Comidas de Festa Junina – O que servir?

20/06/16

Chegamos no mês de Junho, mês das famosas e deliciosas festas juninas, e claro que não poderíamos deixar de falar sobre as comidas de festa junina. Até porque, assim como as fantasias de festa junina, as comidinhas são muito esperadas!

Como sei que várias leitoras pretendem organizar sua festa, resolvi reuni algumas dicas, sugestões e receitas de comidas para ajudar quem procura organizar este tipo de recepção. Afinal, além da decoração temática, o menu e as comidinhas que serão servidas neste dia também vão garantir o sucesso da sua festa.

comidas de festa junina

Comidas de Festa Junina 

Para facilitar, nest post separei as sugestões de comidas de festa junina em 5 grupos.

  • Os pratos típicos da festa junina
  • Opções e variações de comidas com milho
  • Comidas para eventos com muitas crianças
  • Opções de comidas doces
  • Opções de comidas salgadas

Para termos opções variadas, em cada um dos grupos coloquei 5 sugestões diferentes de pratos e bebidas.

Vamos conferir e arrasar no menu da nossa festa junina?!

Comidas de Festa Junina – Pratos típicos

Quando pensamos em comidas de festa junina, alguns comes e bebes já nos vêm à cabeça, pois são bem característicos desses eventos. Eles são vários, mas separei cinco dos principais para vocês darem uma olhada:

Milho verde cozido

O milho por si só é quase o mascote oficial das festas juninas, não é mesmo? Diversos pratos servidos em eventos desse tipo possuem milho como ingrediente principal ou secundário. O milho verde cozido é bem característico, e não é muito complicado de fazer.

Dica especial: Na hora de comprar suas espigas fique atendo se os grãos estão macios, uniformes e clarinhos; procure milhos com a casca bem verde; lave as espigas antes de coloca-las na panela de pressão; e coloque uma colher de sopa rasa de açúcar na água na qual você vai ferver os milhos.

Canjica 

Um dos doces mais comuns nas festas juninas, a canjica pode ter duas versões: com amendoim e sem. A forma como você vai prepara-la vai do seu gosto pessoal, mas ela é quase um prato obrigatório para este tipo de recepção ou festa! Abaixo separei uma receitinha fácil para você preparar a sua!

Fique atento: Uma boa dica é, caso você queira sua canjica mais cremosa, cozinhar o milho branco em menos água (mas fique de olho para a aguar não secar!).

Comidas de festa junina canjica

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de canjica de milho
  • 2 litros de água
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 100g de coco ralado
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • Cravo da índia e canela em pau a gosto

Modo de preparo

  1. Deixe a canjica em molho na água por 24 horas, e depois passe para uma panela de pressão (com a água).
  2. Adicione o cravo e a canela a gosto e cozinhe por 45 minutos.
  3. Destampe a panela com cuidado e coloque leite condensado, leite, açúcar e também o coco ralado. Deixe ela destampada, e cozinhe até engrossar.
  4. Desligue o fogo, coloque o creme de leite e misture bem. Depois é só servir!

Quentão

A bebida mais famosa das festas juninas! O quentão pode ser feito com ou sem álcool, apesar da receita original incluir cachaça, limão, gengibre, canela e açúcar. Ele é uma ótima pedida para entrar na sua listinha, não só por ser super característico desses eventos, como pelo fato de que, como o próprio nome já diz, ele ajuda a dar uma “esquentadinha”!

comidas de festa junina quentao

Vinho quente

Uma outra opção de bebida quentinha, é o vinho quente. Ele é uma tradição bem antiga e bastante feito em festas juninas! Nessa versão do vinho, ele é fervido com água, cravo, canela, gengibre e maçã. Lembra um pouco o quentão, mas fica bem mais suave, e é uma opção deliciosa!

Cocada

A cocada, diferente da canjica, possui bem mais do que duas versões: cocada branca, preta, morena, de maracujá… É bem provável que você encontre mais de dez formas diferentes de se fazer cocada. Um bom jeito de não é errar, é servir a tradicional e simples cocada branca de leite condensado. Além de ser uma delícia, é uma das favoritas comidas de festa junina!

Abaixo separei uma receita de cocada branca em pedaço bem simples para você fazer!

Comidas de festa junina cocadas

Ingredientes

  • 4 xícaras de chá de coco ralado. Dica: use um coco ralado bem grosso
  • 4 xícaras de chá de açúcar
  • 4 xícaras de chá de leite (você pode usar água também)
  • Manteiga para untar

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e vá mexendo enquanto cozinha.
  2. Leva 25 minutos mais ou menos para que a cocada comece a engrossar. Esse é o ponto da cocada mole, para quem prefere fazer uma cocada de colher. 
  3. Nesse ponto, mexa sem parar e continue cozinhando até que o caldo comece a secar e a cocada comece a dourar e ficar bem espessa.
  4. Tire rápido do fogo e com a ajuda de uma colher, vá colocando a cocada em uma superfície de mármore untada com manteiga.
  5. Espere secar, retire do mármore com uma espátula e sirva!

Comidas de Festa Junina – Opções variadas feitas de milho 

Como eu falei ali em cima, o milho é quase um mascote oficial das comidas de festa junina. Ele está presente em várias das receitas, e festa junina sem milho sempre fica um pouco desfalcada! Por ser parte tão importante do seu evento, vale a pena pensar em uma ou duas receitinhas de milho além das principais. Para isso, separei cinco sugestões de pratos (doces e salgados) feitos de milho.

Pamonha

A pamonha é um prático tradicional do nordeste e muito servida em festas juninas. É também bem simples de fazer, e tudo que você precisa ter em casa além do milho é açúcar, sal e leite de coco.

Algumas dicas na hora de fazer sua pamonha: tenha cuidado ao descascar os milhos, pois você vai precisar das palhas inteiras para fazer as trouxinhas; escaldar as palhas em água fervente ajuda na hora de embrulhar as pamonhas.

Pipoca salgada

Claro que a gente não poderia deixar de lado a pipoca, que é provavelmente a variação do milho mais conhecida que tem por aí, rs! Além disso, a pipoca salgada é uma das opções de comidas de festa junina mais baratas, rápidas e práticas de servir. E é bem difícil achar alguém que não goste, não é mesmo?

Curau 

Curau é um doce típico desse tipo de evento feito de milho tradicional de Minas Gerais, e uma das comidas de festa junina mais simples de se fazer. Tudo que você precisa além do milho é leite, manteiga, leite condensado e canela em pó para polvilhar no final. Abaixo separei uma receita de curau bem fácil para você!

Dica: caso você ache mais fácil, ao invés de espigas de milho, use latas de milho em conserva.

comidas de festa junina curau

Ingredientes

  • 7 espigas de milho verde
  •  1 xícara de chá de leite
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

  1. Retire o milho das espigas com a ajuda de uma faca. Se você optar por milho em conserva, retire a água da latinha.
  2. No liquidificador, coloque o milho, o leite e o açúcar e bata bem.
  3. Passe a mistura de milho por uma peneira e em seguida leve ao fogo.
  4. Mexa sem parar e cozinhe até que a mistura engrosse um pouquinho.
  5. Tirando do fogo, coloque o curau em um refratário próprio para servir e salpique canela em pó por cima a gosto.
  6. É só servir!

Bolo de milho 

Quem não gosta de um bolo quentinho e macio? E é claro que o bolo de milho não poderia não estar na nossa lista de comidas de festa junina.

Algumas dicas para fazer o bolo perfeito: não bata o fermento no liquidificador ou batedeira e sempre acrescente ele por último! Pré-aqueça o forno por 30 minutos antes de colocar o bolo para assar, e deixe os ingredientes separados mais ou menos uma hora antes de começar a receita, para garantir que eles estejam em temperatura ambiente.

Canjica de milho verde 

A canjica de milho verde, também conhecida como canjica nordestina, é uma variação do curau. A única diferença entre eles, é que ao adaptar o doce para sua cultura, os nordestinos acrescentaram leite de coco aos ingredientes. A canjica de milho verde é um doce gostoso e bem popular no café da manhã nordestino, e com certeza vai ser um sucesso na sua festa junina também!

comidas de festa junina canjica de milho verde

Comidas de Festa Junina – Para eventos com crianças 

As crianças adoram festas juninas, principalmente por causa das brincadeiras. No caso de uma recepção feita para crianças, muitas vezes precisamos adaptar o cardápio para comidinhas que eles conhecem e gostam. Pensando nisso, separei 5 sugestões de comidinhas fáceis e que as crianças amam para você colocar na sua festa junina!

Cachorro quente 

O famoso cachorro quente é quase um coringa para eventos com criança (e até para recepções informais ou festas de adultos), ele é prático, rápido, fácil de fazer e possui um custo bastante baixo. O único defeito do cachorro quente é que ele às vezes resulta em um pouco de bagunça, mas isso é simples de evitar garantindo pratos descartáveis para as crianças, porta-cachorro quente ou até mesmo embalagens de plástico (daquelas de cachorros quentes de rua).

Paçoca

Uma boa opção de doce e que tem a cara de festa junina, é a paçoca! Você pode comprar aquelas caixas com paçocas redondas ou quadradas (as quadradas costumam vir embaladas no plástico) e dispor na mesa de doces ou ir distribuindo para as crianças em algum ponto da festa. A paçoca é um doce gostoso, uma das típicas comidas de festa junina, e nada trabalhoso, já que você pode compra-las prontas.

comidas de festa junina pacoca

Biscoito de polvilho

Sim! O biscoito de polvilho (aquele que muitas vezes comemos no dia a dia) é bastante usado em festas juninas! E ele é uma excelente opção para crianças, já que é algo que elas conhecem e que não faz muita bagunça. Como você pode comprar os biscoitos já prontos, eles são uma opção bastante prática.

Dica: coloque os biscoitos em uma cestinha ou chapéu de palha para que fique bonitinho na decoração!

Pipoca caramelizada

Uma variação doce da pipoca tradicional e que faz o maior sucesso com as crianças, a pipoca caramelizada é também uma das opções mais simples e baratas na nossa lista de comidas de festa junina.

comidas de festa junina pipoca caramelizada

Maçã do amor

A maçã do amor também entra na nossa listinha de comidas de festa junina! Além de ser bastante usada, e de ser uma ótima opção para as crianças, ela é muito fácil de ser feita e sempre agrega na decoração.

Comidas de Festa Junina – Para adoçar a festa 

As festas juninas são muitas vezes lembradas por seus doces gostosos (a maioria deles envolvendo milho ou amendoim – ou às vezes os dois, rs), e por isso não podia faltar na nossa listinha alguns doces deliciosos para deixar sua festa mais saborosa!

Pé de moleque 

O pé de moleque é também um doce bem característico de festa junina, e entra naquela nossa lista de comidinhas fáceis e práticas, pois você pode compra-lo pronto em grandes quantidades. Você também  tem a opção de fazer o seu próprio pé de moleque em casa.

Maria mole

A maria mole também um doce bem fácil e simples de ser feito, e que te permite variados tipos de improvisação. Você pode fazer uma maria mole e cobrir com coco queimado (como na foto abaixo) ou calda de chocolate por exemplo.

comidas de festa junina maria mole com coco queimado

Quindim

O quindim é uma ótima opção de doce. É bem gostoso, combina com a festa junina, e quase todo mundo gosta. Você pode servir pequenos quindins ou fazer um grande para ser cortado como um bolo.

