Brincadeiras para o Natal – 16 ideias incríveis!

07/12/16

Eu já falei muitas vezes o quanto eu amo essa época de Natal, não é mesmo?! É sempre um ótimo momento para estar com a família, agradecer e até mesmo rever aqueles parentes que não vemos com muita frequência ao longo do ano! Pensando nisso, separei 16 brincadeiras e atividades para o Natal de vocês ser ainda mais especial e divertido!

A seguir vocês vão encontrar brincadeiras ótimas para famílias, grupos de amigos até entre colegas de trabalho também, e muitas que com certeza vão entreter as crianças! Vamos conferir?!

brincadeiras e atividades para o natal

Brincadeiras e Atividades para o Natal

Competição de bonecos de neve

Essa brincadeira vai garantir muitas risadas, e todo mundo pode participar! Você vai precisar comprar pratos de papel — aqueles que parecem um papelão mesmo, de preferência brancos —, marcadores pretos ou canetinhas e separar os convidados em duplas.

Uma pessoa da dupla segura o prato de papel na testa com uma mão e a caneta com outra mão e tenta desenhar um boneco de neve no papel apenas seguindo instruções da outra pessoa da dupla, que vai estar vendo o prato e guiando o desenho!

No final, a dupla que desenhar o melhor boneco de neve, ganha! Se você preferir, pode ser outro desenho, mas escolha algo relacionado ao Natal para ficar temático, e algo que não seja muito difícil ou com muitos detalhes!

competicao de bonecos de neve

Árvore da família

Para essa brincadeira você vai precisar de um voluntário disposto a ser transformado em árvore! A pessoa fica parada enquanto o resto dos convidados decoram ele como se fosse uma árvore. Para a decoração, você pode comprar papel crepom verde e colorido, papel celofane e bugigangas baratinhas (essa brincadeira é ótima para crianças)!

O que tem no chapéu do Papai Noel?

Para essa brincadeira, você vai precisar comprar vários chapéus vermelhos do Papai Noel e algumas lembrancinhas, que podem ser balas, barrinhas de chocolate ou até mesmo brinquedinhos daquelas lojas de R$1,99.

Basta colocar uma coisa diferente em cada chapéu e ir passando cada hora um para que as pessoas, apenas com o tato, tentem adivinhar o que é.

Para garantir que ninguém vai conseguir ver, as pessoas podem usar vendas, você pode segurar o saco na frente delas enquanto elas o apalpam e tentam adivinhar o que tem lá dentro ou você pode deixar todos os chapéus dispostos em uma mesa ou bancada e fazer com que as pessoas os apalpem sem tirá-los do lugar.

A pessoa que acertar ou chegar mais próxima da verdade, ganha a lembrancinha que estiver no chapéu!

o que tem no chapeu do papai noel

Trivia de Natal

Funciona como um jogo de perguntas e respostas normal, só que com tema de Natal. Você pode dividir seus convidados em duplas, grupos ou fazer a brincadeira de forma individual. Misture algumas perguntas fáceis com outras difíceis, como “Onde o Papai Noel vive?” e “Qual o filme de Natal de maior lucro no cinema?”.

No final, a pessoa ou grupo com maior número de acertos, ganha.

Bingo de Natal

Funciona do mesmo jeito que um bingo normal, mas é temático para o Natal. Você pode encontrar um bingo já pronto e gratuito para impressão aqui. Dica: para ficar mais legal, use M&Ms vermelhos e verdes ao invés de feijõezinhos para marcar o bingo!

bingo de Natal

Amigo oculto diferente

Uma atividade super bacana para deixar seu Natal ainda mais divertido, é fazer um amigo secreto diferente. Você pode fazer um amigo oculto ladrão, ou um amigo oculto de bingo também. E ele pode ser de lembrancinhas, para que não pese no orçamento de ninguém e seja mais pela diversão.

Conheça mais sobre como organizar o amigo secreto

Árvore de copos

Para essa brincadeira de Natal, você vai precisar comprar copos de plástico mais resistentes, como aqueles vermelhos ou coloridos. Pode ser da cor que você preferir ou que melhor combinar com a sua decoração de Natal, ou nas cores tradicionalmente natalinas: vermelho e/ou verde. brincadeira é simples.

Ganha quem montar a maior árvore de Natal em um tempo pré determinado, usando apenas uma mão. 

arvore de copos brincadeiras de Natal

20 perguntas — Edição Natal

Se você ainda não conhece o jogo 20 perguntas, eu explico como funciona: os participantes forma uma roda ou sentam em uma mesa, e uma pessoa escolhe algo relacionado ao tema (nesse caso, qualquer coisa de Natal), como por exemplo “Papai Noel”.

Os outros participantes, então, tentam adivinhar o que a pessoa escolheu, fazendo perguntas de sim ou não. Podem ser feita no máximo 20 perguntas, e se até lá ninguém adivinhar, a pessoa ganha.

Para garantir que a brincadeira vai ocorrer tranquilamente, organize uma ordem ou um sentido para que cada hora um participante faça sua pergunta. Peça para a pessoa responsável por escolher a palavra a escreva em um papel, dobre e coloque no centro da mesa antes de as perguntas começarem.

E após a primeira pessoa, siga a mesma ordem das perguntas para definir quem é o próximo a escolher a palavra!

Cabine de fotos

Uma ideia bacana é montar uma cabine de fotos improvisadas para que as pessoas possam tirar fotos engraçadas no Natal! Compre ou faça em casa vários acessórios baratinhos relacionados a Natal, como chapéu de Papai Noel, gravatas natalinas, arcos de rena, etc., para montar sua cabine.

Você pode montar o fundo da cabine com papel de presente de Natal ou com um TNT verde ou vermelho, e deixar uma câmera posicionada com a ajuda de um tripé. Assim, os convidados podem ir na cabine e tirar suas fotos ao longo de toda a festa!

Depois, disponibilize as fotos para os seus convidados no Facebook ou por e-mail! Tenho certeza que vão ter várias fotos engraçadas e divertidas para vocês guardarem de recordação!

cabine de fotos de Natal

Duas verdade e uma mentira

Se você não conhece o jogo, ele funciona assim: forma-se uma roda, e um de cada vez, as pessoas contam duas coisas que são verdade e uma que é mentira, e o resto do grupo precisa adivinhar qual das três é a mentira.

Esse é um ótimo quebra-gelo, ótimo para fazer antes daquele amigo oculto com os colegas de trabalho, mas você pode usá-lo em qualquer encontro ou festa de Natal!

Para ficar mais divertido, escolha um tema de Natal, por exemplo: o melhor ou o pior presente que as pessoas já ganharam no Natal. Segue-se o mesmo princípio: cada um conta três presentes que já ganhou, sendo um deles uma mentira, e os convidados precisam adivinhar qual.

Imagem e Ação de Natal

Para quem não se lembra do jogo Imagem e Ação, nele os participantes precisam adivinhar uma palavra ou verbo através de mímicas ou desenho. Faça a versão do jogo apenas com palavras relacionadas ao Natal para uma diversão garantida em família!

Você pode dividir os convidados em dois grupos grandes, e cada hora uma pessoa do grupo fica responsável por tirar um papel e fazer mímica ou desenho do que estiver escrito nele para o seu grupo adivinhar.

Marque o tempo, e se o grupo adivinhar dentro desse tempo pré-determinado, eles ganham um ponto, senão o outro grupo pontua.

Você pode pesquisar antes na internet por palavras de Natal e colocar em um saquinho, pedir para que os convidados escolham o que vão fazer na hora ou até mesmo pedir para cada um escrever uma palavra em um papel e usá-las na hora da brincadeira.

imagem e acao para o Natal

Batata quente

Para essa brincadeira, compre várias lembrancinhas ou bombons e os embrulhe todos separados. Faça uma roda com os convidados e, uma de cada vez, passe as lembrancinhas como em um jogo de batata quente. Na hora que a música parar, o convidado que estiver segurando a lembrancinha, sai do jogo e fica com o presente!

Quantos ornamentos?

Essa é uma brincadeira que todos os convidados podem participar e não toma quase tempo nenhum na festa. Conte previamente quantos ornamentos têm na sua árvore de Natal, e pergunte aos seus convidados assim que eles chegarem quantos ornamentos eles acham que sua árvore têm.

O ideal é perguntar logo na entrada, para que eles chutem um número por alto, e não tenham tempo o suficiente para analisar a árvore com cuidado.

Anote em um papel ao lado do nome do convidado, o chute dele. No momento que achar mais ideal, você anuncia o resultado e o ganhador, nesse caso a pessoa que mais se aproximar do número real ou acertá-lo. Para o ganhador, você pode oferecer uma lembrancinha, como uma caixa de bombons, por exemplo.

ornamentos de arvore de Natal

Qual é a música?

Quem aí se lembra da brincadeira do quem é a música do programa do Silvio Santos? A ideia é fazer algo parecido, mas só com músicas de Natal. Você pode separar seus convidados em grupos ou duplas, ou até fazer a competição de forma individual.

Para eles adivinharem, você pode começar oferecendo por exemplo palavras soltas, e se ninguém acertar, ofereça uma frase da música; se ainda assim, ninguém acertar, coloque um pedacinho da música para tocar.

Vá pontuando de acordo com o quão rápido a pessoa acertou: se foi de primeira, com a segunda ou a terceira dica. Quem tiver a maior pontuação, ou o grupo com a maior pontuação, ganha o prêmio, que pode ser uma lembrancinha ou bombons!

O presente perfeito

Nessa brincadeira de Natal todo mundo sai ganhando! Cada um dos convidados compra um presente para si mesmo, algo que ele ou ela gostaria de ganhar. A medida que eles forem chegando, colocam os presentes embrulhados todos em uma mesma pilha.

No momento que você achar melhor, peça para todos os convidados se sentarem e vá abrindo os presentes um a um, e os dispondo em uma mesa, por exemplo, na ordem que você for abrindo.

Cada convidado deve escrever em uma folha de papel de quem acha que é o presente e numerá-los. Depois que todos os presentes tiverem sido abertos e as pessoas tiverem escrito suas suposições, presente por presente, peça para a pessoa que o comprou se manifestar.

Os convidados vão conferindo se acertaram os presentes, e quem tiver o maior número de acertos ganha.

Uma ideia de prêmio legal, é pedir para cada convidado colocar R$2 em uma jarra quando chegarem, e no final, o ganhador ou ganhadora leva a jarra com o dinheiro!

Karaokê de Natal

É fã de Karaokê? Então você vai amar essa ideia: para deixar sua festa de Natal ainda mais divertida, você pode montar um karaokê especial só com músicas de Natal! Hoje em dia é possível baixar programas no computador para você mesma montar o seu karaokê.

Se você quiser, pode aumentar o repertório também e incluir outras músicas, mas para ficar divertido, faça uma competição com as músicas natalinas!

karaoke de Natal

Espero que vocês tenham gostado dessas ideias de brincadeiras e atividades para o Natal! Tenho certeza que qualquer uma delas vai garantir vários momentos engraçados e divertidos, e todas elas são ótimas para se fazer em família! E vocês, quais brincadeiras costumam fazer nas festas de Natal? Deixem aqui nos comentários as histórias de vocês, eu vou amar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentários

  1. MARIA DA CONCEIÇÃO BATINGA DA SILVA DUARTE disse:

    Boa noite, gostei muito das dicas de brincadeiras.

  2. Laura disse:

    adoreeeei! vou fazer varias!

  3. Eu costumava fazer sempre a brincadeira de amigo oculto, mas já estava muito repetitivo. Em 2016, fiz uma dinâmica com a qualidade humana. Foi bem diferente, mas este ano quero que o meu Natal e de minha família seja bem mais divertido. Com uma dinâmica bem participativa e envolvente, a todos os participantes. E porque não dizer, gostei bastante de todas as brincadeira.

  4. Patricia disse:

    Adorei as idéias. No ano passado fiz a brincadeira da árvore aquela que coloca o presente na árvore mas agora esqueci os detalhes e quero fazer algo novo

  5. Paty disse:

    Gostei muito ,me ajudou mesmo , obrigada ,estão de parabéns pelas dicas.

  6. DEUSENIR SANDES CARVALHO disse:

    Amei. Minha festa vai ficar muito mais alegre. Obrigada! boas festas!

  7. Isabella Morais disse:

    Estava em busca de uma noite divertida e diferente com a família, achei aqui muitas ideias legais! Post maravilhoso, bjus hahah

  8. Maria Luiza disse:

    Amei todas as brincadeiras. Parabéns!

  9. ANA CIDAMAIA disse:

    Adoooro essas brincadeiras para festas de final de ano. Organizei a festa de confraternização do meu trabalho. ficou muito divertido e dinâmico. SENSACIONAL!!!

  10. Roseangela neves disse:

    Eu amei as dicas e adoro fazer essas brincadeiras

  11. gisela lita saul santarsiere disse:

    Parabéns pelo blog eu amei, com certeza este ano teremos um natal muito mais alegre com as brincadeiras. Feliz natal

  12. Simone C. Zago disse:

    Amei!!!!

  13. Ana Paula disse:

    Muito bom! Amei! Obrigada por compartilhar.

  14. eu costumo a brincar em casa