11 Receitas de Finger Food para Receber em Casa

12/09/17

Como você sabe, eu amo receber em casa! Além de ser um momento de diversão e descontração, é também a oportunidade que temos para passar um tempo com a família ou os amigos e criar memórias incríveis. E algo que eu adoro também, é planejar recepções mais informais com entradinhas e petiscos. Por isso hoje separei 11 receitas de finger food e 3 molhos exclusivos para compartilhar com você!

Se você ainda não conhece, o termo finger food é usado para aquelas comidinhas que se comem com a mão, como aperitivos e petiscos. Eles são perfeitos para uma recepção mais informal e são muito fáceis de fazer! E eu tenho certeza que você vai amar as receitinhas que eu separei. Vamos conferir?

receitas de finger food

Finger Food

Se você me acompanha no canal do Vida de Casada TV, você já viu que eu compartilhei por lá no #FevereiroTodoDia um vlog de quando recebi amigos e servi apenas comidinhas no estilo finger food. Se você ainda não conferiu essas receitas, separei o vídeo abaixo para você pode conferir.

Os petiscos e entradinhas no estilo finger food, que como eu falei acima, são “comidinhas para se comer com as mãos”, são muito práticos e ótimos para recepções informais. Para te ajudar a preparar um menu incrível, separei abaixo 9 receitas exclusivas de finger foods e também 3 receitas de molhos para você servir com suas entradinhas.

1. Batatas enroladas com bacon

É muito simples, e você só vai precisar de batatas pequenas e bacon em tiras. Você pode fazer com a quantidade que combinar melhor com a sua recepção. Para fazer esse petisco, basta enrolar as fatias de bacon nas batatas e prender com um palito de dente.

Depois, coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 40 a 50 minutos, ou até que o bacon esteja crocante e as batatas maciais.

2. Damasco recheado com queijo de cabra e mel

Uma ótima opção para quem quer servir um aperitivo no estilo finger food diferente e que mistura doce com salgado. Lembrando que você pode adaptar as quantidades para a sua recepção.

Você vai precisar de 12 damascos, 170g a 220g de queijo de cabra, 3 colheres de sopa de mel e ¼ de xícara de nozes pecan picadas (você pode usar nozes normais também, se preferir).

Basta cortar os damascos pela metade e retirar os caroços, depois pegar um pouco do queijo de cabra com a mão e enrolar em uma bolinha. Coloque o queijo no centro do damasco, jogue mel por cima e polvilhe com as nozes.

3. Azeitonas marinadas

Você com certeza já serviu azeitonas ou já foi em uma recepção com azeitonas de aperitivos. E essa sugestão é como uma versão 2.0 de uma ideia já muito fácil e prática: azeitonas marinadas em ervas, para dar um toque especial à esse simples aperitivo.

Você vai precisar de azeitonas (de preferência com caroço), azeite, fatias finas de laranja e limão, 2 raminhos de tomilho fresco ou alecrim e flocos de pimenta vermelha. Sugiro a seguinte proporção: para duas xícaras de azeitonas (elas podem ser verdes ou pretas), ¾ de xícara do azeite, 3 fatias de cada um, laranja e limão, 2 raminhos e pimenta a gosto.

Depois basta levar todos os ingredientes em uma panela média para ferver por 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Com uma colher com fenda, transferir tudo para uma travessa e servir. Você pode, inclusive, reservar o óleo que sobrar para outro uso.

receitas de finger foods faceis

4. Chips de batata doce com avocado e bacon

Uma ideia de finger food gostosa e bem fácil de fazer, a única desvantagem é que essa receita leva um pouquinho mais de tempo e tem três partes distintas no processo de preparação. Lembrando que você pode adequar as quantidades descritas abaixo, ok?

Primeiro, você precisa cozinhar o bacon (4 fatias grossas, mais ou menos 85g) no forno pré-aquecido a 200°C até que ele esteja crocante. Depois coloque ele no papel toalha e espere até esfriar para cortar em cubos pequenos.

Depois, você pega 2 batatas doces já lavadas e com casca, e corta elas em fatias bem fininhas, com menos de 1cm de espessura. Organize as fatias em uma travessa própria para forno, preparada previamente com papel alumínio e pincelada com ½ colher de sopa de azeite. Coloque elas em uma camada só, e depois pincele por cima com mais 1 colher de sopa de azeite, e coloque sal e pimenta a gosto.

Leve ao forno já pré-aquecido, mas aumente a temperatura para 220°C, e asse de 20 a 25 minutos, até que doure. Recomendo, no meio do tempo, trocar a travessa da bandeja inferior para a superior do forno. Depois retire do forno, vire as fatias e volte ao forno por mais 8 a 11 minutos, até que os dois lados estejam igualmente dourados.

Para a pasta, você vai usar 2 avocados médios (você pode usar abacates também, se preferir), descascados e cortados em cubos. Combine o avocado em uma tigela com 1 colher de sopa de suco de limão, sal a gosto e ½ colher de chá de páprica defumada. Amasse com um garfo até que fique um pouco “achatada”.

Na hora de servir, transfira as fatias de batata doce para a travessa, e coloque um pouco da pasta de avocado e bacon por cima de cada uma. Você pode decorar com coentro cortado também.

5. Ovos cremosos à moda cajun (Deviled eggs)

Quer uma receita de menos de 30 minutos e gostosa? Você vai precisar de 8 ovos grandes, ? de xícara de maionese light, 1 colher de sopa de mostarda Dijon, 1 colher de chá de vinagre de vinho branco.

Coloque os ovos em uma panela média com água fria até 2cm acima deles. Deixe ferver, e então retire a panela do fogo, cubra e deixe repousar por 13 minutos. Escorra a água, e depois passe os ovos em água fria para esfriá-los.

Enquanto espera, misture em uma tigela a maionese, a mostarda, o vinagre e ¼ de colher de chá de molho de tabasco (ou outro molho quente de sua preferência).

Descasque os ovos e corte pela metade longitudinalmente. Remova as gemas com cuidado e acrescente elas à mistura com a maionese. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture até ficar bem homogêneo.

Depois basta colocar a mistura das gemas de volta nos ovos, e você pode fazer isso com a ajuda de um saco de confeiteiro ou com uma colher mesmo. Para decorar seu aperitivo, polvilhe ele com páprica antes de servir!

receitas de finger foods gostosas

6. Rolinhos de pizza

Quem não gosta de pizza, não é mesmo? E você pode servir pizza como finger food de uma forma diferente e criativa: em rolinhos.

Para fazer de 16 rolinhos, você vai precisar de massa básica para pizza, ? de xícara de molho marinara uma colher de sopa de orégano, um dente de alho triturado, ½ xícara de mussarela ralada, 24 fatias finas de pepperoni, duas colheres de sopa de parmesão ralado e ½ xícara de farinha de milho.

Coloque a massa em uma superfície reta e estique com o rolo até ela ficar bem fininha, com menos de 1cm de espessura. Espalhe o molho pela massa e depois polvilhe orégano e o alho picado. Polvilhe em seguida a mussarela de forma uniforme, e termine cobrindo a massa com as fatias de pepperoni.

Começando por um dos lados, vá enrolando a massa de forma firme com a ajuda de um plástico filme e depois coloque em cima de uma tábua de cortar, com a parte da emenda para baixo. Refrigere por 30 minutos antes de cortar em rolinhos de 2,5 a 3cm.

Passe um dos lados de cada rolinho na farinha de milho e disponha eles em uma assadeira untada, com a parte com farinha para baixo. Polvilhe o parmesão por cima dos rolinhos já alinhados e asse eles por 16 a 20 minutos no forno pré-aquecido a 200°C, ou até dourar.

Dica: vá verificando aos poucos para garantir que os fundos não estão queimados. Você pode servir com mais molho marinara para as pessoas “mergulharem” seus rolinhos nele antes de comer.

7. Bolinhas de carne e cheddar

Você vai precisar de farinha de trigo (1 e ¼ de uma xícara), 1 e ½ colher de chá de fermento em pó, 2 xícaras de cheddar ralado, 450gr de carne moída da sua preferência, ½ cebola ralada, 3 colheres de sopa de manteiga derretida, sal e pimenta a gosto.

Em uma tigela grande, misture farinha, sal e pimenta a gosto, e o fermento. Adicione o cheddar em seguida e misture novamente. Por fim, adicione a carne, a cebola e a manteiga e, com as mãos, misture até ficar bem combinado.

Faça bolinhas pequenas de mais ou menos 2,5cm, e espalhe elas por uma travessa untada com pelo menos 1cm de distância entre cada uma. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por mais ou menos 25 minutos, ou até que suas bolinhas estejam douradas e cozidas.

8. Coquetel de camarão

Quer fazer aqueles coquetéis bonitos que você vê em filmes?

Você vai precisar de 900gr de camarões grandes limpos, 4 litros de água, um limão, 2 folhas de louro e sal e pimenta a gosto.

Encha uma panela grande com a água, o limão cortado pela metade, as folhas de louro e sal e pimenta a gosto, tampe e ferva. Quando ferver, reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos. Então, retorne a ferver e adicione o camarão, cozinhando até ele ficar rosa e opaco (pouco menos de 2 minutos).

Transfira o camarão para um recipiente com gelo e deixe esfriar por cerca de 5 minutos. Para servir, organize os camarões ao longo da borda de uma tigela grande cheia de gelo, e decore com fatias de limão. Você pode servir com um molho específico para o coquetel ou outro de sua preferência.

9. Palitos de queijo

Se você acompanha o blog, você provavelmente já viu essa receita no post de petiscos para assistir futebol. Mas como ele é uma excelente e fácil opção de finger food, resolvi compartilhar ele por aqui também!

Você só precisa de queijo mussarela cortado em fatias grossas e massa de pastel. A quantidade de queijo depende de quantos palitinhos você quer fazer.

Abra sua massa em uma bancada e embrulhe os pedaços de queijo com ela, cortando a massa onde for necessário e usando água para ajudar a colar as pontas e beiradas. Coloque os palitinhos em uma panela com óleo quente e deixe dourar.

Retire com uma escumadeira e deixe esfriar em um papel toalha antes de servir. Você pode servir com molho marinara ou ketchup, ou qualquer outro de sua preferência.

3 Molhos para servir com sua finger food

Maionese com toque de limão

Quer fazer um molho diferente de maionese com toque de limão para servir junto com seus aperitivos? Além de muito fácil, fica muito gostoso e combina bastante com algumas entradinhas, tipo tirinhas de peixe empanado!

Você precisa de duas colheres de sopa de maionese, 2 colheres de sopa de iogurte grego, 1 colher de sopa de suco de limão fresco e sal e tempero a gosto. Basta misturar bem todos os ingredientes em uma vasilha e servir em seguida!

molho para servir com finger food maionese com limao

Mostarda e damasco

Você gosta de molhos agridoces para servir com a comida? Para fazer esse é muito simples: você vai precisar de uma xícara de geleia de damasco, ¼ de xícara de mostarda Dijon e 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco (ou outro tempero que você prefira).

Basta mexer bem os três ingredientes em uma tigela até que fique bem uniforme. Você pode servir com frango ou carne de porco no palito, por exemplo.

molho para servir com finger food mostarda e damasco

Hummus (pasta de grão de bico)

Você vai precisar de uma lata de grão de bico (mais ou menos 440gr), um dente de alho grande picado, noz moscada moída e cominho moído (você vai usar só uma pitada de cada um), 2 colheres de sopa de Tahini (pasta de gergelim), uma colher de sopa de água, três colheres de sopa de suco de limão recém espremido e ¾ de colher de chá de sal grosso.

Basta combinar todos os ingredientes em um processador de alimentos e processar até obter um resultado cremoso e suave, adicionando mais água se necessário. Você pode guardá-lo no refrigerador e usar em até 5 dias, e pode servir gelado ou na temperatura ambiente.

molho para servir com finger food hummus

Espero que você tenha gostado de conferir as receitas de finger food e os três molhos que separei para você! Não deixa de me contar nos comentários qual das receitas você gostou mais, e se você experimentar alguma me conta o que achou!

Você gosta de receber em casa? Quer saber dicas de etiqueta e sobre como receber seus convidados da melhor forma possível? Não deixe de se inscrever no 2º Workshop de Receber e Mesa Posta! Ele é 100% online e 100% gratuito! Tenho certeza que você vai amar o conteúdo!

E se você quiser ideias de decoração de mesa para recepções mais informais, acho que você vai gostar desses posts:

Recebendo amigos com Happy Hour informal o que servir em um Happy Hour.

Beijos e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Anete disse:

    Olá, encontrei seu blog hj por acaso e já me apaixonei! Parabéns! Pretendo experimentar as finger foods muito em breve!