Lista Completa de Alimentos sem Glúten!

10/09/18

Você tem intolerância a glúten ou acabou de iniciar uma dieta que é gluten-free? Se sim, esse conteúdo é para você. Como sei que muitas pessoas que me seguem querem dicas de alimentação saudável ou sofrem com essas restrições, separei hoje uma lista completa de alimentos sem glúten.

Se você descobriu sua alergia recentemente ou começou sua dieta, é importante saber quais são os produtos que podem ser consumidos sem preocupação. Abaixo você confere essa lista e ainda algumas dicas sobre intolerância ao glúten! Vamos conferir?!

receitas sem gluten

Lista completa de alimentos sem glúten

Principais alimentos que contém glúten

Abaixo você vai conferir a lista de alimentos sem glúten, mas antes acho importante que você saiba também quais são os alimentos que você deve evitar.

São eles:

  1. Pão
  2. Cerveja
  3. Pizza
  4. Biscoito
  5. Massas
  6. Bolos
  7. Salgadinhos
  8. Cachorro quente
  9. Hambúrguer
  10. Molhos
  11. Cereais
  12. Queijos
  13. Maionese

Quais outros alimentos com trigo e derivados (como crepes, panquecas), que contenham cevada e centeio. Na dúvida, confirma sempre na embalagem se o produto contém ou não glúten!

Se estiver em um restaurante, pergunte.

alimentos com gluten

Alimentos sem glúten

Alguns dos alimentos abaixo precisam estar in natura para serem considerados sem glúten. Ou seja, em seu estado natural.

Frutas

Maçã, banana, melancia, amora, melão, damasco, açaí, figo, uva, limão, manga, laranja, mamão, goiaba, cereja, mexerica, kiwi, pêra, abacaxi, morango, tangerina, ameixa, maracujá, abacate, pêssego…

Em seu estado natural, as frutas não possuem glúten e são uma ótima opção para sua dieta ou alimentação saudável!

Verduras legumes

Aspargo, feijão, brócolis, couve-flor, cenoura, alfafa, algas, rúcula, repolho, aipo, milho, pepino, couve, quiabo, cebola, batata, espinafre, nabo, salsa, alho, abóbora, alface…

alimentos sem gluten quais sao

Carnes e peixes

Porco, vaca, galinha, cabra, cordeiro e também os peixes e as carnes mais diferentes como jacaré, pato, coelho, codorna… 

As carnes por si só são livres glúten, mas fique atenta a carnes que sejam empanadas com farinha de pão, carnes com pães ou molhos de carne. Na dúvida, lembre-se: leia a embalagem!

Ovos e laticínios

Ovos, manteigas e margarinas, leite (vale sempre conferir), iogurtes puros sem sabor e alguns cremes. Dependendo do queijo, você também encontra opções sem glúten.

Grãos

É sempre difícil encontrar entre farinhas e grãos aqueles sem glúten, mas alguns deles podem entrar na sua lista. Como:

Semente de linhaça, amaranto, quinoa, arroz, inhame, tapioca tapioca, farinha de soja, farinha de arroz, arroz integral e farinha de ervilha.

Outros

Bebidas alcoólicas que não cerveja são, em sua maioria, sem glúten. No caso de drinques, é legal perguntar o que ele contém. Outros alimentos sem glúten são: vinagre, azeite, sal, açúcar, chocolate em pó, cacau, óleos, vinho, castanhas, gelatina, mel e baunilha. 

lista completa de alimentos sem glúten

O que é intolerância ao glúten?

De acordo com uma matéria da Veja, ela é uma condição crônica. Muitas vezes é confundida com a doença celíaca, que é uma doença auto-imune grave. Mas a intolerância a glúten é, na verdade, uma alergia aos produtos à base de cevada, trigo ou centeio. 

Não é uma doença muito grave, mas sim que gera incômodo. A pior parte é o fato de que a maioria dos alimentos a nossa volta possuem glúten. Por isso acaba sendo tão importante conhecer receitas sem glúten. 

dieta sem gluten

Como descobrir se sou intolerante ao glúten?

Não existe um exame específico. O ideal é que uma nutricionista te acompanhe e monitore a sua dieta. Assim, ao retirar ou reduzir o glúten, é possível perceber se há alterações.

Porém, existem sim alguns sintomas da intolerância ao glúten. Na mesma matéria, foi compartilhada uma lista do site Medical News Today com os sintomas mais comuns, que separei para você abaixo:

Sintomas de intolerância ao glúten

  • Diarréia: se você estiver tendo casos regulares de diarréia ou constipação, pode ser um sinal de intolerância a glúten. Mas também pode ser um sinal da doença celíaca que mencionei lá em cima — e esta é possível descobrir através de exames, viu?
  • Inchaço: se mesmo comendo pouco, você se sente constantemente inchado, vale a atenção.
  • Dor abdominal: se acontecer com frequência e sem motivo aparente, pode ser um sinal.
  • Náusea ou dores de cabeça: se as dores de cabeça forem regulares e se o enjôo ou náusea acontecer logo depois de consumir um alimento com glúten, pode ser um indicativo.
  • Fadiga ou cansaço: se você se sente constantemente cansada, de forma que prejudica o seu dia a dia, procure um médico.

O ideal é observar também sua alimentação em conjunto com os sintomas. Se você sente algum desses sintomas, mas não come muito glúten, pode ser que eles estejam indicando outro problema. 

lista de alimentos sem gluten

Por que fazer uma dieta sem glúten?

Você não tem intolerância a glúten, mas ainda assim quer saber se vale a pena retirá-lo da sua alimentação? 

A verdade é que a maioria dos alimentos industrializados possuem glúten. Assim como os alimentos que são um prato cheio de carboidratos, como os pães e as massas. Por isso, mesmo quem não tem intolerância vai sentir o efeito positivo de uma dieta sem glúten.

Você vai sentir menos inchaço, sua alimentação vai ser mais saudável e sua digestão vai ser mais tranquila, também. Mas se você não sofre de um problema de saúde, você pode apenas diminuir a quantidade de glúten que você consome.

Retirá-los por completo da sua alimentação não é recomendado, já que eles não lhe causam mal, propriamente falando. 

A dieta sem glúten, em sua essência, vai te proporcionar um cardápio com opções de alimentos menos calóricos e com menos carboidrato. O que sim, ajuda a emagrecer. 

alimentos sem gluten

Receitas sem glúten

Como falei lá em cima, se você descobriu que uma intolerância ou está seguindo uma dieta, conhecer receitas sem glúten fáceis e gostosas é fundamental. Afinal, a nossa saúde precisa vir sempre em primeiro lugar.

Além disso, comer em lugares especializados em comidas sem glúten é algo que pode sair muito caro. Saber receitas coringas, aquelas ótimas para o dia a dia, com certeza vai te ajudar muito!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Janaina disse:

    Adorei a matéria .
    Conteúdo bem explicativo.
    Bjaooooo

  2. Tânia Costa disse:

    Alimentos sem glúten

  3. Estela disse:

    Gostei das listas dos alimentos sem glúten.

  4. Edilza Maria disse:

    adorei a matéria,conteúdo bem explicativo e de fácil compreensão.