Dicas para Hospedar em Casa

27/09/16

No começo desse mês eu e o Lucas, o meu marido, recebemos um amigo dele que ficou hospedado aqui em casa. Aproveitando, fiz um vlog para o canal do Youtube do Vida de Casada e compartilhei algumas dicas para hospedar em casa e mostrei como eu organizo as coisas para o hóspede temporário.

Como sei que hospedar é uma dúvida que muitas pessoas têm, resolvi compartilhar essas dicas por aqui também. A seguir, vocês podem ver o vlog e ler as dicas que separei. Vamos conferir?!

Dicas para hospedar em casa

Coloquei aqui embaixo o passo a passo que eu faço na hora de receber um hóspede em casa e algumas dicas que eu uso para deixar a pessoa mais confortável.

Arrumar a casa

A primeira coisa que eu faço é dar uma geral na casa e organizar o que estiver bagunçado. Afinal, a pessoa vai se sentir muito mais confortável ao chegar em um espaço limpinho, não é mesmo? Nessa etapa, já aproveito para organizar também o quarto aonde o hóspede vai ficar: deixo a cama arrumada e forrada, e os travesseiros separados.

Espaço para a mala

É sempre importante já deixar um espaço, como um banco ou uma cadeira, para que a pessoa possa colocar a mala em cima. Se você tiver uma arara ou espaço em armários você também pode deixar eles já dispostos e livres para que o seu hóspede possa pendurar as roupas que ele trouxer.

Como aqui em casa eu uso o quarto de hóspedes para guardar roupas minhas nos armários, coloquei um banquinho que tenho na varanda para que o amigo do Lucas pudesse colocar sua mala.

Toalhas e embalagens de hotel

Uma coisa que gosto de fazer na hora de receber hóspedes em casa é já separar a toalha que a pessoa vai usar e deixa-la dobrada ou enrolada em cima da cama. Isso ajuda o hóspede a sentir ainda mais confortável e bem recebido na sua casa.

Eu também gosto de deixar embalagens com sabonete, shampoo e condicionador — aqueles pequenos que ganhamos de brinde em hotéis —, porque acho que também ajuda a fazer que a pessoa se sinta em casa e bem recebido, além de ser uma coisa fofa a se fazer pelo seu hóspede!

toalhas dobradas quarto de hospedes

Adaptadores

Outro ponto importante é deixar ao menos um adaptador de tomada já separado no quarto. Como aqui em casa as tomadas são todas novas, deixei um adaptador do modelo antigo, pois muitas pessoas possuem eletrônicos comprados no exterior que não se encaixam no novo modelo de tomada brasileiro.

Se na sua casa ainda for o modelo antigo, deixe um adaptador para o modelo novo disponível, pois o contrário pode acontecer também. Dessa forma o seu hóspede não vai ser pego desprevenido.

Acender uma vela

Para que a pessoa chegue em um quarto cheiroso e gostoso, eu sempre acendo uma vela por volta de uma hora ou trinta minutos antes da pessoa chegar. Assim ela já vai aromatizando o espaço e a pessoa tem uma surpresa super agradável quando chegar! Afinal, quem não gosta de estar em um espaço que além de limpinho e organizado é cheiroso?

velas aromaticas

Água no quarto

Deixo sempre no quarto aonde o hóspede vai ficar uma garrafa pequena ou outro reservatório com água e um copo para caso a pessoa sinta sede à noite, depois que já estivermos deitados. Nem sempre a pessoa que estamos recebendo se sente confortável ou tem a intimidade de poder ir buscar um copo de água.

Deixando uma água no quarto, se seu hóspede sentir sede depois que os anfitriões já tenham se retirado, ele nem precisa se preocupar em incomodá-los.

Lanche para recepcionar

Por último, mas não menos importante, gosto de servir um lanchinho assim que a pessoa chega para ela já ficar à vontade e se sentir bem na nossa casa. Fora que é uma chance de conversar com o seu hóspede, perguntar como foi a viagem e ter um momento de socialização que ajuda a determinar um clima amigável durante a estadia dele.

lanche para hospedes

Espero que vocês tenham gostado das dicas que uso para receber hóspedes em casa! Você sempre pode adaptar as dicas e o passo a passo para o que melhor couber na sua rotina e na sua casa. O importante é fazer com que o seu hóspede, você e sua família se sintam à vontade. Assim todo mundo sai ganhando!

Me contem nos comentários se vocês gostaram e quais dicas vocês usam quando recebem hóspedes em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. Lívia disse:

    Oi… Que velas são essa? Alguma marca específica?

    1. Juliana Santiago disse:

      Livia, tudo bem?
      Eu gosto de velas de cheirinho sabe?
      Você encontra de várias marcas no mercado… elas deixam um cheiro maravilhoso!
      Beijos,
      Ju

  2. Audrey disse:

    Oi Ju…Te sigo no canal a um tempo… Porém estou conhecendo o blog agora….. Estou num dilema….. irei receber amigos para um jantar na semana que vem (a decoração da mesa já está toda pronta… fiz tudo inspirado em seus vídeos no YouTube).. serão dez pessoas no total…. vou servir as entradinhas (também tudo inspirado nas suas idéias), dois tipos de massas…. lasanha bolonhesa e rondeli molho branco…. não sei que tipo de carne posso fazer para acompanhar, o que me sugere????… e o arroz, eu faço ou não??? Me ajuda “please”!!!!!

    1. Juliana Santiago disse:

      Audrey, tudo bem?
      Se você tiver vários tipos de entrada eu acredito que nem precisa de incluir carne para acompanhar (só se você quiser muito). Se você optar por tirar a carne, lembre de convidar os seus amigos para uma comer uma massa… Assim eles já sabem o que esperar do menu preparado por você…
      Independente de tirar a carne ou não eu não colocaria arroz… Acrescentaria uma salada.
      Bem, espero ter ajudado.
      Abraços,
      ju

  3. giovana disse:

    Muito boas as dicas