Como servir? Serviço a Brasileira X Serviço Franco Americano (de balcão)

28/01/14

Uma das dúvidas que mais recebo é como faço para servir. E hoje vou explicar um pouco do Serviço à Brasileira e Serviço Franco Americano (de balcão) para ajudar.

As pessoas sempre questionam onde coloco as comidas se geralmente minha mesa sempre tem flores, velas e adornos. A resposta é simples, eu quase nunca deixo as travesas na mesa, exceto quando se trata de algo mais informal com amigos íntimos ou em dias que estamos só eu e meu marido.

DSC04780

Geralmente prefiro deixar a comida no aparador buffet que tenho na sala, assim posso fazer uma decoração bem linda na mesa que não precisa ser retirada quando vou servir as comidas.

DSC04565

Foi pensando nas dúvidas recorrentes que resolvi detalhar para vocês os tipos de serviços usados, e assim vocês possam fazer a melhor escolha na hora de receber. Os serviços que mais usamos em casa são: Serviço à Brasileira, Serviço Franco Americano, Serviço à americana e Serviço a francesa.

Hoje vou falar sobre os serviços à Brasileira e o Franco Americano (de balcão).

Serviço à Brasileira

serviço à Brasileira existe em vários países (não só no Brasil, mas aqui recebeu esse nome), e é caracterizado pela prática de colocarmos as travessas sobre a mesa da refeição. Esse é um serviço mais informal,  rápido e prático.  Ideal quando você for receber amigos íntimos ou familiares. Acho interessante destacar que este serviço é recomendado somente quando se trata de um grupo pequeno, uma vez que é muito chato ficar pedindo para a pessoa servir ou ficar “atravessando” o braço na frente das outras. Acho interessante refletir que bem no fundo – acho que vocês vão concordar –  a maioria das pessoas não gostam de serem servidas por conhecidos (quando é algum garçom as pessoas já ficam mais a vontade), elas geralmente ficam incomodadas e envergonhadas, porque às vezes querem colocar mais ou menos quantidade de comida no prato. Por outro lado, também tem a pessoa que serve, e nessa hora ninguém quer sentar no meio da mesa, não é mesmo?!

DSC04768

Para o serviço à Brasileira, não se esqueça!

  • Este é um serviço bem informal, prático e rápido.
  • As pessoas podem se servir, mas caso queiram, a anfitriã também pode servir seus convidados.
  • Evite trocar as travesas. O ideal é trocar as travessas entre 2 a 4 vezes. Sugiro: entradas e saladas, prato principal, sobremesa e café
  • O risco de sujar a mesa é maior. Como serão várias pessoas se servindo sem estarem 100% confortáveis, esse é um risco inevitável.

servicoabrasileira

Serviço Franco Americano

Por isso que o serviço que mais uso é o Franco Americano (de Balcão/ Mesa de apoio). Nesse caso, as comidas já estão dispostas em alguma mesa de apoio e as pessoas se servem. Ele é diferente do conhecido serviço à americana, porque todos os convidados já possuem um lugar à mesa, ou seja, a mesa já esta devidamente posta com os talheres e pratos no lugar, como acontece no serviço à francesa. Acho esse serviço bem legal, porque os convidados ficam bem mais confortáveis. Geralmente quando uso esse serviço, deixo a comida no meu aparador estilo buffet, deixo a mesa já posta com todos os talheres e pratos que serão usados, o convidado pega o prato e ele mesmo se serve com a quantidade de alimento que julgar necessário.

DSC04121

Para o serviço Franco Americano, não se esqueça!

  • Dependendo do que for servido os anfitriões ajudam os convidados na hora de servir
  • Deve-se colocar a mesa posta com os talheres e pratos a serem usados já posicionados devidamente a mesa
  • Todos os convidados devem ter um lugar na mesa, caso não tenham este já será um serviço à americana.

 A lot of food on a table in a garden

Espero que vocês tenham gostado e que tenham esclarecido algumas dúvidas referente aos serviços usados e como faço no dia que vou receber amigos aqui em casa.

Aproveito para dizer que quem acompanha o Blog sabe que eu ministro o Curso Receber em Casa e Etiqueta à Mesa, onde explico tudo sobre como ser uma anfitriã de sucesso, além de das regras de etiqueta na hora de receber e se portar à mesa.

E se você gosta deste assunto de receber em casa, não pode deixar de conferir o E-book totalmente gratuito que criei com várias dicas de Enxoval para Receber em Casa que vão transformar suas recepções. Nele, eu detalho todos os itens básicos que você precisa ter para receber seus amigos em casa, além de dicas para incrementar a decoração da sua mesa. Você pode fazer o download gratuito clicando na imagem abaixo :

Imagem-Blog


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 Comentários

  1. Flavia disse:

    Juliana, boa tarde!

    Comecei seguindo seu insta, salvo engano você comentou uma foto que curti da Teresa e por aí vai (bondades de uma sociedade curiosa e apegada as redes sociais)!!! rs

    Além de constantemente estar “ligada” no insta e nas dicas ótimas, sempre corro o olho aqui no blog e me inspiro nas suas mesas, receitas, e até no lanchinho do esposo (a propósito, ele também acompanha!!!) hahaha seja nas dicas de mesa, ideias pra servir… estamos amando!

    Me casei em dezembro, e já comemorei as “bodas de beijinhos”, agora espero ansiosamente pelo dia do sorvete! hahahaha adorei as dicas de comemoração e certamente o farei!

    Um super beijo!
    Flavia Marzagão
    @fmarzagao

    1. Vida de Casada disse:

      Ei Flavia, tudo bem?!
      Nossa que ótimo receber um comentário seu por aqui!
      Muito bom saber que você e seu marido curtem as dicas que posto, obrigada por acompanhar!
      Que bom que você gostou das dicas, esse foi um dos post que mais gostei de fazer! Depois quero ver as comemorações em?! Me marca no insta para que eu possa curtir!
      Parabens pelo casamento, muito amor para vocês!
      Obrigada pelo carinho e vou te esperar por aqui sempre em?!
      Beijo grande
      JU

  2. Maria Andreia Santos Canteli disse:

    Olá querida, como sempre arrasando! Só uma dúvida O que fazer quando não temos um móvel adequado pra colocar o que será servido??! E a minhas sala de jantar é pequena??! Seu post veio em boa hora pois ia justamente te perguntar , como se faz no meu caso, onde não tenho opções, quero fazer um café pra minhas amigas de trabalho e estou perdidinhaaaaaaaaaaaa! Me ajude Ju! Super beijo e fica com Deus “)

    1. Vida de Casada disse:

      Andreia, tudo bem?!

      Então caso não tenha um móvel deste estilo, sugiro usar outra mesa. O ideal quando a sala é pequena é mudar os moveis quando vai receber. Adequar sua sala (fazer pequenas mudanças nos moveis somente quando for receber, depois volta as coisas para o local certo) pode ajudar e muito. Tente mudar os moveis e coloque uma mesa com um forro bem bonito. Assim ela funciona como Mesa de Apoio. Quando recebo para lanches gosto de servir à americana, isso quando o numero de amigas é maior. Caso o numero seja menor e você consiga assentar todas de maneira confortável em sua mesa o legal é servir à brasileira, colocando as comidas na mesa.
      Bem, espero ter te ajudado. Qualquer dúvida estou aqui.
      Beijo grande
      JU

  3. Sandra disse:

    Sou casada há 16 anos e adoro suas dicas, pois são sempre atuais. Adorei este post sobre como servir, pois sempre é uma dúvida. Eu, atualmente, não tenho mesa de jantar na sala, mas tenho uma mesa de 6 lugares na cozinha (q é bem grande). Tem problema servir almoço ou jantar na mesa da cozinha ou o ideal seria só servir coisas que possam ser comidas sem a necessidade de se sentarem todos à mesa? Já recebi colocando a comida num aparador perto do sofá, mas os convidados tem que comer com o prato no colo, é deselegante? Parabéns pela sua dedicação! Seu blog é o máximo!

    1. Vida de Casada disse:

      Sandra, tudo bem?!
      Que bom te receber por aqui!
      Adorei saber que você gosta das dicas, espero poder sempre trazer coisas novas!! Você pode servir na cozinha sim sem problemas, como a sua mesa é de 6 lugares (como a minha) você deve servir assentado com talheres na mesa apenas 6 pessoas. Caso recebe mais visitas não tem problema nenhum servir em um aparador e deixar seus convidados assentados em sofás. Esse é o serviço à americana e será tema do próximo post da série. Não abordei todos os serviços de uma vez só, porque o post iria ficar muito grande.
      Obrigada pelo carinho, viu?!
      Qualquer dúvida pode perguntar!
      Parabéns pelos 16 anos de casamento, muito amor para vocês, SEMPRE!
      Beijo grande
      JU

  4. Letícia disse:

    Ju… adoro seu blog!!!!! Me inspiro mtoo nas suas mesas!!!!

