua decoração mais especial, é com um material gráfico de batizado. Ele é uma ótima opção para as mamães que querem criar algo personalizado, diferente e bonito, mas sem ter muito trabalho e sem precisar gastar muito.

Eu usei um no batizado da minha filha que você encontra aqui. Separei também uma foto abaixo que mostra o material sendo utilizado para compor a decoração, e o resultado bem delicado de todo o conjunto:

material grafico personalizado para batizado

Espero que você tenha gostado de conferir essas dicas de decoração de batizado. Tenho certeza que vai ser um momento muito especial para você, seu marido e toda a sua família. Todo o carinho na preparação só vai torná-lo ainda mais inesquecível!

Se quiser conferir outras dicas relacionadas ao universo da maternidade, não deixe de conferir estes conteúdos:

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *