5 essenciais dicas para você procurar o primeiro emprego

12/07/19

Se inserir no mercado de trabalho não é algo fácil. Com a grande oferta de profissionais, as empresas tendem a “afunilar” as exigências, como o tempo de experiência na área. Esta situação dificulta o cenário para aqueles que buscam a oportunidade do primeiro emprego. Mas não se desespere! A seguir, apresentaremos 5 dicas essenciais para procurar o primeiro emprego. Confira!

Procurar primeiro emprego

5 Dicas essenciais para procurar o primeiro Emprego

1. Jovem Aprendiz

Para quem ainda está cursando o Nível Médio de escolaridade, o melhor caminho para conseguir o primeiro emprego é através de vagas do Programa Jovem Aprendiz. Este programa do governo é uma forma de auxiliar a inserção de jovens de 14 a 24 anos de idade a se inserirem no mercado de trabalho. As vagas nesta modalidade podem ser disponibilizadas e divulgadas diretamente pelas empresas e podem ser uma grande oportunidade para sua carreira futura.

2. Trainee

Para quem acabou de se formar na faculdade, um bom caminho para se inserir no mercado de trabalho é através do Programa de Trainee. Ele oferece a oportunidade de aprendizado para aqueles que se formaram recentemente, têm duração de até dois anos e, em geral, oferece salários bastante atrativos.

Trainee

3. Compensação com habilidades e competências

Quem ainda não tem experiência profissional pode incrementar seu currículo destacando suas habilidades e competências. Leve em consideração o conhecimento e prática desenvolvidos em estágios, projetos, cursos e afins. Em alguns casos, por exemplo, o conhecimento de inglês ou domínio de um determinado software é um diferencial para o cargo.

Não possui cursos ainda? Que tal começar hoje mesmo? É possível encontrar cursos online, alguns até gratuitos, para enriquecer seu currículo.

Habilidades profissionais necessárias

4. Saiba “vender seu peixe”

O autoconhecimento é indispensável, não importa se o candidato possui experiência prévia ou não. Ao se conhecer bem, é mais fácil “vender seu peixe” e mostrar ao recrutador como você poderá contribuir para a empresa através da atuação no cargo. Estude previamente quais são os requisitos desejados para o cargo. Em seguida, lembre-se de usá-los para descrever a si mesmo, tanto no currículo quanto na entrevista de emprego. Mas lembre-se de sempre dizer a verdade, ok?

Outra forma de ganhar visibilidade perante os recrutadores é manter uma conta no LinkedIn, rede social amplamente usada para encontrar profissionais. Através dela, é possível também se candidatar a vagas de emprego. Alguns candidatos perderam o hábito, mas a carta de apresentação também pode ser um bom diferencial. Veja alguns modelos de carta de apresentação prontos.

Saber vender o peixe

5. Inicie um trabalho voluntário

Enquanto procura pelo primeiro emprego, uma boa dica para adquirir experiência é através do trabalho voluntário. Ofereça algumas horas de sua semana para executar um trabalho em uma ONG, por exemplo, e acumule prática que enriquecerá seu currículo.

Ser voluntario

Aqui, você conheceu 5 dicas essenciais para procurar o primeiro emprego. Coloque-as em prática e facilite o processo de inserção no mercado de trabalho. Uma dica extra é preferir a candidatura em vagas que não exijam experiência prévia, o que não é raro de se encontrar. Algumas empresas preferem oferecer o treinamento ao profissional, seguindo a própria metodologia organizacional.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você e ajude-o a encontrar o primeiro emprego. Compartilhe-o em suas redes sociais e continue nos acompanhando para mais dicas como estas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *