Como organizo a visita da minha diarista?!

21/08/14

No fim do mês passado fiz um post com várias dicas de como aproveitar a visita da sua diarista/doméstica (não viu?! Clique AQUI!). Depois do post, algumas leitoras pediram que eu montasse algum esquema de organização de diarista e publicasse no blog.

Confesso que acho complicado montar um esquema padrão, porque cada pessoa tem a sua necessidade e preferência. Porém, resolvi mostrar por aqui como me organizo e como faço os rodízio de tarefas.

lista

Eu sempre tive diarista, bem no início do casamento pensei em ter apenas por um dia na semana, mas logo vi que no meu caso seria pouco e preferi contratar por dois dias já que eu e meu marido trabalhamos fora  e precisamos de alguém para ajudar no dia a dia.

No primeiro dia (geralmente as segundas) ela fica responsável por lavar, passar e organizar as comidas (no mesmo dia já vou no supermercado e sacolão). Sempre peço que ela deixe tudo semi pronto para facilitar durante a semana. Ela lava as verduras, tempera as carnes, pica as frutas, deixa tudo “semi pronto”para a semana. Quando quero alguma comida especial também peço para que ela deixa pronta, tipo alguma massa, arroz, feijão… Além de ficar responsável pela roupa e comidas, ela também arruma a cama e organiza o nosso quarto e banheiro.

Passar Roupa

Frutas_picadas

No segundo dia (quintas feiras) ela fica responsável pela faxina! Além de arrumar a casa toda, faz faxina em todos os cômodos. Este é o dia que ela troca a roupa de cama e toalha dos banheiros. Como já comentei no post anterior, neste dia eu reforço o que quero que seja limpo, o que acho que merece atenção, os pontos mais sujos, etc… Quanto aos vidros,  combino sempre de limpar de 15 em 15 dias ou quando sentir necessidade!

Limpeza2

Algumas dicas gerais:

  • Sempre reforce que caso ela não vá, avise. (Já aconteceu comigo algumas vezes de ficar esperando a diarista para só depois ir trabalhar e a pessoa não aparecer 🙁 )
  • Reforce o horário de chegada e saída
  • Tenha o que você quer que ela faça em mente, analise sua casa no dia anterior para saber qual será o foco de limpeza da visita dela.

Bem pessoal, é isso! Agora quero saber de vocês como vocês organizam a visita da sua diarista?! Não deixe de colocar nos comentários! Vou adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentários

  1. Nathalia disse:

    A diarista também vai à minha casa duas vezes por semana. Na segunda ela passa as roupas e limpa os banheiros e a varanda e as quintas limpa a casa por completo. Moro em uma rua movimentada, com muito comércio e por isso fica muita poeira com o pó de asfalto, tendo então a necessidade de ter uma pessoa para ajudar com a limpeza, uma vez que, meu esposo trabalha o dia inteiro e eu apenas 6 horas diárias, mas não tem jeito… se não a gente fica por conta da casa e não cuida de si e do companheiro!!!!
    ? ?

    1. Vida de Casada disse:

      Nathalia, tudo bem?!
      Justamente! Infelizmente não tem como ficar por conta de tudo não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Pollyanna Millard disse:

    Oi Adoro seu blog e suas dicas preciosas!!!
    Bem, achei interessante sua diarista …
    Tenho uma que vai na terça feira e sexta ( Meio horário).
    Na terça ela passa, as vezes lava roupa ( porque normalmente adianto) e limpa a casa de modo mais caprichado ( as vezes limpa janelas , cortinas , etc)
    Na sexta ela ela limpa a casa, e passa apenas as roupas do meu filho de 1 ano. ( Porque suja muita roupa).
    O horário dela normalmente é nas terças ( 09:00hs as 17:00hs) e sexta das (11:00hs as 16:00hs), mas não é uma coisa fixa, porque se terminar pode ir embora … Rsrsrsrsrs
    Achei interessante pq nunca pensei em perdir ajuda com as comidas e as outras coisas da casa !!!
    Vou usar suas dicas para acrescentar isto ! Me ajudaria muuuiito ! Pq chego tarde e com criança pequena é uma correria !
    Obrigada! Bjos!

    1. Vida de Casada disse:

      Pollyanna, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!
      Acresenta o negocio das frutas, acho que vai te ajudar bastante! Ainda mais com filho! Vale a pena! 😉
      Porque lavar e muito chato! rs!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Sandra disse:

    Uma dica (meio fora do assunto) interessante com relação à diarista é sempre pedir para assinar uma recibo do valor pago. Pode evitar futuros problemas!

    1. Vida de Casada disse:

      Sandra, tudo bem?!
      ÓTIMA DICA!
      Realmente isso é muito importante! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  4. Nina disse:

    Ju, super feliz com o post!!! “Iluminou” minha vida!!! Kkkkk….bom demais ter ótimas dicas para podermos otimizar o nosso tempo!!!
    Bjuusss

    1. Vida de Casada disse:

      Nina, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!!
      Fico muito feliz em poder ajudar!
      Beijo grande,
      Ju

  5. Olá! eu não tenho diarista. Tenho uma casa pequena e pensei bem na hora da reforma em praticidade para limpeza, optamos por pisos fáceis de limpar. Organizo a limpeza em dois dias da semana, nos demais cuidamos para não deixar desorganizado colocando as coisas em seus devidos lugares, assim evita aquela aparência de bagunça sabe? As roupas eu coloco na máquina uma vez na semana. Bjs amo seu site.

    1. Vida de Casada disse:

      Renata, tudo bem?!
      Realmente optar por um piso que não suja com facilidade faz a maior diferença. Troquei o meu justamente por isso, por ter muita dificuldade de manter ele limpo.
      Obrigada pelo carinho e por passar por aqui!
      Beijo grande,
      ju

  6. Luiza disse:

    Aqui em casa tenho 1 vez por semana… mas essas últimas semanas estou montando o quarto do nenem… Não sou uma pessoa muito ligada na limpeza e não reparo muita coisa, mas minha faxineira tb não… ela é mais pra fazer aquelas limpezas pesadas, esta aprendendo aqui,tem dias que amo a faxina é tem dias que não… ela passa roupa de 15 em 15 dias aqui e lava toda semana,deixo as trouxas separadas e escrevo quais materiais usar. Como estou montando o quarto a casa esta uma completa zona! Então a faxina não tem como ficar boa ( é o que eu quero acreditar) então depois de montado vou começar a seguir suas dicas…. Como não encontro com ela ( ela é de extrema confiança,graças a deus), deixo tudo anotado oq eu quero pro dia, mas não faço em tópicos, talvez assim ela não se perca.
    ah aqui elá faz uma lista dos produtos que estão acabando no final do dia… Assim fica mais fácil de acompanhar…

    1. Juliana Santiago disse:

      Luiza, tudo bem?!
      Realmente algumas fazes de mudança e reforma são complicadas e a faxina muitas vezes fica em segundo plano. A minha dia é: Não deixe ela se acomodar em determina situação, porque depois quando as coisas se estabilizarem (o quartinho ficar pronto, etc), ela pode já estar em outro ritmo e fica complicado a voltar como era antes… Essa é apenas uma sugestão! No mais fazer as tarefas e compras é uma ótima forma de manter a comunicação entre vocês…
      Beijo grande,
      Ju

  7. Jake Soares disse:

    Eu ficava perdida como fazer. Ela só ia e arrumava.

    Me ajudou muito suas dicas. Vou segui-lá a risca!!! =)

    Obrigada!!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Jake, tudo bem??
      Que bom que você gostou das dicas!
      Sucesso com a organização!
      Beijo grande,
      Ju

  8. Adriana disse:

    Muito legal! Gostei muito do seu blog. Muitas dicas legais, bom compartilhar nossa rotina de esposa/dona de casa/profissional. Tenho uma diarista q vai uma vez na semana para limpar a casa e passar roupa e uma tia que vai de 15 em 15 dias pra fazer comida para congelar. Adianta muito nosso lado nessa vida louca q a gente vive. Bjs

    1. Juliana Santiago disse:

      adriana, tudo bem?
      Realmente ajuda mesmo! Fica tudo mais prático e organizado!
      vou te esperar sempre por aqui..
      Beijo grande,
      Ju

  9. Maria disse:

    Oi, Juliana!

    Estou conhecendo seu blog hoje e já te seguindo no instagram 🙂
    Estou indo morar com meu namorado e já combinei com a diarista que ela irá uma vez por semana (pois é o que poderemos no início). Estou pensando em como fazer. Tinha pensado inicialmente em pedir p/ que ela somente passasse roupa e fizesse a comida p/ a semana (e a arrumação básica ficaria por nossa conta). Aí 1 vez no mês eu pagaria p/ ela ir mais um dia p/ fazer uma faxina pesada. Só que agora já estou pensando em uma outra forma: na primeira semana ela cozinharia e passaria, e na outra cozinharia e limparia. Mas também não tenho noção se vai acumular muita roupa, por exemplo. O que você sugeriria?

    Bjinhos e muito obrigada pelas dicas

    1. Juliana Santiago disse:

      Maria, tudo bem?
      Seja muito bem vinda ao blog… vou te esperar por aqui sempre! 🙂
      Sobre a sua dúvida eu sugiro você separar pelo que acha mais difícil de fazer… ai você faz o que acha mais tranquilo e ela faz o que você não gosta (ou gosta menos..)
      Eu particularmente ficaria com a opção 1, rs! Mas porque eu não curto passar roupa…
      Beijo grande,
      ju

  10. Maria disse:

    Oi, Juliana!

    Estou conhecendo seu blog hoje e já te seguindo no instagram 🙂
    Estou indo morar com meu namorado e já cominei com a diarista que ela irá uma vez por semana (pois é o que poderemos no início). Estou pensando em como fazer. Tinha pensado inicialmente em pedir p/ que ela somente passasse roupa e fizesse a comida p/ a semana (e a arrumação básica ficaria por nossa conta). Aí 1 vez no mês eu pagaria p/ ela ir mais um dia p/ fazer uma faxina pesada. Só que agora já estou pensando em uma outra forma: na primeira semana ela cozinharia e passaria, e na outra cozinharia e limparia. Mas tb não tenho noção se vai acumular muita roupa, por exemplo. O que você sugeriria?

    Bjinhos e muito obrigada pelas dicas

    1. Juliana Santiago disse:

      Maria, tudo bem??
      Eu particularmente gosto da primeira opção!
      Acho interessante você avaliar o que você não é muito boa e contratar alguém para te ajudar nas coisas que você não gosta tanto de fazer ou tem dificuldade… 😉
      Qualquer coisa que precisar estou aqui! Seja bem vinda ao Vida de Casada
      Beijos,
      Ju

  11. Samara disse:

    Ola !
    Achei muito bacana esse seu post! Estou construindo um casa e logo me mudarei , acredito que também irei contratar 1 diarista ao menos 1 vez na semana pois ajuda muito quando agente trabalha fora ,e essas dicas foram legais!

    bjs

  12. MARCELA disse:

    Oi Ju, td bom? Comecei a seguir você e estou amando seu blog e suas dicas, realmente estão me ajudando muuuuuuito… vou me casar em abril de 2018, mas estou tão ansiosa pra terminar td chegar logo que acabo passando o carro na frente dos bois hahaha. Mas suas dicas estão me ajudando tanto que ja te considero uma amiga kkkkkk Beijos

    1. Juliana Santiago disse:

      Marcela, tudo bem?
      Que delicia saber que você esta adorando as dicas do blog!
      Espero que ele te ajude de alguma forma com os preparativos do casamento e também com o depois, a “vida de casada”!
      Beijo grande,
      ju

  13. Fabiola disse:

    Adorei as dicas, já fazia mais ou menos como você.

  14. Thaís disse:

    Juliana, meu bem… seu blog, instagram e canal são MARAVILHOSOS!
    Casei há alguns meses e já conhecia seu blog antes, mas acompanhava pouco pq a prioridade era a cerimônia e o casamento em si.
    Agora já estou seguindo tudo e amando cada dia mais! Amo os assuntos de receber em casa e de mesa posta (a cada dia eu compro um enfeito novo). Mas o assunto deste post é espetacular. E estava precisando de uma “orientação” dessas… Eu tenho uma moça, confiável, já trabalhou na casa da minha mãe… mas eu simplesmente não tenho tempo de companhar! Trabalho o dia inteiro em outra cidade e meu marido trabalha embarcado. Minhas rotinas para diaristas ainda são muito complicadas… Pq quando ele está em casa ele fica lá sozinho e acaba que não estou lá pra fazer nada pra ele tadinho. Preciso de uma diarista/mãe. Mas quando ele embarca a necessidade é bem menor. E em qualquer momento… não tenho muito tempo!
    Adorei as dicas e vou começar a colocar em prática. TUDO! obrigada pela disposição para compartilhar suas experiências.

    1. Juliana Santiago disse:

      Thais, tudo bem?
      Que alegria saber que você está conhecendo o Vida de Casada mais e mais e está gostando!
      Feliz em saber que este conteúdo te ajudou!
      Vou te esperar sempre por aqui!
      Beijos,
      Ju

  15. Mariela disse:

    Olá Ju!!!

    conhecí vc e estou te seguindo a pouco tempo. neste tema das diaristas nao tenho muito a dizer, pois nao tenho diarista. as vezes até penso em pegar uma pessoa para me ajudar com as tarefas de casa, mas conheco muito pocas pessoas. a verdade ate tem uma moca que ia um dia na semana na casa da minha sogra, acho que ela ainda tem livre o dia que ia la, mas minha sogra vivia criticando o fazer dela. entao, se for pra ter que correr atras de mais uma crianca em casa , melhor deixar para lá. Moro numa rua bastante movimentada, do lado de um posto de saude, entao pelo menos de segunda a sexta eu passo pelo menos a vassoura na casa toda… e passo pano no chao dia sim e dia nao. Quando cheguei pra morar sozinha (eu, meu marido e nesse tempo minha filha tinha 1 mes) foi muito dificil, o dia rendia nada, ela dormia muito e parece que eu nao fazia nada. Com o tempo fui organizando minhas atividades de casa, para ter um tempinho para mim tambem. Com uma filha pequena é bem dificil levar uma mesma rotina por muito tempo, pois as necesidades dela vao mudando no tempo, mas sempre consego me adaptar. No semestre passado comecei a trabalhar, 2 horinhas um dia na semana, foi até tranquilo. Neste semestre ja sao 3 dias por semana que trabalho, na noite, quando meu marido pode ficar com a minha filha… mas meu tempo ta virando nada, pois tenho que preparar as aulas para ministrar, cuidar da casa e da pequena, ainda pior que sou jeitosa, gosto das cosas bem feitas do meu jeito e fico chateada quando as coisas nao estao como eu gostaria. Sou uma pessoa complicada, comecando a sentir o cansaso com um ano ainda em fraldas… pensando o que será melhor para fazer.

    abraco

    Mariela

  16. Oi !!
    Muito bom!

    Parabéns pelo artigo!!

    Gosto de me organizar também

  17. Marli disse:

    Adorei suas dicas, como diarista que sou em Brasilia DF. Vejo vc muito bem sabida !! 😉

  18. Eli disse:

    Bom dia
    Estou com uma nova diarista, que vem por quinzena, não quero que cozinhe, só cuide da casa. O problema é ela diz que já tem um jeito de fazer o serviço, e o que faz na diária dela, como não limpar geladeira por dentro, não coloca roupa na máquina, como separa as coisas para limpar, etc. Tem até umas qualidades que gostei, mas não gosta de ser direcionada e eu tenho prioridades diferentes a cada semana e por isso, infelizmente, terei que arrumar outra.

  19. Neuzeli disse:

    Eu já acho que em questão de comida não faz parte de diarista e sim para uma doméstica fixa