Serviço à Americana – Tudo que você precisa saber

04/02/14

Um dos serviços mais usados pelas anfitriãs é o Serviço à Americana.  Muitas pessoas ficam na dúvida deste tipo de serviço, qual seria o cardápio ideal, como arrumar a mesa, como servir à americana. Enfim, neste post detalhei um pouco mais e espero esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao serviço à americana.

Já detalhei um pouco sobre o Serviço à Brasileira e sobre o serviço Franco Americano em outro post e pensei que seria interessante mostrar também os outros tipos de serviços, assim vocês podem conhecer todos e escolherem o mais adequado.

Serviço à americana

O Serviço à americana é utilizado quando vamos receber em casa e infelizmente não temos local para todos sentarem à mesa.

O ideal é colocar as comidas na mesa principal formando uma sequência lógica. Desta forma as pessoas irão contornar a mesa  em uma única direção, evitando possíveis “trombadas”. Eu particularmente sugiro: Pratos, entrada ou/e saladas (ao lado deixar os temperos que serão utilizados) massas, carnes, guarnições, talheres e porta guardanapos. Eu gosto de deixar os talheres e porta guardanapos por último, porém ao lado dos pratos.

serviçoamericana{esse esquema é ótimo  (eu mesma que desenvolvi), vale a pena salvar}

No serviço à americana as pessoas se servem sozinhas e escolhem o lugar que julgarem mais confortável, não tem problema assentar no sofá ou em outra mesa auxiliar. Os anfitriões ficam responsáveis apenas por coordenar e ajudar em algum momento, caso necessário.

Vale ressaltar para os convidados que não é legal assentar na mesa principal que estão servidas as comidas, o ideal é escolher um outro local deixando a mesa como última opção.

DSC04449

Abaixo, você pode conferir um vídeo detalhado todo o processo de Serviço à Americana:

Aproveito para dizer que quem acompanha o Blog, sabe que eu ministro o Curso Receber em Casa e Etiqueta à Mesa, onde explico tudo sobre como ser uma anfitriã de sucesso, além de das regras de etiqueta na hora de receber e se portar à mesa.

Espero que vocês tenham gostado de aprender um pouco mais sobre o Serviço à Americana.

E se você gosta deste assunto de receber em casa, não pode deixar de conferir o E-book totalmente gratuito que criei com várias dicas de Enxoval para Receber em Casa que vão transformar suas recepções. Nele, eu detalho todos os itens básicos que você precisa ter para receber seus amigos em casa, além de dicas para incrementar a decoração da sua mesa. Você pode fazer o download gratuito clicando na imagem abaixo :

Imagem-Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

  1. Lizianne disse:

    Oi Ju, adorei os posts. Já salvei e imprimi todos os 3 para não esquecer. A minha dúvida é com relação ao tipo de prato que deve ser colocado nesse tipo de mesa: o fundo ou o raso?
    No nosso dia a dia (pelo menos na minha casa) nós utilizamos o prato fundo, afinal é bem mais fácil posicionar a comida do que em prato raso. Mas isso é realmente correto? Ou deve-se usar o prato fundo apenas quando será servido algum tipo de sopa?

    1. Juliana Santiago disse:

      Liziane, tudo bem??
      os pratos rasos apenas… Infelizmente, não é correto usar o prato fundo para servir… Você pode usar tranquilamente no dia a dia, mas para receber não é recomendado.
      Abraços,
      Ju

  2. Lizianne disse:

    Outra dúvida que tenho é sobre a quantidade de taças nesse tipo de serviço. Quando se faz a mesa posta, em geral utiliza-se 2 taças: a de vinho e a de água. Mas com esse tipo de serviço, como é feito? Deixa-se todas as opções e a pessoa pega a taça correspondente ao que ela for usar no momento ou deixa apenas 1 opção?

    1. Juliana Santiago disse:

      Lizianne, tudo bem??
      Isso mesmo.. a pessoa pega somente a taça que ela vai usa naquele momento…
      Este é um serviço mais informal, por isso precisamos fazer pequenas adequações.
      Beijo grande,
      Ju

  3. Janete SA disse:

    Óptimas dicas Juliana. Adoro os seus post’s e vídeos no YouTube. Acompanho desde 2015 quando ainda era noiva (kkkk).
    Vou receber 15 pessoas em casa e a minha mesa é de apenas 6 lugares. Vou seguir esse método “serviço à americana”. Acho que será o ideal.

    Se estivesse no Brasil, com certeza me inscreveria num dos seus cursos ;).
    Beijinhos e muito sucesso,
    Janete
    (Luanda – Angola)

    1. Juliana Santiago disse:

      Janete, tudo bem?
      Que bom que gostou do conteúdo!
      A próxima turma de cursos será na versão online!
      Você também pode participar! 😉
      Beijos,
      Ju

  4. LETICIA LIMA disse:

    Amei….

  5. Danielle Madureira disse:

    Estou amando os vídeos!
    Gostaria de saber se posso receber em casa com o serviço à americana utilizando o buffet da minha casa? Posso utilizar para colocar a comida? Ou para colocar as louças e talheres?