Temas de Festa Infantil – Dicas e Sugestões

14/06/16

Apesar de ainda não ter filhos, uma coisa que tenho certeza que vou curtir muito é preparar a festa infantil do meu filho (ou filha, rs!). Como sei que várias leitoras (mamães) buscam sugestões de temas de festa infantil, resolvi reunir várias dicas e truques para vocês arrasarem na criatividade e preparem recepções lindas para os seus pequenos!

Neste post você vai encontrar 6 ideias de temas de festa infantil e várias dicas de como aplicar o tema na decoração e cardápio. Vamos conferir?

temas de festa infantil

Temas de festa infantil

Frozen – Uma aventura congelante

Com certeza o primeiro tema que veio na sua cabeça quando você começou a ler esse post e o mais pedido entre as crianças atualmente. O sucesso do filme Frozen foi estrondoso, e até hoje vemos crianças apaixonadas pelos personagens e pela história, e meninas que querem se vestir exatamente como as princesas Anna e Elsa. Por isso, esse tema não poderia faltar. A primeira coisa para se pensar quando for fazer uma festa temática do filme Frozen, é que a decoração tem que envolver o clima que circunda a história. Pequenos flocos de neve pendurados, neve falsa espalhada pelo local da festa, gelo seco nas bebidas para que elas pareçam congelantes: existem diversas formas de aplicar o tema na decoração.

  • Cartela de cores: foque principalmente nos tons azul claro e branco, que são as principais cores às quais associamos o filme Frozen.
  • Bolo: se puder, invista em um bolo temático. Pode ser em formato de castelo, com as princesas como velas. Se não puder ou não quiser bolos que fujam do convencional, opte por uma cobertura branca (chantilly por exemplo), e coloque velas azuis (se achar, velas em formato de floco de neve darão um toque ainda mais especial).
  • Comidas: Para as comidinhas, as opções são variadas. Você pode servir mashmallows com granulados azuis, pipocas (elas podem ser chamadas de flocos de neve), sticks de cenoura com molho parmesão ou maionese (faça uma plaquinha escrito “nariz do Olaf”); você pode servir também gotas de chocolate Hershey com papel prata (os famosos “kisses”), e você pode montar uma bancada com uma placa escrito “faça seu boneco de neve” e colocar marshmallows, stiksy (um salgadinho da Elma Chips que parece um palito), gotas de chocolate e tic tac laranja – dessa forma as crianças podem montar o seu próprio boneco de neve e comê-lo depois. Uma boa opção de lanche que sustente as crianças é fazer sanduíches e colocar uma plaquinha com o pedaço das músicas do filme.
  • Bebidas: Para bebidas, por que não servir garrafinhas de água e escrever uma plaquinha dizendo “neve derretida”? Tente tornar os comes e bebes temáticos também. Isso vai fazer toda a diferença na sua festa.
  • Decoração: por mais complicado que possa parecer, é na verdade muito simples fazer uma decoração com o tema Frozen. Além de poder imprimir imagens das próprias irmãs e dos outros personagens em tamanho maior e coloca-los espalhados pelo local, você pode recortar seus próprios flocos de neve, cobrir bolas de isopor com glitter prateado, e recortar de papelão as letras de Frozen e depois cobri-las também com glitter azul.

temas de festa infantil frozen

Outro tema de festa infantil muito comum, principalmente entre as meninas, são as princesas da Disney. Você pode usar as princesas de forma geral como um tema, e procurar incluir detalhes da decoração que envolvam todas as princesas escolhidas. Mas como algumas meninas já têm sua princesa favorita, separei duas sugestões de temas das princesas mais amadas da Disney.

Branca de Neve e os Sete Anões – Princesas Disney 

A primeira princesa e também a mais clássica, não existe uma pessoa que não conheça a história da Branca de Neve, não é mesmo? Por causa dessa fama, muitas crianças de hoje em dia também acabam apaixonadas pela princesa tradicional da Disney. É também um dos temas de festa infantil mais fáceis de se trabalhar.

  • Cartela de cores: foque nas cores da própria Branca de Neve: amarelo, azul e vermelho.
  • Bolo: Assim como no caso do tema Frozen, se puder, invista em um bolo temático. Ele sempre dá um charme a mais à decoração e complementa visualmente o cardápio.
  • Cardápio: Sirva maçãs do amor, elas são o maior clássico do filme. Você pode também servir suco de maçã, gelatina nas cores vermelho, amarelo e azul, ou M&Ms também nessas cores (comidas que podem ser coloridas são sempre uma ótima opção). O ideal é investir na forma como as comidas serão expostas. Por exemplo, você pode servir batatas fritas em suportes xadrez vermelhos, cupcakes com cobertura azul e laços vermelhos.
  • Decoração: Com base na cartela de cores, garanta que os comes e bebes, mesmo que não relacionados ao filme, estejam devidamente caracterizados para que visualmente façam parte do tema da festa. Na decoração de mesa, você pode optar por uma toalha azul, guardanapos amarelos e fazer um porta garfo de maçã. Recorte maçãs em folhas de papel vermelho e complemente a decoração do local. Outra ideia muito legal é criar plaquinhas temáticas para todas as comidas. Nomeie os pratos de acordo com o filme como “Pizza do príncipe” ou “enrolados do Mestre” (vale a pena conferir os nomes dos sete anões: nomear as comidas como se fossem pratos deles acrescenta um toque legal na decoração e as crianças adoram!).

temas de festa infantil branca de neve

Cinderela – Princesas Disney 

A Cinderela é sem dúvidas uma das princesas mais queridas da Disney. Seu castelo foi o escolhido para ser uma das principais atrações do parque Walt Disney World, e ela é uma das princesas com maior destaque. E assim como a Branca de Neve, é um dos temas de festa infantil mais fáceis de trabalhar.

  • Cartela de cores: O tom principal da festa deve ser o azul claro. Crie uma cartela de cores monocromática a partir desse tom.
  • Cardápio: Com o tema Cinderela, é possível criar algumas comidas temáticas. Você pode fazer, por exemplo, pequenas vassourinhas da gata borralheira: basta pegar vários stiksy (salgadinhos da Elma Chips que parecem palitinhos), colocar um retângulo de queijo mozzarella e desfiar um pouco a ponta fazendo as cerdas da vassoura. Você também pode comprar rosquinhas ou biscoitos redondos e nomeá-los com uma plaquinha de “rodas da carruagem”. Comidas coloridas, como M&Ms e macarons azuis também são ótimas opções, pois se adequam visualmente à decoração e ao tema e não deixam de ser gostosas. Caso você queira servir um almoço ou um recheio para sanduíche, você pode servir algo como bobó ou patê, por exemplo, dentro da própria abóbora. Abuse na criatividade e faça 4 rodinhas para decorar a abóbora, assim ela vai parecer uma carruagem. Outra forma de fazer pequenas carruagens da Cinderela, é descascar mexericas, cortar pequenos talinhos de aipo e colocar como se fosse o caule.
  • Decoração: Para decoração, use bastante purpurina prateada para dar brilho aos acessórios, recorte imagens da Cinderela em diversos tamanhos e enfeite mesas, use guardanapos azuis, compre coroas prateadas baratinhas e use-as para complementar a decoração da mesa. Faça laços pequenos com fitas de cetim azul claro e coloque também para enfeitar as mesas ou as comidas servidas.

temas de festa infantil cinderela

Homem Aranha

Agora chegou a hora dos meninos!

Um dos super heróis favoritos dos meninos é o Homem Aranha. Então por que não fazer uma festa com esse tema, não é mesmo?

  • Cartela de cores: As cores principais do personagem, vermelho e azul, devem estar presentes. Lembrando que o azul é um pouco mais escuro, como um azul royal.
  • Cardápio: Para fazer um cardápio temático, você pode transformar o tradicional biscoito recheados em pequenas aranhas (cubra de chocolate chocolate e faça as perninhas). Outra sugestão é também cobrir as mini pizzas e deixá-las temáticas, basta colocar queijo por cima no formato de uma teia.
  • Decoração: Porque o Homem Aranha é bastante conhecido e um tema recorrente de festas infantis, é muito provável que você encontre todo tipo de acessórios temáticos, como pratos, copos, máscara, dentre outros que possam complementar a forma como você vai servir os comes e bebes.
  • Decoração: Basta imprimir em diversas fotos do homem aranha e cole ao longo do espaço da festa. Outra sugestão é decorar com diversas teias de aranha pelo local (você pode fazer as teias com cola quente ou tecido desfiado). Atrás da mesa principal, coloque um painel com prédios de vários tamanhos, como se fosse uma cidade, e coloque o Homem Aranha em cima de algum deles.
  • Animação: Vale comprar máscaras do personagem para distribuir entre as crianças.

temas de festa infantil homem aranha

Pirata

Dentre os temas de festa infantil mais legais, acho que uma festa de pirata estaria incluído. É um tema divertido e que as crianças gostam bastante, além de permitir muitas brincadeiras. A decoração e cardápio também não são muito complicados.

  • Cartela de cores: As cores principais podem ser branco, preto e vermelho. Você pode colocar também alguns detalhes em dourado.
  • Cardápio: Faça plaquinhas com os escritos “bolas de canhão” e “dinheiro dos piratas” e sirvam bolinhas e moedas de chocolate, respectivamente. Você também pode servir salgadinhos em formato de peixinhos (coloque uma placa com o escrito “pescado do dia”).
  • Decoração: Para decoração, use e abuse das caveiras com os dois ossos atrás em formato de “X” (símbolo tradicional dos piratas).  Compre colares metálicos bem baratos e coloque vários espalhados com moedas de chocolate. Caso você consiga arranjar um baú (ou vários), encha-os também com os colares e as moedas para parecerem tesouros piratas. Outro toque especial que você pode dar à decoração, é espalhar redes (como de pescador) nas mesas e distribuir tapa olhos para as crianças.

temas de festa infantil pirata

Lego

Um tema de festa infantil que oferece múltiplas opções de decoração e cardápio e não é tão comum de se ver quanto os outros, é LEGO. Além de ser o jogo de montar mais famoso do mundo, e algo pelo qual a maioria das crianças é apaixonada, ele é um dos melhores temas de festa infantil!

  • Cartela de cores: Festas com esse tema são coloridas, normalmente com quatro cores principais: vermelho, azul, amarelo e verde.
  • Cardápio: Pelo fato de a cartela de cores incluir quatro cores fortes e por ser um tema bem colorido, as comidas não necessariamente precisam ser quadradas ou parecidas com o formato de um lego para se encaixarem bem, basta elas seguirem a cartela de cores. Você pode fazer, por exemplo, gelatinas de sabores das quatro cores, biscoitos quadrados com cobertura das quatro cores (e caso você queira transformá-los em lego, coloque quatro M&Ms no biscoito, um em cada ponta). Você pode imprimir a imagem de um lego também e cobrir sucos de caixinha com a impressão para que eles pareçam peças de lego. Para fazer aquelas carinhas dos bonecos, cubra marshmallows de glacê amarelo e faça as feições depois.
  • Decoração: A decoração segue a mesma lógica do cardápio: o mais importante é que ela esteja de acordo com a tabela de cores. Você pode criar peças de lego em tamanho real, basta pegar uma caixa de papelão retangular ou uma caixa de sapato, cobrir ela com o papel da cor do lego que você quer fazer, e colocar três ou dois potes redondos transparentes presos em um dos lados (você pode enchê-los com gelatina também, dessa forma eles ainda serão reaproveitados ao longo da festa!). Invista também em fazer parte da sua decoração com peças reais de lego: suporte para colocar os garfinhos, um forte em volta do bolo… São diversas opções! Deixe sua criatividade fluir e volte a ser criança junto com o seu filho enquanto vocês montam a decoração da festa!

temas de festa infantil lego

Espero que vocês tenham gostado das dicas de temas de festa infantil e as várias formas de criar uma decoração e um cardápio temáticos. Tenho certeza que vocês vão fazer o maior sucesso independente do tema de festa que escolherem! Lembrem-se: o mais importante é deixar a criatividade fluir! Usem os filmes ou desenhos do tema como inspiração e tentem criar um espaço o mais real possível: é esse toque de cuidado que parece mágica aos olhos das crianças!

Confira também: Recebendo crianças: decoração e menu | Dicas para fotografar crianças | Decoração para o dia das crianças | Mensagens para o dia das crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Camila Batista disse:

    Adorei o post,Ju!!!!!
    Eu ainda não sou mãe e já busco várias inspirações tb! Kkkk
    Beijoooo, Camilinha

    1. Juliana Santiago disse:

      Camila, tudo bem??
      Que bom que gostou!
      Já temos que ir nos antecipando, não é mesmo?!
      Beijos,
      ju