Como Deixar sua Casa Mais Aconchegante — 23 Dicas!

07/02/17

Como vocês sabem, eu amo compartilhar dicas de decoração com vocês! Já separei dicas para decorar apartamentos pequenos, decorar banheiros pequenos, decoração de sala de estar e até mesmo decoração de cozinha aqui no blog. Mas como às vezes queremos mais conforto no dia a dia, principalmente em nossa casa — que é o nosso refúgio, separei dicas de como deixar sua casa mais aconchegante.

Abaixo, vocês vão encontrar 23 dicas e truques que ajudam a deixar sua casa mais confortável aos olhos, mais convidativa e aconchegante. Separei dicas para quartos e salas, principalmente, mas você pode aplicar várias delas nos outros cômodos da casa também! Vamos conferir?!

como deixar sua casa mais aconchegante

Como deixar sua casa mais aconchegante

Opte pela madeira

Dentre todos os revestimentos e materiais, a madeira é um dos mais convidativos e aconchegantes. Um piso ou uma parede de madeira, criam uma sensação de um espaço mais intimista e acolhedor, o que gera também uma sensação de conforto. Se você não quiser ou não puder usar madeira em grande escala, como nos pisos ou paredes, tente acrescentar em detalhes: móveis, camas, cabeceiras, mesas de centro ou de jantar, etc.

decoracao aconchegante madeira

Dê uma chance aos tons escuros

Como já falei no post de decoração de apartamento pequeno, o ideal para fazer com que um espaço pequeno pareça maior, é fazer uso de tons e cores mais claras, pois elas ampliam o espaço. Porém, no caso de conforto, as cores e os tons escuros são seus maiores aliados: um quarto com tons mais escuros, por exemplo, é incrivelmente convidativo, passando uma sensação de ótimo lugar para um refúgio ou descanso.

decoracao aconchegante tons escuros

Invista em tapetes e monte camadas

Já mencionei aqui no blog em um post sobre o uso de tapetes na decoração como eles ajudam a criar um espaço mais aconchegante e acolhedor. Isso porque ele cria uma espécie de camada sob o piso frio, e brincar com essas camadas é uma ótima ideia para ampliar o efeito de conforto que os tapetes oferecem: colocar um tapete um pouco mais duro sobre o chão, e contrapor com um tapete mais fofo e macio por cima, por exemplo, é um jeito eficiente de usar as camadas de tecido ao seu favor.

decoracao aconchegante tapetes

Cortinas de tecido são sempre uma ótima opção!

Quando estamos falando de decoração aconchegante, tecidos nunca são demais. Eles contrapõem a frieza e a inflexibilidade que vem das paredes e pisos, e criam uma sensação de um espaço mais humanizado. Por isso, nada melhor do que investir em cortinas de tecido para um quarto ou sala mais aconchegante — e eu já separei dicas de como usar cortinas na decoração aqui no blog!

decoracao aconchegante cortinas

Espalhe cobertores e mantas

Essa dica vale principalmente para os quartos, mas também pode ser usada em salas e escritórios: compre cobertores de tamanhos e texturas menores e mantas de tecidos macios, e espalhe eles pelos móveis. Ao invés de usar capas de sofá, por exemplo, você pode comprar um cobertor pequeno de pele falsa ou uma manta de algodão.

decoracao aconchegante cobertores e mantas

Iluminação intimista

Como já falei em diversos posts de decoração aqui no blog, a iluminação tem extrema importância no resultado final da decoração do seu espaço. Ela pode te ajudar a criar um espaço mais amplo, limpo, e também um espaço mais acolhedor, caso você opte por uma iluminação intimista — você pode fazer uso de um dimmer para controlar a intensidade da luz, por exemplo.

decoracao aconchegante iluminacao intimista

Opte por tecidos naturais

Mesmo que o uso de qualquer tecido já ajude na criação de um espaço mais aconchegante, existem tecidos mais frios e existe também uma diferença considerável entre tecidos sintéticos e naturais. Tecidos naturais possuem um toque mais agradável e macio, e são mais flexíveis e maleáveis, portanto se puder escolher, dê preferência a eles.

decoracao aconchegante tecidos naturais

Dê um toque pessoal ao espaço

Nessas horas, projetos DIY são os seus melhores amigos. Eles dão um toque mais pessoal ao espaço, pois são objetos feitos por você ou por alguém que você conhece, e um ambiente mais pessoal é também um ambiente mais humanizado e aconchegante. E caso você não goste de projetos de faça-você-mesmo, procure deixar toques da sua personalidade pelo espaço de outras formas!

decoracao aconchegante toques pessoais

Considere um dossel para o quarto

Apesar de o dossel ser algo mais dramático, ou em alguns casos parecer uma medida mais extravagante, se feito com tecidos mais delicados e uma estrutura mais simples, ele pode trazer muito conforto e aconchego para um quarto, sem transformá-lo em algo exagerado ou desnecessariamente colonial.

decoracao aconchegante dossel

Espalhe almofadas (e travesseiros)

Uma dica ótima e bem simples de ser realizada até mesmo por quem já tem uma decoração pronta e quer só trazer elementos mais aconchegantes para dentro de casa, é espalhar almofadas (e travesseiros no caso de quartos) ao longo dos móveis: um sofá recheado de almofadas e uma cama com vários travesseiros passam uma impressão de conforto muito maior.

decoracao aconchegante almofadas e travesseiros

Misture texturas

Misturar diferentes texturas é também um jeito simples de trazer mais conforto e aconchego, até para quem não quer redecorar todo o espaço. Isso porque a mistura quebra a estabilidade e a rigidez de texturas iguais, e traz mais fluidez e dinamismo ao espaço. Nesse caso, dê preferência a texturas suaves e macias, apesar de todas elas serem válidas!

decoracao aconchegante texturas

Dê um toque de vida com a ajuda de plantas

Como já falei aí para cima, um espaço mais humanizado passa uma maior impressão de acolhimento e aconchego — quem se sente totalmente à vontade em espaços rígidos e estáticos, como bancos ou hospitais? Um bom jeito de trazer vida ao espaço é com a ajuda de plantas. Você pode fazer um jardim suspenso ou um jardim de inverno, por exemplo. E mesmo que você não seja muito bom em cuidar delas ou não tenha muito tempo disponível, existem várias espécies que exigem cuidados mínimos!

decoracao aconchegante plantas

Misture o antigo com o novo

Apesar de ser possível fazer uma casa moderna que seja aconchegante, é um desafio muito maior. Isso porque a maioria das coisas que representam a modernidade na decoração, são mais estáveis e frias, além de serem mais tecnológicas, e consequentemente menos humanizadas. Porém, objetos de decoração antigos e vintage trazem uma sensação maior de aconchego, principalmente por serem, em grande parte, feitos de madeira e materiais mais tradicionais, ou possuírem o aspecto de antiguidade, o que traz um toque pessoal para o espaço.

decoracao aconchegante vintage

Tons terrosos

Outros tons que você pode investir se estiver buscando um espaço aconchegante, são os tons terrosos: verde escuro, verde musgo, diversos tons de vermelho, laranja e amarelo… Por serem tons mais quentes, esse calor é muitas vezes compreendido por nós como aconchego. Porém, não confunda com tons vibrantes: os tons terrosos são mais discretos e escuros, enquanto tons vibrantes trazem movimento e excitação, que contradizem a ideia de aconchego e tranquilidade.

decoracao aconchegante tons terrosos

Cabeceiras de cama almofadadas

Aqui no blog já falei sobre cabeceiras de cama na decoração do quarto, e as almofadadas são uma excelente opção para trazer mais conforto ao seu espaço! Isso porque elas ajudam a quebrar um pouco rigidez que as paredes normalmente possuem, e se tornam uma camada de tecido e estofado entre a cama (que é um símbolo de conforto) e a parede (que representa dureza e rigidez).

