Dicas para aproveitar melhor a visita da sua diarista (doméstica)

28/07/14

Como já comentei em posts anteriores que tenho uma diarista que vem na minha casa duas vezes por semana, pois além do blog também tenho outro trabalho, e infelizmente não consigo fazer todas as tarefas domésticas necessárias para deixar minha casa arrumada e limpa da maneira que eu gosto.

Como está cada vez mais comum termos apenas uma diarista, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de como faço para aproveitar a visita dela na minha casa.

Dicas para organizar a vinda da sua diarista (doméstica)

GUARDE OS OBJETOS: Para aproveitar o máximo o dia que ela vem na minha casa, tento sempre já guardar as coisas que estão fora do lugar. Assim, quando ela vem trabalhar fica mais focada na limpeza pesada e não apenas em organizar.

sala

ADIANTE A LIMPEZA DAS ROUPAS: No dia anterior a vinda dela, gosto de colocar algumas roupas na máquina de lavar, assim no dia da sua visita o foco fica no processo de passar roupas.

Maquina

ORGANIZE AS TAREFAS: Outra coisa que gosto de fazer é anotar todas as tarefas que eu quero que ela faça no dia e já deixo na geladeira, assim não esqueço de nada e ela fica com um cronograma a ser seguido.

todolist

COMPRE OS PRODUTOS: Uma dica é já olhar se todos os produtos de limpeza estão no estoque. Afinal, não adianta ela ir na sua casa pronta para trabalhar e estiver faltando o sabão em pó. :/

limpeza

ALIMENTOS: Geralmente, um dia antes, ou no próprio dia durante a manhã, faço o supermercado, compro frutas e legumes. Assim, eu já peço que ela lave os itens e já deixe tudo pronto para a semana. Ela sempre deixa uma salada pronta,  arroz, batata cozida, carne temperada, as frutas lavadas… tento deixar o máximo de alimentos pré prontos.

supermercado

RODÍZIO DE TAREFAS: Existem algumas tarefas domésticas que não precisamos fazer toda semana (limpar vidros por exemplo),  o ideal é estabelecer um rodizio e escolher o que será feito naquela semana.

vidros

CONHEÇA SUA CASA:  Na sua casa você que sabe onde acumula mais sujeira e  poeira. Por isso, nunca deixe de verificar se ela está limpando bem e ressaltar na sua lista de atividades. Afinal, você como ninguém sabe o cantinho que merece mais atenção.

poeira

DEIXA SUA PEÇA “AMOR” PARA VOCÊ LIMPAR: Na nossa casa sempre temos aquele item queridinho que amamos e tem um valor pessoal e sentimental. Para esses itens, confesso que o ideal é você mesmo fazer a limpeza, para não correr o risco de possíveis quebras e estragos.

limpeza2

COMBINE O HORÁRIO:    Nunca deixe de estabelecer BEM o horário de chegada e o horário de saída da sua diarista. Combine bem e “acerte os pontos”, pois somente assim você vai conseguir saber qual atividade será feita no dia.

horario

BOM RELACIONAMENTO: Para finalizar, a dica é a famosa regra da boa convivência. Manter um bom relacionamento transforma qualquer relação com a sua funcionária melhor e mais prazerosa. 🙂

Bem, espero que vocês tenham gostado das dicas. Agora quero saber de vocês, qual  a dica de vocês?! Como gostam de se organizar?! Não deixe de me contar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

63 Comentários

  1. Ana Caroline disse:

    Jú!! Esse post veio num dia triste pra mim!! ;/ Tenho uma relação muito boa com a minha diarista NOSSA não sei como vou viver se ela! Vamos nos mudar pra outra cidade, Feira de Santana, 100km daqui de Salvador, e logo hj dei a notícia pra ela, foi tão triste! Mas ela é tão fofa que já disse que vai me ajudar na mudança e vai ficar dois ou três dias comigo la organizando as coisas é ou não é um amor? (L) Ela vem na minha casa uma semana 1x outra 2x, e funciona super bem! Procuro tb deixar as coisas organizadas, e sempre que ela vai embora demos uma revisada nos produtos de limpeza, caso precise eu compro o que está faltando pra próxima semana! Quando tenho o dia mais disponível eu entro em ação, ela tira tudo dos armários vai limpando e eu venho depois organizando e deixando do jeito que eu gosto! 😉 Amei as dicas, vou usar todas com minha nova diarista principalmente a de anotar, que é um hábito que não tenho! Beijos Jú!!

    1. Vida de Casada disse:

      Aninha, tudo bem?!
      Nossa que chato… é tão ruim quando encontramos uma pessoa que a gente se identifica e acontece umas coisas dessas, não é mesmo?! Mas que bom que ela vai te ajudar nesse processo todo da mudança… Boa sorte com a nova diarista, espero que as dicas ajudem! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  2. Lu disse:

    Minha diarista não faz comida e também não passa roupa. A diária dela é somente para a limpeza da casa. Gostaria muito de ter uma diarista que me ajudasse em todos os aspectos. Se ela fosse se dedicar a todos os itens, com certeza sairia bem cara!!! : )

    1. Vida de Casada disse:

      Lu,tudo bem?!
      Então como a minha vem na minha casa duas vezes por semana, deixo um dia focado para roupas e comida e o outro para faxina. A minha cobra por dia mesmo, ai separo as atividades da semana! 🙂
      Beijo grande,
      Ju

  3. Lorena Marques disse:

    Nossa você é uma mulher de sorte. Rs. A minha diarista infelizmente não tem muita artimanha na cozinha. Por isso eu lavo as frutas, guardo e ela não deixa nada pronto. 🙁
    Mas o cronograma é essencial. Eeu sou daquelas que pego a lista e confiro se o que eu pedi realmente foi feito. Kkk

    1. Vida de Casada disse:

      Lorena, tudo bem?!
      Então como minha diarista vem duas vezes por semana, deixo um dia focado para roupas e comida e o outro para faxina. O cronograma ajuda me ajuda muito, adoro! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  4. Mariana disse:

    Que post legal, Juliana! Em 5 anos de casada, agora vejo que sigo todas essas dicas naturalmente (principalmente a listinha simpática na geladeira). Mas no inicio eu ficava perdidinha! Não tinha nem coragem de pedir as coisas para uma funcionária. Mas parece que sempre tem um anjinho com as recém-casadas, e eu fui abençoada com duas ótimas diaristas: uma em São Paulo que parecia uma mãe e outra já aqui em Curitiba que cuida da casa, de mim, do marido e do bebê! Isso que ela só vem uma vez por semana!
    Tem mais… minha diarista fofa leva as roupas com pequenos defeitos pra casa e traz tudo costuradinho! Não é bãodimais?

    1. Vida de Casada disse:

      Mariana, tudo bem?!
      É tão gostoso quando aparece pessoas boas no nosso caminho,não é mesmo?!
      Que fofa sua diarista! 🙂 #queroumaassim rs!
      Beijo grande,
      Ju

    1. Vida de Casada disse:

      Karen, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!
      Elas ajudam muito, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  5. roseli disse:

    Oi, Sou diarista amo arrumar armários gostei das dicas , e se estiver algo para me indicar farei com muito amor e prazer, pois sei que ninguém tem paciência em arrumar armários. Desde já meu muito Obrigada abrçs.

    1. Vida de Casada disse:

      Roseli,tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!
      Beijo grande,
      Ju

  6. Blanche disse:

    Olá!
    Adorei as dicas! Tenho uma diarista que foi minha “mensalista” mas parei de trabalhar e hoje ela vem duas vezes por semana tb. Ainda tenho dúvidas se devo registrá-la. Como você faz com a sua.
    Bj

    1. Vida de Casada disse:

      Blanche, tudo bem?!
      A minha não é registrada. Hoje em dia temos que registrar funcionários que trabalham mais de 3 vezes por semana. Até 2 é tranquilo.
      O ideal neste caso é você demitir a sua funcionária e depois começar a efetuar os pagamentos como autônoma.
      Beijo grande,
      Ju

  7. Cristiane disse:

    Nossa ! Parabéns pelas dicas seria muito bom se as contratantes seguissem , eu trabalho de diarista e acho que o serviço iria render muito

    1. Juliana Santiago disse:

      Cristiane, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!!
      Fico muito feliz!
      Beijo grande,
      Ju

  8. katia farias disse:

    gostaria de saber,tenho um diarista duas vezes por semana,mais to querendo coloca-la treis vezes,ela vem segunda feira e quarta-feira to querendo coloca na sexta feira também,quero saber se cria vinculo se preciso registrar a carteira dela
    .desde já agradeço a atnçao aguardo o retorno

    1. Juliana Santiago disse:

      Katia, tudo bem?!
      Acima de 3 vezes na semana você deve registrar sua funcionária.
      Beijo grande,
      Ju

  9. Geórgia Couto disse:

    quanto tempo uma diarista deve ficar! Pago 100 reais por dia e ela vem 2 dias. Ela tem que cumprir 8h ou diarista fica menos?

    1. Juliana Santiago disse:

      Georgia, tudo bem?!
      Você deve estabelecer com elas os horários. O máximo de jornada de trabalho permito por lei são de 8 horas, mas muitas vezes minha diarista termina o serviço antes e não me importo dela sair mais cedo…
      Beijo grande,
      Ju

  10. amanda disse:

    Ola, eu só diarista comecei esse mês eu vou ao apartamento da minha patroa três vezes por semana.
    Eu gostaria q Vc me desse algumas dicas sobre Oq eu ñ devo fazer e Oq eu posso fazer para agrada-la …
    Eu ficarei muito grata com sua ajuda 😉

    1. Juliana Santiago disse:

      Amanda, tudo bem??
      Eu sugiro que você converse com ela e veja como pode ajudar e agradar, acho legal também você perguntar o que também não deve fazer… Acho importante essa conversa porque cada casa tem um ritmo e uma prioridade! Converse com ela tenho certeza que ela vai ficar muito feliz com o seu empenho em agradar!
      Beijo grande,
      Ju

  11. Aldezira disse:

    Deus abençoe em nome de Jesus a todas as Diaristas/Faxineiras e também as Donas de Casa que se utilizam dos serviços dessas profissionais que atuam como autônomas, por motivo de nossos trabalhos como servidores públicos ou privados. Juliana, parabéns pelas suas dicas. Eu já pratico algumas de suas dicas. Gosto de colaborar com a diarista que trabalha uma vez por semana na minha casa, no sentido de ajudá-la pago R$ 100,00 por diária/faxina, mas sempre peço a ela que faça uma lista de compras do que ela mais precisa, porque as coisas estão muito inflacionadas e realmente o que pago não é o suficiente para uma compra para semana, mesmo sabendo que nem todas as pessoas tem condições de pagar o mesmo que pago, porque todas as pessoas são conscientes que raramente ganha igual, por motivo de cargo/função para arcar com o valor pago para o serviço de uma diarista. Eu e a minha amiga diarista temos nos entendido muito bem, com ótimo relacionamento, até porque o trabalho de uma casa não é moleza não. As atividades que ela executa é espanar de 15 em 15 dias o teto e limpar as paredes. Outros tipos de limpeza em geral é das áreas da casa: garagem; banheiros; salas; quartos; janelas e portas etc.. eu cuido das limpezas externas e internas do fogão, geladeira; freezer; bebedouro; lavo e passo as roupas; arrumo guarda roupas; troco os lençóis de camas; toalhas de banho e rosto; tapetes e das plantas; faço o café da manhã e lavo as louças; faço o almoço e arrumo a mesa para almoçar e novamente lavo as louças, assim não atrapalha o trabalho pesado da faxina que ela faz. Almoçamos juntas e descansamos uns 20 minutos para retomar a batalha. Gosto de ajudá-la e gosto de receber sugestão sobre os produtos a serem usados na limpeza, até porque tem produtos que as pessoas tem alergia e eu não quero que ninguém adoeça, só porque eu quero usar o tal produto.

    1. Juliana Santiago disse:

      Aldezira, tudo bem?
      Que bom que você gostou das dicas!
      Realmente é muito importante ajudar a funcionária, porque muitas vezes o trabalho é muito e fica muito puxado e desgastante.
      Beijo grande,
      Ju

  12. Eu sou diarista mas sempre cumpro com o combinado que tenho com a patroa.E tenho ótimas referências por onde passei.Adoro ser diarista faço com prazer meu serviço.

    1. Juliana Santiago disse:

      Isabel, tudo bem??
      Parabens pelo trabalho e desempenho!
      Beijo grande,
      JU

  13. Sandra Lins disse:

    Que legal essas dicas. Parabéns , amei suas dicas. Algumas vou colocar em pratica, outras já adotei. Bj gde.

    1. Juliana Santiago disse:

      Sandra, tudo bem??
      Que bom que gostou das dicas! 🙂
      Depois que colocar em prática me fala…
      Beijo grande,
      Ju

  14. Bethania disse:

    Ju, amo seu site! Sou casada há 5 anos e sempre tive diarista, a minha é uma vez por semana, como não tenho filhos dá pra passar razoavelmente, mas acredito que o melhor é duas vezes por semana para nós que trabalhamos fora. Já sigo quase todas essas dicas e o importante é sempre conhecer a nossa casa, nossas prioridades e o que menos gostamos de fazer e mais gostamos, pra priorizar as atividades da diarista exatamente com aquelas em que não gostamos. Eu por exemplo não gosto de passar roupa, então lavo tudo (na máquina é claro, rs) deixo já dobrado e guardo as que não precisa passar pra facilitar a vida dela, dentre outras coisas… bjs

    1. Juliana Santiago disse:

      Bethania, tudo bem?!
      Que delicia saber que você gosta do site! Realmente é muito importante priorizar essas tarefas, assim não ficamos perdendo tempo e conseguimos aproveitar melhor a visita da diarista, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  15. Michelle Dall'Acqua disse:

    Oi Ju! Suas dicas como sempre são muito valiosas para mim. Eu nao tenho diarista, mas chamo uma pessoa para me ajudar qdo acho q nao vou dar co ta do serviço na semana. Mas eu achava que até me atrapalhava. Com seu post percebi que eu nao me organizo para o dia que ela vem. Valeu demais pelo post!

    1. Juliana Santiago disse:

      Michelle, tudo bem?!
      Que bom que gostou das dicas!! Fico muito feliz em ter ajudado!
      Beijo grande,
      Ju

  16. Vívian disse:

    A minha diarista lava e passa toda a roupa. Prefiro pagar um pouco mais e “me livrar” do trabalho de cuidar da lavagem das roupas. Como ela fica o dia inteiro, consegue limpar a casa, lavar e passar e prepara o jantar.

    1. Juliana Santiago disse:

      Vivian, tudo bem?!
      Isso acaba que vai de acordo com a prioridade de cada pessoa, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      ju

  17. Rosane G. Appel disse:

    BOM DIA!
    AMEI AS DICAS.
    UM BEIJO.

    1. Juliana Santiago disse:

      Rosane, tudo bem??
      Que bom que gostou!
      Abraços,
      Ju

  18. janete marins disse:

    Ola, eu moro em santa izabel municipio de sao goncalo rj e gostaria muito q vcs me falasse quanto eu devo cobrar pra ir em uma casa e limpar apenas as janelas q sao 8 janelas de madeira grande e 4 pequenas, e tbm gostaria de saber quanto tempo leva para dar faxina em 3 quartos 2 banheiro sala cozinha e varanda de 15 em 15 dias , me digam porfavor

    1. Juliana Santiago disse:

      Janete, tudo bem??
      Os valores a serem cobrados variam de acordo com a região, tarefas, cidade, bairro.. Pesquise na região que você quer trabalhar o valor que outras diaristas cobram e converse com a pessoa que te contratou.
      Abraços,
      Ju

  19. janete marins disse:

    Gostei muito das dicas de cada uma vcs

    1. Juliana Santiago disse:

      Que bom que gostou querida!
      Beijo grande,
      Ju

  20. andreza disse:

    uma diarista tem que fazer almoço? e lavar ou nao? so se quisemos?

    1. Juliana Santiago disse:

      Andreza, tudo bem?! Isso depende do serviço contratado.

  21. Purcina magalhaes disse:

    Oi pra ser sincera não sou organizada assim como você, sempre bato de frente com a minha diarista, porque quando peco pra fazer alguma coisa ela me diz que não entra no kit da limpeza dela, exemplo não limpa geladeira, armários de cozinha e guarda roupa por dentro, isso está correto quando estabelece duas vezes por semana, me ajude porque sinceramente não sei mais nada???

    1. Juliana Santiago disse:

      Purcina, tudo bem?
      Diarista e;a tem a função de fazer a limpeza pesada, porém caso você tenha interesse em ter uma pessoa para te ajudar em outras tarefas sugiro que você converse com a pessoa antes da contratação, assim não tem surpresas e fica com tudo alinhado!
      ABraços,
      Ju

  22. Vitoria Costa disse:

    Boa tarde!Jú, bem legal as dicas lembrando ,que o mais importante é fazer um contrato de prestação de serviço da diarista com no máximo dois dias de serviços prestados.

    Bjssss

  23. Bia disse:

    Juliana

    Você poderia compartilhar ou me enviar a lista de tarefas que você deixa para sua faxineira?

    Adorei o seu post e gostaria de implantar lá em casa e assim deixar claro minhas expectativas

    1. Juliana Santiago disse:

      Bia, tudo bem??
      Vou compartilhar! 😉
      Beijos,
      Ju

  24. Cleci Trindade disse:

    Boas dicas. Estou começando no ramo de diarista. Espero que dê certo! <3

  25. Verônica disse:

    Ótimas dicas Ju, estou adiantando algumas coisas para otimizar o tempo dela, mas a minha única dificuldade é que ela não sabe lê, aí sempre tenho que repetir a rotina verbalmente. Parabéns pelo blog! Amo as dicas no canal do youtube, mas agora serei leitora também do blog. Bjão!

  26. katia disse:

    Ola. Adorei as dicas. Voce poderia dar exemplos das listas para fazer em 2 dias? obrigada

    1. Juliana Santiago disse:

      Ei katia, tudo bem?
      Eu já mostrei neste post aqui!
      https://www.blogvidadecasada.com/como-organizo-a-visita-da-minha-diarista/
      Beijos,
      Ju

  27. Carla Moro disse:

    Obrigada!!!! Mil vezes obrigada pelo blog maravilhoso que você nos dedica.
    Nossa diarista é excelente. Ela sabe otimizar o tempo, e raríssimas vezes preciso reiterar alguma recomendação. Amei a dica da anotação de tarefas. Vou fazer isso lá em casa.
    Também procuro organizar louça e deixar a roupa lavada, para facilitar a rotina de trabalho dela, mas fiquei com uma dúvida: qual deve ser o horário de prestação de serviço uma diarista? No recibo deve constar o horário? Por favor, você saberia informar?
    Um abraço

    1. Juliana Santiago disse:

      Carla, tudo bem? que bom que gostou das dicas!
      O horário fica acordado entre vocês para o que achar melhor…
      Você pode incluir no recibo sim!
      Beijos,
      Ju

  28. patricia disse:

    Gostei muito pois nao to dando conta da casa agora contratei.uma diarista pra ajudar muito obg pela ajuda

  29. Allana disse:

    Ótimas dicas!!!! Adorei as das roupas!!

  30. Rosangela disse:

    Adorei as dicas grata Rosangela mattos

  31. Jaqueline disse:

    Gostei do Post.

  32. cydynha disse:

    oie boa noite hj que estou conhecendo o seu blog e estou achando muito bom obgda pelas dicas. bjos

  33. CID RENAN DOS REIS LESSA LESSA disse:

    muito bom. Excelente.

  34. Tânia disse:

    O que fazer pra o cliente fica satisfeito com a diarista.

  35. Viviane disse:

    Ótimas dicas! 🙂

  36. Marli Vieira disse:

    Como diarista que sou, achei muito boas suas dicas para a gente que contrata diaristas. Achei humildade em vc, ja que é muito importante que o cliente seja bom no planejamento de ter os produtos para tudo, saber que tarefas requer e quando as precisa. E nem tuda a gente é assim.
    Gostei !!

  37. Edna Matos Silva disse:

    Bom dia sou diarista vi em outro site que diarista não lava roupas não passa roupa não faz comida e parte interna da casa como garagem dentro de armário geladeira guarda roupa.gostaria de uma resposta bjs