Como Fazer Pipoca Doce: 10 Dicas e Receitas!

17/10/18

Quem me acompanha sabe que amo dar dicas de receitas. Já compartilhei por aqui como fazer pudim de leite condensado e como fazer tapioca, dois pratos fáceis e deliciosos! Hoje, vim com dicas de como fazer pipoca doce!

Para as mamães que estão preparando um menu de festa infantil ou para quem é apaixonado por pipoca, essas dicas e receitas vão te conquistar! Vamos conferir?!

como fazer pipoca doce

Como fazer pipoca doce

Antes de falarmos sobre receitas, separei algumas dicas importantes. Muitas pessoas têm medo na hora de fazer pipoca doce. Medo que elas queimem, que as casquinha fique muito dura ou mole demais… 

É um prato muito simples. Mas as dicas certas fazem a diferença no sucesso dele! Quer saber como preparar a pipoca doce perfeita? É só conferir as dicas abaixo!

Dicas para fazer a pipoca doce perfeita

#1 Saiba a hora de mexer a pipoca. 

Mexer antes dela começar a estourar pode fazer com que o açúcar cristalize, ao invés de formar aquela camada doce e gostosa no grão de pipoca. Mas assim que a primeira estourar, não se esqueça de fechar a panela com a tampa e começar a mexer para que elas de fato fiquem com a camada de caramelo!

Caso você opte por fazer a pipoca sem o açúcar e só jogar a calda depois, é legal mexer um pouco a panela de dez em dez segundos. Você pode balançar ela por três segundos de um lado para o outro. 

#2 Use óleo. 

Acho que essa é uma dica básica e que todo mundo conhece, mas nunca use manteiga sozinha para estourar sua pipoca. Se for fazer sua pipoca na panela, use óleo. Ah: óleos vegetais funcionam melhor!

Dica: misturar a manteiga no óleo, ou fazer a calda com manteiga e açúcar, vai dar um gostinho especial. Mas nem todo mundo gosta desta mistura, então vale testar e descobrir.

#3 Fique de olho. 

Pipocas queimam muito fácil, como você já deve saber. Independente se você decidir usar micro-ondas ou panela, assim que elas começarem a estourar, permaneça atenta. 

#4 Use fogo médio a alto quando colocar a pipoca na panela. 

Assim que o barulho dos estouros diminuir para mais ou menos um estouro por segundo, retire a panela do fogo. A partir daí o risco de queimar a pipoca é maior, então vale passar ela para outro recipiente.

#5 Use três grãos para testar. 

Essa dica é muito legal: ao invés de já colocar todos os grãos de pipoca na panela, coloque três grãos. Assim que os três tiverem estourado, a panela já está quente o suficiente para que você coloque os restantes. 

#6 Dê tempo para os grãos ficarem em uma temperatura mais próxima.

Antes de colocar o resto dos grãos, como na dica acima, retire a panela do fogo. Depois de colocá-los, espere 30 segundos antes de voltar ao fogo médio-alto. 

Isso faz com que a chance dos grãos estourarem ao mesmo tempo seja maior, evitando que os “apressadinhos” se queimem.

pipoca doce para festa

Receita padrão de pipoca doce

Ingredientes

  • 1 xícara de milho para pipoca
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma panela. Quando a pipoca começar a estourar, feche a panela com a tampa e mexa bem, constantemente. 

Você pode também fazer a calda separadamente. Para isso, estoure o milho primeiro de acordo com as dicas acima. Depois, em outra panela, coloque o açúcar e a água sem mexer. Assim que começar a virar caramelo, retire do fogo e já despeje sobre a pipoca, antes que endureça.

Lembre-se de mexer bem para que todas as pipocas fiquem com caramelo!

Dica: Assim que a calda começar a ferver e ficar amarelada, você pode acrescentar uma colher de sopa de manteiga e misturar bem. 

pipoca doce

Receitas de pipocas doces diferentes

Pipoca doce com leite Ninho

Para fazer uma pipoca doce com leite ninho, é muito simples. Basta seguir a receita padrão com a dica da manteiga, fazendo a calda em uma panela separado. Depois que você misturar o caramelo, acrescente leite Ninho ou outro leite em pó por cima.

Você também pode polvilhar ovomaltine ou qualquer outro pó doce que você goste!

Pipoca doce colorida

Para fazer a pipoca doce colorida, também é muito simples. Você pode usar 1 xícara de xarope de groselha (use 1 e 1/2 se quiser uma pipoca mais doce) ou 1 colher de sopa de corante alimentício vermelho.

Faça a receita tradicional de pipoca acrescentando um desses ingredientes e você vai ter uma daquelas pipocas doces coloridas iguais às de pipoqueiro! 

Dica: para cheirinho de pipoca de pipoqueiro, acrescente também uma colher de sopa de leite de coco.

pipoca doce com cobertura diferente

Pipoca doce de chocolate

Para fazer sua pipoca doce com sabor chocolate, siga a receita padrão acrescentando chocolate em pó. Recomendo usar 4 colheres de chá, mas você pode alterar essa medida de acordo com o seu gosto.

Outro jeito de fazer sua pipoca doce de chocolate é derretendo chocolate em barra e misturando ele com creme de leite. Depois, basta misturar a pipoca estourada no creme de chocolate já derretido. Elas vão ficar com uma casquinha de chocolate deliciosa!

Coberturas para pipoca doce

Você pode, também, diferenciar sua pipoca doce com coberturas deliciosas! As mais simples são leite condensado e chocolate derretido. Mas você pode criar novos cremes e misturas para acrescentar à sua pipoca.

Lá para cima sugeri o leite ninho e o ovomaltine, mas você pode usar também coberturas já prontas (chocolate, morango, caramelo), nozes ou castanhas picadas, caldas (laranja, limão), etc.

Caso você faça a pipoca para um menu de festa infantil ou para receber em casa, lembre-se da montagem. Você pode despejar M&Ms por cima, por exemplo, ou até mesmo deixar opções de toppings para as crianças montarem sua própria pipoca.

pipoca doce com cobertura

Espero que você tenha gostado de conferir minhas dicas e receitas de como fazer pipoca doce! O mais importante é ir testando para encontrar aquela que é sua preferida e que você acha mais fácil de fazer.

Se você faz sua pipoca de um jeito diferente, me conta aqui nos comentários! Eu vou amar receber uma dica sua!

Caso queira conferir outros conteúdos com receitas gostosas, aqui no blog também já ensinei como fazer pudim e como fazer tapioca. Não deixe de conferir!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *