Cantigas de Ninar – 7 Músicas e 7 Dicas!

21/12/18

Quando a gente se torna mãe, começamos a pesquisar todo o tipo de conteúdo relacionado à maternidade, não é mesmo? Um dos principais temas que vi era: como fazer o neném dormir? Essa é uma dúvida de todas as mães de primeira viagem. Por isso, queria compartilhar uma dica que encontrei e estou colocando em prática: as cantigas de ninar.

Abaixo, separei cantigas de ninar clássicas para você cantar para o seu neném na hora de dormir. Além disso, compartilhei também algumas dicas e motivos para você adotar as cantigas de ninar. 

cantigas de ninar musicas

Cantigas de ninar 

Elas são muito clássicas e tradicionais. Quem nunca ouviu uma cantiga de ninar? Mas hoje em dia, com os milhares de jogos e eletrônicos, às vezes nos esquecemos dessa técnica tão eficaz para ajudar o filho a dormir. 

Com certeza algumas destas cantigas sua avó já cantou para sua mãe, que cantou para você, e você vai acabar cantando para os seus filhos. 

Abaixo você confere 7 cantigas de ninar ótimas para fazer o bebê dormir. Para relembrar melodias e letras, coloquei um vídeo e também a letra completa de todas.

7 cantigas de ninar para ajudar o filho a dormir

#1 Nana Neném

Com certeza a cantiga de ninar mais tradicional de todas. É bem provável que você já conheça toda a letra do Nana Neném, mas de qualquer forma você confere ela abaixo:

“Nana neném
Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar”

#2 Boi da Cara Preta

“Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esse menino que tem medo de careta
Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega essa menina que tem medo de careta”

#3 Sapo Cururu

“Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento”

#4 Brilha, Brilha Estrelinha

“Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha
Solitária se conduz
Pelo céu com tua luz

Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha
Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu pequenininha”

#5 Se Essa Rua Fosse Minha

“Se essa rua, se essa rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar

Nessa rua, nessa rua tem um bosque
Que se chama, que se chama solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração

Se eu roubei, se eu roubei teu coração
Tu roubaste, tu roubaste o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem”

#6 Noite Feliz 

Essa é uma das músicas favoritas de Natal, mas o ritmo é tão gostoso e calmo, que dá para transformar em uma cantiga de ninar. Ótima para a época de festividades!

“Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus (x2)

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus, Salvador! (x2)

Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus (x2)

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus, Salvador! (x2)”

#7 Frère Jacques

Apesar de ser uma cantiga gringa, é também uma das melodias mais conhecidas. Você provavelmente a conhece pela versão brasileira, “Os Dedinhos”, da Eliana.

“Frère Jacques
Frère Jacques
Dormez-vous?
Dormez-vous?

Sonnez les matines
Sonnez les matines
Ding, ding, dong
Ding, ding, dong”

“Irmão Jacques
Irmão Jacques
Você está dormindo?
Você está dormindo?

Tocam os sinos da manhã
Tocam os sinos da manhã
Ding, ding, dong
Ding, ding, dong”

7 Dicas e motivos para adotar as cantigas de ninar

#1 Rotina do bebê

Os recém-nascidos têm dificuldade na hora de diferenciar o dia da noite, e por isso é tão importante que a gente crie essa rotina das sonecas com eles. Um bom jeito, é através da música.

#2 Poder da música

A música funciona como um estímulo para as crianças, principalmente quando elas são novinhas assim. Por isso é muito legal usá-la na nesses momentos, como o da soneca. Esse estímulo pode fazer com que elas aprendam a ler e a escrever mais rápido, que consigam se expressar melhor…

Você também pode inserir a música em qualquer outra atividade que quiser – hoje em dia existem até álbuns de bandas clássicas feitos para bebê, sabia?

cantigas de ninar para fazer bebe dormir

#3 O segredo está no tom

O que faz das cantigas de ninar tão eficientes é o tom que usamos na hora de cantá-las. Por isso, você pode usar qualquer música, até mesmo uma normal que você goste. O importante é cantar de forma suave, tranquila, com um tom bem calmo.

#4 A voz materna

Os bebês reagem à voz da mãe já dentro do útero. Especialistas dizem que a voz da mamãe é terapêutica para eles, fazendo com que eles se sintam mais seguros. Tem coisa mais importante para o momento da soneca do que estar bem calminho?

#5 Vínculo materno

As cantigas de ninar são uma excelente oportunidade de fortalecer o vínculo materno com o bebê. Não só porque a voz da mãe ajuda a acalmar o bebê, mas porque a situação em si vai criar um momento de ligação entre os dois.

cantigas de ninar para ajudar o filho a dormir

#6 Não se preocupe com as letras

O mais importante das cantigas de ninar é a melodia. Mesmo se você não souber a letra, você pode improvisar com palavras cantadas ou contando uma historinha no tom da música. 

Por isso eu recomendo também conferir algumas cantigas de ninar gringas, para aprender as melodias. Muitas das nossas, inclusive, vieram de fora. Você pode testar novas músicas para ver qual o seu bebê gosta mais (explico melhor na dica abaixo).

#7 Não existe regra

Todos os bebês são diferentes, certo? Afinal, todos nós somos diferentes. Por isso, não dá para esperar que todas as cantigas funcionem com cada neném. Com certeza vai ter uma bem coringa, que vai deixar o bebê calminho. Mas vai ter outra que ele não vai gostar tanto.

Assim, teste as cantigas de ninar aos poucos. Se quiser, teste outras músicas. Não se atenha a regras, pois elas não existem. O mais importante é se lembrar do tom, e ir criando esse vínculo com o seu bebê.

cantigas de ninar

Espero que você tenha gostado de conferir as cantigas de ninar para ajudar o filho da dormir, e as dicas também! Tenho certeza que esse vai ser mais um momento muito gostoso entre você e o seu neném. Eu sei que estou amando!

Sentiu falta de alguma cantiga que sua mãe sempre cantou para você? Compartilha aqui comigo nos comentários! É bom que você me ajuda a deixar esse conteúdo bem completo para todas as mamães.

Não deixa de me contar também o que achou dos conteúdos, e qual a sua opinião sobre as cantigas de ninar. Eu vou amar receber seu comentário!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *