Decoração de Casamento Simples e Barato — 16 Ideias Incríveis!

31/01/17

Está cada vez mais comum ver noivas que optam por recepções mais intimistas, como o mini wedding para até cem convidados, que pesam menos no orçamento, até porque a maioria dos casais hoje em dia prefere investir o dinheiro que iria para uma festa maior em outras coisas. Pensando nisso, separei várias ideias para decoração de casamento simples e barato.

A seguir, você vai encontrar diversas sugestões para decoração da igreja, da mesa e da festa do seu casamento, todas elas sugestões simples e que não pesam muito no orçamento. Vamos conferir?!

decoracao de casamento simples e barato

Decoração de casamento simples e barato

Para facilitar este post foi separado da seguinte forma:
– Ideias de decoração de igreja
– Decoração de centro de mesa para casamento simples
– Decoração de festa de casamento simples

Decoração de igreja de casamento simples

Na hora de escolher a decoração da igreja onde o casamento vai acontecer — se esse for o caso —, minha dica é perguntar primeiro quais decorações a própria igreja já oferece e também quais as regras para casamentos e cerimônias. Muitas igrejas não permitem certos tipos de decoração, às para a própria segurança dos convidados.

Depois que você tiver uma lista em mãos do que é permitido ou não quanto à decoração, e se a igreja já oferece algum serviço ou adorno, é hora de gerar ideias para garantir que sua cerimônia aconteça como você sempre sonhou! Para ajudar, separei algumas sugestões de decorações para casamentos simples na igreja:

Inove usando Tule

Tule é um tecido barato e muito fácil de encontrar. E fica lindo na decoração de casamentos! Você pode colocá-lo nas paredes, entre os bancos ou cadeiras; da forma que melhor couber com o que você pensou e planejou para a decoração!

decoracao para casamento simples na igreja tule

Como igrejas são ambientes fechados e mais sérios, minha dica é fazer uso de cores claras ou tons pastéis para garantir uma decoração mais elegante e também mais leve no seu casamento.

Velas sempre ajudam!

Caso seja permitido, você pode fazer uso de velas para te ajudar na decoração! Você pode colocá-las em mason jars, por exemplo, ou em lanternas de modelos mais antigos. O ideal é não deixá-las desprotegidas, para evitar ao máximo que algum acidente aconteça. As velas vão dar um toque ainda mais acolhedor e romântico à cerimônia!

decoracao para casamento simples na igreja velas

Pétalas também ficam lindas

As pétalas, assim como as velas, também ajudam a criar uma decoração mais romântica e trazem ainda elegância para a cerimônia. Você pode espalhar as pétalas por todo o caminho que será percorrido até o altar da igreja, colocar algumas junto com velas em escadas ou em outros pontos do ambiente.

Assim como o tule, dê preferência a cores mais claras e discretas para garantir que uma decoração mais elegante e fluída. Isso evita que a atenção dos convidados fique dividida ou que a decoração entre em conflito com o que realmente importa: você e o seu noivo.

decoracao para casamento simples na igreja petalas

Flores são sempre uma ótima alternativa!

Flores sempre vêm em mente quando pensamos em decoração de casamento. Isso porque elas já são parte característica desse tipo de cerimônia, e com razão: as flores representam a natureza, a vida e estão muito relacionadas com o romance. Você pode usá-las na decoração enfeitando o caminho até o altar, com a ajuda de fitas de cetim, por exemplo, ou com o tule — e para garantir um bom orçamento, prefira flores simples e charmosas.

decoracao para casamento simples na igreja flores

Para as flores, a dica das cores também é importante. E caso você opte por fazer uso de tule ou pétalas juntamente com elas, busque fazer tudo em um só tom ou com cores que conversem bem entre si.

Placa com versículo

Muito provavelmente, se você pensa em se casar na igreja, é porque acredita na religião do local escolhido. E por que não compartilhar sua fé com os seus convidados? Você pode escrever em uma placa (de madeira ou metal, por exemplo) um versículo que fale sobre o amor, ou que represente você e o seu noivo.

decoracao para casamento simples na igreja

Com certeza você vai encontrar diversos modelos e tipos de DIY (faça-você-mesmo) de placas decorativas para festas, casamentos e eventos. Escolha um que te agrade e que combine com o resto da decoração, e registre um versículo que inspire a você e a seu noivo, assim como aos seus convidados.

Decoração de mesa de casamento simples

Flores em jarros como centro de mesa

A ideia é muito simples e não foge muito do que já é costume em decorações de casamento: usar flores como centro de mesa. Minha dica para que a decoração fique simples e barata, é usar flores que também sejam mais econômicas. Separei alguns exemplos seguidas dos valores dos maços:

flores baratas para casamentos

Você pode colocá-las em jarros simples de vidro, mas pode também decorar os jarros com uma fita de cetim ou um material mais rústico — uma ótima ideia para quem está pensando em fazer um casamento no campo.

vasos de flores para casamentos simples

DIY – Faço o seu Vaso

Outra maneira de deixar a decoração mais barata e até mesmo personalizada, é fazer você mesma os vasos dos arranjos de mesa. Você não precisa necessariamente fazê-los do zero: você pode reaproveitar objetos que você já tenha, como mason jars, garrafas de vinho ou de vidro, e até mesmo latas de tinta — não tenha medo de deixar a criatividade voar!

diy vasos de flores para casamentos simples

Eu já fiz um arranjo de mesa lindo e super fácil! Assista o tutorial abaixo:

DIY – Flores de Papel

Separei duas ideias de faça-você-mesmo de flores de papel que são super delicadas e muito simples de fazer! Você pode conferir as ideias aqui e aqui (elas foram traduzidas livremente).

Flor de papel com ornamento de árvore de Natal — Passo a passo

  1. Comece desenhando formas de flores em vários tamanhos em um papel cartão (você pode fazer formatos variados). Use esse molde para recortar várias camadas de flores em TNT bem fino, translúcido.
  2. Separe-as em grupos de 5, misturando tamanhos mas não formas, e perfure um buraco no centro de cada pilha.
  3. Pegue bolas decorativas de Natal nas cores desejadas e passe um fio de aço fino pelo suporte delas, deixando uma linha como se fosse um caule.
  4. Passe uma linha em cada grupo de flores, até que as flores cheguem na bola (o miolo). Enrosque o fio no final do caule e coloque uma fita para segurança.
  5. Monte o seu arranjo!

decoracao de mesa de casamento simples flores de papel

Magnólias de papel — Passo a passo

  1. Use o esse molde para cortar pétalas de magnólia em papel crepe (corte oito pétalas por flor).
  2. Prenda cada pétala à uma craspedia (ela vai servir como miolo e caule) e torça a ponta, colocando uma fita adesiva branca em volta.
  3. Para um resultado mais real, pegue ramos de magnólia e prenda-os à craspedia com uma fita marrom.
  4. Molde cada pétala com a mão para que elas fiquem com um formato convexo.

decoracao de mesa de casamento simples flor de papel

Lembrancinhas na mesa

Que tal se, ao invés de só entregar o bem casado, você deixasse lembrancinhas para os seus convidados nas mesas e as usasse como decoração? Em um post com ideias gringas para casamento, conto sobre trocar os famosos chinelos por meias para os convidados dançarem — você pode dispô-las já sobre a mesa em pequenas caixinhas de presente (como as das fotos), por exemplo.

decoracao de mesa de casamento simples lembrancinhas

Ou você também pode colocar docinhos, balas, ou até mesmo fazer caixinhas de presentes fofas e usá-las apenas como adornos decorativos no centro de mesa. Se você quiser, você pode ainda escrever mensagens fofas e deixar nas caixinhas para inspirar os seus convidados.

DIY – Frutas de papel machê

A ideia é transformar frutas de plástico com papel machê e criar uma decoração de mesa incrível e moderna. Você pode encontrar essa ideia aqui, e abaixo o passo a passo em tradução livre:

  1. Separe frutas falsas: maçãs, peras, limões e outras frutas de sua preferência. Escove-as com um primer para plástico e deixe secar.
  2. Depois de secas, pinte-as com tinta acrílica branca (devem ser necessárias mais ou menos duas camadas).
  3. Para criar o papel machê recorte pedaços quadrados de mais ou menos 7cm de papel higiênico. Em um recipiente, misture (em partes iguais) cola branca e água.
  4. Pincele a mistura de cola e água em uma parte da fruta e coloque uma camada de papel, procurando deixá-la o mais lisa possível. Faça isso em toda a fruta, espere secar e repita uma segunda camada — assim por diante, até atingir o resultado desejado.

decoracao de mesa de casamento simples frutas de papel mache

Decoração de festa de casamento simples

Balões grandes são uma excelente opção!

Decore sua festa de casamento com balões grandes! Você pode usá-los para montar uma parede para fotos ou decorar alguma parede do local da festa, ou você pode colocá-los sob as mesas — nesse caso você vai precisar enchê-los com hélio, a não ser que coloque os balões colados no teto.

decoracao de festa de casamento simples baloes

Para deixar ainda mais fofa a decoração, você pode encher os balões com pétalas, corações de papel ou pedacinhos de papel da cor da decoração da sua festa. O efeito fica muito bonito!

Sabe as Colmeias de papel? Elas ficam lindas!

