Atividades para o Dia das Crianças – 13 Sugestões incríveis!

10/10/16

O dia das crianças se aproxima, e nessa época os adultos começam a se preocupar com os presentes e também com a programação do dia em si. Como já falamos sobre presentes baratos para o dia das crianças aqui no blog, hoje resolvi separar para vocês algumas sugestões de atividades para o dia das crianças.

A seguir, separei programações para quem quer ficar em casa e também para quem quer sair e se divertir fora de casa. Afinal, o dia é das crianças, mas o feriado é de todos e é uma ótima oportunidade de entretenimento e de aproveitar tempo em família. Vamos conferir as sugestões?!

atividades para o dia das criancas

Atividades para o dia das crianças

Caça ao tesouro

Uma ótima atividade para o dia das crianças é montar uma caça ao tesouro. Você pode fazer tanto dentro de casa como explorar lugares próximos à sua casa também. Planeje com carinho, monte um mapa para as crianças e um baú com o tesouro final, que podem ser bugigangas e moedas de chocolate, por exemplo.

É uma ótima programação para muitas pessoas, então para quem possui uma família grande com várias crianças, escolha duas pessoas responsáveis por organizar a caça ao tesouro e o resto da família na disputa para encontra-lo. Você pode inclusive separar equipes ou duplas que misturem adultos e crianças. É diversão garantida!

caca ao tesouro

Cinema em casa

Para quem não quer sair de casa no dia das crianças e enfrentar filas e lugares lotados, uma ótima opção é fazer um cinema em casa. Pegue várias almofadas e travesseiros e coloque no chão, separe baldes de pipoca e várias guloseimas. Na hora de escolher os filmes, misture clássicos como O Rei Leão com animações mais novas, como Divertidamente.

cinema em casa

Ida ao cinema

Uma variação do cinema em casa, mas para quem gostaria de passar o dia fora se divertindo em família, a ida ao cinema é uma ótima opção. Você pode até procurar por ingressos online antes para garantir que vocês vão conseguir ver o filme que querem.

Parque de diversões

Outra opção para quem gosta de passear, é uma ida ao parque de diversões. Você pode pesquisar algum parque da sua cidade, ou até mesmo de cidades próximas. Com certeza a criançada vai amar! Mas vá preparado para gastar grande ou a maior parte do seu dia lá dentro: poucos dias movimentam tanto parques de diversão quanto o dia das crianças!

parque de diversoes

Piquenique

Fazer um piquenique é uma excelente opção para quem quer sair no dia das crianças, mas sem enfrentar lugares muito cheios ou filas grandes de brinquedos. Escolha um parque ou uma praça, monte uma cesta com vários lanchinhos e vá com as crianças se divertir em um piquenique. Você pode inclusive levar jogos de tabuleiro ou bolas para que vocês brinquem enquanto estiverem por lá. E para quem mora em casa: você pode também fazer um piquenique nos jardins!

Zoológico

Outra programação para quem deseja sair para passear com as crianças é uma ida ao zoológico. Elas com certeza vão se divertir e se encantar com os animais! Se no zoológico tiver um espaço disponível, você pode também juntar a ideia acima e fazer um piquenique por lá, aproveitando para um descanso entre uma exploração e outra do lugar!

Fazer um bolo juntos

Uma coisa que diverte as crianças é mexer com comida e quando eles podem expressar sua criatividade. E fazer um bolo em família com certeza vai trazer muitas risadas! Se possível, compre vários confeitos e decorações de bolo para que o processo de criação seja ainda mais divertido.

Lembre-se de deixar objetos cortantes fora do alcance das crianças e prepare-se para ver sua cozinha ficar suja durante o processo!

criancas fazendo bolo

Guerra de água

Como no Brasil o inverno e o frio não duram muito, em alguns lugares o calor já está a toda. E por que não se refrescar e se divertir ao mesmo tempo no dia das crianças? Monte uma guerra de água, que pode ser com armas de plástico ou balões, ou até mesmo com mangueiras. Se quiser, pense em provas e desafios para que a brincadeira dure bastante tempo, ou apenas distribua os balões e faça uma guerra de cada um por si.

Essa também é uma brincadeira que fica mais legal com uma quantidade maior de pessoas, então você pode chamar toda a família e fazer um churrasco e uma guerra de água, por exemplo.

guerra de balao de agua

Camping

Uma ótima opção para famílias que gostam de aventuras e de passar tempo ao ar livre, o camping pode ser feito em lugares apropriados para isso ou até mesmo em casa, para quem tem jardins grandes e não pode planejar uma viagem para um acampamento de camping. De qualquer forma, faça com que a experiência seja completa: deixe as crianças ajudarem a montar a barraca, separar lanchinhos e separe um tempo à noite para contar algumas histórias de terror!

Almoço em família

Essa opção segue a mesma ideia do bolo: peça as crianças para ajudarem na cozinha enquanto vocês preparam um almoço em família. Porém, dê tarefas fáceis de serem realizadas e que não sejam preguiçosas para as crianças, para que não haja uma bagunça muito grande, mas elas se sintam parte do processo.

Na hora de almoçar, vocês podem comer enquanto assistem um filme (é dia das crianças, então está permitido, rs!), ou vocês podem fazer brincadeiras em casa depois de comerem, como jogos de tabuleiro também. A ideia é passar um tempo de qualidade com a família!

Máquina do tempo

Imagina se os seus filhos pudessem conhecer as brincadeiras que tanto te divertiram quando você era criança? Essa é a ideia! Faça uma lista de brincadeiras e jogos do seu tempo e prepare-se para passar um dia de muita diversão e nostalgia com as crianças! Elas vão se divertir com certeza, e você vai poder relembrar alguns dos melhores momentos da sua vida também!

brincadeiras antigas

Eventos culturais

Uma outra opção é fazer uma pesquisa pela internet sobre quais as programações e os eventos culturais que a sua cidade vai oferecer no dia das crianças. Muitas vezes a cidade planeja várias atividades divertidas, teatros, shows e festas na rua. Dê uma olhadinha na internet e veja se encontra algo bacana que você acha que as crianças vão gostar.

Viagem

Por fim, eu não poderia de fazer a sugestão de uma viagem. Afinal de contas, dia 12 de Outubro é o dia da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, ou seja: é feriado. Se for possível emendá-lo com o resto da semana ou se isso já for acontecer no seu trabalho, viajar com a família é uma ótima opção para passar o dia das crianças!

E você nem precisa ir muito longe: um hotel fazenda já vai fazer com que eles se divirtam à beça e também com que você e o seu marido possam descansar da rotina!

familia viajando

Espero que vocês tenham gostado das sugestões de atividades para o dia das crianças! Lembre-se que o mais importante é passar o dia com a família e ensinar às crianças como esses momentos são especiais. Assim, quando eles também tiverem seus próprios filhos, vão querer criar memórias tão boas quanto as que estão sendo criadas agora!

As dicas e sugestões de atividades valem para as mamães, os papais e até mesmo avôs, avós, titias e titios que estejam lendo o post! Não deixem de comentar o que vocês acharam e qual a programação de vocês para esse dia!

Gostou deste post?! Veja Também: Presentes para o dia das crianças | Noite da Pipoca para crianças | Sugestões de Mensagens para o dia das crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *