Os Melhores Documentários na Netflix — 28 Sugestões!

14/11/17

Quem me acompanha aqui no blog já sabe que eu amo dar sugestões de séries e filmes. Recentemente, separei filmes de comédia e séries para assistir com as amigas, e hoje resolvi reuni os melhores documentários na Netflix para você que está procurando filmes com mais conteúdo e que te fazem refletir no final.

O propósito de um documentário é ser uma produção artística não-ficcional, ou seja: que retrata a realidade, e não uma ficção. Por essa razão, eles tendem a ser filmes ou séries mais impactantes, e normalmente contam com uma mensagem ou um propósito. Abaixo você encontra 28 sugestões de documentários excelentes presentes na Netflix.

os melhores documentarios na netflix

Os melhores documentários na Netflix

Documentários sobre natureza

The Blue Planet: A Natural History of the Oceans (2001)

Uma série-documentário bem curtinha: 1 temporada com 8 episódios. Nela, David Attenborough explora os mares, revelando detalhes da vida e dos hábitos das comunidades marinhas. Cada episódio trata de um aspecto diferente da vida no fundo do mar. A série ganhou dois Emmys (o Oscar da Televisão).

A Marcha dos Pinguins (2005)

Esse documentário conta como é a vida dos pinguins da Antártica, que já vivem em um habitat hostil: o local mais inabitável da Terra; e ainda, todos os anos os pinguins imperadores saem em uma jornada de milhares de quilômetros em pró da reprodução da espécie.

Se você gosta de documentários e filmes sobre natureza ou animais, esse precisa entrar na sua lista. Você vai se apaixonar!

documentarios na netflix marcha dos pinguis

Blackfish – Fúria Animal (2013)

Se você já ouviu alguém falando sobre o ataque da baleia orca do SeaWorld à treinadora, você também provavelmente já ouviu falar desse documentário.

E ele vale a pena ser assistido: ele mostra os bastidores de como é a vida desses animais que vivem em cativeiro, como eles são tratados, mostra um pouco da natureza extraordinária das baleias orcas e também abre nossos olhos para acidentes como esse, que não são tão comuns assim.

Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo (2014)

Cosmos é um documentário em formato de série, e consta com 1 temporada com 13 episódios disponíveis na Netflix. Nela, o astrofísico Neil deGrasse Tyson apresenta revelações sobre o tempo e o espaço. Ela pode ser vista como uma continuação ou um remake da série dos anos 80, Cosmos, que era apresentada por Carl Sagan.

Documentários sobre guerras 

O Ato de Matar (2012)

Esse documentário não é para os de coração fraco: os diretores conveceram o líder paramilitar Anwar Congo e sua gangue a encenar e recriar os assassinatos e as táticas de tortura que eles cometeram com milhões de pessoas na Indonésia, usando figurinos e efeitos especiais.

documentarios na netflix o ato de matar

O Peso do Silêncio (2014)

Se você assistir O Ato de Matar, esse documentário precisa entrar na sua lista também: após a reencenação do genocídio de cinco décadas atrás, uma família de sobreviventes descobriu como o seu filho foi assassinado e a identidade dos homens que cometeram o crime.

A partir daí, Adi, o irmão mais novo da vítima, decide enfrentar esses assassinos, que permanecem no poder e são tratados como heróis.

Os Capacetes Brancos (2016)

Esse documentário original da Netflix foi gravado em Aleppo, na Síria e na Túrquia, e acompanha três equipes de resgate voluntário que se colocam na linha para salvar civis que são afetados pela guerra. É um filme que emociona, comove e entristece um pouco, a medida que vemos a realidade violenta a qual sírios comuns são submetidos.

documentarios na netflix capacetes brancos

Documentários político-sociais

She’s Beautiful When She’s Angry (2014)

Um filme para quem gosta ou quer entender melhor sobre a luta social do feminismo: ele acompanha e conta a história de diversas mulheres que criaram o movimento na década de 60 e como elas criaram uma revolução em todos os âmbitos sociais.

The Propaganda Game (2015)

Documentário sobre a Coréia do Norte e a manipulação extrema de informação que acontence por parte do governo. Ele mostra como tanto a informação que sai para o mundo quanto a que entra e chega à sociedade é absurdamente manipulada, e os perigos que isso oferece para a situação política mundial.

documentarios na netflix the propaganda game

O Verdadeiro Custo (2015)

Um documentário que nos faz refletir bastante sobre o consumo. Ele mostra a realidade das pessoas que fabricam as roupas que usamos, e o impacto que a moda tem na vida das pessoas e do planeta também. Assim ele te oferece uma pergunta: quem realmente paga o preço pelas nossas roupas?

Documentários biográficos

Loucuras de um Gênio (2005)

Um retrato sobre a loucura, a criatividade e o amor, esse documentário conta a história de vida do artista Daniel Johnston, que desde a adolescência demonstrou um talento incomum para a música. Porém, a medida que foi crescendo e ganhando mais fama local, vários problemas psicológicos de Johnston começaram a surgir e piorar.

documentarios na netflix loucuras de um genio

O Sushi dos Sonhos de Jiro (2011)

Se você é fã de comida japonesa, ou até mesmo se você não for, mas admirar a cultura japonesa, esse documentário vai te conquistar. Ele conta a história de Jiro Ono, mestre de sushi que dedicou a vida a criar o sushi perfeito, ao mesmo tempo em que seu filho Yoshikazu lida com a pressão de tomar o lugar do pai no lendário restaurante.

Iris, Uma Vida de Estilo (2014)

Se você curte moda, você já deve ter ouvido falar da Iris Apfel. Lenda no meio da moda, Iris possui 93 anos e permanece aconselhando modelos e esbanjando seu estilo único e peculiar. Tenho certeza que você vai se surpreender com a história de vida e a forma como ela vê o mundo!

documentarios na netflix iris

Eu Sou Ali (2014)

Esse é um excelente documentário para assistir com o marido, principalmente se ele for fã de boxe: ele conta a história do lendário boxeador norte-americano Muhammas Ali, que é considerado um dos maiores da história desse esporte. Você vai conferir a trajetória dele através de entrevistas, depoimentos e áudios pessoais.

Um Mentiroso Honesto: A História do Incrível Randi (2014)

Um documentário aclamado que conta com o mágico e escapista aposentado James Randi. A medida que ajuda a denunciar e revelar causos de fraude, Randi também expõe uma vida pessoal recheada e marcada por ilusões e mentiras.

documentarios na netflix um mentiroso honesto

What happened, Miss Simone? (2015)

Esse documentário mostra a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone, que viveu de 1993 à 2003, através de gravações e imagens inéditas e raras, diários, cartas e entrevistas. Se você já conhece a música de Nina Simone, o documentário é imperdível. Mas mesmo sem estar familiarizado com o trabalho dela, vale a pena assistir!

Amy (2015)

Você já deve ter ouvido falar sobre a Amy Winehouse, e talvez até mesmo tenha escutado sobre a morte dela quando aconteceu em 2011. Esse documentário aclamado mostra a história de Amy e sua trajetória em direção ao sucesso, como ela se tornou uma celebridade mundial e isso fez com que seus problemas com o álcool e com as drogas piorassem.

É impossível não se emocionar com a história!

documentarios na netflix amy

Making a Murderer (2015)

Esse documentário original da Netflix também é em formato de série e conta com dez episódios, todos girando em torno da história de Steven Avery, um homem que foi condenado à prisão por um crime violento. 18 anos depois, a polícia descobre evidências que indicam que Steven é inocente, e ele é liberto.

Porém, ele logo se torna o principal suspeito de outro assassinato.

Vida, Animada (2016)

Um documentário para se emocionar que conta a história de Owen Suskind, um menino autista que passou anos sem falar, até que foi saindo de sua solidão ao ser imerso em filmes animados da Disney. Aos poucos, a família consegue se conectar com Owen entrando nesse universo e se comunicando com ele através dos diálogos e canções dos filmes.

documentarios na netflix vida animada

Documentários sobre medicina e psicologia

Bullying (2011)

Quer entender melhor como funciona o bullying que hoje em dia é tão falado? Esse documentário acompanha a vida de cinco adolescentes que vivem assédio diário, seja ele verbal, físico ou psicológico. O filme te oferece uma visão amedrontadora da realidade que a maioria dos jovens enfrenta hoje nas escolas, ônibus escolares ou lanchonetes.

Alive Inside (2014)

Para se emocionar, esse documentário conta de uma organização sem fins lucrativos, Música e Memória, que prova que a música tem capacidade de combater a perda de memória. Sendo assim, Dan Cohen e Oliver Sacks mostram a mudança na vida de vários pacientes de um lar de idosos através da música, tudo isso com depoimento de especialistas.

documentarios na netflix alive inside

Os Irmãos Lobo (2015)

Esse documentário vai te surpreender: ele conta a história dos irmãos Angulo que passaram a vida trancados em casa pelo pai, aprendendo tudo sobre a vida através de filmes que eles assistiam repetidamente de forma obsessiva. Porém, as coisas começam a mudar quando um deles, Mukunda, desrespeita as regras impostas pelo pai e decide andar pela vizinhança.

Documentários variados

A Um Passo do Estrelato (2013)

Você já pensou como é a história das pessoas que estão por trás das grandes músicas? As “backup singers”, ou cantoras de apoio, quase nunca são reconhecidas por seus nomes, e vivem em um mundo além dos holofotes, apesar de contribuirem para algumas das canções mais famosas de todos os tempos.

O filme retrata a realidade dessas cantoras na indústria da música.

Advanced Style (2014)

Moda não tem idade—alguém já te falou isso? Para essas senhoras entre 62 e 95 anos, isso é verdade. Filmado ao longo de três anos, esse documentário mostra a vida e realidade de um grupo de senhoras cheia de cores e vida, que desafiam conceitos convecionais sobre beleza e juventude em uma sociedade que é obcecada por se manter jovem.

documentarios na netflix advanced style

Deep Web (2015)

Você conhece a Deep Web? Se você já ouviu falar, com certeza sabe dos perigos desse espaço “abaixo da superfície”. E esse documentário oferece exatamente uma visão interessante da captura, prisão e julgamento do suposto criador do Silk Road, um mercado negro online de drogas que foi criado na Deep Web.

Chef’s Table (2015)

Essa série-documentário original da Netflix vai surpreender os amantes da boa cozinha: nela você faz um mergulho na mente de seis aclamados chefs de cozinha: Ben Shewry (Austrália), Magnus Nilsson (Suécia), Francis Mallmann (Argentina), Niki Nakayama (Estados Unidos), Dan Barber (Estados Unidos) e Massimo Bottura (Itália).

documentarios na netflix chefs table

Minimalism: A Documentary About the Important Things (2015)

Você já parou para pensar em como seria sua vida com menos? Esse documentário traz exatamente esse questionamento: a dupla do site The Minimalists mostra detalhes e lados de uma vida minimalista, te ajudando a conhecer um pouco mais sobre esse estilo de vida.

Abstract: The Art of Design (2017)

Esse documentário-série original e novo da Netflix é como o Chef’s Table, mas voltado para o universo do Design: nele você vai entrar na mente visionária de alguns dos designers importantes, inovadores e criativos da atualidade. Profissionais que criam tendências que impactam a nossa realidade e moldam o nosso futuro.

É muito interessante, principalmente para quem curte design, arquitetura e fotografia.

documentarios na netflix abstract the art of design

Espero que você tenha gostado dessas 28 sugestões de documentários da Netflix. Apesar de não serem filmes tão leves quanto comédias românticas, são filmes que nos inspiram e muitas vezes nos fazem refletir.

Quer mais sugestões de filmes e séries para um cinema em casa? Separei três posts que acho que você vai curtir:

Os melhores filmes românticos, séries para ver em casal na Netflix e filmes com mulheres fortes.

Não deixa de comentar aqui o que você achou. Se você sentir falta de algum documentário nessa lista, compartilha aqui nos comentários também, assim você me ajuda a manter o post sempre atualizado!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário