Arranjos de Natal – Dicas, Ideias e Inspirações!

03/12/18

Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu amo compartilhar dicas para o Natal! Afinal, é uma das minhas épocas favoritas no ano. Recentemente, mostrei um centro de mesa de Natal. Como vocês sempre me pedem dica para receber nessa época, hoje separei também dicas para arranjos de Natal. 

Abaixo você vai conferir quais flores, dicas e ideias criativas para montar arranjos lindos de Natal e também várias inspirações maravilhosas! Vamos conferir?!

arranjos de Natal

Arranjos de Natal

Quais flores usar em arranjos de Natal?

A poinsétia, mais conhecida como bico-de-papagaio, é a flor símbolo de Natal. Fazer um arranjo com ela é garantia de se adequar ao clima temático. Já as rosas vermelhas e brancas são menos usuais que a poinsétia, mas em compensação são fáceis de conseguir e bem românticas.

Mas como hoje em dia nem todo mundo cria uma decoração de Natal vermelha e branca, é legal também manter outras opções em mente. 

Algumas flores que gosto, e acho que podem te ajudar na hora de compor arranjos de Natal bonitos: lírios, astromélias ou lisiantos brancos (ou de outra cor, dependendo da decor). Mosquitinho, boca de leão também são ótimas para complementar… 

Para quem quer montar um um arranjo de Natal tropical, recomendo as flores de bromélia. 

Deixe sua criatividade fluir! Se quiser ficar com arranjos tradicionais, misture as rosas ou o bico-de-papagaio com folhagens e outros adornos. Se quiser fugir do tradicional, escolha flores legais que combinem com a sua decoração de Natal. 

flores para arranjos de Natal

Dicas para montar arranjos de Natal

Como montar arranjos baixos

Para montar arranjos de Natal mais baixos, as espumas florais ajudam bastante. Você pode fixar todos os elementos naturais – flores e folhagens – na espuma, e mesclar os outros elementos decorativos na lateral. 

Minha dica é começar pelo que for mais fácil para você. Por exemplo: você pode começar colocando a folhagem e depois ir preenchendo com as flores, se achar que isso te dá uma visão melhor de como vai ser o resultado final. 

Ou você pode fazer o contrário, e começar colocando as flores nos locais onde você deseja que elas fiquem, e preencher os espaços restantes com as folhagens ou flores complementares. 

Deixe os adornos e decorativos da lateral para o fim.

Para quem não gosta dessa espuma, aqui no blog já dei uma dica de arranjo simples sem espuma floral.

Como montar arranjos altos

No caso dos arranjos de Natal altos, além de usar espumas florais, você pode já montar no próprio vaso. É um pouco mais difícil, pois você não vai ter uma base mantendo as flores paradas, mas fica muito bonito.

Nesses casos, recomendo ir salpicando as flores e folhagens, e ir organizando a medida que você vai colocando. No final, complemente com um laço ou algum adorno. 

Se não gostar do resultado final, você pode simplesmente reorganizar as flores. 

Como decorar arranjos de Natal

Pinhas secas

Usar pinhas secas para complementar arranjos de Natal é algo muito comum. E com razão: as pinhas são bem fáceis de conseguir e o resultado fica muito bonito! Além disso, elas se encaixam com quase todo o tipo de decoração.

Para uma decoração branco e dourado, por exemplo, você pode fazer um arranjo com mais folhagens, flores brancas delicadas e colocar as pinhas espalhadas. Se quiser, pode também pintá-los de dourado.

As pinhas oferecem inúmeras possibilidades. Você pode usá-las ao natural, colocar brilho, pintar… E elas são a cara do Natal! 

Neve falsa

O Brasil não é um país de neve, mas não dá para negar que quando pensamos na decoração típica de Natal, lembramos daquelas cenas de filmes com árvores cheias de flocos e ruas branquinhas.

Para quem está criando uma decoração de Natal mais tradicional, usar a neve falsa para incrementar o arranjo pode combinar bem.

Se quiser criar uma neve mais grossa, pode usar isopor. Mas se quiser um toque bem discreto de neve, pode usar purpurina branca. Use sua criatividade!

Ah! Saber qual o tipo de arranjo você vai fazer antes de decidir essas decorações é uma boa ideia. Afinal, não fica muito legal misturar a neve falsa com arranjos florais tropicais, não é?

Lanternas e velas

Não tão comum, mas com resultados muito bonitos, as lanternas oferecem uma possibilidade muito linda para os seus arranjos. 

Sabe aquelas lanternas antigas, que são muito usadas em decoração de jardim? Você pode criar um arranjo em volta delas, ou até mesmo dentro delas, caso elas não estejam sendo usadas como lanternas mais. Para quem vai criar uma mesa posta de Natal ao ar livre, fica lindo!

Além das lanternas, as velas também são opções maravilhosas para complementar seus arranjos. Você pode usar uma vela grande no meio do arranjo, ou incrementar com pequenos porta-velas entre arranjos menores.

Adornos de Natal

Outra ideia para incrementar o seu arranjo, é usar os próprios adornos de Natal. Podem ser as bolas de árvore, um papai Noel fofo que você tenha, aqueles bengalinhas bem temáticas…

O ideal é usar adornos que conversem com o resto da sua decoração. Se ela for bem tradicional, toda em vermelho, verde e branco, procure adornos também tradicionais. Se ela for mais moderna, coloque adornos modernos ou de cores diferentes.

Luzes

A minha última dica é também uma das mais fofas: usar luzes para incrementar seus arranjos de Natal! Não dá para negar que usar as luzes de pisca-pisca na decoração é quase sempre certeiro: o resultado fica muito bonito. 

Hoje em dia já existem à venda fios com pontos de luz bem pequenos, para quem quiser iluminar de uma forma mais discreta. 

Inspirações de arranjos de Natal

Para te ajudar a se inspirar, separei abaixo também mais 10 arranjos de Natal lindos e criativos que encontrei. É sempre legal conferir imagens e fotos, assim podemos tirar várias ideias para o nosso próprio arranjo.


Tem até arranjo de flores inspirado no filme de Natal Grinch!

Espero que você tenha gostado de conferir as minhas dicas e inspirações de arranjos de Natal! Lembre-se que você pode misturar várias das ideias juntas para criar o arranjo que melhor atende as suas expectativas.

Me conta aqui nos comentários qual o tipo de arranjo de Natal você gosta mais, e qual você vai fazer esse ano aí na sua casa! 

Se quiser conferir outros conteúdos sobre essa época do ano, aqui no blog você encontra vários. Separei alguns bem legais para você:

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *