Muito além da mesa posta…

15/02/16

Quem me acompanha sabe que uma das coisas que eu mais gosto de fazer é preparar uma mesa fofa de café da manhã, almoço e jantar. Adoro como um simples detalhe pode fazer toda a diferença e transformar o momento da refeição. Só de colocar um jogo americano mais bonito, tudo fica mais especial!

Eu sempre posto fotos das decorações de mesa preparadas por mim para o meu marido durante a semana, sugestões sempre simples, mas que são uma forma de inspirar e lembrar as pessoas que me seguem o tanto que é bom essa demonstração de carinho.

mesa de almoco

Na minha opinião uma mesa posta fofa e decorada é uma forma de dizer o tanto que a outra pessoa é especial, de mostrar amor e deixar o momento da refeição único. Afinal, uma mesa bonita deixa a comida ainda mais saborosa e transforma o momento à dois. Por isso, sempre que posso tento fazer algo por aqui.

Sei que muitas pessoas podem alegar que a falta de tempo dificulta essa demonstração de carinho diária, mas quando queremos algo de verdade, sabemos que conseguimos. Então, por que não tentar? Você não precisa de ter uma coleção enorme de itens de casa, o “querer fazer” já é o suficiente para transformar o momento. Comece posicionado os itens da mesa no local certo. Experimente colocar a faca, o garfo e o prato nas posições corretas. Tenho certeza que o resultado visual desta atitude será muito mais atrativo do que deixar tudo dentro do armário e pedir para cada pessoa da familia pegar o item e se servir. Logo você vai começar a achar estranho não deixar os itens no local e este processo começa a ser intuitivo.

mesa para macarrao

Com o tempo você começa a querer deixar tudo mais bonito e percebe que o seu marido e a sua familia se sentem mais felizes quando você coloca algo diferente na composição da mesa. Neste ponto você resolve procurar itens e formas para surpreender e deixar sua mesa ainda mais bela. Procurar um jogo americano colorido, começar a usar guardanapo de tecido, adicionar um porta guardanapo de flor… Procurar formas de surpreender sempre. A atitude da “mesa posta” começa a fazer parte do seu dia a dia e vira uma atitude involuntária.

mesa cafa da manha

Entendo que o trabalho, a rotina e a correria do dia-a-dia dificultam o processo. Comigo também é assim. Não é sempre que tenho uma mesa posta linda, as vezes é tudo bem prático mesmo (quem acompanha o canal do youtube sabe). Porém, sempre que posso gosto de surpreender e demostrar carinho. Os exemplos destes momentos são as fotos que ilustram este post. Em todos esses dias eu resolvi surpreender sem motivo, sem ter datas especiais. Apenas busquei transformar o momento do café de domingo, do almoço de sábado ou do jantar de sexta em uma demonstração de amor ao meu marido.

Por isso, que tal aproveitar um dia na semana e fazer uma mesa diferente? Surpreender de alguma forma? Tenho certeza que o resultado disso tudo será maravilhoso. Vai por mim, faz bem!

E se você quer saber mais sobre Receber em Casa, Mesa Posta, Etiqueta a Mesa e como transformar as suas relações familiares através do hábito de sentar-se a mesa, faço o convite para conhecer o meu Curso totalmente online. As vagas para a próxima turma irão abrir em breve e você pode colocar seu nome na lista de espera. Saiba mais em Receber em Casa e Etiqueta a Mesa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

42 Comentários

  1. Rosana Carolina disse:

    louvável

    1. Juliana Santiago disse:

      Rosana, obrigada!
      <3 <3
      Beijo grande,
      Ju

  2. Camila Gomes disse:

    Perfeito!!!
    E o mais legal disso tudo é aquele sorriso super gostoso do marido ao ver que tudo foi preparado com tanto amor e carinho, especialmente para ele.
    Adorei!
    Beijos, Camila

    1. Juliana Santiago disse:

      Camila, tudo bem?
      falou tudo.. São esses momentos que cultivam a relação do casal, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      ju

  3. Thalita disse:

    Acho muito lindo td o que vc faz… Me inspiro muito nas suas ideias e acabo querendo fazer um estoque de coisas em casa rsrsrs…
    Sempre gostei de arrumar a mesa para as refeições e, desde que casei, procuro deixar a mesa agradável… mas confesso que não com esse capricho todo.
    Entretanto, a falta de tempo, realmente, é um dificultador muito grande. Às vzs não tenho ânimo nenhum… Mas com força de vontade a gnt consegue superar, mesmo que seja uma vez por semana (dps a frequência aumenta).

    bjs, Ju!

    1. Juliana Santiago disse:

      Thalita, tudo bem?!
      Obrigada pelo carinho!
      É justamente isso que você falou, acho que o tempo atrapalha claro… Mas quando sobra um pouquinho, não custa nada surpreender não é mesmo?!
      Beijos grande,
      ju

  4. Ju,

    Sou louco pelo seu canal e seu SNAP kkkk ontem voce tirou um peso da minhas costas pois eu fiz algumas messas postas mas sempre ficava achando que não estava bom o suficiente pois ainda não tenho tantas coisas, mais meu noivo ama tanto que ate ele já começou a comprar algumas peças rsrsrs obrigado por sempre nos inspirar e me alertar que não preciso de 50 jogos de jantares e nem 230 guardanapos, pois quando vc entra nesse mundo vc acredita que precisa de tudo isso para ser feliz.

    1. Juliana Santiago disse:

      Bruno, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das palavras, é justamente isso.. Você não precisa de ter várias coisas, basta querer usar os itens que tem… Isso já é um grande passo!
      Fico muito feliz em saber que de alguma consigo inspirar vocês de alguma forma!
      Abraços,
      ju

  5. Marilia P disse:

    Que lindo texto! Na minha casa, mesas postas nunca foram comuns. Minha mãe é totalmente workaholic e não liga muito para coisas de mesa (gosta mais de decoração, essas coisas), então quando comíamos à mesa era sempre algo bem simples: Toalha de mesa, pratos, talheres e copos. Mas quando eu ia às reuniões familiares na casa da minha avó, ela fazia mesas lindas e caprichadas, e me lembro de admirar aquilo e achar de uma elegância sem fim. E não tinha luxo, não! Era só pelo capricho, mas os itens eram os básicos mesmo.
    Hoje, essas mesas são algumas das melhores lembranças que tenho da minha avó: o carinho que ela tinha para deixar tudo lindo e tornar o almoço/jantar ainda mais especial. E o carinho toda vez que eu ia visitá-la durante a tarde? Ela trazia o lanche em uma bandeja tão caprichada que só de lembrar… morro de saudades.
    Enfim, acho que essas lembranças mostram que caprichar ao servir a mesa não é algo superficial, é mais uma demostração de carinho que podemos ter durante o dia. Ficarei feliz se minha família e amigos sentirem, ao irem em minha casa, o mesmo carinho que eu sentia na casa da minha avó. Sem contar que até quando estamos sozinhas merecemos colocar um agradinho na mesa e curtir nosso momento. É sempre bom!

    1. Juliana Santiago disse:

      Marilia, tudo bem?
      Nossa que lindoooooo o seu comentário!!
      Fiquei muito emocionada com o seu relato, juro! E é justamente isso que você falou, preparar algo não é sinônimo de luxo, mas sim de cuidado e carinho!
      Beijo grande,
      Ju

  6. Willi Caires disse:

    Nossa e o tanto que eu amo suas inspirações ??? <3
    Hoje em especial a mesa de sopas =)

    1. Juliana Santiago disse:

      Que bom que voCÊ gostou querida!

