Como Fazer Tapioca: Receita, Dicas e Recheios!

13/08/18

Quem me acompanha por aqui sabe que estou sempre procurando receitas novas e fáceis para um lanche ou para servir aos meus convidados. Dessa vez, reuni um conteúdo muito especial, principalmente para quem quer comidas mais saudáveis e práticas. Se você tinha dúvida, eu vou te explicar tudo sobre como fazer tapioca!

Abaixo você vai conferir uma receita prática para você mesma fazer sua própria tapioca, e também 22 sugestões de recheios para a sua tapioca. Tem recheio doce, salgado, fitness… E para completar, separei também 7 dicas para você fazer a tapioca perfeita! Vamos conferir?

Como fazer tapioca: receita, dicas e recheios!

A tapioca é um prato quase tradicional entre as pessoas que fazem dieta, não é mesmo? Por causa de sua praticidade, ela se tornou uma queridinha de várias pessoas. E de fato, ela é muito prática: fácil de fazer e com infinitas opções de recheio.

Se você também é apaixonada por tapioca ou quer incrementá-la no seu cardápio – ou até mesmo incluir no menu de alguma recepção temática – esse conteúdo é para você!

Para facilitar, separei o post da seguinte forma:

  • Receita de tapioca
  • Dicas para fazer a tapioca perfeita
  • Recheios salgados para a sua tapioca
  • Recheios doces para a sua tapioca

Espero que goste! Vamos lá?

Receita de tapioca

Hoje em dia é muito fácil encontrar a massa de tapioca pronta em supermercados. Mas se você prefere fazer a sua própria tapioca do zero, a receita também é bem simples:

Ingredientes

  • 1/2kg de polvilho doce
  • 2 copos de água
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Misture a pitada de sal no primeiro copo d’água. Coloque o polvilho doce em uma vasilha ou bacia grande e vá acrescentando a água aos poucos, misturando bem com as mãos. Essa mistura é importante para garantir que a massa fique úmida igual.

Depois basta passar na peneira e levar à frigideira. Sim: é bem simples mesmo!

Dicas para fazer a tapioca perfeita

#1 Escolha da panela. A própria tapioca já é antiaderente. Ou seja, vai ser difícil ela grudar na panela. Mas não custa facilitar, não é mesmo? Prefira frigideiras também antiaderentes com bordas mais altas. As panelas mais ásperas provavelmente vão precisar de um pouco de manteiga ou óleo de côco.

#2 O recheio vai em apenas um lado da goma da tapioca e o ideal é colocá-lo com a tapioca ainda no fogo, quando ela estiver quase pronta. Quando retirá-la da panela, você dobra ela ao meio e serve.

#3 A grossura depende do recheio. Para recheios doces, prefira uma tapioca mais grossa. Isso evite que caldos vazem. Para recheios salgados, prefira tapiocas mais finas, porque ficam mais crocantes.

#4 Use uma peneira, se necessário. Se sentir que precisa de ajuda para fazer o círculo da tapioca, você pode usar a ajuda de uma peneira. Inclusive, pode peneirar na panela fora do fogo antes, para garantir que ela fique da grossura e formato que você quer antes de começar a cozinhar. Até mesmo porque esse processo de cozimento é bem rápido.

#5 Dê atenção à sua tapioca! Ela cozinha super rápido (de 2 a 3 minutos), então dê total atenção à sua tapioca enquanto estiver preparando ela. Assim que ela começar a soltar das bordas, já é a hora de virar. Logo depois, comece a colocar o seu recheio e retire sua tapioca do fogo!

#6 O padrão de uso é mais ou menos 80g de goma. Elas tem por volta de 15cm de diâmetro e usa-se de 3 a 5 colheres de sopa. Mas isso tudo pode variar de acordo com a sua preferência, ok?

#7 Use fogo médio para alto. E uma dica extra especial: se você abafar sua tapioca com a tampa da panela, vai ajudar com que ela tenha um cozimento mais uniforme e vai evitar sujeira!

Recheios salgados para tapioca

Procurando ideias de recheios salgados para testar na sua tapioca? O mais legal é que você pode sempre variar: não existe uma regrinha certa para o recheio. Abaixo separei 11 sugestões de misturas salgadas. As quantidades são a gosto, de acordo com a sua preferência.

  1. Atum e azeitona
  2. Salpicão
  3. Espinafre e cottage (prepare o espinafre cozido e misture no creme cottage até ficar homogêneo)
  4. Brócolis e ricota (prepare o brócolis cozido e leve ao liquidificador com a ricota para obter um creme)
  5. Tomate seco e queijo minas
  6. Frango com requeijão (misture frango desfiado com requeijão até que fique na consistência desejada)
  7. Presunto e queijo
  8. Carne seca com requeijão (mesmo princípio do frango: misture carne seca desfiada com requeijão até ficar na consistência desejada)
  9. Guacamole
  10. Chilli com carne
  11. Queijo coalho

Recheios doces para tapioca

Procurando ideias de recheios doces para testar na sua tapioca? Abaixo separei 11 sugestões de misturas salgadas. As quantidades são a gosto, de acordo com a sua preferência.

  1. Morango e leite condesado
  2. Banana, canela e mel
  3. Queijo e doce de leite (sugestão bem mineira, rs!)
  4. Brigadeiro e morango (faça o brigadeiro antes, no ponto de brigadeiro de colher)
  5. Frutas e leite condensado (sugiro usar frutas da estação ou aquelas que de sua preferência)
  6. Romeu e Julieta (queijo e goiabada)
  7. Queijo coalho e mel
  8. Coco ralado e leite condensado
  9. Banana e cacau
  10. Brigadeiro de Oreo
  11. Doce de leite e nozes picadas

Espero que você tenha gostado de conferir essas dicas de como fazer tapioca e também as sugestões de receitas de tapiocas doces e salgadas! Lembre-se de que você pode sempre ir testando novos recheios!

E se encontrar algum gostoso que não viu por aqui, me conta nos comentários! Eu vou adorar conhecer um sabor novo! E se testar algum dos que coloquei nesse conteúdo também quero saber o que achou!

Se quiser conferir mais um conteúdo completo nesse estilo, tenho certeza que você vai gostar do post como fazer pudim de leite condensado. Não deixe de conferir!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Juliano disse:

    Essa primeira foto me deu muita água na boca! Tapioca é vida, tapioca é uma delícia! Adorei as receitas publicadas aqui no site, porque são fáceis, rápidas e baratinhas! PS: Adorei o blog, ganhou um leitor! Grande abraço!

  2. Ananias disse:

    Amo tapioca,e esses recheio é de maisssss.