As 12 Aldeias Históricas de Portugal que Você Precisa Conhecer!

21/03/19

Quem já teve o prazer de conhecer Portugal ou até mesmo pesquisar um pouco sobre o país na internet, sabe que por lá é possível encontrar belezas maravilhosas! Além de todas as paisagens naturais, é um país de muita história. Hoje, com a ajuda da moradora de Portugal e fundadora do site Viaje Comigo, Susana Ribeiro, trouxe uma dica incrível: as 12 aldeias históricas de Portugal que você precisa conhecer!

Abaixo você vai conferir fatos incríveis sobre essa história tão rica de Portugal, sobre essas 12 aldeias e fotos lindas que vão te deixar morrendo de vontade de entrar no próximo avião! Vamos conferir?!

Aldeias históricas de Portugal

12 Aldeias Históricas de Portugal

Portugal está cheio de aldeias bonitas e muito pitorescas. Entre elas, existe uma rede que reuniu 12 Aldeias Históricas, que são bastante diferentes entre si, mas com muito em comum, e sobretudo com muita história e raízes culturais do país.

As aldeias, por ordem alfabética, são: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Abaixo, Susana separou um pouco de suas dicas sobre cada uma dessas aldeias, inclusive guias para quem pensa em conhecê-las.

Belmonte

Belmonte é a aldeia que tem a maior ligação com o Brasil. Esta é a terra natal de Pedro Álvares Cabral, navegador a quem se atribui a descoberta do Brasil, no ano de 1500.

Essa ligação histórica entre os dois países é visível de imediato através das bandeiras que estão no topo da torre do castelo: Brasil e Portugal unidos pela História e pela língua.

Guia de Belmonte.

Aldeia histórica de Belmonte em Portugal

Almeida

Em Almeida, fiquei alojada na Casa do Ti Messias, um ótimo ponto de partida para a visita.

Almeida é uma fortaleza única em Portugal, salientando a sua história única e memórias de muitas batalhas e disputas, sobretudo porque está tão próxima da fronteira.

Guia de Almeida.

Aldeia histórica Almeida em Portugal

Castelo Mendo

Próxima da Espanha, a aldeia de Castelo Mendo manteve o objetivo defensivo pelo menos até ao século XVII. Para entrar nas muralhas existiam as portas a Norte, Poente e Nascente. Desde 1984, a aldeia de Castelo Mendo está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Guia de Castelo Mendo.

Aldeia histórica Castelo Mendo em Portugal

Castelo Novo

Em Castelo Novo, o tempo bom permite desfrutar da área fluvial, com piscina natural e área de piqueniques. Com a alma da Serra da Gardunha, Castelo Novo tem um centro renovado e bonito. Pertence ao concelho do Fundão e ao distrito de Castelo Branco.

Guia de Castelo Novo.

Aldeia histórica Castelo Novo em Portugal

Castelo Rodrigo

Em Castelo Rodrigo, fiquei na Casa da Cisterna. A vista da casa é surpreendente, e o pôr-do-sol também, mas o que nos arrebata é o bem receber.

Entre as vários monumentos de Castelo Rodrigo destaca-se o que resta das muralhas, o Palácio Cristóvão de Moura, o Pelourinho, a Igreja Matriz, a cisterna medieval e as casas que fizeram desta povoação, durante mais de 600 anos, sede de concelho.

Guia de Castelo Rodrigo.

Aldeia histórica Castelo Rodrigo em Portugal

Idanha-a-Velha

É pequena mas com muita história para contar: Idanha-a-Velha é pitoresca e é uma aldeia em que a História fala mais alto em cada canto.

Guia de Idanha-a-Velha.

Aldeia histórica Idainha-a-Velha em Portugal

Linhares da Beira

Caminhando pela aldeia de Linhares da Beira, você vai notar os sons constantes do correr da água e o chilrear dos pássaros. Datada do século XII, esta é uma aldeia medieval que, em 1169, recebeu o primeiro foral, por D Afonso Henriques. E no reinado de D. Dinis foi construído o castelo que se tornou o ex-libris desta localidade.

Guia de Linhares da Beira.

Aldeia histórica Linhares em Portugal

Marialva

Na aldeia de Marialva, o perímetro de muralha ainda está bem definido e, apesar das muitas ruínas, manteve três torres altaneiras. Visitar a Marialva é como ter uma lição de História, onde nos perdemos nas ruínas, mas também descobrimos relíquias de antepassados.

Guia de Marialva.

Aldeia histórica Marialva em Portugal

Monsanto

Monsanto é muito provavelmente a mais conhecida das 12 aldeias históricas de Portugal. Isso porque, no ano de 1938, foi eleita como a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, título que continua em suas mãos até aos dias de hoje.

Há uma rudeza bela nas pedras graníticas de Monsanto.

Guia de Monsanto.

Aldeia histórica Monto Santo em Portugal

Piódão

Muito diferente de todas as outras e tão linda: Piódão e as suas casas encavalitadas. Todas assumem a pedra que existe em fartura: o xisto, tomando um tom escuro, que contrasta com o verde em seu redor. Estar em Piódão é como estar num conto de fadas!

Guia de Piódão.

Aldeia histórica Piodao em Portugal

Sortelha

Em Sortelha fiquei encantada com as ruelas com casario antigo e o altaneiro castelo, datado do século XIII, com o pelourinho manuelino e a igreja renascentista. Há muralhas para subir, vistas que se estendem até à Serra da Estrela, portas seculares e pedras que contam “estórias”.

Guia de Sortelha.

Aldeia histórica Sortelha em Portugal

Trancoso

No alto do planalto, Trancoso mostra o seu castelo e as histórias do personagem Bandarra, poeta, sapateiro e profeta, filho desta terra. Conheça o centro histórico de Trancoso, que se desenvolveu em redor do castelo.

Com fronteiras instáveis, Trancoso foi local de muitas batalhas durante a Idade Média: primeiro entre cristãos e muçulmanos. Depois, entre Portugal e os reinos vizinhos.

Guia de Trancoso.

Aldeia histórica Trancoso em Portugal

Espero que você tenha gostado de conferir essas dicas incríveis separadas pela Susana para o Vida de Casada! Faz toda a diferença quando alguém que conhece bem o lugar compartilha as informações com a gente, não é mesmo? A gente acaba sentindo que já conhece um pouquinho de lá também.

Viajar é muito gostoso, e tenho certeza que se você escolher Portugal como o seu próximo destino você vai se apaixonar pelo país. Já que estamos tão conectados através da história, poder ir lá é ver um pouco dessa história ao vivo. E sem ter que se preocupar com a barreira da língua, rs!

Não deixe de conferir outras informações no Viaje Comigo:

Descubra mais sobre as 12 aldeias históricas de Portugal no site da Susana. O Viaje Comigo também tem um canal do Youtube, uma página no Facebook e um Instagram.

E não deixe de nos contar o que achou do conteúdo aqui nos comentários! Se conhecer alguma das aldeias, compartilhar com a gente como foi sua viagem! Vamos acabar saber mais da sua experiência por lá.

Beijos e até a próxima!I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *