Modal Blog


Jantar de Casamento Simples — O Que Servir?

12/07/17

Economizar  no casamento está cada vez mais difícil, não é mesmo?! Sei que pode parecer complicado, masé possível encontrar alternativas para gastar menos e realizar o sonho do casamento. Aqui no blog já conversamos sobre dicas de decoração de casamento barata, e também ideias para bolos de casamento simples. Pensando em assuntos importantes para ajudar no orçamento do casamento resolvi trazer sugestões, ideias e dicas para você planejar um jantar de casamento simples.

Se você e o seu noivo estão com um orçamento mais enxuto ou querem um jantar mais descomplicado, íntimo e pessoal, esse post certamente é para você! Abaixo você vai conferir dicas e sugestões de o que servir! Vamos conferir?!

jantar de casamento simples_servir

Jantar de Casamento Simples – Como fazer?

Para facilitar e incluir muitas dicas interessantes para as noivas e noivos separei esse conteúdo em duas partes.

  1. Dicas gerais para um jantar de casamento simples
  2. Sugestão do que servir em um casamento simples – opções de menu

Dicas gerais para um jantar de casamento simples – 9 Dicas

Antes de falarmos sobre o menu e as opções de comidas, separei 9 dicas essenciais para quando você estiver planejando seu jantar de casamento: elas vão te ajudar a mantê-lo dentro do orçamento e sem muitas complicações.

Não tente impressionar os outros! 

A dica mais importante que eu posso te dar para planejar um jantar de casamento simples, é não se preocupar com impressionar as outras pessoas. O casamento é um momento seu e do seu noivo, e o que importa mesmo é que vocês dois estejam felizes e satisfeitos.

Além disso, nem sempre um jantar com comidas finas e gourmet é um jantar gostoso. Muitas vezes uma ideia simples, pensada com carinho e feita com qualidade é o que vai garantir que todos os seus convidados, sua família e você e seu noivo saiam apaixonados pelo resultado do jantar!

Tenha limite a lista de convidados

Quanto menos gente, menos gastos. Essa dica parece óbvia, mas é uma das mais difíceis de colocar em prática. Como já falei no post de mini wedding, deixar a lista de convidados enxuta parece um desafio, mas é possível! Mantenha em mente que é impossível agradar a todos e que, querendo ou não, algumas pessoas vão ficar chateadas.

Porém, lembre-se mais uma vez que esse momento é seu e do seu noivo. Portanto, se faça duas perguntas e cobre a mesma sinceridade e objetividade do seu noivo nas respostas: eu conheço bem essa pessoa e ela é muito importante para mim? Eu faço bastante questão que ela esteja no meu jantar de casamento?

jantar de casamento simples dicas

Crie um cardápio gostoso e descomplicado

Como eu falei lá em cima, nem sempre um jantar caro e com um cardápio digno de restaurante francês vai garantir o sucesso da sua festa. Você pode planejar um cardápio simples, com comidinhas tradicionais e descomplicadas, mas que seja harmonioso.

Escolha um local simples e aconchegante

Esqueça locais luxuosos e grandes. Se você está querendo fazer um jantar de casamento simples, o primeiro passo é escolher um lugar condizente com seu orçamento, sua decoração e seu menu. Além do mais, como sua lista de convidados provavelmente vai ser mais enxuta, um lugar mais simples e intimista vai ser bem mais aconchegante e convidativo

casamento simples_servir

Economizar na decoração vai ajudar!

Economizar não quer dizer deixar faltar. É possível fazer uma decoração de casamento simples, fofa e baratinha que vai deixar todo mundo com os olhos brilhando! Para isso, os projetos de DIY vão ser seus melhores aliados, além de ideias práticas e de bom custo benefício.

decoracao casamento simples

Sirva produtos da estação 

Talvez você não saiba disso, mas produtos alimentícios da estação saem mais barato do que produtos que estejam fora de época. Por isso, quando for montar seu menu faça uma pesquisa e leve em consideração a dificuldade de encontrar os alimentos que farão parte dele, e esteja aberta a mudanças.

Limite a quantidade de bebidas alcoólicas

Não é novidade nenhuma para quem já planejou e organizou uma festa, evento ou recepção que bebidas alcoólicas encarecem e pesam o orçamento. Se você for servi-las no seu jantar de casamento, procure limitar a quantidade de opções para o mínimo: isso vai te ajudar a economizar bastante!

Você pode também oferecer drinques sem álcool que sejam diferentes e gostosos. Além de sair mais barato, seus convidados vão se entreter pelas opções e talvez nem sintam tanta falta daquela abundância de bebidas alcoólicas!

jantar de casamento simples dicas para economizarbebidas casamento simples jantar

 

Pesquise, pesquise e pesquise um pouco mais

Arrume um caderninho de planejamento e saiba: ele vai ser seu melhor amigo nessa jornada. Para garantir que seu jantar de casamento simples seja baratinho e feito com qualidade, você vai precisar pesquisar bastante. Então se prepare: pesquisa preço dos produtos, preço de buffets, preço de serviços... E pesquise todos eles várias vezes, comparando preços e o que é oferecido.

Tenha um orçamento definido e trabalhe dentro dele

Você provavelmente já tem uma ideia do orçamento disponível para o seu jantar de casamento, certo? Garanta que ele esteja bem definido e já acertado entre você e seu noivo. É importante que você o mantenha em mente e trabalhe sempre dentro dele.

Você pode também, depois de já estipular um valor máximo, anotar e ter na cabeça um valor mínimo. Assim, quando você gostar muito de alguma coisa e quiser extrapolar um pouco o orçamento combinado, você ainda vai estar dentro do limite criado por vocês dois.

menu jantar casamento simples{imagem Kate Aspen}

O que servir em um jantar de casamento simples

Na hora de planejar seu jantar, a parte mais importante é, obviamente, o menu. E talvez ela pareça a mais complicada de simplificar, mas não é. Seguindo aqueles conselhos que escrevi acima, focando no seu orçamento e no que você e o seu noivo gostam e esperam do jantar, vai te ajudar bastante!

Você pode, por exemplo, escolher comidas e pratos que vocês dois gostem. Como o prato favorito de vocês, ou uma opção de comida que vocês amam. Isso deixa a recepção mais pessoal e íntima. E além disso, não tenha medo de fazer diferente e servir algo que pareça incomum: o importante é que vocês dois estejam satisfeitos com o resultado! Lembre-se que esse momento é para vocês e suas famílias próximas.

jantar de casamento simples o que servir ideias

Para ajudar, separei várias sugestões de entradas, pratos principais e sobremesas, e também três ideias diferentes e atípicas para um menu mais barato e simples que não deixa de ser bem gostoso!

Entradas

Como falei lá em cima, o ideal para um jantar de casamento simples é que o menu também seja simples e prático e siga essa ideia. No caso das entradinhas, opte por comidas mais leves, que não encham muito os convidados, impedindo-os de provar os pratos principais ou a sobremesa.

Saladinhas são excelente opções, tanto uma salada de folhas como uma salada de maionese, assim como canapés, bruschettas, pães e torradinhas com patês, antepastos, frios e até mesmo o finger foods.

jantar de casamento simples o que servir entradas

Pratos principais

Para os pratos principais, as massas são sempre muito utilizadas e em diferentes e variadas formas. Além disso, é sempre legal ter pelo menos uma opção com carne. Você pode servir risoto, escondidinho, diferentes tipos de massa com molhos quatro queijos, carbonara; picanha, costela de porco, e até mesmo a tradicional feijoada.

O importante é garantir que o menu esteja em harmonia entre si, entre as bebidas e também com a atmosfera que você vai criar naquele espaço: ele vai ser descontraído? Elegante? Delicado? Alegre?

jantar de casamento simples o que servir prato principal

Sobremesas

Para as sobremesas, você pode escolher as tradicionais, que são sempre um sucesso: brigadeiros, beijinho, bem casados… Se quiser deixar mais fofo, você pode colocá-los em copinhos também. Brigadeiro de colher é um sucesso quase garantido!

E claro, existem várias outras opções que também são baratinhas: mousse de limão, morango ou chocolate, palha italiana, manjar de coco, brigadeirão; você pode servir frutas e calda de chocolate para a pessoa se servir como preferir. E não podemos esquecer: um bolo de casamento simples e gostoso, que combine com seu jantar!

jantar de casamento simples o que servir sobremesa

Rodízio de pizza

Se você não quer servir massas ou pratos principais e quer algo diferente que não seja muito caro, você pode considerar um rodízio de pizza. Hoje em dia existem várias empresas que oferecem esses serviços em casa ou no espaço da sua festa, e com diversas opções de sabores.

Buffet de crepes

Outra opção boa é oferecer um buffet de crepes, tanto doces como salgados. Você pode contratar uma equipe especializada e combinar um número de recheios e deixar para que seus convidados escolham como montar o próprio crepe na hora mesmo!

Buffet de caldos e sopas

Seguindo a mesma ideia do buffet de crepes, mas sem a necessidade de uma pessoa para servir e preparar a comida na hora, temos o buffet de caldos e sopas, ótimo caso você vá se casar em uma época mais fria! Você pode oferecer vários sabores de caldos e sopas e deixar que seus convidados se sirvam do que mais gostarem. Eu mesma já fui em um casamento com buffet de caldos e amei a ideia!

 

jantar de casamento simples o que servir buffets diferentes

Bem, é isso! Preparei esse post com muito carinho e espero que ele ajude vocês com ideias e sugestões de o que servir em um jantar de casamento simples. O mais importante é sempre lembrar que esse momento é seu e do seu noivo, para vocês aproveitarem com a família próxima de vocês, e é imprescindível que seja especial para vocês! 😉

Não deixe de comentar o que você achou das dicas! E se quiser compartilhar um pouco de como está a preparação do seu casamento, vou amar saber mais da sua história! Sinta-se à vontade para tirar dúvidas também, vou tentar respondê-las da melhor forma possível!

jantar casamento simples_servir

Gostou deste conteúdo e quer mais dicas de como economizar no casamento??

Para te ajudar ainda mais, separei várias dicas incríveis lá por aqui sobre decoração de casamento simples e barato, com dicas de flores baratinhas, formas de fazer arranjos e até outras opções criativas de decorar sua mesa.

Você também encontra várias inspirações de bolos de casamento simples aqui no blog para o seu jantar. Se você quer economizar também nos convites, separei 40 letras para convites de casamento que são gratuitas! E claro: também separei dicas e ideias para você realizar um mini weddinguma recepção de casamento para até 100 pessoas, que é bem mais intimista e pode te ajudar a economizar bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários

  1. lbe school disse:

    Que incrivel, super dicas!!

  2. Oi, Ju! Amei as dicas e amo seu Blog e seu canal. Sou aqui de BH e me recordo perfeitamente de quando te encontrei no Carnaval desse ano, aqui no Bloco das Baianas! Super simpática e atenciosa, assim como demonstra nos vídeos! Eu me casei recentemente e, agora, fico focada nas suas dicas de recepção e mesa posta! Mas confesso que ainda não me desliguei do universo casamenteiro e, por isso, vez ou outra tô aqui lendo posts sobre isso. Eu tenho um Blog também (mais pessoal do que profissional) e lá eu compartilho várias dicas e, principalmente, conto como eu fiz quase tudo do meu casamento, incluindo a decoração! =) Embora tenha dado trabalho, foi extremamente gratificante ter um toque pessoal em cada detalhe! Beijinhos!

    1. Juliana Santiago disse:

      Ana, tudo bem?
      Que delicia receber você por aqui! Carnaval delicia aquele não é mesmo?! Que lindo saber que você tem um blog!
      Parabens e sucesso sempre!
      Beijos,
      Ju

  3. Elaine Amaral disse:

    Conheci você há alguns dias apenas e estou amando todas as suas dicas. Parabéns por tudo!

  4. mariana Melgaço disse:

    eu amo essas dicas para casamento e tenho uma dica pra você se você conseguir mais depoimentos de casamento Ju seria ótimo. Quando eu tiver condições vou casar mas vou botar a mão em tudo e ter inspirações é sempre bom. Te adoro!

    1. Juliana Santiago disse:

      Mari, tudo bem?
      ótima sugestão vou avaliar e tentar fazer!
      Beijos,
      Ju

  5. Camila disse:

    Oi Ju!
    Amo o seu blog, seu canal… é tudo muito maravilhoso, e perceptível a sua dedicação e carisma!
    Gostaria de lhe parabenizar por estes e tudo mais!
    Sou da região de Belo Horizont e gostaria que você me passasse o contato de onde fez o adesivo da pista de dança da sua festa! (Aquele personalizado com a logo sua e do Lucas).
    Vou me casar no fim do ano e gostaria muito de fazer!
    Aguardo o seu retorno!
    Obrigada
    Camilo Beatriz.
    Bjos!!!

    1. Juliana Santiago disse:

      camila, tudo bem?
      Que alegria saber que você está gostando! Fico muito feliz por isso..
      Quem contratou este adesivo foi o meu decorador, eu não participei desta contratação…
      Beijos,
      Ju

  6. Raya disse:

    O buffet de massas é sempre uma ótima opção!