decoracao aconchegante cabeceiras de cama estofadas

Preocupe-se com a disposição dos móveis

Um detalhe importante, principalmente em salas de estar, é a forma como dispomos os móveis. Só isso já pode fazer uma diferença absurda na forma como você percebe o seu espaço. Para um resultado mais aconchegante, garanta que os móveis conversam entre si para que haja fluidez. Como no caso das cadeiras: coloque-as inclinadas nas direções umas das outras para formar um fluxo, e não estáticas, viradas para direções diferentes.

decoracao aconchegante disposicao dos moveis

Acrescente toques femininos

Essa é uma ótima dica para nós mulheres: estampas florais e cores suaves e femininas ajudam a fazer do espaço um lugar mais aconchegante também! E os “toques femininos” podem ser tanto em detalhes, como vasos de flores ou almofadas com estampas florais, como podem ser aplicados em grande escala nos espaços, através de papéis de parede ou cores femininas.

decoracao aconchegante toques femininos

Invista em boas e confortáveis roupas de cama

A cama, como falei ali em cima, é quase um símbolo de conforto. Ela precisa parecer aconchegante e convidativa, senão perde o seu principal propósito de ser um “recanto de descanso”. Portanto, vale a pena investir em roupas de cama confortáveis e gostosas, como cobertores, almofadas e travesseiros fofinhos, que passam aquela sensação de “estar nas nuvens”.

decoracao aconchegante roupa de cama

Se for de branco, crie camadas

Apesar de ter sugerido tons escuros e tons terrosos mais para cima, é bastante possível criar espaços aconchegantes com cores e tons claros, e até mesmo com um espaço todo branco. Porém, esqueça móveis e objetos rígidos: o principal fator que transforma um ambiente de impessoal e frio para acolhedor e aconchegante, é a sensação de conforto que ele nos traz. Portanto, se você é fã de espaços brancos, crie camadas de tecidos para “quebrar” a rigidez e frieza do espaço!

decoracao aconchegante branco com camadas

Coloque um papel de parede convidativo

O papel de parede, como já falei diversas vezes aqui no blog, é quase um coringa da decoração. Ele consegue transformar o seu espaço, e é muito prático de comprar, aplicar e cuidar. No caso de trazer conforto, busque papéis de parede mais convidativos, femininos ou calorosos. Evite linhas verticais, que são mais estáveis e formais, e evite a mistura de retas horizontais com verticais, que é mais rude e inflexível.

decoracao aconchegante papel de parede

Crie pequenos cantos acolhedores

Uma ótima ideia, principalmente para quartos de crianças e adolescentes, é fazer um bom uso de cantos e torná-los “refúgios acolhedores”, como na imagem abaixo. Você pode fechá-los com cortinas ou deixá-los em aberto e só delimitar o espaço com iluminação ou com uma moldura de gesso feita na própria parede e teto, por exemplo.

decoracao aconchegante crie cantinhos

Use livros na decoração

Assim como já falei no post de adornos para decoração, os livros são um ótimo jeito de decorar a nossa casa, e por trazerem um toque mais pessoal e humanizado para o espaço, acabam também trazendo uma sensação de aconchego maior! Fora que é uma das dicas de decoração mais fáceis de se pôr em prática, não é mesmo?

decoracao aconchegante livros

Misture padrões e estampas

Por último, mas não menos importante, uma dica também simples de ser colocada em prática, até mesmo por quem só quer mudar detalhes da decoração, é a mistura de padrões ou estampas. Lembre-se que é preciso quebrar um pouco a estabilidade e trazer mais movimento para os espaços parecerem mais aconchegantes. Um espaço estático, que parece que ninguém passa tempo ali, ou que não pertence a ninguém, é também um espaço frio, impessoal e rígido.

decoracao aconchegante mistura de estampas e padroes

Espero que vocês tenham gostado das dicas de como deixar sua casa mais aconchegante e convidativa! Todas elas se baseiam nas mesmas coisas: sensação de conforto, humanização e quebra de estabilidade com a ajuda da decoração. Não deixem de comentar quais dicas vocês mais gostaram, quais vocês já usam em casa e se eu tiver me esquecido alguma, me contem também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Bom dia!

    Muito show as dicas, eu particularmente gosto de decorar a minha casa alternando as almofadas na sala e quarto. Top demais as dicas