    Então.. vou me casar e estou escolhendo móveis!!!!! Vi vários buffet para apoio e estou na dúvida porque alguns tem um vidro em cima (já vem assim o buffet) e outros só na madeira mesmo!!!! A vendedora disse que se for usar mtoo o buffet para servir as comidas (que é meu caso), o de vidro será melhor pelo fato das travessas estarem quentes!!!!! O de madeira corre o risco de ficar marcado ou riscar quando colocar o descanso de panela!!!!!! Mas ainda assim, acho que prefiro sem o vidro!!!! Como é o seu???? Quais seus cuidados na hora de colocar travessa/panela quente e o descanso de panela????

    Me ajuda na minha escolha…hahahaha

    Bjãoooo

    1. Vida de Casada disse:

      Leticia, tudo bem?!
      Que bom saber que você gosta do blog e se inspira das mesas que posto!!
      Que delicia montar sua casa em?! Eu adorei essa fase e me diverti muito com o meu marido, é muito gostoso sonhar como vai ser o nosso cantinho né?!
      Então na minha casa funciona da seguinte forma. Eu fiz os moveis em MDF (aquele material que parece madeira)porque acho mais bonito e acho que sala pede madeira. Uma questão de gosto pessoal mesmo. Porém como o MDF é um material mais sensível (assim como a madeira), resolvi mandar fazer um vidro sobre medida e coloquei. Ficou otimo e não ficou feio.
      fiz um post sobre o meu móvel aqui, olha https://www.blogvidadecasada.com/moveis-da-sala-de-estar/
      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Beijo grande e sucesso com o casamento!
      JU

  5. Daniela disse:

    Oi Juliana, tudo bem! Descobri seu Blog hoje e acho que já li quase todos os post!!! Parabéns, o blog é uma delícia de se ver e ler. Gostaria de saber o nome do seu aparelho de jantar transparente. Esse que vc comprou na Domi. Procurei no site e não consigo encontrá-lo. Obrigada pelas deliciosas dicas! bjo Daniela

    1. Vida de Casada disse:

      Dani, tudo bem?!
      Que bom que você gostou do blog, vou te esperar sempre por aqui, obrigada pelo carinho!
      Acho que algumas leitoras já procuram na Domi, e pelo que me parece o aparelho de jantar esta em falta. 🙁
      Fico muito feliz que tenha gostado das dicas!
      Beijo grande,
      JU

  6. Debora Maria Vasconcelos Cardoso disse:

    Olá, gostaria saber, como faço para servir o jantar para convidados, uma vez que a mesa ja esta posta.
    Ou seja, a mesa de convidados ja estará com os pratos e talheres. Como e onde posso levar os alimentos até a mesa para que eupossa servir as pessoas?

    Me oriente por favor!!!

    Att,

    Debora

    1. Vida de Casada disse:

      Debora, tudo bem?!
      Geralmente recomento usarmos uma mesa de apoio. Você pode deixar a mesa posta e coloca as travesas e vasilhas em alguma mesa de apoio (ou aparador). Assim, facilita bastante a organização e também para os convidados se servirem.
      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Beijo grande,
      Ju

  7. conceição disse:

    que aparelho lindo é este, branco com cerejinhas maduras?!

    1. Vida de Casada disse:

      Conceição, tudo bem?!
      Ganhei esse jogo, ele é da Loja LaVille de BH!
      Lindo, não?!
      Beijo grande,
      Ju

  8. edna soares disse:

    amei seu blog,fiquei muito interessada e gostaria que vc me enviasse mas sobre os asuntos da mesa francesa….pois estou fazendo curo de gestao em turismo e hospitalidade e requer tambem desse serviços. desde ja agradeço

    1. Vida de Casada disse:

      Edna, tudo bem?!
      Claro! Vou me organizar os post e já falo mais sobre o assunto!
      Beijo grande,
      Ju

  9. Ana disse:

    Juliana, bom dia!
    Será que você poderia me tirar uma dúvida que não é exatamente sobre o que trata o seu blog, mas não encontro respostas nas outras páginas que pesquisei sobre o assunto.
    Quando estamos em um buffet, do tipo americano, sempre que retornamos para nos servimos devemos levar o prato que estamos usando, ou pegar um outro prato disponível na pilha de prato? Prefiro pegar outro prato disponível a me levantar e ir ao buffet com um prato na mão, mas tenho dúvida se esse é o procedimento correto.
    E quanto aos talheres? Devemos deixá-los no prato usado e pegarmos outros, ou colocá-los no aparador de talhares, se houver, ou sobre a toalha, e usá-los novamente?
    Desde já, agradeço seu retorno.
    Parabéns pelo blog!
    Ana

    1. Vida de Casada disse:

      Ana, tudo bem?!
      Se você estiver em um buffet self service você deve pegar outro prato e se quiser também outros talheres.Agora em recepções nas casas de pessoas você pode usar o mesmo prato (eu recomendo e acho melhor, pois polpa o serviço para a anfitriã) ou se quiser também fazer a troca. 😉
      Beijo grande,
      ju

  10. Lidiane disse:

    Parabéns pelo Post, muitíssimo esclarecedor! Estava cheia de dúvidas quanto ao tipo de serviço do jantar, agora sei que não vou errar!
    Muito obrigada!

    1. Juliana Santiago disse:

      Lidiane, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!
      Fico muito feliz!
      Beijo grande,
      Ju

  11. Rita Palouso disse:

    Oie Juliana , boa noite

    gostaria de saber por quê vc não responde minhas perguntas……

    1. Juliana Santiago disse:

      Rita, tudo bem?!
      Que engraçado! respondo TODOS os comentários que recebo!
      Pode ser que os seus comentários não então chegando…
      De qualquer forma se quiser também você pode me mandar um email: contato@blogvidadecasada.com
      Beijo grande,
      Ju

  12. Verena Lima disse:

    Muito obrigada pelas dicas, tem me ajudado bastante pois sou bastante leiga nessa parte de dona de casa! Simplesmente amo seu blog!

    1. Juliana Santiago disse:

      Verena, tudo bem?!
      Fico muito feliz em saber que está gostando do blog!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Beijo grande,
      Ju

  13. Lays disse:

    Ola ju. Eu ainda não tenho um aparador mas gosto muito quando vc coloca as travessas para servir no aparador… acho que fica muito mais organizado!

  14. Renata Alcantara disse:

    Juhhh, cada coisa linda. Estou apaixonada!!! Quero deixar minha casa assim, cheia de mimos…. Esses souplast, que vc usa nas fotos, você compra pela internet? Se Sim, qual o site?

    1. Juliana Santiago disse:

      Renata, tudo bem?
      Você encontra esse modelo na loja objettos…
      Beijo grande,
      Ju

  15. Ester Rodrigues disse:

    Nossa!
    Achei fantástico!
    Você tem me ajudado e inspirado muito . Me tira uma dúvida: no serviço franco/americano os pratos e talheres para a sobremesa já são colocados na mesa , junto com os demais? Ou são colocados depois de retirada a louça usada anteriormente?
    Obrigada!!!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Ester, tudo bem?
      Eles são colocados depois…
      beijos,
      ju

  16. Élida Rodrigues Luchesi disse:

    Tenho adorado o blog.
    Quero saber q a melhor maneira de servir um churrasco para 12 pessoas em casa. Pensei no Franco Americano. Será q combina?

    1. Juliana Santiago disse:

      Elida, tudo bem?
      Se você tiver local na mesa para todos os convidados sim, mas se não o melhor é o americano mesmo! 😉
      Beijos,
      JU

  17. Carole disse:

    Ju, vou fazer um chá/café da tarde em casa com várias amigas (9 no fatal) e o serviço será franco americano. Todavia estou com receio das bebidas não caberem no aparador junto com as comidas.
    Gostaria de saber se é errado ou desagradável deixar apenas as bebidas dispostas na mesa principal e as comidas no aparador.

    1. Juliana Santiago disse:

      Carole, tudo bem?
      Não é adequado usar serviço franco americano para recepções do tipo chá e café, você pode adaptar o serviço à americana no caso. Mas em mesas de café e chá da tarde os itens estão na mesa, assim como no serviço a brasileira.
      Beijos,
      Ju

  18. Mariane disse:

    Ju, adorei!!! Tenho uma dúvida, no caso das bebidas no serviço Franco americano, elas tbm ficarão no buffet/mesa de apoio?

  19. mateus disse:

    me ajudou muito

  20. Marcos disse:

    olá juliana, muito obrigado por todos os seus esclarecimentos. lendo este artigo percebi que o serviço que utilizamos aqui em casa, tanto no diário quanto nos almoços ou jantares sentados é o franco americano. no entanto sempre tive uma dúvida: devo sentar os convidados à mesa para depois convidá-los a se servirem ou peço que ainda em pé peguem os seus pratos e se sirvam antes de sentar. normalmente usamos a primeira modalidade mas fica a dúvida! muito obrigado, marcos