Noite de Hambúrguer – Receita e Decoração

25/02/16

Com certeza a recepção de hoje é uma das mais especiais que já postei no blog, pois finalmente consegui fazer a tão esperada noite de hambúrguer. Neste post, você vai aprender a fazer uma deliciosa receita de hambúrguer caseiro, além de uma linda inspiração de decoração para esta ocasião. Quer aprender como fazer hambúrguer e surpreender todos os seus convidados? Vamos lá!

Quem acompanha o blog e o canal do youtube sabe que tenho gostado cada vez mais de fazer recepções temáticas, com um menu determinado e recheadas de criatividade. Adoro a possibilidade de “brincar” com um tema e preparar toda recepção em um único estilo.  No ano passado foram várias: noite de cachorro quente, noite de jogos e noite de pizza. Eu confesso que adorei todas, e por isso resolvi me aventurar e criar a minha versão de uma noite do hambúrguer como uma decoração super temática e uma deliciosa receita de hambúrguer caseiro.

Noite de Hambúrguer – Decoração e Receita

Nada como se preparar e receber os amigos e familiares na sua casa de uma maneira especial através de uma decoração, seja simples ou até mesmo mais requintada, o que realmente importa é o ato de preparar a ocasião e mostrar para os seus convidados que você planejou algo diferente para a noite. Como já comentei no blog, uma mesa posta decorada é uma forma de dizer o quanto os convidados são especiais, transformando a ocasião em momento único e deixando a comida ainda mais saborosa. A decoração e a receita se complementam!

Para demonstrar com mais detalhes essa Noite de Hambúrguer, separei o post em duas partes: a primeira com uma sugestão de Decoração e depois uma deliciosa Receita de Hambúrguer caseiro que você pode preparar para os seus convidados. Vamos conferir?!

hamburguer receita decoracao

Decoração temática para recepção de hambúrguer

Desta vez, a recepção foi para 8 pessoas (eu, lucas e 3 casais de amigos), por isso não montei uma mesa e servi à americano. Como precisei de um espaço para fazer o hambúrguer na varanda, usei o meu balcão para a chapa e as comidas, e  uma mesa de montar que peguei emprestada com a minha mãe para os pratos, bebidas, copos e guardanapos. Inclusive, vale destacar o tanto que essa mesa de montar é versátil, funciona nas mais variadas ocasiões, basta colocar um forro para tampar os pés e transforma-lá em um aparador interessante. Há, antes que vocês me perguntem ela comprou no Sam’s Club.

No balcão da varanda deixei uma travessa com bacon, cebola e tomate, os pratos quadrados vermelhos com as opções de queijo (servi muçarela, cheddar e gorgonzola), pão, hambúrguer, potinhos de molhos da Coca-Cola para o ketchup, barbecue e a chapa. Para decorar este espaço coloquei vasinhos artificias em vermelho, tags de hambúrguer, saleiro e pimenteiro em formato de hambúrguer, e escolhi utensílios de cozinha do Mickey para deixar tudo ainda mais especial.

comidas para rechear o hamburguerpao de hamburguer caseirochapa para varanda

Já a mesa de montar eu cobri com um forro xadrez azul escuro que foi usado no dia do meu chá de panela (na época do meu chá minha mãe mandou fazer várias toalhas de mesa xadrez e até hoje usamos em festas e recepções). Na mesa, coloquei um balde com os refrigerantes (reparem que comprei refrigerante de 600ml, acho muito mais fofo do que os de garrafa pet grande!), os copos estilo mason jars como porta canudos, copos para servir o refrigerante, dois arranjos de calandivas, sendo um vermelho e outro amarelo, e para decorar as flores também coloquei tags de hambúrguer.

detalhes noite do hamburguermason jars

Para deixar a recepção ainda mais personalizada, fiz um menu para nossa noite de hambúrguer e nele escrevi o menu que foi servido. Para as entradas: mini pizza, doritos e nuggets e o prato principal hambúrguer caseiro feito no seu estilo acompanhando com batata chips.

menu noite do hamburguer

Para as louças, usei os meus pratos da Coca-cola (tenho um jogo de 4 peças) e acrescentei outros 4 pratos brancos do meu jogo básico. Vale destacar que como essa foi uma mesa informal, usei guardanapos de papel amarelo.

pratos coca cola

Também usei o meu cestinho para temperos e coloquei a mostarda e o ketchup. Além disso, coloquei o saleiro e pimenteiro temáticos.

decoracao mesa hamburguer

Já as batatas chips (usei lays) coloquei nessa embalagem descartável e temática de batatas.

batata chips

O resultado final ficou um charme, não é mesmo?

decoracao noite de hamburguerdecoracao noite do hamburguerhamburguer decoracao

Receita de hambúrguer caseiro

Quando resolvi fazer a minha noite de hambúrguer, não pensei duas vezes e já comecei a pesquisar uma receita de hambúrguer fácil e simples para fazer nesta noite tão especial. Depois de pesquisar, descobri que o que realmente iria fazer diferença no meu hambúrguer caseiro seria o tipo da carne. Ela precisava de ser uma carne com gordura, no início procurei pela fraldinha, mas como não encontrei resolvi comprar chã de fora, e o resultado ficou ótimo! Vamos aprender como fazer hambúrguer?

Ingredientes:

  • 1 kilo e meio de chã de fora moído (você pode pedir para o açougueiro moer a peça. Lembrando que ela deve ser moída 2 vezes)
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

  1. Tempere a carne ainda crua (você pode temperar na hora também)
  2. Faça bolinhas para a carne “pegar liga”. Obs: eu usei uma balança e pesei as minhas bolinhas antes, fiz todos os hambúrguer com 180 gramas cada.
  3. Use uma vasilha redonda ou um molde específico de hambúrguer para fazer com que todos os hambúrgueres fiquem do mesmo tamanho.
  4. Você pode preparar o hambúrguer na frigideira ou em uma chapa, deixe dourar um lado e depois o outro. (Evite apertar a carne com a espátula na hora de fazer, ok?)

hamburguer caseiro

Como sei que vocês gostam de acompanhar todos os preparativos de pertinho. Gravei um vídeo com todos os bastidores da organização e preparação desta noite. Vamos conferir?

Aperte o play e assista!

 

Hambúrguer Diferenciado

Um hambúrguer diferenciado é composto por vários elementos como o tipo de carne, o pão, o molho, dentre outros. E quando temos uma receita boa e um modo de preparo correto, o sucesso é certeiro. Para quem gosta deste assunto e tem interesse em aprender ainda mais, não poderia deixar de indicar um Curso de Hamburguer Artesanal. Nele, você aprende receitas para fazer seu próprio pão,  tipos de carnes de hambúrgueres diferentes, alguns molhos especiais e como fazer a montagem ideal. Se gosta deste assunto, não deixe de conferir. Vale a pena aprender mais ainda as receitas e fazer um hambúrguer diferenciado 🙂

Bem, espero que tenham gostado da minha recepção e aprendido como fazer hambúrguer com essa fácil e prática receita de hambúrguer caseiro. Se você quer ver mais posts como este ou tem alguma sugestão de noite temática, não deixe de comentar! E para receber as novidades do Vida de Casada em primeira mão, inscreva-se no Vida de Casada TV! Sempre tem vários videos com passo a passo de receita e decoração por lá, além de Vlogs Recebendo Amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Comentários

  1. Jovana disse:

    Oi Ju, vc pode me avisar onde comprou essa grelha que vc fez os hamburgers? Tb amei seus pratos foi no Brasil?

    1. Juliana Santiago disse:

      Jovana tudo bem??
      A grelha é da hamilton beach… os pratos comprei na camicado..
      beijo grande,
      ju

  2. Fernanda disse:

    Jú,
    Amei o post….
    Onde você comprou as embalagens da batata?
    Abraços

    1. Juliana Santiago disse:

      Fernanda, tudo bem?
      comprei na 1001 festas…
      Beijo grande,
      Ju

  3. Jessica disse:

    Gostei demais dessa dia de tema para uma noite ! To louca pra fazer para meus amigos !

    1. Juliana Santiago disse:

      Jessica, tudo bem??
      Que bom que gostou querida! Beijo grande,
      ju

  4. Barbara disse:

    Oi Ju, adorei as ideias de decoração! Ficou lindo, vc sempre arrasa! Tb amo noites temáticas e acho um charme ter o menu impresso na mesa!
    Queria te dar umas dicas para aprimorar seu hambúrguer, se vc não se importar… Bom, o ideal é manusear a carne o mínimo possível e deixar pra temperar só na hora de fazer, pq o sal derrete a gordura e isso deixa a carne mais dura! Dá uma olhada nesse vídeo da Rita Lobo ensinando: https://gnt.globo.com/programas/cozinha-pratica/videos/1947010.htm
    Beijos

    1. Juliana Santiago disse:

      Barbara, tudo bem??
      Obrigada pela dica..
      Beijo grande,
      Ju

  5. Nathalia T. disse:

    Adorei a ideia, mas fritar esse hamburger não fez muita sujeira não!? =D
    Já estou pensando em adaptar pra minha sala… hehehehe
    Beijos

    1. Juliana Santiago disse:

      Nathalia, tudo bem??
      Fez um pouco, mas limpei e volto tudo ao normal! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  6. Ana Carolina disse:

    Ju, parabéns pelo o post, eu amei. Tenho 16 anos e adoro seu blog e canal no youtube rs. Estou pensando em fazer uma noite do hambúrguer com algumas amigas e claro me inspirei mais com o seu post! Parabéns e sucesso. Bjs

    1. Juliana Santiago disse:

      Ana, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber que você gosta do blog e dos vídeos!
      Depois quero ver a sua versão da noite de hamburguer em?!
      Beijo grande,
      ju

  7. Ana Perpétua disse:

    Muito massa o vídeo, seu blog. Mas nada de gravar vídeo dentro de carro nos estacionamentos é perigoso. Kkkkk.
    Muito sucesso!!!

    1. Juliana Santiago disse:

      kkkkk!
      é mesmo, esse vlog não teve estacionamento! kkkk
      Beijo grande,
      ju

  8. Conceição da Paz disse:

    muito bom ver esse canal está sendo uma aula para

  9. Nossa, muito legal essa noite de hambúrguer. A decoração ficou top.
    Parabéns!!

  10. Gustavo disse:

    Depois que a gente experimenta o hambúrguer caseiro, não quer outra coisa, realmente é muito bom. Vou experimentar sua receita, parece muito bom!

  11. Jéssica Sales disse:

    Olá queria utilizar essa ideia em uma festa para 50 pessoas, você poderia me passar a quantidade de ingredientes por pessoa?

  12. Juliana disse:

    Parabéns pelo capricho! Realmente inspirador.
    Beijo.

  13. Maria disse:

    Adorei essa receita caseira.