Como Contar a Gravidez – 13 Ideias Fofas e Criativas!

23/07/18

Quem me acompanha lá no canal do Youtube, no Instagram ou no Facebook já está a par da novidade: eu e meu marido estamos esperando o nosso primeiro bebê! Essa foi uma notícia muito esperada por nós e que nos trouxe bastante felicidade. Mas antes disso, já tinha pesquisado várias vezes como contar a gravidez para o marido e para a família!

No dia fiquei tão emocionada que acabei fazendo uma surpresa fofa e simples na hora de anunciar para o meu marido, que vou detalhar abaixo. Mas achei que seria legal compartilhar com vocês também todos os jeitos criativos que encontrei de anunciar a gravidez!

como contar a gravidez

Como contar a gravidez

Para facilitar, separei o post da seguinte forma:

  • Como contei para o meu marido 
  • Outras ideias criativas para contar a gravidez para o marido
  • Como contei para a família 
  • Outras ideias criativas para contar a gravidez para a família
  • Frases para anunciar a gravidez 

Como contei para o meu marido que estou grávida

Quando descobri que estava grávida, o Lucas, meu marido, estava prestes a chegar da academia. Não sei vocês, mas eu, assim que descobri, já fiquei ansiosa para contar para ele! Então, fiz a melhor surpresa que consegui com o pouco tempo que tive. E acho que o resultado ficou muito fofo!

Eu sabia que queria que o Lucas fosse a primeira pessoa a ficar sabendo da notícia, e também queria preparar uma surpresa. Não precisava ser algo muito elaborado, mas queria algo fofo e que pudesse surpreendê-lo de maneira positiva. 

Por isso, fui em uma loja aqui perto da nossa casa e comprei uma naninha. Procurei por um sapatinho, mas como a loja não tinha, achei que a naninha era uma opção bem linda! 

Na hora de criar a surpresa, escrevi uma mensagem no espelho do quarto com batom vermelho. Estava escrito assim: “Papai, estou chegando! 1+1=3”. Coloquei também no espelho a naninha e o teste de gravidez (com fita adesiva mesmo).

Quer conferir como foi a reação do meu marido e os outros detalhes de preparação da surpresa? Coloquei o vídeo abaixo para você assistir! É só dar o play! 

Outras ideias criativas para contar a gravidez para o marido

Apesar de ter feito uma surpresa mais rapidinha, na época que suspeitei que estava grávida pesquisei vários jeitos criativos de contar a novidade para o meu marido. E mesmo que eu não tenha usado essas ideias, achei que seria legal compartilhar com você. 

Assim você, futura mamãe, pode preparar ou se inspirar com uma ideia criativa e fofa de como anunciar sua gravidez!

Caixas de bombons com mensagem

Um jeito legal e fofo de anunciar para o marido que está grávida é montando uma caixa de bombons de letra com uma mensagem. Pode ser algo como “Papai, estou chegando”. 

Basta encontrar uma loja de chocolates que tenha bombons com letras e perguntar se eles conseguem montar a mensagem em uma caixa para você. É um jeito fofo de contar a novidade e perfeito se o seu marido for fã de chocolate!

letras de chocolate

Body de bebê personalizado

Essa ideia precisa ser pensada com mais antecedência, mas é igualmente fofa: você pode comprar um body de bebê da cor de sua preferência, liso. E depois é só mandar estampar com uma mensagem contando a notícia! Se você encontrar uma loja na sua cidade de personalizados, melhor ainda!

body de bebe personalizado

Quebra cabeças personalizado

Essa ideia é fofa e ainda que não seja simples de fazer em casa, é bem tranquila de encontrar. Basta você fazer uma imagem com a mensagem que quiser e ir em algum lugar que faz acessórios personalizados. 

Normalmente gráficas oferecem essa opção como sugestão de lembrancinha para festas. Algumas gráficas, inclusive, fazem a arte do quebra-cabeça para você por um preço adicional.

Se você quiser fazer em casa, vai precisar comprar um quebra cabeças liso e montar no computador a arte já com as linhas de recorte. Depois basta recortar nos tamanhos certos e colar em cima das peças.

quebra cabeças personalizado

Pão no forno

Já ouvi alguém falar que “tem um pãozinho no forno” para dizer que está esperando um filho? Essa é a ideia: você pode colocar o teste de gravidez embrulhado em um pano e se quiser um post-it dizendo “Oi papai! Em 9 meses fico pronto e bem fofinho para você me apertar!”

Para levar o seu marido até a cozinha, finja que precisa de ajuda. E nem precisa inventar muito: diga que você fez uma receita diferente de pão para vocês comerem e pergunte se ele pode retirar do forno para você. Assim que ele abrir, vai encontrar o embrulho lá dentro e tenho certeza que vai se emocionar!

Quadro de giz DIY

Se você já possui um quadro de giz, a ideia é fácil: basta escrever a mensagem nele e deixar o anúncio da gravidez em algum lugar estratégico que o seu marido vá ver. Você também pode comprar um quadro pronto, se preferir.

Se quiser fazer o seu próprio quadro de giz é bem simples. Aqui no blog mesmo você encontra um tutorial de marcador de lugar de quadro negro que você pode adaptar e fazer um pouco maior. Mas se preferir, pode fazer com o fundo de MDF para parecer mais um quadro; sempre usando a tinta preta para metais. 

diy quadro negro

Post-its espalhados pela casa

Outro jeito de surpreender com a notícia da gravidez, principalmente se o seu marido trabalha fora, é espalhar vários post-its pela casa. Você pode colocar como se fosse uma história ou um diálogo mesmo. 

Como “Seja bem vindo de volta” no primeiro, “tem alguém que quer muito te ver” no segundo… Até que o último pode estar colado na sua barriga, como se o bebê estivesse dizendo “Oi, papai!”

surpresa com post-its

Como contei para a família que estou grávida

Descobri que estava grávida em uma terça-feira. Queria ter contado naquela noite mesmo, mas por causa de alguns compromissos do trabalho tive que esperar até quarta-feira. Dá para imaginar o quão ansiosa eu estava, não é?

Como a minha sogra estava com sinusite na semana que descobri a gravidez, contamos primeiro para os meus pais, depois para os pais do Lucas e por fim para o meu irmão. 

Na quarta à noite, preparei um lanche para receber meus pais. Quando eles chegaram, o Lucas abriu a porta e eu fiquei logo atrás esperando com um quadro com o escrito “Oi vovó! Oi vovô! Estou chegando!”

Para os pais do Lucas e para a irmã dele, fomos até eles. Resolvi fazer uma surpresa para os meus sogros. Peguei uma caixa bonita e criei um presente falso: dentro dele estava escrita a mesma mensagem que escrevi para os meus pais em um papel; “Oi vovó! Oi vovô! Estou chegando!”

Nesse mesmo dia, fomos almoçar na casa da minha cunhada, a irmã do Lucas. Para contar para ela, usamos o mesmo presente falso, mas mudamos a mensagem. Escrevemos para o Rafael, nosso sobrinho: “Olá primão! Estou chegando!” e falamos que era um presente para ele.

Para contar para o meu irmão, precisei esperar a chegada do final de semana. Ele faz faculdade Medicina em uma cidadezinha próxima de BH, e nem sempre ele dorme por aqui. Nessa semana, inclusive, ele ficou todos os dias por lá. Por isso, encontramos com ele no sábado. 

Convidei ele e os meus pais para virem para cá. Como o meu irmão é alucinado com café, inventei que tinha ganhado uma jarra, mas que queria dar para ele. E dentro da caixa da jarra (que também era um presente falso) estava escrito “Oi titio! Estou chegando”. 

Quer conferir as reações das nossas famílias e como nos preparamos para cada uma dessas surpresas? Coloquei o vídeo abaixo para você assistir! É só dar o play!

Outras ideias criativas para contar a gravidez para a família

Novo contato no grupo da família

Hoje em dia todo mundo tem um grupo da família no WhatsApp, não é mesmo? E mesmo que pareça um jeito mais impessoal de contar a novidade, você pode fazer isso de diversas formas legais. Uma delas é criar um contato fake no seu celular com o nome que achar melhor. Pode ser “futuro membro da família X” ou “Carregando…” e enviar o contato no grupo, seguido de uma foto do ultrassom ou do teste com resultado positivo.

como contar a gravidez para a familia

Vídeo com foto

Outro jeito legal é gravar um vídeo rapidinho de você e do seu marido um do lado do outro sentados convidando a família a conhecer o mais novo membro. Vocês podem falar “queríamos convidar vocês para um almoço para que vocês pudessem conhecer o mais novo membro da casa” e abaixar a câmera para mostrar a foto do ultrassom na sua barriga! 

Pão no forno

A mesma ideia que você usou para contar para o seu marido você pode usar para contar para a família. Nesse caso, fica ainda mais legal se no forno estiver uma foto do ultrassom e um post-it dizendo “Vovô/Vovó/Titia/Titio, estou chegando”. 

como anunciar a gravidez para a familia

Lugar à mesa

Outro jeito legal de contar para a família, é convidando eles para um almoço ou jantar e separando um lugar a mais na mesa. Se você quiser, pode inclusive colocar marcadores de lugar e em um deles escrever “Estou chegando!”

Promoção

Essa última ideia funciona muito bem para avôs e avós de primeira viagem. Assim como para pais, caso você queira usar a ideia para anunciar a gravidez para o seu marido. E ela é bem simples: você vai escrever em um cartãozinho (daqueles que dobram): “Parabéns, você foi promovido(a)!” Na parte de trás, basta escrever o novo título. Por exemplo: “De: mãe Para: vovó” ou “De: maridão Para: papai”.

como anunciar a gravidez

Frases para anunciar a gravidez

Aqui nesse post dei várias sugestões de jeitos criativos de contar a gravidez para o marido e para a família. Mas como a maioria deles precisam de mensagens para anunciar a novidade, resolvi separar também algumas sugestões de frases.

Abaixo você encontra sete ideias de frases curtas para estampar em camisas, escrever no quadro de giz ou onde quer que você queira. Para contar para os pais, sogros e outros parentes, basta trocar o “papai” pelo título da pessoa, como “Vovô”, “Vovó”, “Titia”, etc.

  1. “Papai, estou chegando!” 
  2. “1+1 = 3”
  3. “Tem um pãozinho no forno!”
  4. “Adivinha quem está chegando?”
  5. “Estou ansioso para te conhecer, papai!”
  6. “Alguém me disse que você e a mamãe queriam uma companhia… Daqui 9 meses chego, papai!”
  7. “Você tem mais um motivo para sorrir hoje: eu estou chegando, papai!”

como anunciar a gravidez para o marido

Espero que você tenha gostado de conferir as dicas de como contar a gravidez para o marido e para a família! Independente de como você contar, tenho certeza que vai ser uma notícia muito feliz e responsável por muitos sorrisos entre vocês!

Eu sei que foi um dos momentos mais importantes, emocionantes e especiais da minha vida. E espero que seja assim para você também! 

Se quiser conferir mais conteúdos sobre maternidade e bebês, aqui no blog você encontra ideias de decoração de chá de bebê e lá no canal você consegue assistir também aos vídeos do chá de revelação e o meu diário de gravidez.

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *