Dicas, ideias e truques de decoração de sala de estar

30/07/15

Se tem um tema que eu adoro é decoração! Adoro maneiras de incrementar e deixar minha casa ainda mais minha cara. Porém, muitas vezes mesmo com uma necessidade de mudar ainda, ficamos sem ideias e inspirações. Foi pensando nisso que resolvi reunir algumas dicas e truques de decoração de sala de estar.

Dicas de decoração de sala de estar

sala de estar

Os primeiros passos para a decoração do seu ambiente!

1) Antes de tudo: Analise a utilidade da sua sala

O primeiro passo para decorar a sua sala de estar é analisar qual será a verdadeira utilidade do espaço. Você vai usar somente para receber os convidados? ou vai usar também como sala de TV? Antes de decorar o ambiente tenha em mente qual será a verdadeira utilidade do seu espaço. Depois disso, é hora de decorar!

decoração sala de estar

2) Repare na circulação:

A decoração  do ambiente é muito importante. Porém não esqueça que excesso de móveis pode incomodar. Observe as proporções do seu espaço e faça as escolhas certas.

Papel de parede sala de estar

3) Cuidado com a cores:

Móveis e detalhes coloridos estão super em alta, porém eu ainda compartilho que móveis e sofás devem ter uma base neutra. Para quem gosta de cor, minha dica é incrementar nos detalhes como almofadas e adornos.

Sala de estar

4) Busque móveis do tamanho da sua sala:

Tenha consciência do tamanho do seu espaço e verifique se os móveis que você deseja incluir na sua sala de estar possuem medidas e tamanhos ideias para o seu ambiente. Um erro comum é o tamanho do sofá, geralmente as pessoas compram o item por impulso e não verificam se as medidas do modelo escolhido comportam no ambiente.

sala de estar

O que usar na decoração de sala de estar?

1) Abuse nos espelhos

O tradicional espelho é um item de decoração fundamental para quem deseja criar amplitude na sala e dar a “ilusão”de um espaço maior. Para quem tem uma sala de estar pequena, é uma ótima opção.

sala de estar espelho

2) Tenha um painel

Eu já mostrei os detalhes do meu painel da sala de estar aqui no blog (posts – aqui e aqui). Eu adoro este tipo de móvel, acho prático, bonito e moderno. Acredito que hoje em dia não há quem se casa ou mude de apartamento que não resolva acrescentar um painel para compor a sala de estar. O ideal é você pode fazer um painel planejado para o seu ambiente, mas se preferir você também pode optar por  algum modelo vendido já pronto. Um tipo de painel que eu também amo, é o de mármore travertino.

decoração sala de estar 2

3) Tenha um bom sofá

Sofá é um dos itens que eu mais me preocupo em casa. Tem coisa pior do que escolher um sofá que não é confortável? duro? Eu sou daquelas que gosta do sofá que “abraça”, sabe? Os meus modelos favoritos são aqueles que têm uma das extremidades maiores e tem espaço para esticar as pernas, rs!

decoraçao de sala de estar

4) Acrescente quadros

Eu sou apaixonada por quadros. Adoro a forma que eles decoram e incrementam qualquer ambiente. Confesso que o meu marido tem que me segurar, porque se dependesse de mim furava todas as paredes da sala! Por isso, se existe um item de decoração indispensável para mim são eles. Procure um modelo que você goste e que combine com você!

quadros sala de estar

5) Papel de parede pode ser uma excelente opção

Eu sou apaixonada por papel de parede. Acho um recurso de decoração lindo e super moderno. Na sala de estar você pode abusar de tons escuros e com estampas geométricas. Busque um modelo que acompanhe o estilo da sua sala e mãos a obra!

sala de estar com papel de parede

6) Acrescente Cor da Parede

Agora se você não quiser usar papel de parede, uma ótima opção é pintar a parede da sala da cor da sua preferência. Eu adoro e fica lindo!

Sala de Estar com parede pintada

7) Mesa de centro

Mesmo minha sala de estar também sendo sala de TV, um móvel que não dispensei na decoração do meu apartamento foi a mesa de centro. Acho que ela que transmite aquela carinha de “sala de estar” no ambiente. Como minha sala não é muito grande, escolhi o modelo retangular, porque ocupa menos espaço.

salas-de-estar-pequenas-projetadas-por-profissionais-de-casapro

8) Abuse nos adornos

Não esqueça que a sua sala de estar precisa de enfeites. Infelizmente não adianta você optar por móveis lindos e esquecer de incrementar cada um deles. Eu adoro decorar com vasos coloridos, livros e revistas, peças em madeira, lupas, pesos de papel… (já fiz um post com dicas aqui)

 sala de estar adornor

9) Use poltronas e cadeiras

Eu adoro cadeiras e poltronas para completarem a decoração das salas. Você pode usá-los como “divisores” de ambiente. Sabe quando você quer separar o ambiente da sala de estar com o da sala de jantar?! Eles são uma excelente opção! O legal desse tipo de móvel e que ele  é bem versátil na hora de receber em casa, ou seja,  caso você precise de espaço para os seus convidados circularem melhor e ficaram mias confortáveis, você pode arrastar as poltronas os cadeiras e colocar em uma posição mais confortável.

decoração sala de estar 4

10) O puff pode ser um ótimo amigo!

Os puffs são um excelente investimento tanto para quem possui uma sala de estar pequena, quanto uma grande. Para salas maiores eles são usados para acomodar os pés ou então como uma mesinha de apoio na hora de receber amigos. Agora, já no caso de apartamentos pequenos, eles funcionam como uma poltrona e atuam como um aliado na hora de acomodar mais convidados com conforto.

Sala de estar com puff

11) Não esqueça das cortinas e persianas

Para finalizar a sua decoração não esqueça das cortinas ou persianas. Elas são um elemento decorativo, porém também de conforto para quem deseja fazer da sala de estar a sala de TV. Já fiz um post bem detalhado sobre cortinas clique aqui e confira!

decoraçao sala de estar

12) Finalize com o tapete!

Um item indispensável para finalizar a decoração do seu ambiente são os tapetes! Eles deixam a sala de estar mais aconchegante, intimista e confortável!

ssala de estar pequena

Bem espero que tenham gostado de conferir algumas dicas para decoração de sala de estar! Conte-me nos comentários o que achou, quero muito saber!

Fotos: Casa Abril, Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 Comentários

  1. sandra fassina disse:

    Obah obah!!!amamos decoracao ju!!!nossa suas dicas sao maravilhosas tbem amo papel de parede coloquei na minha sala de jantar e estar um q ? 3d imita pedra!!!show!!!deu outra cara para as salas!!!continue nos inspirando com suas dicas incriveis vc sempre nos presenteando com seus posts incriveis!!!bjaum sandra/maringa pr

    1. Juliana Santiago disse:

      Sandra, tudo bem?!
      Que legal esse papel de parede da sua sala!
      Fiquei curiosa e quero muito ver!!!
      Obrigada pelo carinho e por acompanhar!
      Beijo grande,
      Ju

  2. sandra fassina disse:

    Ju asssiti ao video do aspargo ..qual o tempo de cozimento dele na panela…o meu ficou duro..acho q cozinhei pouco….o seu ficou por qto tempo??bjaum sandra

    1. Juliana Santiago disse:

      Sandra, tudo bem?!
      Espero começar a ferver e já tiro…
      Você colocou no forno??
      Beijo grande,
      Ju

  3. Amanda disse:

    Olá Juliana, quando sai o post da mesa do dia dos pais que vc disse que ia fazer, podia não demorar pra liberar pra que possamos ter um tempo hábil para nos inspirarmos. Beijos adoro seu blog!

    1. Juliana Santiago disse:

      Amanda, tudo bem?!
      Acabei de postar! Espero que goste… Essa semana vou fazer várias coisas de dia dos pais!
      Beijo grande,
      Ju

  4. sandra fassina disse:

    Posso te mandar a foto da sala ju !!!como posso te mandar?!bju

    1. Juliana Santiago disse:

      Sandra, tudo bem?!
      Pode mandar sim!
      Beijo grande,
      Ju

  5. Isabela Redi disse:

    Eu acho que extrema importancia fazer todo um planejamento antes de decorar, economiza tempo, dinheiro e dores de cabeça. Então amei suas dicas!
    To entrando no mundo de blogger agora, e posto varios tutoriais, e recentemente postei sobre os principais erros na hora de decorar !
    Seria um prazer ter uma visita sua lá!
    http://www.dolixoaoluxo.net

    Parabens pelo trabalho!
    Beijos

    1. Juliana Santiago disse:

      Isabela, tudo bem?!
      Nossa realmente organização e planejamento é tudo, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  6. maria disse:

    Ola amei amei as dicas.
    mas tenho 1 duvida, em questao de proporção.
    minha sala tem 5 x 2,80
    tenho um sofa de linhas retas de linho claro, de 2,40 m.
    estou procurando as poltronas, que vão ficar de frente pare ele.
    minha duvida é , seria melhor as 2 poltronas, com 80 de largura ou 100cm ?!
    na outra parede ficara apenas a poltrona e uma mesinha lateral
    obrigada

    1. Juliana Santiago disse:

      Maria, tudo bem?
      Acredito que o de 80 vai ficar melhor… 😉
      Beijo grande,
      Ju

  7. Pedro José disse:

    Muito boa as dicas, gostei muito, inclusive eu também utilizo vários quadros na parede da minha sala para dar uma incrementada, olha que bacana os quadros decorativos desse site > https://enquadrarte.com.br

  8. Bia disse:

    Eu adorei as dicas, já estou até animada pra mudar minha decoração

    Parabéns pelo blog
    😉

    1. Juliana Santiago disse:

      Bia, tudo bem?!
      Fico feliz em saber que o post te animou!
      Sucesso com a decoração
      Beijo grande,
      Ju

  9. MAYRE disse:

    OLÁ JULIANA, ADOREI SUAS DICAS.PODE ME AJUDAR TENHO UMA SALA DE ESTAR QUE NUNCA USO E QUERIA TRANSFORMA-LA EM SALA DE TV . ELA TEM UMA JANELA EM PARADE E UMA VARANDA QUE DÁ PARA RUA, PENSO EM ANULAR ESTA JANELA QUE DÁ ENTRADA PARA MINHA CASA E FICAR SOMENTE COM A PORTA PARA VARANDA, ASSIM APROVEITO MAIS O ESPAÇO.O QUE DEVO FAZER?

    1. Juliana Santiago disse:

      Mayre, tudo bem??
      Adorei a sua ideia de tirar a janela da varanda. Porém você precisa de fechar a varanda para ampliar a sua sala… Sugiro você fazer um painel bem grande e colocar a TV, além de incluir uma mesinha de centro e um sofá bem confortável.
      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Beijo grande,
      ju

  10. Fábio disse:

    muito bom, gostei bastante dos truques, agradeço bastante

    1. Juliana Santiago disse:

      Fabio, tudo bem?!
      Que bom que gostou!
      Abraços,
      Juliana

  11. dieo disse:

    obrigado me ajudou muito

  12. naura disse:

    Gostaria de saber onde encontrar o banco da 1ª foto. Moro na cidade do Rio de Janeiro
    Grata
    naura

  13. Marina Silva disse:

    Olá amei as sugestões apresentadas.
    Poderia me dar umas dicas para como decorar a minha sala, ou isso tem um custo?
    Pelo que aqui vi não consegui encontrar uma sala com as mesmas características da minha.

    Obg

  14. Thamires Carvalho disse:

    Oi Ju!!

    eu estou sofrendo!!! acabei de comprar um ape usado e os antigos proprietários deixaram os planejados que são lindooos!!! todos de cor marrom, o painel da sala, o armário da cozinha e o planejado do quarto, o problema é que é cada marrom em um tom! 🙁 fora o marrom do piso de madeira, eu quero pintar as paredes de cinza mas to com medo de não combinar com nada, meu noivo acha melhor deixar todas as paredes brancas como estão, mas eu acho um pouco sem graça, me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    1. Juliana Santiago disse:

      Thamires, tudo bem?
      Eu acho interessante pintar as paredes em um tom off white. Fica lindo!
      Beijos

  15. Jaqueline castro disse:

    Amei eu sou uma pessoa muito incegura na hora de escolher as coisas pra.minha casa tenho medo de ficar brega.

  16. Silvania disse:

    Minha sala de TV é integrada com a sala de estar. Meu apto tem 81 metros porém a sala não é grande pois temos 3 banheiros. Minha dúvida é a seguinte na sala de TV tenho um painel na cor castanha e o rack e sofá são na cor cinza/fend. Quero trocar minha mesa, já decidi qual vai ser, mesa laqueada na com bege e as cadeiras o estofado da mesma cor da mesa e a moldura da cadeira é champanhe. Por ser sala integradas essa cor da cadeira e o painel interferem? Vou colocar papel de parede mica bege com algumas pedras no preto. E mais tarde vou colocar um aparador com laca e madeira puxando para o champanhe. Estou muito na dúvida

    1. Juliana Santiago disse:

      Silvania, tudo bem?
      Se os móveis estão na mesma paleta de cores fica incrível.
      Acho que a sua composição vai ficar bem legal! 😉
      Beijos,
      Ju

  17. Sheyla Aline Manette Gonçalves disse:

    Excelente matéria! Mas gostaria de colocar em uma parede vazia, uma montagem de vários quadros com fotos da família. Seria apropriado? Ou é melhor optar por quadros?

  18. Fagner disse:

    Gostei muito das dicas parabéns pelo blog, gostaria de algumas dicas para decorar empresas, escritórios