Como Servir? Serviço à Francesa

18/02/14

Neste post detalhei tudo que você precisa saber sobre o Serviço à Francesa: Como servir, quando ele é utilizado, além de várias outras dicas sobre este tipo de serviço super requintado.

Vocês vão conseguir ver a diferença deste tipo de serviço para o serviço à brasileira, o serviço à americana e o serviço franco americano.

Serviço à Francesa

O serviço à francesa é o mais requintado de todos e por isso muito pouco usado. Sua principal característica é o fato dos convidados não se levantarem da mesa para se servir, ou seja, a travessa é apresentada ao convidado e ele que se serve.

garcom_servindo

Para esse serviço sair perfeitamente é necessário apoio de alguém preparado para servir (Exemplo: Um garçom, assistente, etc.).  As travessas serão sempre apresentadas a cada convidado pelo lado esquerdo e a pessoa serve a quantidade que julgar necessário.

Primeiro, as mulheres são servidas. A  primeira pessoa é a senhora à direita do anfitrião, depois a da esquerda, as do centro da mesa e por último a anfitriã. Em seguida, os homens são servidos pela mesma ordem, o primeiro à direita da anfitriã e por fim o anfitrião.

servicoafrancesa

Para o serviço à francesa funcionar corretamente é necessário um plano de mesa (conhecido como placement), ou seja, é necessário que os convidados sentem em locais marcados pela anfitriã que deverá seguir pequenas regrinhas de acordo com a etiqueta tradicional.

Plano de mesa (placement) – Formal:

O anfitrião deve se sentar em frente à anfitriã. Pela etiqueta tradicional do serviço à francesa, eles ocupam as extremidades opostas da mesa, e é muito mais simpático que eles fiquem ao centro, mais próximo de todos os convidados. À direita da anfitriã, fica o convidado de honra e a direita do anfitrião, senta-se a convidada de honra. Quando não houver um casal homenageado, esses lugares principais devem ser usados pelas pessoas mais velhas.  As demais posições na mesa podem ser definidas por “importância”, idade, afinidade ou até mesmo por estratégia. 

1200x1200_1305737639332-25063FleurdelisPlaceCard

Recomendo que caso queria fazer esse tipo de recepção, deixe os locais marcados com tags ou  porta nomes localizados em cima da mesa, em frente ao prato ou ao lado dos talheres.

Esse tipo de plano de mesa é recomendado para reuniões formais, mas caso queria fazer um plano para reuniões informais ou semi-formais, também é possível.

servico_a_francesa

Bem pessoal, espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre o serviço à francesa. Ele é muito pouco usado, mas é interessante conhecermos para ficar por dentro das regras de etiqueta.

Aproveito para dizer que, quem acompanha o Blog sabe que eu ministro o Curso Receber em Casa e Etiqueta à Mesa, onde explico tudo sobre como ser uma anfitriã de sucesso, além de das regras de etiqueta na hora de receber e se portar à mesa.

E se você gosta deste assunto de receber em casa, não pode deixar de conferir o E-book totalmente gratuito que criei com várias dicas de Enxoval para Receber em Casa que vão transformar suas recepções. Nele, eu detalho todos os itens básicos que você precisa ter para receber seus amigos em casa, além de dicas para incrementar a decoração da sua mesa. Você pode fazer o download gratuito clicando na imagem abaixo :

Imagem-Blog


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Olivia disse:

    Adorei..merci