Decoração de Banheiro Pequeno – Dicas e truques!

09/05/16

Um dos maiores desafios de quando mudamos para um apartamento pequeno é o banheiro. Como eles estão cada vez menores, fica difícil pensar em como fazer uma decoração diferente, bonita e especial. Por isso, resolvi reunir dicas e ideias para compor a decoração de banheiro pequeno.

Tenho certeza que as ideias deste post vão tornar o momento da escolha de decoração muito mais fácil e vão te ajudar a deixar seu banheiro com a sua cara, além de lindo!

Decoração de Banheiro Pequeno

Revestimentos de cores claras

Na hora de escolher o revestimento das paredes do seu banheiro, não se esqueça de optar por cores e tons mais claros, que deixam o ambiente mais arejado e dão uma sensação visual de ambiente limpo e espaçoso. Opte também por revestimentos com acabamento com brilho ao invés de fosco, para que a luz possa refletir nas paredes, aumentando o espaço. Uma ideia para deixar seu banheiro bem elegante é utilizar mármore travertino. Fica um charme!

Vaso flutuante

Hoje em dia, existem diversos tipos de vasos, não é mesmo? Uma boa opção para decoração de banheiro pequeno, é usar um vaso flutuante. Isso porque ele ocupa menos espaço visual, e ainda tem um toque bem moderno.

revestimentos claros e vaso flutuante{Na primeira foto temos um exemplo de banheiro com revestimento claro e ao lado foto de banheiro com vaso flutuante}

Deixe sua bancada limpa

Quanto mais desorganizado for um espaço, mais apertado ele vai parecer. Isso porque nossa percepção do tamanho dele é influenciada por diversos fatores, que podem fazer com que nosso cérebro veja o espaço como maior ou menor do que realmente é. Por isso, é importante que sua bancada seja bem organizada, com o mínimo de coisas possível. Muitos objetos em cima da bancada podem passar essa impressão de lugar desorganizado, tumultuado.

Branco com branco?

Sempre que falamos de ambientes pequenos, falamos de tons claros. Falando de decoração de banheiro pequeno não seria diferente. Sabemos que eles ajudam a passar uma sensação de arejo e limpeza, que faz um ambiente parecer maior. Mas às vezes bate o medo de que um banheiro todo branco talvez não fique legal, ou pareça esterilizado demais. Porém, existem diversas maneiras de brincar com o branco para que o ambiente não perca o charme: busque tons de branco, texturas e materiais diferentes para que o branco com branco tenha um maior apelo visual.

Portas de vidro

No momento de escolher a porta do seu box, evite portas opacas, foscas ou cortinas e opte por portas de vidro claro. Como o vidro é transparente, ele não pesa o ambiente visualmente, e ainda permite que as pessoas vejam o tamanho real do seu espaço. Cortinas e portas opacas fazem com que você perca um pedaço do seu banheiro, pois as pessoas não conseguem ver o resto do espaço além delas.

banheiro pequeno{Na primeira foto percebemos como a porta transparente aumenta o ambiente. Ao lado, temos uma sugestão de como brincar com os tons de branco}

Pastilhas de vidro

Uma boa opção de revestimento para banheiros pequenos são as pastilhas de vidro. Hoje em dia existem pastilhas de diversos tamanhos e cores, então é bem provável que você encontre alguma que combine perfeitamente com seu banheiro. O ideal é usar pastilhas menores e de cores mais claras, pois cores escuras deixam o espaço mais pesado e pastilhas grandes passam a impressão de que a parede é menor do que é. Outro ponto positivo das pastilhas de vidro em comparação a outros revestimentos, é que elas criam uma espécie de movimento quando possuem vários tons, o que dá um toque todo especial à decoração.

Porta-toalhas na porta do box

Uma boa maneira de economizar espaço é colocar um porta-toalhas de inox na porta do box. Dessa forma, a parede fica mais limpa e cria-se menos atrito visual, coisas que passam a impressão de que um espaço é maior do que realmente é. Além de ser, também, prático para a pessoa que está tomando o banho.

revestimentos decoracao de banheiro pequeno{Na primeira foto percebemos claramente como o porta toalha na porta do box facilita e ocupa menos espaço. Já na segunda, temos o exemplo de como fica bonito adicionar as pastilhas decorativas em banheiros pequenos}

Acrescente cor em detalhes

Incrementar um espaço com cores alegres e fortes é sempre uma boa ideia. Porém, quando estamos falando de decoração de banheiro pequeno, o ideal é que isso seja feito através de acessórios ou detalhes, para que o ambiente não fique carregado. Uma flor amarela, um quadro pequeno com cores fortes ou um vaso vermelho, são vários exemplos de como dar um toque de cor e alegria no seu espaço sem fazer com que a decoração fique pesada.

Cor dentro de gavetas

Uma das coisas mais difíceis quando pensamos em decoração de banheiro pequeno, é saber aonde daremos o toque de cor que torna aquele ambiente especial. Sempre pensamos em opções óbvias, como adornos, mas uma ótima maneira de dar um toque de cor é pintar o interior de gavetas ou colocar algum adesivo. Por mais que a cor não apareça a todo momento, torna a organização muito mais divertida e deixa seu móvel muito mais especial.

decoracao de banheiro pequeno{Já pensou em adicionar cor dentro das gavetas? Fica lindo!}

Prateleiras flutuantes ou embutidas

A gente sabe o quanto de coisa precisamos guardar nos nossos banheiros, e como é difícil fazer essa organização da forma mais limpa possível para que o espaço não pareça entulhado. Uma boa opção são as prateleiras flutuantes ou embutidas dentro da própria parede. Isso porque elas te oferecem um espaço de armazenamento, mas não ocupam o mesmo espaço visual de móveis fechados, ou de prateleiras coloridas, já que elas “se misturam” à parede.

Espelhos grandes

Não é segredo nenhum que espelhos fazem um excelente trabalho passando a impressão de que espaços são maiores do que de fato são. Falando sobre decoração de banheiro pequeno, não dá pra fugir de uma das sugestões mais conhecidas e mais essenciais: busque espelhos grandes, e ocupe a maior parte da parede que você conseguir. Caso esteja decorando um banheiro social sem chuveiro, considere a opção de colocar um espelho ocupando uma parede inteira – vai ajudar a dobrar o tamanho visual do seu espaço!

dicas de decoracao de banheiro pequeno{Nas fotos 1 e 2 temos exemplos de prateleiras flutuantes: Na primeira apenas sugestão da prateleira, na segunda prateleira dentro do revestimento. No última foto temos o exemplo de como o espelho na parede fica bonito e amplia o espaço.} 

Piso contínuo, com movimento ou em tons claros

Mudar o piso do seu banheiro também pode ser uma excelente forma de dar a impressão de um espaço maior. Alguns banheiros de apartamentos já costumam vir prontos, mas caso seu piso seja muito escuro, pense com carinho em alguma outra opção. É um esforço e um investimento que vai valer a pena! Você pode escolher um piso diferenciado, algo mais gráfico, como um piso em zig-zag que cria movimento e ajuda a aumentar a impressão que temos do espaço. Existem diversas opções de pisos que criam esse movimento e com certeza vão dar ao seu banheiro um toque diferencial!

Pias estreitas

Todo mundo sonha com aquelas pias e cubas enormes de filme, mas é preciso sempre atentar à escala. Hoje em dia existem modelos de pias estreitas, cuja profundidade não é muito grande, que são um colírio para os olhos de tão lindas! Esse estilo de pia costuma ter uma largura maior para compensar a profundidade pequena, então fique atenta à planta do seu banheiro para ter certeza que essa é a melhor opção para você. Para que a sua decoração de banheiro pequeno fique harmônica, as escalas e formatos precisam estar de acordo com sua planta baixa.

pias estreitas piso diagonal{Na primeira foto percebemos como interessante criar uma decoração no piso do banheiro. Já na segunda o exemplo de como uma pia estreita ocupa menos espaço e deixa o banheiro com uma maior circulação!}

Móveis flutuantes

Assim como no caso do vaso flutuante, esse tipo de móvel ocupa menos espaço visual sem comprometer o estilo. Ainda falando sobre móveis, lembre-se na hora da escolha dos materiais e acabamento, que móveis claros ou que refletem a luz, são sempre suas melhores opções para um espaço menor. Opte também por puxadores metálicos ou de espelho, que ajudam na decoração de banheiro pequeno.

movel flutuante banheiro{Armário flutuante para lavabo}

Móveis com armazenagem

Como em todos os espaços pequenos, a organização faz uma enorme diferença na impressão que temos do tamanho de forma geral. Portanto, dê preferência para móveis nos quais você possa armazenar coisas, para que seu banheiro fique o mais limpo e organizado possível. Por isso, opte por móveis com espaço para armazenagem, assim os itens não ficam a mostra e o banheiro se mantém facilmente organizado.

Banheira com chuveiro

Uma opção que é muito usada nos Estados Unidos em decoração de banheiro pequeno, principalmente para quem quer conforto e não tem muito espaço, é a banheira com chuveiro. Ela te oferece duas opções de banho, sem ocupar um espaço extra, a banheira acaba servindo como box para aqueles que optam pelo banho com chuveiro, e ainda possui sua função original de banheira.

banheira com chuveiro{Gosta de conforto?? Que tal uma banheira com chuveiro?}

Não bloqueie janelas

Luz natural é um dos fatores mais importantes quanto falamos de espaços pequenos, portanto evite bloquear as janelas com objetos, móveis, e evite bloquear a luz natural com cortinas. Caso o seu banheiro não possua luz natural o suficiente, trabalhe bem a iluminação artificial e dê preferência para luzes brancas.

bancada de banheiro

É isso! Espero que tenham gostado das dicas de decoração de banheiro pequeno e façam bom uso delas. Lembrem-se que elas não precisam ser usadas em conjunto, e é possível sim fazer com que seu banheiro pareça maior com apenas algumas delas. Faça sempre escolhas de decoração que tenham a ver com você e a sua personalidade, afinal quem vai usar o banheiro por muito tempo é você!

Depois comentem me contando quais das dicas de decoração de banheiro pequeno vocês usaram, quais gostaram mais e quais vocês se surpreenderam! Vou adorar saber!

Gostou do post? Confiram também: Dicas de decoração para apartamentos pequenos | Dicas, ideias e truques de decoração de sala de estar | Decoração de varanda gourmet em apartamento | Nova decoração: quarto de casal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. pamila patricia vieira fernandes disse:

    muito boas as dicas maravilhoso esse trabalho.
    parabéns !!!!

  2. denise brum manzoni disse:

    achei ótima idéias, meu banheiro também é pequeno, mas com essas idéias vou deixar lindo. obrigado.

  3. Daniele Rodrigues disse:

    Simplesmente ameiiii as dicas. Parabéns!

  4. Caroline Lima Marcelino disse:

    Ótimas idéias

  5. Meg Ribeiro disse:

    Meu banheiro é super pequeno. Amei as dicas Ju.
    Grata!

  6. Graziele disse:

    Vc poderia fazer um post de como decorar apartamento alugado.
    Exemplo meu banheiro e minúsculo,mas por ser alugado não posso mudar a pia,vaso etc

    1. Juliana Santiago disse:

      Graziele, tudo bem?
      Tem um post aqui no blog somente sobre o assunto! 😉
      Beijos,
      ju

  7. Miranda disse:

    Não precisa de espaço para fazer um ambiente lindo!

  8. Joaquim disse:

    Simplesmente as melhores dicas! Recomendo!

  9. Exatamente o que eu procurava! Muito obrigada!