  7. Ana caroline gil disse:

    Olá ju amo seus videos e suas mesas postas,me contagiou hahaa
    Gostaria de saber qual o nome de teu aparelho de jantar todo branquinho?? Beijoees

    1. Juliana Santiago disse:

      Ana, tudo bem?
      Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog!
      A marca deste jogo é Dynasty
      Beijo grande,
      Ju

  8. Lindas mesas e lindo post!!!
    Com certeza o marido, a família e os amigos se sentem mais queridos quando se deparam com uma mesa posta, mesmo que não seja uma data especial!
    Bjs!
    Mah

    1. Juliana Santiago disse:

      Marcela, tudo bem?!
      Justamente, comemorar sem ter data especial faz toda a diferença!
      Beijo grande,
      Ju

  9. Arsenia disse:

    Ju, bom dia de novo. Apartir de seu blog tenho experimentado um novo gosto de me assenhorar de minha casa e por isso resolvi fazer um depoimento. Não sou casada, mas moro sozinha há muitos anos. Desde cedo quis minha independência financeira através do mercado de trabalho. Sempre fui muito dedicada nos meus objetivos. Fazendo cursos, pós, novos treinamentos e o tempo… passou. Escolhas!
    No entanto, agora passo a retomar o gosto pela alegria, pelo colorido da mesa e me veio a cabeça que em nome dessa independência alguma coisa se perdeu. A sociedade foi ficando cinza, menos feminina, mais analítica, feminista, alienígena, diria…
    Obrigada por nos devolver o gosto por nossas casas, pela nossa identidade feminina de senhora do lar, no bom sentido, de anfitriã, de agregadora de grupos, de ter direito a querer cuidar de nós mesmas e de boas lares, sem que isso implique em renunciar ao outro lado da vida que tb escolhemos, o profissional.
    Que Deus te abençoe e ilumine sempre para continuar sendo nossa estrela guia.
    Parabéns!

    1. Juliana Santiago disse:

      Arsenia, tudo bem?
      Nossa que comentário lindo! Fico muito feliz em saber que o Vida de Casada desperta isso em você de forma tão especial. O que você escreveu é o que realmente quero passar todos os dias com o meu trabalho. Que mesmo trabalhando também podemos ter nossa sala, cuidar do lar… e isso faz muito bem! Obrigada pelo carinho ao falar do Vida de Casada!
      Muito feliz!
      Beijos,
      Ju

  10. Ana Claudia disse:

    Oi Juliana , n lembro como te encontrei ,mais me apaixonei logo ,RS.
    Sempre coloquei a mesa e ensinei meus filhos como se comportar a mesa .
    Mais estava trabalhando muito e isso tudo se perdeu , VC voltou a colocar agua na minha boca , e agora q n coloco a minha filha mais nova reclama . Adoro suas dicas e quando VC coloca uma linda mesa já pela manha ,todo o dia fica muito melhor . Bjs

  11. Renata Fustinoni disse:

    Oi Ju td bem? Me chamo Renata e acompanho seu trabalho desde o início e fico muito feliz por saber que tem transformado tantas vidas através da Mesa Posta.
    Não sei se você conhece o livro A Experiência da Mesa da Devi Titus, mas ele aborda exatamente esse seu post sobre o segredo que uma mesa posta pode fazer nos relacionamentos e como esse simples ato tem um significado tão profundo. Se você não leu esse livro, eu super recomendo pq vem de encontro ao seu propósito de vida de transmitir isso à outras mulheres. Parabéns pelo seu trabalho e sucesso cada vez mais. Com carinho Rê

    1. Juliana Santiago disse:

      Renata, tudo bem?
      Ainda não li, mas quero muito comprar!
      Beijos,
      Ju

  12. Agnes disse:

    Ju é Super válido seus ensinamentos, inspirada em você fiz uma mesa romântica para os dias dos namorados pela primeira vez e meu marido amou.
    Muito obrigada pelo carinho conosco Ju! !

  13. Edna Rodrigues disse:

    Olá Ju! Estou amando seus vídeos e posts, até comprei uma mesa nova para começar a fazer mesa posta, confesso que a maioria das coisas são bem carinhas, mas aos poucos a gente vai organizando. Amei o check list do seu E-Book!
    Sucesso!

  14. Andriele disse:

    Ju, Muito interessante esse post, eu já sou casada e ainda moro com meus pais, sonho no dia que poderei fazer várias mesas posta p meu marido e filho. Valeu muito a pena ler sobre isso ?

  15. cristina maia disse:

    Jú, você é fantástica e importante para todas nós que gostamos de decoração. Às vezes tenho preguiça de por a mesa, devido ao cansaço do dia a dia, mas aí me inspiro em vc, como uma passo de mágica e monto uma mesa maravilhosa. Claro que depois de conhece-la, minhas compras de decoração para casa aumentaram, rs, mas isso me dá um grande prazer e a cada compra penso a Jú compraria isso ou aquilo,kkkk. Adoro segui-la nas redes sociais, vc é tudo de inspiração, adoruuu

  16. Regiane Guimarães Silva disse:

    adoro o seu capricho, vc realmente faz a diferença, torna as coisas simples extraordinárias, parabéns, Ju!!!

  17. Fabiana Roos disse:

    Amo mesa posta e de agradar quem amo. Gosto demais das ideias.

  18. Fabiana Marino disse:

    Olá Ju!!
    Sou de Porto Alegre e estou chegando agora por aqui, já estou encantada com tudo!!
    Te acompanha em todas as redes sociais.
    É tudo muiiiiito lindo, fico ansiosa para ler cada vez mais sobre os assuntos que você posta e sempre fico esperando ansiosa tb por seus vídeos.

    Muito obrigada!
    Um beijão
    Fabi Marino

  19. Liliane Ardore disse:

    Ju,te sigo a um bom tempo,você é muito caprichosa, gosto de tudo que você faz, continue assim parabéns .

  20. Eliana disse:

    Adoro suas publicações… estou me inspirando em você… Obrigada pelas dicas e sugestões..m

  21. Iháskara Thays disse:

    ameiiiiiiii sou meio suspeita pra falar isso amo tudo o vc faz *-*

  22. Jennifer Martinelli disse:

    Ju, fiz um jantar ontem romântico de São Valentim com mesa posta e meu marido amou ver a mesa daquele jeito! Fiquei tão feliz. Obrigada por nos ajudar

  23. Marluce f da silva disse:

    Amo fazer essas coisas em casa e as sua ideias me ajudou bastante bjs obrigada

  24. Alcines luz disse:

    Muito 10 suas dicas estou apreendendo cada vez mas obrigada

  25. Renata Mariniell disse:

    Oi Ju… Te sigo no insta e no YouTube. Adooooro seus vídeos e principalmente sua dicas de mesa posta, tenho me inspirado bastante em fazer (sempre que possível) mesa posta/semi-posta aqui em casa pra mim e meu marido. Com certeza da um toque de AMOR aos nossos momentos de refeições juntos.
    Obrigada pelo carinho em nos ajudar com dicas tão boas.
    Bjos, estou no aguardo de um vaga para o curso “receber em casa”..

  26. monica disse:

    oi jú assisto seu canal diariamente acho importante, a proposta do canal,vejo vc como uma grande amiga minha.
    Fiquei muito feliz pela a sua gestação.
    Que esse anjinho venha com muita saúde e paz.

  27. Naíse disse:

    Eu não sou casada . Mas sempre fui ligada em decoração . Tanto que tenho um curso. De decoradora de interiores. Mas nunca coloquei na prática. Mas acompanho seu canal faz um tempinho e já leio tudo relacionado. Obrigada por tudo e parabéns .

  28. Simar disse:

    É verdade! Comecei colocar mesa posta o dia começa diferente.Obrigada pelas dicas.Beijos

  29. Sofia disse:

    Boa noite adoro ver as suas mesas são lindas e inspiradora pena em Portugal não ter essa diversidade de produtos aqui é tudo muito básico parabéns tudo de bom

  30. Oiii! Juliana. Eu adoro seus vídeos. Aprendo muito com suas postagens.

  31. Andréa disse:

    Adorei…E com certeza inspira muito!

  32. Elda Maria Lopes Miranda disse:

    Adorei vou seguir seu exemplo, adorei .