Mini wedding – Ideias, dicas e sugestões

27/06/16

O post de hoje é especial para as novinhas que acessam o blog. Que tal realizar um casamento mais intimista? Com uma cerimônia somente para amigos selecionados? que conta com convidados escolhidos “a dedo” para compartilhar deste momento com o casal? Curtiu essa ideia?! Então, você precisa conhecer mais sobre o Mini Wedding.

O mini wedding (em tradução literal pequeno casamento, ou mini casamento) é um estilo de casamento que vem ganhando bastante força nos últimos anos. Por ser uma recepção menor, para até no máximo 100 (cem) convidados é algo mais intimista e reservado, ideal para quem não gosta de grandes festas e procura curtir este momento apenas com amigos próximos do casal.

Apesar do mini wedding parecer uma boa opção para eliminar pessoas chatas, listas de casamento numerosas e gastos excessivos, vale analisar se realmente este é o estilo de casamento ideal para você.  Pensando em ajudar as noivinhas, separei algumas dicas, sugestões e inspirações de mini wedding para vocês.

Neste post vamos conversar sobre o mini wedding em vários pontos e aspectos:

  • Razões para fazer um mini wedding
  • Locais para realizar o seu mini wedding
  • Inspirações de mini wedding
  • Sinais de que o mini wedding é a recepção perfeita para você e seu noivo
  • Dicas especiais para a hora de organizar seu mini wedding
  • Dicas finais para arrasar no seu mini wedding

mini wedding

Mini wedding – Dicas e sugestões

Razões para fazer um mini wedding

  1. Você vai aproveitar melhor os seus convidados

Por ser uma recepção significativamente menor, geralmente até 100 convidados, o mini wedding tem um caráter bem intimista que te permite passar mais tempo aproveitando a recepção e a festa com seus convidados. Sua lista de convidados só vai conter pessoas que são próximas e importantes para você e seu noivo, o que também permite que você curta bastante com cada um deles.

  1. É mais fácil personalizar os detalhes

Quanto menor o número de pessoas, mais fácil fica personalizar todos os detalhes de uma recepção (e mais barato também!). Você pode garantir que mínimos detalhes contem a sua história de amor de uma forma muito mais personalizada.

  1. O fotógrafo (ou fotógrafa) consegue captar momentos mais íntimos

De novo, tocamos no lado positivo de se ter menos convidados: seu fotógrafo vai conseguir capturar momentos muito mais íntimos entre você e seus amigos e família, assim como as interações da festa e recepção. Isso porque é muito mais fácil cobrir os detalhes do evento quando o número de pessoas diminui.

  1. O mini wedding é geralmente mais barato

Apesar de não ser um pré-requisito do mini wedding, ele costuma de fato ser uma opção mais barata que uma recepção tradicional para muitas pessoas. Alguns gastos permanecem os mesmos, pois independem do número de convidados, mas outros podem diminuir drasticamente, como, por exemplo, o buffet – que cobra um preço individual por cabeça.

  1. Você pode investir mais na sua lua de mel

Gastando menos, que é uma das propostas do mini wedding e uma das razões pelas quais ele vem se tornando um queridinho entre os casais, você pode investir em outras coisas, como, por exemplo, na sua lua de mel. Aumentar o tempo da viagem, o orçamento e até dar um upgrade no destino da sua viagem ou hotel.

  1. Você também pode investir mais em pequenos luxos

Outro investimento que se torna possível ao gastar menos com um mini wedding é em pequenos luxos na sua recepção sem explodir seu orçamento. Um cardápio mais refinado, acessórios mais personalizados, ou até mesmo uma decoração mais luxuosa são todos investimentos que se tornam mais possíveis com o mini wedding.

  1. Você pode optar por lugares mais inusitados

Quem nunca sonhou com um casamento em um lugar diferente, que seja a sua cara?! Porém, sabemos que alguns lugares já são descartados porque não conseguem suportar o número altos de convidados. Porém, a lista enxuta do mini wedding acaba aumentando seu leque de opções de lugares inusitados.

Locais criativos para seu mini wedding 

  1. Museu

Existem tantos museus pequenos espalhados pelo Brasil, e se o casal tiver uma veia artística, essa pode ser a opção perfeita! Procure museus privados, ou que possuam jardins ao fundo e veja se eles permitiriam uma cerimônia dentro dele e qual o número máximo de convidados.

  1. Praia

Se você morar em um lugar com praia, use e abuse dela! Caso você faça parte de um estado sem mar (como é o meu caso), cogite fazer uma recepção mais longe, às vezes um final de semana e alugue uma pousada para seus convidados na praia de sua preferência.

mini wedding praia

  1. Restaurante

Aquele restaurante que vocês foram no primeiro encontro, ou o restaurante favorito do seu noivo: por que não cogitá-lo como o local do seu mini wedding? Existem tantos restaurantes charmosos por aí, e alguns que são especiais para nós, que eles acabam se tornando uma excelente opção.

  1. Campo

Campo, interior, fazenda… Todos lugares que trazem paz interior e calma para várias pessoas. Se você e seu noivo se encaixam nesse perfil, essa pode ser a opção perfeita. Casamentos ao ar livre contam com o charme e simplicidade da mãe natureza, e com uma decoração coesa são alguns dos mais belos!

mini wedding fazenda

  1. Viagem

Algo que o mini wedding te permite fazer também é optar por um local que não seja exatamente na cidade ou estado em que você mora. Dependendo do número de convidados, você pode inclusive investir em destinos mais luxuosos ou distantes.

  1. Jardins

Jardins possuem uma beleza natural por si só, e isso os torna uma das opções mais lindas para um mini wedding. É quase uma garantia de um casamento deslumbrante e bem romântico, em meio a flores e fontes, vocês não concordam?

mini wedding jardim

Inspirações de mini wedding 

Que tal agora anotar algumas dicas e inspirações para ajudar na decoração e composição do seu casamento?

mini wedding ao ar livre Você pode fazer uso da paisagem natural ao seu favor. Na iluminação, o varal de luzes fica lindo e rústico!

mini wedding intimista Velas dão um toque intimista e sedutor à decoração. Na cerimônia ou na recepção, ficam sempre lindas!

mini wedding jardins coreto Uma boa opção para evitar chuvas leves, é fazer uso de um coreto. Em casamentos ao ar livre, use coisas naturais na decoração também!

mini wedding luzes e lanternasPense com carinho na iluminação: lanternas inspiradas nas chinesas são delicadas e dão um toque super especial, assim como luzes pequenas (como pisca-pisca) em meio às plantas!

mini wedding quadro com historiaUma das melhores coisas de fazer um mini wedding é poder acrescentar um nível ainda mais maior de detalhes e deixar tudo mais pessoal. Que tal um quadro fofo e elegante contando a história de vocês?

Sinais de que o mini wedding é a recepção perfeita para você e seu noivo 

  1. Vocês não gostam de lugares lotados ou grandes recepções

Se você e o seu noivo preferem recepções menores, não se sentem bem em lugares muito cheios ou acham muito trabalhoso planejar um evento de grande porte, o mini wedding pode ser a opção ideal para o casamento de vocês!

  1. Vocês possuem um orçamento mais enxuto

Muitos casais não querem ou nem mesmo podem investir uma quantia alta em um casamento, mas ainda assim querem uma recepção de qualidade. Nesses casos, o mini wedding se torna uma ótima opção, já que é possível economizar bastante diminuindo o número de convidados, ou até mesmo fazer uma festa super luxuosa pelo mesmo valor que você faria uma festa simples para muitos convidados.

  1. Vocês sonham em casar em um lugar que não realiza casamentos/de difícil deslocamento

Aquele restaurante perfeito no qual vocês tiveram seu primeiro encontro, ou naquele barco que vocês fizeram um passeio romântico, ou até mesmo aquela cidade que é especial para vocês. Muitos lugares não anunciam para casamentos porque não suportam um evento com 200, 300 pessoas, mas vão aceitar fazer uma recepção para 100 convidados ou menos. E para casais que querem realizar o casamento em outra cidade, a logística também fica muito mais fácil na hora de deslocar os convidados – vocês podem fechar um ônibus, por exemplo. Até mesmo se os convidados precisarem se deslocar até o local por conta própria: como você só vai convidar pessoas mais íntimas, as chances de todos os seus convidados irem é muito maior.

  1. Vocês são um casal intimista

Muitos casais são tímidos, minimalistas, não se sentem muito à vontade entre pessoas pouco conhecidas ou têm preferência por eventos intimistas e privados. Para esses casais, o mini wedding é uma opção perfeita! Afinal, as primeiras pessoas que precisam se sentir bem e felizes com o casamento, são os próprios noivos, e a cerimônia deve respeitar sempre o perfil do casal.

Dicas especiais para a hora de organizar seu mini wedding

  1. Esteja preparada para reações negativas

Sim, muitas pessoas vão achar que é loucura fazer um casamento para até 100 pessoas ou te achar bastante inocente e dizer “também tentamos fazer um casamento pequeno, mas você vai ver que é impossível”. E ainda temos os comentários negativos, que são muito comuns, afinal, nem todo mundo vai entrar na sua lista de convidados, não é mesmo? Esteja preparada para seguir em frente com a sua decisão sem se incomodar com essas reações, e foque no apoio que você vai receber de várias outras pessoas.

Observação importante! Essa é uma dica que serve para todas as noivas, ok?! É impossível agradar a todos, então foque sempre em agradar a si mesma e ao seu futuro marido, e à família próxima (como seus pais, irmãos). Afinal de contas, esse momento é para vocês!

  1. Faça com que seu noivo participe de todos os detalhes

A principal razão pela qual os noivos não participam nas decisões relacionadas ao casamento, na maioria das vezes, é porque acham que o planejamento é muito complicado, não é algo que eles têm interesse ou por pura preguiça. Porém, como o mini wedding é uma opção menos caótica que um casamento tradicional, se o seu noivo não for muito participativo, tente incluí-lo mais e puxar essa participação dele. Até porque, um dos principais benefícios de se fazer uma cerimônia mais intimista é a possibilidade de personalizar e tornar cada detalhe a cara do casal!

  1. O desafio da lista de convidados

Com certeza, o seu maior desafio na hora de planejar e organizar o seu mini wedding vai ser a lista de convidados. Prepare-se para pais chateados, afinal, você vai ter que cortar aqueles familiares distantes que você e seu noivo mal conhecem, mas que seus pais adoram; e se prepare para algumas outras chateações também: nem todo mundo vai entrar nessa lista, e nem todo mundo vai encarar isso numa boa.

Na hora de montar sua lista de convidados, tenha em mente duas coisas: o quão importante essa pessoa é para mim ou meu noivo? Eu faço bastante questão que essa pessoa vá ao meu casamento? Muitas vezes é difícil retirar convidados, mas seja sincera e objetiva (e cobre a mesma sinceridade e objetividade do seu noivo) e vai ser muito mais fácil montar uma lista com 100 convidados ou menos.

Dicas finais para arrasar no seu mini wedding

  1. Conte a história de vocês!

A ideia é que o mini wedding seja o mais personalizado possível, então coloque o máximo de detalhes que contem mais da história de amor entre você e seu noivo e garanta que a personalidade dos dois se destaque na cerimônia. É a sua chance de fazer um casamento em que todos os convidados olhem para os mínimos detalhes e digam “isso é bem a cara deles, não é?”.

  1. Curta bastante!

A parte mais importante de todas: divirta-se! De nada adianta planejar seu casamento dos sonhos, se você não se divertir. No dia do evento, esqueça eventuais problemas, ou coisas que não deram certo: tudo que você podia fazer até aquele ponto, você fez. Curta bastante com seu recém-marido (não se esqueça que toda a cerimônia é para celebrar o amor de vocês dois!) e com seus convidados! (lembre-se que você os escolheu a dedo para estarem ali porque são as pessoas mais importantes da vida de vocês!)

mini wedding em jardins

Espero que vocês tenham gostado das dicas, ideias e sugestões para mini wedding! Para todas as noivinhas: desejo que a preparação seja tranquila, que vocês tenham uma cerimônia dos sonhos e um casamento muito cheio de amor e respeito!

E quem aí faria um mini wedding? Quem vai fazer? Não deixem de me contar nos comentários!

 Confira também: Dicas do que NÃO fazer no casamento | Minha experiência como noiva | Coisas que fiz durante o casamento e amei! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Taty Amorim disse:

    Adorei todas as dicas. Me ajudou muito! Obrigada.
    Bjos.

  2. Nathalia Karoline disse:

    Ju! Parabéns, vc sempre arrasando nas dicas… Gostei muito

  3. Cananda disse:

    AMEI ESSA POSTAGEM .
    Me ajudou bastante .

  4. LIVIA disse:

    boa tarde estou desesperada vou fazer meu casamento em novembro deste ano será um mini wedding , para 30 pessoas familiares mais proximos, mas queria estar participando os nossos amigos e familiares distantes, da realizacao do nosso casamento e que receberemos visitas em nossa residencia. me manda modelos