Como Fazer Pudim: Receita Fácil e Deliciosa!

31/07/18

Quem me conhece sabe que amo comida mineira! E um dos doces mais característicos de Minas é o famoso pudim de leite condensado. Ainda não conheci alguém que tenha provado e não tenha gostado, rs. E se você sempre quis aprender como fazer pudim, separei uma receita fácil e deliciosa para você!

Além do passo a passo, separei também 7 dicas incríveis que vão te ajudar a preparar o pudim de leite condensado perfeito! Quer conferir a receita e as dicas? É só continuar lendo o conteúdo!

como fazer pudim de leite condensado

Como fazer pudim: receita fácil e deliciosa!

Fazer um pudim gostoso pode ser complicado. Apesar de ser uma receita com poucos ingredientes, como você vai ver abaixo, não é tão simples. Isso porque é preciso certo cuidado na hora de fazer o seu pudim para garantir que ele vai ficar gostoso e na consistência certa. 

Na dúvida, siga a receita e as dicas com cuidado! Abaixo separei a receita da calda e também a receita do pudim.

Calda de caramelo

Ingredientes 

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de água quente

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar em uma panela a leve ao fogo baixo e espere derreter.
  2. Acrescente a água quente e mexa bem.
  3. Transfira a calda para a forma onde vai ser feito o pudim (o ideal é que seja uma forma com furo central).
  4. Reserve a forma.

Pudim de leite condensado

Ingredientes 

  • 395g de leite condensado (1 lata ou caixa)
  • 395 de leite (use a lata de leite condensado para pegar a medida)
  • 3 ovos

Modo de preparo

  1. Leve todos os ingredientes para o liquidificador: o leite condensado, o leite e os ovos. 
  2. Bata bem. Para garantir que ele fiquei aerado, bata por pelo menos 5 minutos. 
  3. Jogue a massa do pudim na forma reservada (a que contém a calda de caramelo).
  4. Tampe com papel alumínio e leve ao forno médio, a 180ºC em banho-maria com água fervendo ou quente. Deixe por 1h e 30 minutos. 
  5. Antes de retirá-lo, faça o teste com um garfo: espete-o no pudim e, se ele sair meio seco, retire do forno. 
  6. Deixe esfriar e leve à geladeira. 

Observação: Se preferir, pode fazer o pudim no fogão, ao invés de fazer no forno. O tempo de espera é mais ou menos o mesmo, e lembre-se de fazê-lo em fogo baixo e sempre em banho-maria com água fervendo ou quente.

como fazer pudim

7 Dicas para o seu pudim ficar ainda mais gostoso

#1 O tempo no forno vai depender da potência do seu forno. Se ele for mais fraquinho, o seu pudim vai demorar mais. Retire apenas quando estiver marronzinho para garantir que está bem durinho.

#2 Cuidado com o caramelo! Ele é meio sensível, e se passar do ponto não costuma ficar tão gostoso. Por isso, vale uma atenção especial quando estiver fazendo a sua calda.

#3 Você pode incrementar o seu pudim. Pode acrescentar coco ralado ou essência de baunilha na mistura, por exemplo. Depois que fizer a receita tradicional e der certo, sinta-se à vontade para explorar outras opções!

#4 O banho-maria é essencial! É que garante a textura e consistência do seu pudim, e faz com que cozinhe da forma adequada. E também é muito importante que a água usada para o banho-maria esteja fervendo ou pelo menos quente.

#5 Se for dobrar a receita, não se preocupa com a calda. A não ser que você queira fazer mais calda para o seu pudim, pode deixar a mesma medida de açúcar para a calda que será o suficiente.

#6 Cuidado na hora de desenformar. Se preferir, coloque o pudim em banho-maria novamente e vá retirando ele aos poucos com a ajuda de uma faca, para garantir que ele não vai grudar. E claro: é melhor esperar que ele esfrie completamente antes de desenformar! Para isso, não custa colocá-lo na geladeira.

#7 Faça a receita com antecedência! A minha dica de colocá-lo na geladeira? O ideal é que seja por umas 4 a 6 horas. Logo, se planejar também é essencial. Como é uma receita delicada, se você estiver planejando servir o pudim em um almoço, por exemplo, recomendo que você o faça no dia anterior.

receita de pudim de leite condensado

Espero que você tenha gostado de conferir essa receita fácil e deliciosa de como fazer pudim! Se quiser, aqui no blog também tem uma versão light do famoso pudim de leite condensado. E se você quiser mais dicas de doces, aqui no blog tem um post completo com várias receitas de sobremesas. Não deixe de conferir!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *