Decoração de Home Office e Ergonomia

30/10/18

Você também ama dicas de decoração? Então esse conteúdo é para você! Quem me acompanha aqui no blog sabe que amo compartilhar dicas de decoração variadas, e dicas de bem estar. Hoje resolvi unir as duas e falar um pouco sobre: decoração de home office e ergonomia.

Eu que trabalho de casa posso afirmar que é muito importante lembrarmos do nosso bem estar quando pensamos e planejamos o nosso espaço de trabalho em casa. Quer entender o que é ergonomia e conferir as dicas? É só continuar lendo!

escritorio ergonomico

Decoração de home office e ergonomia

O que é ergonomia?

Antes de falarmos sobre como criar uma decoração levando em conta ergonomia e bem estar, precisamos entender o conceito. Ergonomia o estudo da relação entre a pessoa e seu trabalho, incluindo o ambiente onde ela trabalha. 

Ou seja, a ergonomia ajuda na sua segurança, conforto e saúde. O principal objetivo deste estudo é fazer alterações nos ambientes e nas condições de trabalho que gerem o bem-estar do trabalhador. Muito legal, não é? 

Entenda melhor o que é ergonomia aqui.

Como aplicar a ergonomia no home office? 

Para a aplicar a ergonomia é muito simples. Você já encontra diversos estudos na internet sobre os mais variados aspectos que afetam o trabalho: ventilação, iluminação, tamanho mínimo de móveis…

Caso você queira um projeto mais complexo, é sempre legal fazer uma pesquisa prévia ou consultar um profissional da área, como um designer de interiores ou um arquiteto.

Vale sempre a pena conferir caso você esteja na dúvida. Mais para baixo separei algumas medidas básicas para você começar o seu home office. Mas antes, separei dois passos fundamentais para quem vai pensar em um ambiente ergonômico: 

Tenha as medidas em mãos

É impossível pensar em ergonomia sem falar em medidas. Antes mesmo de escolher móveis e cadeiras, meça bem o espaço do seu escritório. Faça um desenho (não precisa ser nada profissional) para entender quais as medidas máximas que cada móvel, adorno ou objeto pode ter.

Além de levar as medidas, leve também sua trena para as compras. Assim você pode medir tudo que você gostar e conferir com aquelas medidas mínimas e máximas que você já tem.

decoracao de home office

Priorize o seu conforto e saúde

Outro passo fundamental para pensar ergonomicamente, é lembrar-se do conforto. Pode ser que uma cadeira seja maravilhosa, mas pouco funcional para o dia a dia em um home office. Lembre-se que você vai trabalhar naquele espaço.

Por isso, deixe a cadeira bonita, mas desconfortável, para outro ambiente onde ela pode ser mais decorativa. Opte por móveis com as medidas e requisitos mínimos para o seu conforto.

Decore o home office levando em conta ergonomia e bem estar

Cuidado especial com cadeira e mesa

A primeira dica de decoração ergonômica para home office tinha que ser sobre o mobiliário principal. Ao procurar cadeiras de escritório, escolha com cuidado uma que te proporcione conforto. Vai fazer toda a diferença.

Para isso, prefira as cadeiras com rodízio e regulagem de altura no banco. Escolha também uma na qual você consiga se sentar a 90º se sentindo confortável. Procure materiais duráveis e fáceis de limpar, como couro ou couro sintético. 

No caso da mesa, o ideal é que ela tenha no mínimo entre 70 e 75cm de altura, e pelo menos 75cm no vão onde vai ficar a cadeira.

A profundidade depende de como você vai utilizá-la, mas é bom manter algumas medidas em mente. O monitor, por exemplo, deve estar a pelo menos 50cm do seu rosto. Também é preferível que você consiga apoiar os braços e cotovelo tranquilamente.

E pense sempre no resto do espaço: às vezes é melhor deixar de colocar uma estante ou móvel se você achar que vai prejudicar a circulação do seu escritório.

cadeiras de escritorio

Lembre-se da ventilação

Outro ponto importante na ergonomia é a temperatura. O ideal para os escritórios é que estejam entre 20ºC e 23ºC. Caso optar pelo ar condicionado não seja uma opção, você pode investir em um ventilador de teto. 

Ventilação cruzada também é outra opção interessante. Se o seu escritório não for em um quarto pequeno e fechado, você trabalhar com ela. O princípio é simples: que tenham dois pontos de ventilação (janelas) em pontos cruzados do ambiente.

Muito importante: iluminação

A última dica que relaciona a decoração com a ergonomia é sobre a iluminação. Sempre falo aqui no blog da importância dela, e hoje preciso frisar. Quando pensamos em ergonomia, que é o bem estar no trabalho, a iluminação é essencial. 

O seu home office precisa ser bem iluminado para que sua vista não seja prejudicada, principalmente se você trabalhar com computador ou lendo muitos documentos. 

Faça uma mistura de spots, luminárias… Prefira uma iluminação mais branca e clara, que te permita não forçar a vista. Na dúvida, você sempre pode procurar um profissional para que ele  ou ela faça um projeto luminotécnico para você. 

decoracao de home office e ergonomia

Espero que você tenha gostado de conferir as dicas de decoração de home office levando em conta ergonomia e bem estar! Falo por experiência se própria: se preocupar com isso faz toda a diferença no dia a dia do seu trabalho em casa.

Não deixe de conferir também o meu conteúdo com inspirações de home office. Lá tem várias imagens legais que podem te inspirar bastante na hora de decorar o seu!

Beijos e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *