Decoração de Cozinha — 20 Ideias e Dicas

30/01/17

Como vocês já sabem, eu amo decorar os espaços da minha casa com carinho, e me preocupo com todos os ambientes, inclusive a cozinha. Apesar de já ter separado algumas dicas de decoração para cozinhas pequenas, como sei que muitas pessoas ficam em dúvida de como decorá-la, resolvi fazer um post de decoração de cozinha, com ainda mais dicas e truques.

Abaixo, você vai encontrar ideias de como decorar sua cozinha e algumas dicas para fazer um melhor uso dos espaços ou de decorações que te ajudam a deixar a cozinha mais organizada. Vamos conferir?!

decoracao de cozinha

Decoração de Cozinha

Para facilitar, separei o post em dicas e ideias para decoração de cozinha: primeiro 5 dicas gerais e importantes (que valem para outros cômodos da casa também) e depois 15 ideias de como você pode decorar a sua cozinha.

Dicas para decoração de cozinha

Pesquise sobre os materiais

Quando falamos sobre decoração, é sempre importante pesquisarmos os melhores materiais que vamos usar em cada cômodo, especialmente no caso de ambientes como cozinha, que possuem restrições se comparadas aos quartos, por exemplo. Lembre-se de escolher materiais que possam molhar, que não absorvam muito calor, que não sejam inflamáveis e que nem muito difíceis de limpar.

Não tenha medo de inovar

Muitas vezes ficamos com medo de investir em uma decoração de cozinha mais ousada, então se esqueça das regras pré-estabelecidas de o que pode e não pode ser usado na cozinha (com exceções de regras de segurança, é claro). Hoje em dia você encontra cada vez mais decorações diferentes, criativas e inusitadas, de pisos diferentes à armários com cores fortes.

Iluminação

Assim como em todos os espaços da sua casa, fique atenta à iluminação na hora de planejar a decoração da sua cozinha. Ela é o detalhe que pode fazer toda a diferença para espaços grandes e principalmente os pequenos — uma iluminação clara tende a fazer com que os espaços pareçam maiores do que realmente são. É com ela que você vai determinar se sua cozinha é mais intimista, aconchegante, moderna ou tradicional, por exemplo.

Adapte a decoração à sua rotina

Se você é uma pessoa que gosta de receber convidados em casa, cozinhar durante a semana e passa muito tempo na cozinha, toda a sua decoração precisa ser prática: materiais e revestimentos que não sujem fácil e sejam fáceis de limpar, ideias que tornem a organização da sua cozinha mais simples e que não compliquem muito a sua rotina.

Porém, se você é uma pessoa que não passa tanto tempo na cozinha, ou se ninguém na sua casa é muito ligado em cozinhar, por exemplo, você não precisa se preocupar tanto com a praticidade, e pode investir em ideias que sejam puramente decorativas, já que elas não vão te atrapalhar no dia a dia.

Determine um estilo para sua cozinha

Você quer uma cozinha aconchegante, que passa aquela sensação de “cozinha de Vó”, onde são feitas comidas caseiras, ou você quer uma cozinha moderna e imponente, que passa a sensação de um espaço prático e limpo? Se você já pré-determinar qual o estilo de decoração você quer para a sua cozinha, fica muito mais fácil montar uma escala de cores a serem usadas, escolher materiais e até mesmo os acessórios decorativos.

Ideias de decoração de cozinha

Minimalista com um toque de cor

Se você gosta de espaços mais claros e com uma aparência mais limpa, optar pelo estilo minimalista é uma ótima ideia. Para que o espaço não fique muito frio e impessoal, basta acrescentar um toque de cor nos detalhes: utensílios, vasos, objetos decorativos. E o branco não precisa ser seu inimigo: opte por objetos que sejam bem fáceis de limpar, com superfícies lisas, por exemplo.

decoracao de cozinha minimalista

Móveis coloridos

Essa ideia é para quem gosta de inovar e gosta de decorações corajosas: usar cores fortes nos móveis da cozinha. O resultado fica bastante moderno e divertido, mas também é mais fácil de enjoar, portanto, escolha a cor com carinho!

decoracao de cozinha colorida

Panelas e utensílios na decoração

Aqui no blog mesmo já dei essa ideia quando compartilhei formas de organizar as panelas. E o resultado fica muito legal, e resolve o problema de quem não tem muito espaço para guardar as panelas ou os utensílios: dessa forma você consegue organizá-las e decorar a cozinha ao mesmo tempo.

decoracao de cozinha com utensilios

Coifa como destaque

Apesar de nem todo mundo usar a coifa, se você está considerando adquirir uma para a sua cozinha, você pode optar por um modelo diferenciado, colorido ou que traga destaque ao ambiente. Ela pode ser o toque de cor, de elegância ou inovador que a sua cozinha precisa!

decoracao de cozinha coifa

Tons pastéis

Se você gostou da ideia dos móveis coloridos e do uso de cores em grande escala, mas está com medo de usar cores mais fortes, uma boa ideia é trazer tons mais pastéis para a sua cozinha. Um azul clarinho, por exemplo, vai trazer uma sensação de serenidade, assim como um amarelo, mesmo claro, vai trazer alegria para o seu espaço.

decoracao de cozinha tons pasteis

Quadro negro

A ideia do quadro negro não está restrita a quartos e escritórios, e pode casar muito bem na cozinha. Além de ser um lugar onde você pode escrever coisas que precisam ser compradas e substituídas, divisões de tarefas ou até mesmo receitas que você vai usar, o que é bastante prático, também traz uma decoração moderna e divertida para a cozinha.

decoracao de cozinha quadro negro

Teto colorido

Para quem gosta de inovar e de decorações diferentes e inusitadas, dar uma atenção ao teto da cozinha pode ser o que faltava para torná-la única e interessante. Você pode usar um papel de parede, pintar ou até mesmo fazer um desenho diferente com gesso acartonado.

decoracao de cozinha teto colorido

Papel de parede divertido

O papel de parede é uma das formas mais baratas e simples de decorar um espaço. Já citei ele várias vezes aqui no blog, e ainda expliquei como aplicar papel de parede. Para as cozinhas, o papel de parede vinílico é o ideal, e você pode aplicá-lo entre armários e bancadas ou meias paredes caso queira um resultado mais discreto.

Papel de parede meia parede

Monocromática

Outra ideia legal é fazer uma decoração monocromática. Seja do branco ao preto — a mais tradicional e comum, ou de outra cor de sua preferência, como uma escala de verde, essa é uma ótima ideia para quem quer uma cozinha com cor, mas tem medo na hora de fazer combinações. E ainda é possível encaixar em diversos tipos de decorações, já que a cor e o tom usados fazem toda a diferença.

decoracao de cozinha monocromatica

Prateleiras e estantes para decoração de cozinha

Prateleiras e estantes podem ser um ótimo fator decorativo. No caso de quem tem muita coisa, armários são opções melhores porque acabam “escondendo a bagunça”, e você não precisa se preocupar muito com a forma como as coisas estão dispostas. Em compensação, prateleiras e estantes possuem um charme grande, e podem alocar não só objetos decorativos, como também objetos úteis para cozinha, como panelas, copos, taças, ou utensílios menores.

decoracao de cozinha prateleiras

Inove no revestimento

Tijolos brancos ou pretos, pedras, ladrilhos hidráulicos ou pastilhas de vidro são só algumas das opções de revestimentos que você pode usar na sua cozinha. Ele pode ser o grande destaque do seu espaço, principalmente se for um revestimento de cor, textura ou padrão diferenciado. Você pode também mudar o revestimento de apenas uma parte da parede, o que acaba sendo um investimento bem mais barato.

decoracao de cozinha revestimento

Dica: se você não quer todo o trabalho de ter que trocar o revestimento atual, vale a pena pesquisar se existe algum outro revestimento ou acabamento que pode ser feito sem a retirada do seu atual.

Piso criativo para decoração de cozinha

Outro item que se você puder investir, vale a pena inovar, é o piso. Um piso criativo e diferente, que foge do comum, vai trazer um ar mais especial à sua cozinha! Se você quer uma cozinha bem aconchegante, por exemplo, você pode optar por um porcelanato que imite madeira. Se você quer uma cozinha bem moderna, um piso geométrico vai se encaixar perfeitamente!

decoracao de cozinha piso

Quadros decorativos

Os quadros são acessórios coringas de decoração. Eles existem de diversos tamanhos e tipos (tradicional a óleo, fotos, até mesmo placas com dizeres engraçados ou frases motivacionais). Você consegue encontrar vários modelos legais na internet, e você pode até mesmo fazer os quadros sozinha — basta encontrar uma arte que você gosta, imprimir e colocar em molduras com vidro.

decoracao de cozinha quadros decorativos

Decoração de cozinha com livros de receitas

Livros são ótimos para decoração, como já falei no meu post sobre adornos de decoração, e por que não usá-los para decorar sua cozinha? Você pode dispor alguns livros de receita ou cujo o tema seja relacionado ao espaço. Para prevenir estragos nos livros, evite colocá-los muito perto do fogão e use a coifa (se você tiver) quando for cozinhar, principalmente coisas gordurosas. Você também pode encapá-los com plástico transparente.

decoracao de cozinha livros

Espero que vocês tenham gostado das dicas de decoração de cozinha! Vocês encontram várias outras dicas de decor aqui no blog: decoração de sala simples e barata, dicas e truques de decoração de sala de estar, decoração de banheiro pequeno e até mesmo ideias inovadoras para os banheiros. Não deixem de conferir e me falar nos comentários quais ideias vocês mais gostaram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. ELISA disse:

    amei o blog

  2. Paula disse:

    Queria muito colocar uma coifa na minha cozinha, mas meu fogão fica na frente da janela, ao lado de uma bbancada de granito com a pia(nao me da opções de mudança de layout )
    Alguma sugestão?

    Obrigada
    Paula

    1. Juliana Santiago disse:

      Paula, tudo bem?
      Qualquer questão acho interessante você contratar uma pessoa da área…
      Beijos,
      Ju