Casamento na Praia — Dicas e Inspirações!

26/02/18

Quem me acompanha aqui no Vida de Casada sabe que eu amo compartilhar ideias para casamento. Recentemente, separei 12 dicas para escolher o vestido de noiva. Hoje trouxe dicas para quem quer uma cerimônia que foge do comum e para os amantes do mar: vou falar de casamento na praia!

Abaixo você vai conferir dicas essenciais para você planejar bem o seu casamento; inclusive pontos que precisam de atenção quando o local da cerimônia é uma praia. Você vai conferir também inspirações de decoração e ideias para o vestido!

casamento na praia

Casamento na praia

Antes de falarmos sobre a decoração e o vestido, é importante repassar algumas dicas gerais. Afinal, quer você esteja planejando um mini wedding ou uma cerimônia tradicional de casamento na praia, essas dicas são fundamentais.

Escolha do local

Mesmo que você queira um casamento tradicional em tamanho, mantenha em mente que casamentos na praia possuem uma atmosfera mais informal e “relaxada”. Como acontece com qualquer cerimônia realizada em meio à natureza.

Até as festas mais chiques e caras, ainda possuem um toque mais descontraído. Evite locais formais, urbanos ou modernos em excesso: eles não vão se encaixar com o cenário.

dicas casamento na praia

Estação do ano

Ainda que aqui no Brasil o calor praticamente predomine o ano inteiro, existem outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazer um casamento ao ar livre, principalmente na praia.

Pesquise uma data que não chova muito, que os ventos não sejam muito fortes e que a maré não seja muito violenta. E não deixe de conferir o quão quente ou fria é a praia no horário da sua cerimônia.

Menu e bolo

Um menu com frutos do mar é a combinação perfeita para um casamento na praia. Mas também é importante fornecer opções leves, principalmente se a cerimônia for acontecer durante o dia. Incremente seu menu com sucos variados e saladas, por exemplo.

E lembre-se de falar com a pessoa responsável pelo bolo sobre o local: se for muito quente, a cobertura pode acabar derretendo, por exemplo. Uma boa opção são os bolos naked, que combinam bem com a pegada descontraída e informal do casamento na praia, e não possuem cobertura.

bolo para casamento na praia

Dress-code

Evite códigos de vestimenta muito formais, mas lembre-se de adequar a sugestão ao local onde a cerimônia vai acontecer. Se os convidados forem de fato pisar na areia, por exemplo, vestidos longos e pesados são uma péssima opção. Sugira peças mais curtas e leves e informais.

Mas caso você use um salão com vista para o mar, você já pode sugerir vestidos longos, ainda que de materiais mais leves e que combinem com uma cerimônia na praia.

casamento na praia ideias de decoracao

Palheta de cores

Existem três opções de palheta de cores que combinam muito bem com um casamento na praia. A primeira delas é uma palheta de cores vibrantes, a cara do verão. Se você e o seu noivo sonham com um casamento alegre e colorido, a combinação vai ficar perfeita!

Se vocês são apaixonados por velejar, vocês também podem optar por uma palheta inspirada em tons náuticos (azul marinho, branco, toques em coral ou amarelo). E claro, para quem gosta de cores mais delicadas, os tons pastéis combinam bem: azul bebê, cinza-claro, pêssego e branco são ótimas opções!

Flores e decoração

Vamos falar mais sobre decoração abaixo, mas uma dica geral que posso dar é de sempre levar em consideração como a cerimônia vai acontecer. Se você for caminhar pela praia, na areia, em direção ao mar, a decoração deve ser mínima; deixe o cenário falar por você.

Mantenha em mente que por mais que você faça uma pesquisa prévia e se prepare, é impossível prever com certeza como a natureza vai se comportar no momento do seu casamento. As decorações precisam aguentar um eventual vendo mais forte ou rajadas leves de água.

detalhes casamento na praia

Se você optar por uma praia pública, lembre-se também de conferir se existem restrições de decorações e horários; e de planejar bem a dinâmica da sua cerimônia.

E seja seletiva com a sua decoração. Seu casamento ainda precisa parecer um casamento, não uma loja de lembrancinhas da praia; por isso evite decorações temáticas em excesso.

buque para casamento na praia

Para as flores, escolha de acordo com sua palheta de cores. Uma palheta mais vibrante pede flores coloridas e alegres; uma palheta com tons pastéis combina bem com um buquê mais boêmio, cheio de folhas verdes — que são, inclusive, uma tendência nos casamentos!

Decoração de casamento na praia

Separei abaixo algumas inspirações de decoração de casamento na praia, incluindo ideias para buquê e bolos. Tenho certeza que você vai encontrar várias que combinem bem com o que você e o seu noivo sonham para a cerimônia de vocês!

decoracao de casamento na praia ao ar livre decoracao casamento na praia convites para casamento na praia decoracao de casamento na praia casamento na praia detalhes casamento na praia decoracao detalhes casamento na praia a noite

Recomendo também uma olhadinha no site Beach Style Weddings; eles são especializados em fotografar casamentos na praia, e tenho certeza que você vai encontrar várias inspirações por lá!

Vestido de noiva para casamento na praia

Uma das partes favoritas, mas mais difíceis para quase todas as noivas: o vestido! Para um casamento na praia, lembre-se das dicas que eu dei lá em cima. Evite vestidos muito formais e pesados; o tecido precisa respirar, ser mais levinho, aerado e você precisa conseguir se movimentar bem nele.

Se você sempre sonhou com um vestido longo, não precisa abrir mão desse sonho só porque a cerimônia vai acontecer na praia. Vestidos com tecidos soltos criam um aspecto fluído que combina muito com o próprio mar; ou seja, vai ficar lindo com o cenário ao fundo!

E lembre-se também do sapato: dependendo de por onde você vai passar, alguns saltos não vão ser uma opção muito viável. Você pode substituir ele por uma rasteirinha linda ou até mesmo uma joia para os pés!

Abaixo separei várias inspirações para você!

casamento na praia vestido de noiva vestidos e acessorios noiva casamento na praia vestidos de noiva casamento na praia roupas para convidados e noiva casamento na praia

Espero que você tenha gostado de conferir essas dicas e ideias para casamento na praia! Tenho certeza que independente do estilo, cores, vestido ou decoração que você escolher, vai ser o momento mais especial da sua vida!

Se você quer conferir outras dicas para casamento, acho que você vai gostar desses três conteúdos: O que servir em um jantar de casamento simples, letras para convites de casamento, bolo de casamento simples.

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Inspirações LINDAS!!!
    Amei cada detalhe..

  2. Gislaine disse:

    Adorei o bolo, com a decoração de cadeira de praia rsrs