Dica: para festas ou recepções maiores, faças quindins individuais. Isso porque é mais fácil servi-los no que cortar pedaço por pedaço para seus convidados.

comidas de festa junina quindim

Arroz doce

Um doce bem conhecido, o arroz doce é uma ótima pedida para sua festa junina. É uma receita simples, de poucos ingredientes e que tem um cheiro delicioso (graças ao cravo e à canela).

Dica: durantes as festas juninas, o clima já costuma estar bem friozinho, então sirva o arroz doce quentinho!

Bolo/broa de fubá

Tanto a broa quanto o bolo de fubá são excelentes opções de comidas de festa junina. Faça sua broa com coco ralado para ficar bem gostosa!

Dicas extras para um bolo perfeito: ao invés de verificar o bolo espetando um palito, use o dedo: aperte um pouco a massa e se ela voltar ao normal, significa que o bolo está pronto; para um bolo molhadinho, coloque uma forma com água na segunda parte do forno (antes de por o bolo para assar!).

Comidas de Festa Junina – Opções salgadas

Nem só de doce vivem as pessoas, e muitas vezes temos dificuldades de pensar em aperitivos ou até pratos principais salgados para nossa festa junina. Pensando nisso, separei 5 opções finais de comidas de festa junina salgadas.

Caldos 

Uma excelente opção para tempos frios: caldos! Você pode fazer mais de um sabor, ou servir apenas um tipo (como mandioca ou feijão). Os caldos já são bastante usados em festas juninas, principalmente por causa do tempo mais friozinho. Eles alimentam bem e são mais fáceis de fazer em grande quantidade do que algumas outras comidas – além de serem um sucesso!

Pastéis 

Outra opção quentinha, são os pastéis. Eles oferecem uma variada gama de recheios: carne moída, frango desfiado, queijo, napolitano… Você encontra massas de pastel em quase qualquer supermercado, e basta recheá-los da forma que preferir e fritá-los!

Espetinhos de carne

Os espetinhos já são bem comuns em variadas festas e recepções mais informais, com muitos convidados ou que duram mais tempo. Isso porque são bem simples de fazer (você também pode compra-los prontos, caso prefira) e fazem bastante sucesso.

Caso você queira montar seus próprios espetinhos, uma boa dica é intercalar alguns pedaços de carne com pimentões, cebolas e tomate para dar um sabor extra.

comidas de festa junina espetinho

Amendoim salgado

O amendoim salgado é uma das melhores opções de petisco da nossa listinha de comidas de festa junina. Além de ser bem comum servir comidas feitas com amendoim nesse tipo de evento, eles são uma opção barata, muito prática e que grande parte das pessoas gostam. Caso você queira, você pode servir outras opções de amendoim, como o japonês, que não só o salgado torrado.

Pinhão cozido/assado na chapa

O pinhão é um prato típico e bem apreciado no sul do país e em alguns estados da região sudeste. Ele é consumido assado, cozido ou na chapa (e também é usado em doces e várias outras receitas!) e é bem simples de fazer, além de ser um prato bastante utilizado em festas juninas!

comidas de festa junina pinhao

Espero que vocês tenham gostado da minha listinha de comidas de festa junina! Tenho certeza que vocês vão arrasar não importa quais opções escolham!

Me contem depois quais os pratos vocês mais gostam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Mariana Tavares disse:

    Adorei, Ju!!! Eu amo essa epoca do ano! Esse friozinho com essas comidinhas gostosas! Hummm!

  2. Bruno Silva disse:

    Essa época do ano é sem dúvida uma das melhores! São tantas opções de comida, cada uma mais gostosa que a outra!
    O espetinho de carne é uma sugestão que não pode faltar, faz muito sucesso sempre entre as opções salgadas, muito bom… Valeu as sugestões!

  3. Joana disse:

    Adorei as dicas.
    Dia 24 vai ser meu aniversário
    Vou fazer algumas receita. Das dicas acima.

  4. Maria Martins Ikegami disse:

    Amo tudo isso, esse período de festa junina, as comidinhas gostosas..Hummm