Dicas para Organizar e Presentear seu Amigo Oculto

21/11/16

O amigo oculto ou secreto é uma brincadeira tradicional dessa época do ano, e muito usada por famílias grandes, grupo de amigos e colegas de trabalho também. Como às vezes temos dificuldades na hora de escolher o presente ou planejar o amigo secreto, separei algumas dicas para organizar e presentear seu amigo oculto para tornar a brincadeira mais divertida e gostosa.

A seguir, você vai encontrar ideias para a organização do seu amigo oculto, formas diferentes e criativas de planejar e executar a brincadeira e dicas para a hora de comprar os presentes também! Vamos conferir?!

dicas para organizar e presentear seu amigo oculto

Dicas para Organizar e Presentear seu Amigo Oculto

Primeiros passos para organizar seu amigo secreto

Valores definidos

Uma boa ideia para a hora de organizar o amigo secreto, é já pensar e combinar um valor mínimo para os presentes.

Isso garante que todos os participantes vão ganhar presentes de um mesmo nível, sem que aconteça situações chatas como alguém comprar algo de qualidade para outra pessoa, mas ganhar um presente de valor muito inferior.

Na hora de definir o valor mínimo, deve-se levar em consideração o contexto do amigo oculto. Se for, por exemplo, um amigo secreto entre colegas de trabalho, o valor pode ser um pouco menor — afinal, a ideia é não deixar o momento passar em branco, mas todos ainda têm outras pessoas para presentear também.

Se for o caso de um amigo oculto entre familiares, o preço pode ser um pouco maior. E para o caso de famílias com muitas crianças, minha dica é adaptar a brincadeira, já que nem sempre os pequenos entendem bem a situação.

Os adultos podem fazer um sorteio tradicional entre si, mas podem fazer um sorteio diferente para as crianças, como por exemplo colocar o nome de cada criança mais de uma vez (defina a quantidade de acordo com o número de crianças e de adultos).

Temas

Uma boa ideia para quando você for organizar um amigo oculto entre amigas ou colegas de trabalho, por exemplo, é definir alguns temas que tornam a brincadeira muito mais fácil para os participantes. Você pode fazer igual na páscoa e optar por um “amigolate” (um amigo oculto onde as pessoas se dão chocolate de presente), por exemplo.

Você pode até mesmo definir temas mais criativos, como “amigo oculto de DIY”, onde os participantes precisam fazer o presente em casa, ou “amigo oculto de lingerie”, uma ótima ideia para grupos de amigas.

Caso vocês decidam optar por um tema, procurem algo que vá agradar a todas as pessoas, que seja fácil ou que combine com vocês.

amigo oculto de chocolate
Apesar de ser mais comum na Páscoa, o amigo oculto de chocolate ou doces é uma ótima opção para o Natal também (além de deliciosa, rs)!

Sorteio à distância

Quer montar um amigo oculto com os amigos ou a família, mas é difícil fazer com que todo mundo se junte para o sorteio? Hoje em dia existem diversos aplicativos e sites na internet que podem fazer o sorteio por você de forma online. Uma ótima notícia para quem tá sempre na correria do dia a dia, não é mesmo?

Em alguns sites os participantes podem até colocar sugestões de presentes que eles querem receber, tamanhos de roupa e calçados que usam, e outras informações que ajudam na hora de comprar o presente do amigo oculto.

amigo oculto online

Anunciar seu amigo oculto de forma criativa

A parte mais legal do amigo secreto é a hora da entrega dos presentes, e vocês podem tornar ela ainda mais divertida se anunciarem as pessoas de uma forma criativa. Nesse caso, pense em uma ideia que esteja de acordo com o contexto das pessoas também.

Apesar de algumas ideias serem bem engraçadas para grupos de amigas, elas podem não ser ideais para o amigo secreto da família.

Algumas sugestões legais para anunciar quem é o seu amigo oculto: antônimos (você descreve a pessoa ao contrário, como “loira” para uma pessoa que é morena, por exemplo), gostos pessoais (você não pode falar nenhuma característica física ou da personalidade da pessoa, só coisas que ela gosta, como “maquiagem” ou “carros”) ou mímica (ao invés de descrever a pessoa com palavras, é preciso descrevê-la com gestos — esse garante muitas risadas!).

Tipos diferentes de amigo oculto

Inimigo oculto

Para quem não conhece, o inimigo oculto é a ideia contrária do amigo oculto: você dá um presente que a pessoa não vai gostar. Normalmente ele é feito em grupos de amigos, e é mais uma brincadeira do que uma troca de presentes.

A ideia não é comprar coisas caras, e nem deixar as pessoas chateadas, e sim “zoar” o seu amigo ou amiga — a pessoa não gosta muito de aranha? Você pode embrulhar uma aranha de plástico em um pacote de bombom, por exemplo.

Amigo ladrão

Também uma ideia divertida para grupos de amigos, no “amigo ladrão”, cada pessoa compra um presente de valor já pré-determinado e embrulha de forma que os outros não consigam descobrir o que é (vocês podem combinar de colocar todos os presentes em caixas de papelão, para que não seja possível determinar o formato e nem qual presente é de quem).

amigo oculto ladrao

Na hora da entrega, vocês fazem um sorteio, que pode ser por número, por exemplo: a pessoa que sair com o número 1, escolhe um presente aleatoriamente. A próxima, pode escolher outro presente ou roubar o presente escolhido pela pessoa anterior.

Para ficar ainda mais divertido, faça com que cada um escolha seu presente sem abrir nenhum, e depois quando a última pessoa tiver escolhido, todos abrem os presentes ao mesmo tempo.

Bingo

Essa ideia é parecida com a do amigo ladrão, mas funciona como um jogo de bingo. Cada pessoa compra um presente de valor pré-determinado e no dia junta-se todos eles em um só lugar, como uma caixa grande ou um saco grande.

Então, começa-se o jogo de bingo, e à medida que elas forem ganhando, elas escolhem um presente do saco.

amigo oculto criativo bingo

Para o jogo acontecer mais rápido, ao invés de terminar uma cartela inteira, determine objetivos menores, como linhas, quantidade “x” de números, etc. E para ficar ainda mais divertido, faça com que a pessoa escolha o presente sem olhar dentro da caixa ou do saco, para que ela escolha na sorte!

Amigo oculto com palavras

Uma ótima ideia para um amigo oculto temático ou aquele grupo de amigas que você sabe que gostam das mesmas coisas de você. A ideia é escrever palavras (ou frases) que se complementam nos papéis, como “boca” e “batom”

Cada pessoa sorteia um papel e compra um presente, e no dia da entrega, a pessoa precisa falar a palavra que está escrita no papel dela e fazer a troca de presentes com a pessoa que tiver a palavra complementar.

Neste caso, — fica ainda mais legal se vocês pré-determinarem um tema para o amigo oculto, como “livros”, “maquiagem”, “filmes”, etc.

Amigo oculto com fotos

Esse amigo secreto é ótimo em ambientes nos quais as pessoas não se conhecem muito bem, como no trabalho. Cada um leva uma foto antiga — o ideal é que seja uma foto difícil de reconhecer a pessoa — e o sorteio é feito com as fotos, ao invés de nomes. Cada um compra um presente para a pessoa da foto, mesmo que não tenha certeza de quem ela é.

Na hora de entregar, vocês podem tentar adivinhar coletivamente quem é quem nas fotos, ou a pessoa que comprou o presente pode tentar adivinhar primeiro quem é o amigo oculto dela.

Como escolher o presente

Por perfil

No caso de pessoas que você conhece bem, compre o presente por perfil. Se o seu amigo é geek ou viciado em séries, você pode comprar uma camisa do seriado favorito dele. Se a sua amiga é super vaidosa, um produto para pele ou uma maquiagem são uma excelente opção.

Caso seja possível, você pode sondar alguém que conheça bem a pessoa também. Pergunte características da personalidade ou de gostos pessoais, como do que a pessoa gosta, o que ela assiste, que tipo de programa ela mais gosta de fazer, etc.

Por profissão

Caso você não conheça muito da personalidade da pessoa, você pode tentar encontrar um presente também pela profissão dela. Um advogado, por exemplo, quase sempre trabalha com roupa social, o que já te dá algumas opções de presente.

Para uma pessoa que trabalha com computação, você pode dar acessórios de informática, como um mousepad fofo ou um fone de ouvido bacana.

presentes para amigo oculto por perfil ou profissao

Na dúvida, vale também jogar no google “ideias de presente para -profissão-“, e ver se aparece alguma sugestão bacana. Afinal, o trabalho da pessoa na maioria das vezes indica um gosto pessoal também.

Por contexto

Você também pode dar um presente baseado em algum contexto da vida da pessoa.

Por exemplo: recém-casados, novas mamães e novos papais, amigos ou familiares que vão fazer uma viagem longa ou um intercâmbio, que estão adentrando um mestrado ou uma nova fase acadêmica — você pode presentear com coisas para casa, um conjunto de roupas para mãe e filha que combinem, por exemplo, acessórios de viagem ou um kit acadêmico com agenda, estojo, canetas bacanas e um caderno.

Dicas gerais

Em último caso, se nenhum contexto ou profissão te ajudam a pensar em algo legal, e você não conhece a pessoa bem o suficiente para dar um presente que combine com a personalidade ou gostos pessoais dela, você pode sempre optar por um presente mais genérico.

Como, por exemplo, um kit com cremes ou sabonetes — é algo que a pessoa vai usar, mesmo que não seja muito vaidosa.

dicas de presentes para amigo oculto

Se você quiser, você pode usar a tática de presentear a pessoa com algo que você gosta bastante, como um livro que você recomenda, ou uma roupa de uma marca que não foge muito ao que você já viu a pessoa usando e você gosta bastante.

Na dúvida, na hora de entregar o presente diga à pessoa que ela pode trocá-lo na loja, e tenha certeza de colocar a nota para troca (se necessário).

Se você quiser ainda mais dicas de presentes, eu também fiz um post com várias sugestões de presentes de até 60 reais e um post com várias sugestões de presentes baratos para crianças!

Quer conferir mais dicas para amigo oculto? Separei 7 dicas para você ter um amigo oculto de Natal “sem estresse”, e você pode conferir elas no vídeo abaixo:

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas para organizar e presentear seu amigo oculto! O mais importante é garantir que ele seja divertido e proveitoso para todos os participantes! E não deixem de me falar nos comentários o que vocês acharam, qual dica mais gostaram e como vocês organizam o amigo secreto de vocês!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Fernanda disse:

    Adorei as dicas, Juliana! Não conhecia a ideia do amigo secreto por bingo e por palavras. Bem interessante de fazer!

    Beijinhos

  2. Vanda Mendes disse:

    Algumas dicas bem interessantes. Parabéns!!

  3. elizabete disse:

    Amei as dicas

  4. Jussara Silva Nogueira disse:

    Gostei muito das dicas apresentadas. Vou colocá-las em prática nesse Natal. Vamos tornar essa festa maravilhosa que é a comemoração do nascimento do Salvador em bastante alegria e comunhão em família. REcomendo!