Jantar Romântico – 7 Dicas e 5 Ideias para Você Preparar o Seu!

06/05/19

Sempre que posso, gosto de compartilhar ideias românticas para celebrar momentos especiais a dois. Surpreender quem você ama com gestos de carinho é fundamental para um casamento ou um relacionamento saudável. Por isso, hoje trouxe ideias e dicas para quem quer preparar um jantar romântico.

Separei dicas para que você possa se planejar e também para quem quer fazer um jantar romântico simples. Ainda, separei ideias para que o seu jantar a dois possa ser ainda mais especial. Vamos conferir?!

jantar romantico com rosa vermelha, luz de velas e taças de vinho

Jantar romântico

Dicas de como preparar um jantar romântico

#1 Monte um cardápio harmônico e agradável

Uma das partes mais importantes do jantar é o cardápio. Uma dica geral, que vale para qualquer jantar ou almoço, é criar um cardápio que seja harmônico. Se você for usar receitas que já conhece é mais fácil: basta pensar se os sabores e comidas se complementam, se alguma das comidas se sobressai muito às outras, se as texturas ficam estranhas quando combinadas.

Se você for usar receitas novas, é sempre legal pesquisar um pouco na internet antes. Até mesmo com receitas conhecidas: caso esteja em dúvida, pesquise. Para quem vai servir um vinho também é legal conferir quais os tipos de prato que combinam melhor com aquela uva e vice-versa.

jantar romântico com brinde e menu harmonioso

#2 Planeje-se!

O planejamento é fundamental para qualquer recepção, mas principalmente se você quer fazer um jantar romântico para celebrar uma data especial, se vai usar receitas novas ou criar uma decoração mais elaborada. 

O ideal é saber com certa antecedência a data do jantar, qual o cardápio, o que você precisa comprar, etc. No caso de usar receitas novas, você pode testá-las antes em menor quantidade para se preparar, por exemplo. Se planejando, também é possível encontrar ideias DIY de decoração para o jantar, como uma dobra de guardanapo ou um arranjo de flores diferente.

jantar romântico com velas e flores

#3 Pense em um tema ou cartela de cores

Algo que ajuda na hora de planejar um jantar romântico especial é pensar em uma cartela de cores ou um tema criativo. A paleta de cores ajuda quando não existe um tema específico, também, e ter ao menos duas cores principais em mente facilita na hora de escolher a decoração da mesa.

O tema é uma ideia divertida se você quer fazer um jantar diferente, que foge do comum. Ou até mesmo se você quer planejar um jantar romântico mais personalizado, que seja a cara de vocês dois. Ainda, pode ser uma boa solução para celebrar aquela data especial com estilo.

jantar romântico com decoração criativa

#4 Use adornos pessoais

Se você não possui muitos adornos de decoração de mesa, uma boa ideia é usar objetos mais pessoais, como um porta retrato, por exemplo. Eles ajudam a deixar a decoração ainda mais personalizada e com a cara de vocês. Você também pode imprimir fotos e usá-las para decorar a mesa e o espaço.

Dê uma olhada em volta e veja se há algum adorno que vocês compraram juntos em uma viagem ou algo que ele te deu que você possa usar. Vai dar um toque todo especial! 

porta retrato como decoração de jantar romântico

Ideias para jantar romântico

Jantar a luz de velas

O jantar a luz de velas é quase um coringa dos jantares românticos. Afinal, a luz baixa que vem das velas por si só já cria uma atmosfera romântica e sedutora. O resto da decoração pode inclusive ser mais simples, pois a iluminação será a atração principal do seu jantar.

Teste antes o número de velas que será preciso para iluminar a mesa, e escolha porta-velas que combinem com a decoração que você tem em mente. Se as velas que você tem não forem o suficiente para iluminar o espaço, você pode usar luzes auxiliares, mas o ideal é que elas sejam mais amareladas e fracas, e não fiquem sob a mesa. 

decoração para jantar romântico a luz de velas

Jantar romântico para o dia dos namorados

Se tem uma data que merece um jantar romântico é o dia dos namorados. Celebrar a data é importantes mesmo quando já estamos casados, e um jantar a dois é a melhor forma de fazer isso. 

Aqui no blog já compartilhei algumas ideias que podem te inspirar: uma ideia de menu fácil e gostoso para um jantar do dia dos namorados, uma ideia de jantar perfeito, uma mesa posta bem romântica e também uma decoração de mesa que criei para celebrar o dia dos namorados com meu marido.

No dia dos namorados, é legal fazer um jantar como uma decoração bem típica de romances: balões de coração, cores que são por si só mais românticas (rosas e vermelhos), usar flores, algumas velas, toalhas de mesa ou jogos americanos com renda…

mesa posta para jantar romântico no dia dos namorados

Jantar romântico ao ar livre

Se você gosta de ambientes diferentes e quer fugir da sala de jantar, um jantar romântico ao ar livre pode ser uma ótima ideia. Você pode uni-lo com outra ideia, inclusive, e fazer um jantar a luz de velas ou um jantar temático, mas à luz das estrelas. 

Caso você não tenha uma área ao ar livre onde possa fazer o jantar, vocês podem também ir a um restaurante com mesas ao ar livre ou até mesmo planejar algo mais no estilo de um piquenique romântico, só que sofisticado e com um menu mais próximo de jantar.

jantar romântico com estilo de piquenique e decoração de velas

Jantar de aniversário de casamento

O aniversário de casamento é uma excelente oportunidade de planejar um jantar romântico com o marido. Nesses casos, é bem legal pensar em uma decoração que combine com o tema daquele aniversário de casamento.

Se estiver buscando inspirações, aqui no blog já separei ideias para celebrar as bodas de algodão, as bodas de trigo ou couro, as bodas de madeira com um jantar romântico. No post de bodas de papel separei também ideias de decoração temáticas e fofas que podem ser usadas no seu jantar.

jantar romântico para celebrar bodas de casamento

Jantar romântico temático

Ainda, se você gosta de ideias criativas e que fogem do comum, pensar em um jantar romântico temático é uma excelente ideia. Você pode escolher um tema fofo, como se inspirar naquela viagem especial que vocês fizeram juntos. Nesse caso, o menu pode ser temático e a decoração também.

Outras ideias de tema são um filme ou uma série que vocês dois sejam fãs, um estilo de música que vocês curtam bastante, uma história romântica que combine com a de vocês, um tipo de culinária que vocês amam…

jantar romântico com temática de culinária japonesa

Dicas de como preparar um jantar romântico simples

Apesar de ser possível adaptar muitas das ideias acima para algo mais simples, muitas vezes elas podem parecer mais complicadas ou demandar mais tempo. Se você quer planejar um jantar romântico simples e sem gastar muito, existem algumas dicas e formas de simplificar ainda mais o preparo do seu jantar.

Com isso, você preparar uma surpresa para o marido em algum dia da semana, sem que seja uma data comemorativa, por exemplo.

Separei 3 dicas abaixo de como preparar um jantar romântico simples.

#1 Invista em cores românticas clássicas

O vermelho e o rosa são cores românticas clássicas, e usá-las na decoração é um bom jeito de planejar um jantar romântico de forma simples e fofa. Usar acessórios clássicos, como velas, flores e corações também é uma boa ideia.

Não precisa ser algo muito complicado: pétalas espalhadas pela mesa ou corações cortados em papel vermelho já vão deixar sua decoração muito mais bonita e romântica!

decoração de jantar romântico em vermelho e branco

#2 Use acessórios que você já tem para decorar a mesa

Ainda, usar acessórios que você já tenha em casa é um ótimo jeito de criar uma decoração de jantar simples. Como falei lá em cima, um porta retrato é uma boa ideia para trazer um clima mais romântico e pessoal. 

mesa de jantar romântico decorada com adornos pessoais

#3 Monte seu cardápio com receitas fáceis e rápidas

Uma boa forma de simplificar o preparo do seu jantar romântico, por exemplo, é buscando receitas rápidas e fáceis de jantar. Assim, você economiza tempo e até mesmo dinheiro, e consegue preparar algo legal mesmo que seja mais de “última hora”.

jantar romântico ao ar livre

Espero que você tenha gostado das dicas e ideias para preparar um jantar romântico! O mais importante é que seja um momento especial entre você e a pessoa que você ama. O jantar a dois é uma excelente oportunidade de aproveitar um tempo de qualidade a sós.

Não deixe de me contar aqui nos comentários qual ideia você mais gostou! Se tiver alguma outra sugestão, me conta também. Assim você me ajuda a manter esse conteúdo sempre atualizado com as melhores ideias para jantar romântico!

Confira ainda outros conteúdos que acho que você vai amar:

Beijos e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *