Modal Workshop


Como Escolher o Papel de Parede Perfeito – Dicas

26/04/17

Como eu falo muito aqui no blog, o papel de parede é um jeito barato e prático de transformar a decoração do seu espaço: ele não dá muito trabalho, possui inúmeras vantagens, a aplicação é bem fácil e ainda possui inúmeras opções de estilos, cores e estampas para você escolher a que mais combina com o seu gosto.

Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher qual o padrão você vai colocar no seu espaço, e eu separei todas elas para você saber como escolher o papel de parede perfeito para sua decoração! Vamos conferir?!

como escolher o papel de parede

Como escolher o papel de parede

Defina o estilo do seu ambiente

Se seu espaço já está decorado e você quer complementá-lo com o papel de parede, ou se você vai começar a decoração do zero, é importante saber qual o estilo do seu ambiente antes. Isso porque o modelo de papel escolhido vai ser um dos pontos chaves da sua decoração. Se você estiver buscando um estilo romântico, por exemplo, cores pasteis e florais são uma ótima opção.

papel de parede romantico

Se você quer algo mais contemporâneo ou moderno, padrões geométricos, com alto brilho e detalhes metálicos combinam mais com esse estilo. E se você estiver planejando um espaço com estilo mais tradicional, linhas e modelos mais simples e combinam com mais modelos de mobiliários e uma  decoração mais tradicional.

papel de parede moderno

Escolha tons e cores com cuidado 

As cores possuem poder de definir a sensação e o humor das pessoas em um espaço. Elas alteram também nossa percepção térmica e espacial dos ambientes, fazendo com que eles pareçam mais apertados, altos, quentes ou frios. Por isso, escolher os tons e as cores que você vai usar é algo crucial.

Cores quentes, como o próprio nome da já diz, aquecem seu espaço e dependendo do quão forte elas são, podem despertar emoções mais fortes nas pessoas. Cores mais frias e claras, costumam passar uma sensação de tranquilidade maior, e são mais indicadas para espaços de descanso, como quarto, por exemplo. Segue abaixo o significado de cada cor:

 

cores e significados na decoracao

Defina o tipo de aplicação

Escolher previamente onde e como ele será aplicado também é importante. Digo não só a parte técnica de como colocar o papel de parede, mas sim o tipo de aplicação que você quer fazer: meia parede, em todo o espaço, faixas, uma parede só ou no teto. Isso tudo influencia na sua escolha. Se você for colocá-lo em todas as paredes, por exemplo, um modelo com estampas e cores fortes pode deixar seu espaço muito carregado.

O que evitar e dicas finais

– Se você for usar o papel de parede em corredores escuros ou espaços sem janelas, opte por revestimentos que reflitam a luz, como padrões com cores claras ou metálicas, por exemplo. Padrões lisos também refletem melhor a luz.

papel de parede metalico 

— Se for sua primeira vez experimentando ou aplicando um papel de parede, evite padrões muito pequenos com desenhos que se completam ao longo dele, já que vai ser um pouco mais complicado na hora da aplicação fazer com que eles fiquem iguaizinhos e certinhos.

— Se sua parede possui imperfeições, um bom jeito de escondê-las é optar por um papel de parede com texturas, como papéis que simulam a aparência de mármore, madeira, couro ou tecido, por exemplo, ou papéis que possuam texturas reais percebidas ao toque.

papel de parede com textura

— Padrões em pequena escala aumentam o espaço, enquanto desenhos em grande escala criam uma sensação mais intimista nos espaços. Quartos mais vazios combinam melhor com grandes escalas, enquanto quartos muito mobiliados pedem escalas menores no padrão.

— Listras e padrões verticais enfatizam a altura, dando a impressão de que seu espaço é mais alto, e também sugerem estabilidade, formalidade e elegância. Padrões horizontais acentuam a largura, dando a impressão de que seu espaço é mais largo, e também sugerem repouso, calma e segurança. Padrões cujo desenho sugerem um V ou um U fazem com que o teto pareça mais alto.

papel de parede listrado

 

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas de como escolher o papel de parede. Muitas vezes, mesmo quando já sabemos como colocar o papel de parede, ficamos em dúvida de qual padrão vai combinar melhor com o nosso espaço, e ter algumas coisas em mente pode facilitar essa decisão.

Não deixe de comentar o que você achou das dicas, se vocês gostam e usam papel de parede na decoração da casa ou pretendem usar, e se você usa algum outro método na hora de escolher seu papel de parede, me conta também!

Quem quiser dicas para encontrar papéis de parede, não deixe de conhecer Papel de Parede dos anos 70. Eles possuem vários modelos lindos!  As fotos acima são deles. Fica a dica da loja que vende online e entrega no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *