Modal Ebook


Como Escolher o Vestido de Noiva? 12 Passos Fundamentais!

15/01/18

O dia do nosso casamento é um dos dias mais importantes e bonitos da nossa vida. Eu ainda me lembro do meu casamento e o quão especial foi aquele dia para mim. E é por isso mesmo que sempre queremos que todos os detalhes sejam perfeitos! Para te ajudar, resolvi falar de algo muito importante: como escolher o vestido de noiva.

Esse é um dos momentos mais fundamentais na preparação para o casamento, e também uma das maiores dificuldades de todas as noivas. Abaixo eu separei doze dicas fundamentais que vão te ajudar bastante antes de tomar essa decisão! Vamos conferir?

como escolher o vestido de noiva

Como escolher o vestido de noiva

Faça seu dever de casa

Fazer uma pesquisa prévia é muito importante. A não ser que você trabalhe nesse ramo, com certeza você vai se deparar com termos que você não conhece. Compre revistas de vestidos de noiva, pesquise pela internet, crie uma pasta de referências no Pinterest; saiba quais são os modelos de vestido e como eles se chamam.

Ver vestidos de celebridades — alguém cujo estilo combine com o seu — também pode ajudar. E claro, saiba antes de ir à loja como você quer se sentir com o seu vestido: moderna? Sexy? Tradicional? Como uma princesa?

vestidos de noivas de celebridades

Comece cedo

Comece a procurar o seu vestido cedo: o ideal é que seja de nove a seis meses, no mínimo, antes do casamento. Quanto menos pressão você colocar nos seus ombros na hora de escolher um vestido de noiva, melhor.

E comece literalmente cedo também. Marque de ir nas lojas na parte da manhã, que é quando elas costumam ser mais vazias. Se você já tiver se preparado com mais antecedência para a “caçada ao vestido perfeito”, você pode também marcar de ir nelas em dias de semana. Elas também costumam ser mais vazias nesses dias.

Saiba o seu orçamento

Já entre na loja tendo em mente o seu orçamento e passe ele para a consultora. Isso vai evitar que ela te mostre vários modelos mais caros do que o que você pode pagar, e também que você se apaixone por um (ou vários) deles. Se você e seu noivo já estipularam que aquele é o preço máximo, para que sofrer, não é mesmo?

E lembre-se de incluir custos não tão óbvios no orçamento do seu vestido de noiva. Não é só o valor dele que precisa entrar nessa conta. Outros gastos como costura, acessórios, limpeza, cuidados e sapatos também podem entrar.

Seja estratégica

Comece de baixo e vá crescendo. Monte uma lista com as lojas que você quer visitar, e comece pela mais barata. Faça a mesma coisa com os vestidos: comece sempre do mais barato. Quem sabe você não se apaixona por um vestido antes de chegar no limite do seu orçamento?

E lembre-se: vestidos feitos sob medida são mais caros justamente porque foram feitos exclusivamente para você. Às vezes fica mais barato comprar um modelo com a estrutura que você quer na loja, e pagar uma costureira de confiança para acrescentar os detalhes que você quer.

Planeje-se

Tenha em mente todas as informações necessárias para comprar o seu vestido de noiva. Local, dia e hora do seu casamento; se ele vai acontecer de dia ou de noite, no frio ou no calor; ao ar livre ou na igreja. Tudo isso faz diferença, então é legal já ir com as informações anotadas e passar isso para a consultora.

Ligue com antecedência para as lojas pré-selecionadas da sua lista e confira horário de atendimento, quais designers elas vendem, se elas possuem regras específicas. E não visite lojas demais; tente manter em um máximo de duas por dia.

Leve sua câmera com você (ou o celular). Espelhos nem sempre dizem a verdade, mas as lentes não mentem. Se a loja permitir, tire fotos suas usando os vestidos para ver qual fica melhor em você. Se a loja não permitir fotos, leve um caderno e anote bem os vestidos dos quais você gostou. Coloque o preço e uma descrição breve.

detalhes para vestido de noiva

Escolha bem suas ajudantes

Leve com você apenas quem for necessário. E passe um pente fino na hora de escolher. Quem for te acompanhar na procura do vestido de noite precisa ser alguém que conheça o seu estilo e te conheça também. Alguém em quem você confie e que seja sincera.

Não adianta nada chamar aquela amiga que não vai ter a coragem de te falar quando um vestido ficar feio. Ou aquela tia que vai insistir para você levar um vestido que não combina com você. E lembre-se: pessoas demais significam muitas opiniões diferentes, o que só vai acabar te estressando e mais atrapalhando do que ajudando de fato.

Vá preparada

Use uma lingerie boa e um sutiã com bom caimento no dia que for experimentar vestidos. Não só o sutiã certo faz toda a diferença em uma roupa, mas se sentir bonita enquanto você experimenta suas opções de vestido de noiva também vai ajudar.

Faça o cabelo, mas não a maquiagem. Já pensou se você acaba sujando algum dos modelos? E se você ainda não escolheu o seu penteado de casamento, vá com o cabelo o mais próximo do que você imagina que vai usar no dia: solto, cacheado, em um coque, um rabo de cavalo…

Não tenha medo de perguntar

Faça quantas perguntas precisar, e não só para as consultoras. Para você mesma também! Eu me sinto bonita, confiante e confortável nesse vestido? Consigo dançar com ele? Consigo me sentar com ele? Como ele faz eu me sentir? Ele faz com que eu fique constrangida ou autoconsciente sobre alguma parte do meu corpo?

E ofereça críticas construtivas às consultoras; seja sincera. Só assim elas vão conseguir te ajudar e encontrar um modelo que você goste e que se encaixe nas suas expectativas. Não fique com medo de magoá-las ao dizer que não gosta de X ou Y.

escolha um vestido de noiva confortavel

Confie no seu instinto

Vá com a mente aberta, mas tenha pulso firme. Alguns vestidos ficam muito mais bonitos no corpo do que no cabide, então aceite a sugestão da consultora. Ela conhece aqueles vestidos melhor do que você. Porém, nunca se deixe convencer a comprar um vestido que você não ame.

Confie no seu instinto! Você não precisa chorar igual vemos na televisão para saber que encontrou o seu vestido. Você só precisa saber. E quando souber, confie. Não adianta nada experimentar mais quarenta opções quando você já sabe que no final vai levar aquele segundo que você amou.

E se você não tem certeza sobre um vestido, não compre. Às vezes ir para casa e pensar no assunto por um dia já vai clarear a sua mente. Quando for o vestido certo, você vai saber.

Lembre-se dos detalhes

Leve acessórios que você já sabe que vai usar no dia do seu casamento. Sua avó te deu um colar que é herança de família e você quer muito usar? Você já encontrou o sapato dos seus sonhos? Leve com você quando for experimentar os vestidos. Assim você consegue descartar os modelos que não combinam com o seu acessório.

E lembre-se: a parte de cima do vestido é a que mais aparece em fotos.

passos para escolher o vestido de noiva

Experimente

Tenha em mente que é mais provável que você precisa experimentar vários modelos antes de encontrar o seu vestido. Pode ser que você se apaixone pelo primeiro? Até pode, mas as chances são bem pequenas. Portanto, experimente quantos vestidos forem necessários, sem desespero. Eles são diferentes no corpo do que parecem nos cabides; não tenha pressa.

Mas não experimente vestidos demais. Tenha um equilíbrio e confie no seu instinto. Não se force a experimentar mais vestidos do que o necessário só para “ter certeza”, principalmente se você já sabe qual vestido você quer.

Dica: comece escolhendo a silhueta que combina melhor com o seu corpo e que mais te valoriza antes de escolher detalhes.

Tenha em mente a pessoa mais importante: você!

Siga o que você quer. Apesar de todas as dicas que separei aqui ou dos conselhos das revistas, das amigas ou da sua mãe, o casamento e o vestido ainda são seus. Não escolha um vestido só porque é tendência do momento; escolha aquilo que combine com você.

E não foque nos tamanhos. Vestidos de noiva costumam ser feitos em formas menores, então pode ser que você acabe tendo que usar um tamanho maior. Mas escolha um que fique bem no seu corpo, não pelos números. Por último: teste bem o seu vestido. Ele nunca vai ser tão confortável quanto o seu pijama, mas é importante que você consiga se mexer confortavelmente com ele.

Pense nos riscos

Não compre um vestido que você vai precisar refazer. Pedir uma costureira para acrescentar detalhes é uma coisa. Pedir para ela fazer alterações muito dramáticas que mexam na estrutura ou na silhueta do vestido é outra; e é uma decisão muito arriscada, cara e muitas vezes irreversível.

dicas para escolher o vestido de noiva

Espero que você tenha gostado das dicas de como escolher o vestido de noiva! Lembre-se sempre que o mais importante é escolher algo que combine com a sua personalidade, com o seu casamento e um vestido no qual você se sinta linda!

Se você tiver alguma dica que não encontrou aqui, deixa ela nos comentários! Assim você me ajuda a manter esse conteúdo sempre atualizado. E se você conhece alguma amiga que ficou noiva agora, não deixe de compartilhar com ela essas dicas!

Quer ver mais conteúdos que vão te ajudar a se preparar para o seu casamento? Acho que você vai gostar de ler esses três:

Penteados para casamento, textos para convite de casamento e decoração de casamento simples e barato.

Beijos e até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Dicas super importantes!
    Parabéns

  2. Dicas incríveis!
    Vou passa pra uma amiga que vai casar. Muito grata por compartilhar.

  3. Joselaine disse:

    Quanto tempo eu procuro meu vestido de noiva