Você pode usar as famosas colmeias de papel, seja em formato de bola ou em tiras, como nas fotos abaixo, para decorar sua festa. Você pode, por exemplo, montar uma parede de fundo para fotos, um arco ou decorar alguma mesa ou espaço da festa. Além de ser uma ideia super barata, o resultado é bem fofo e artesanal.

decoracao de festa de casamento simples sanfona de papel

Pássaros de origami

Essa ideia é para as noivas pacientes: o resultado é maravilhoso, e mesmo que seja bem simples, vai tomar um bom tempo. Você pode recrutar as amigas e a família para ajudar. Basta fazer os famosos pássaros de origami — na quantidade e cor que você achar melhor — e então você pode usá-los para montar cortinas ou colocá-los sob as mesas dos convidados também.

decoracao de festa de casamento simples passaros de origami

Fotos da família – Uma homenagem linda para quem você ama!

Ideia perfeita para quem está planejando um casamento intimista e com poucos convidados, um mini wedding: separe um espaço do local onde será a festa para colocar fotos da sua família e da família do seu noivo, ou fotos de vocês dois ao longo do relacionamento de vocês. Fofo e nostálgico!

decoracao de festa de casamento simples fotos antigas

Fitas de LED

As fitas de LED estão cada vez mais na moda, e são bastante baratas. Você pode usá-las de formas infinitas: para contornar portas ou janelas, iluminar mesas, ou até mesmo para criar jarras de luz: você coloca uma fita pequena em uma jarra de vidro, como uma mason jar, e distribui entre as mesas dos convidados como se fossem velas.

decoracao de festa de casamento simples fitas de led

Lanternas de papel

Mesmo que seja uma ideia já bastante conhecida, as lanternas de papel são um charme e merecem ser mencionadas na nossa lista de ideias de decoração de casamento simples e barato, porque elas se encaixam bem na categoria. O custo é baixo, são muito práticas e o resultado, principalmente se você dispor várias delas pelo espaço, é lindo!

decoracao de festa de casamento simples lanternas de papel

Espero que vocês tenham gostado das ideias para decoração de casamento simples e barato! Não deixe de conferir também os posts de casamento no campo, decoração de noivado e de brincadeiras para chá de panela. E não deixe de me contar nos comentários o que achou das ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. Talita Reis Teixeira e Silva disse:

    Essas dicas irão valer muito para mim que vou ajudar minha irmã a organizar seu casamento, super intimista! Obrigada Ju!!

  2. Regina Elena disse:

    Tudo muito bem gostoso de ver .Idéias para um casamento de pessoas bem diferente. Mais apaixonados pela vida. Por viver.

  3. Lizete batista disse:

    Adorei as ideias,muito bonitas.l

  4. Andréa Ribeiro disse:

    Ju, bom dia! Estou acompanhando tudo e amando cada dica. Poderia por gentileza dar dicas para casamento simples na praia e em uma casa. Meu noivo é estrangeiro e estamos pensando em alugar uma casa proximo a uma praia para fazer uma cerimônia simples somente com a familia e amigos mais intimo. Pensamos em fazer em uma casa de veraneio pois meus sogros e cunhados se hospedariam também. Poderia ser cerimônia na praia e a recepção na casa. Isso funcionária? Poderia me orientar , importante saber sua opinião e sugestao. Ah! Meu noivo é neozelandês.

    1. Juliana Santiago disse:

      Andrea, tudo bem?
      você já viu este post sobre mini wedding?
      Acho que vai te ajudar muito: https://www.blogvidadecasada.com/mini-wedding/
      Beijos,
      ju

  5. gente boa tarde, preciso de ajuda vou me casar dia 16/12 no civil e alugaremos um sitio para dia 17/12 para passarmos os dia servirei churrasco e bebidas, eu mesm e mais duas amigas faremos a decoração das mesas e do bolo vou ter que contratar, por favor me deem dicas, tem um amiga que gostaria muito de me ver casando na igreja disse que me ajudaria na igreja, mas tipo assim a decoração seria nos tambem que iriamos fazer, eu e meu marido estamos juntos a 12 anos e gostaria de fazer algo simples mas agradavel

  6. Pâmela disse:

    Boa tarde, queria uma dica pra casamento em chácara, um espaço fechado para a festa, mas para a cerimônia ao ar livre.

  7. Fernanda disse:

    Parabéns, Juliana, pela criatividade e pela generosidade de compartilhá-la conosco!
    Preciso muito saber aonde encontrar essas fitas de led que não sejam mantidas por energia elétrica – não consigo achá-las aqui em São Paulo!
    Desde já, agradeço!

  8. Amanda disse:

    Dicas maravilhosas!

  9. Marlene Borges disse:

    Adorei as dicas já vou começar a mim mover porque meu casamento será em dezembro desse ano