15 Dicas para Manter a Dieta no Final de Semana

14/10/16

Viver de forma saudável é mais fácil do que a gente imagina, principalmente depois que criamos o hábito e passamos a trocar as comidas calóricas por opções mais lights. Porém, até mesmo para quem não está começando, o final de semana e as épocas festivas podem ser um tremendo desafio. Se você sofre com esse problema, reuni 15 dicas para manter a dieta no final de semana que vão te ajudar!

Depois de ler as dicas você vai ver que, criando alguns hábitos específicos no final de semana, também fica mais fácil evitar a fuga da dieta — e as dicas servem também para épocas festivas e feriados! Vamos conferir?!

dicas para manter a dieta no final de semana

Dicas para manter a dieta no final de semana

Se permita

Não tem nada de errado em fugir da dieta uma vez ou outra. Como o final de semana já é um momento difícil, não se prive de tudo: se estiver com muita vontade, escolha um prato da lista de “proibidos” para você desfrutar — mas aprecie com moderação!

Prepare sua comida

Vários estudos já comprovaram que trabalhar outros sentidos que não só o paladar fazem com que a pessoa se sinta satisfeita com uma quantidade menor de comida. O ditado “comer com os olhos” nunca fez tanto sentido, não é mesmo? Preparando sua refeição você faz uso do tato, olfato e da visão, e ainda garante que ela não foge no número de calorias permitido!

preparando a comida

Sente-se na mesa na hora de comer

Apesar de ser um desafio mais comum durante a semana, quando estamos na correria, às vezes no final de semana também bobeamos na hora das refeições e comemos em frente à TV ou sentado no sofá. Além de ser prejudicial, faz com que você consuma mais que o necessário. Portanto, na hora de comer, sente-se à mesa e desfrute da sua refeição.

almocando juntos

Opte por duas entradas

Um dos maiores desafios do final de semana é quando comemos fora. Se você for em um restaurante à la carte, uma boa opção é optar por duas entradas ao invés de uma entrada e um prato principal. Isso porque quando estamos comendo fora, o “comer com os olhos” não é tão benéfico quando queremos experimentar tudo do cardápio. Assim, você sacia sua vontade sem consumir além da conta.

Não se sirva imediatamente

Agora, se você for a um restaurante self-service, a tática é outra: antes de pegar o prato e ir se servindo, dê uma volta e analise todas as opções disponíveis no restaurante. Assim, na hora de se servir você já tem uma ideia do que vai querer e evita que você coloque comida além da conta.

Coma o que for saudável primeiro

Outra dica para quando você estiver em um self-service, é de servir um primeiro prato com opções saudáveis. Depois de analisar suas opções, monte um prato com salada ou alimentos de baixa caloria. Quando tiver terminado o primeiro prato, dê uma segunda analisada nas opções e faça um prato com alimentos mais pesados. Dessa forma você fica parcialmente saciada e tende a pegar mais leve com os alimentos calóricos.

comida saudavel

Seja exigente com petiscos e cortesias

Sabe quando saímos para um restaurante ou um barzinho e eles servem aquela cestinha de pães que parecem a coisa mais deliciosa do mundo? Não se martirize: se eles parecem deliciosos, pegue um e prove. Agora, seja sempre exigente com as cortesias e os petiscos: se eles não forem tão deliciosos quanto parecem, deixe eles para lá.

Se for beber, alterne com água

Talvez o maior desafio para a dieta das pessoas que gostam de beber e sair é que o final de semana é quando essas duas coisas acontecem reunidas. E você não precisa se privar, até porque isso só vai te deixar angustiada. Saiu com as amigas e vai beber? Além de não dirigir, acrescente na sua lista essa regrinha: alterne cada drinque com um copo de água ou outra bebida não alcoólica.

agua com limao dieta

Evite drinques doces e com frutas

Outra dica para quem gosta de beber no final de semana é evitar os drinques mais doces e com frutas. Eles são uma delícia, mas são uma bomba calórica e como passam a impressão de serem mais leves no álcool, é bem provável que você beba uma quantidade maior do que o planejado.

Fique longe do seu drinque favorito

Não tem muito mistério: se ela é sua favorita, a vontade é sempre de beber mais. Faça uma troca por algo que não envolva muito açúcar e que você não tenha muito o costume de beber, assim fica mais fácil moderar. Se você ama vinho branco, opte por uma cerveja, por exemplo.

Não tenha medo de pedir ajuda

Não tenha medo de ser a chata do grupo: se for sair com a família ou as amigas ou ir para a casa de alguma delas, comente que está de dieta e está se esforçando, ofereça levar opções de snacks saudáveis. E nem tenha medo de pedir ajuda: você pode falar “se me ver exagerando em alguma coisa, pode me dar um toque, viu?” — afinal, amigas e família são para isso mesmo.

amigas preparando almoco juntas

Dificulte

Um estudo diz que quanto maior for o número de passos que você precisa vencer para comer algo, maior a chance de você acabar desistindo. Se você ama um petisco e na hora do bar não consegue evitar de ir comendo eles compulsivamente, coloque um guardanapo por cima e empurre eles para o outro lado da mesa. Se tem algo em casa que é sua tentação, coloque escondido na geladeira ou guardado em um armário mais alto.

Se junte com amigas que estão passando pela mesma coisa 

Já ouviu aquele ditado em inglês que diz misery loves company (a miséria ama companhia)? Quando estamos passando por um momento tentador e difícil, o ideal é se cercar de pessoas que apoiam ou estão passando pela mesma coisa. É mais ou menos como um fumante que decide parar: se ele estiver o tempo todo perto de outros fumantes, a chance de ele ter uma recaída é bem maior.

amigas almocando juntas saudavel

Evite distrações

Eu comentei lá em cima sobre como é benéfico se sentar à mesa e desfrutar o momento da refeição, mas é mais do que isso. Assistir TV ou mexer em outros aparelhos eletrônicos na hora que estiver comendo, além de prejudicial, faz com que você corra o risco de comer mais do que o necessário para se sentir saciado.

Planeje-se!

Por fim, se planeje para o final de semana. Tire um momento da sua sexta-feira, de manhã ou à tarde, e planeje como serão os próximos dois dias. Quais compromissos você tem e quais tentações vão surgir, assim você também pode planejar os cortes moderados da dieta. Por exemplo: sexta à noite é aniversário da sua amiga em um barzinho, mas você também tem a festa do seu sobrinho no sábado à tarde. Planeje-se e faça uma escolha: os drinques e aperitivos da sexta ou os docinhos e salgadinhos do sábado.

mantenha a dieta planejamento

Espero que tenham gostado das dicas para manter a dieta no final de semana que separei para vocês! O mais importante é nunca ser radical na hora de mudar a rotina: se permitir, contanto que com moderação, é necessário. E algumas das dicas ainda valem para aquelas épocas festivas que são um terror para a dieta, como Natal, Páscoa, aniversários…

Se você estiver buscando mais dicas para uma vida saudável, eu já compartilhei várias receitas lightscomo suco verde e petiscos, compartilhei a minha experiência mantendo o peso depois do casamento e até mostrei como monto a lancheira do Lucas, meu marido, com opções saudáveis.

Não deixem de me contar nos comentários o que vocês acharam! E se tiver alguma outra dica que eu não comentei que ajuda na hora de manter a dieta, falem nos comentários também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. monica disse:

    Eu eatava precisando de uma dica asim amei todas a dicas. Bj:-)

  2. Adorei as dicas, Ju!
    Durante a semana consigo seguir a dieta certinha, mas quando chega final de semana.. é um sacrifício! Vou seguir suas dicas e ver se fica mais fácil!
    Beijo!