Significado das Cores do Ano Novo

12/12/18

Com essa época de fim de ano chegando, uma coisa que muita gente já começa a pesquisar é o significado das cores do ano novo. Quem nunca ouviu que se usasse peça rosa ou vermelha ia atrair amor? Assim como as simpatias de ano novo, as cores são uma superstição muito famosa também.

Mas abaixo você vai ver que nem tudo é superstição. Separei um pouco sobre a psicologia das cores, o significado de cada uma delas e as diversas formas que você pode inseri-las na sua rotina e arredores antes da virada do ano. Vamos conferir?!

significado cores ano novo

Significado das cores do ano novo

Como ninguém é de ferro, vamos começar falando daquela famosa superstição de cores do ano novo: você usa a cor daquilo que você quer atrair. Algoi que já se tornou algo parte da nossa cultura e da de muitos outros lugares.

Abaixo separei brevemente o significado das cores do ano novo e também uma imagem que você pode salvar no seu celular ou computador, com um resumo das principais características.

Branco: Purificação, calma e paz

Vermelho: Romance, força e paixão

Amarelo: Alegria, felicidade e riqueza

Laranja: Criatividade, fertilidade e concentração

Roxo: Sucesso, sabedoria e energia positiva

Verde: Harmonia, fé e esperança

Rosa: Boas amizades, amor e afeição

Azul: Maturidade, fidelidade e saúde

significado das cores ano novo

Psicologia das cores

A psicologia das cores é o estudo de como elas afetam o comportamento humano. Os estudos já comprovaram que a cor influencia nossa percepção de coisas não tão óbvias, como o sabor dos alimentos, por exemplo.

Faz sentido, não faz? Afinal, o cheiro também influencia essa nossa percepção. Então é de se esperar que a forma como vemos as coisas exerça os mesmos tipos de influências.

Além disso, esses estudos já descobriam que as cores afetam outras coisas, como placebos e sua efetividade. As pílulas vermelhas e laranjas, são normalmente usadas como estimulantes.

significado das cores do ano novo

As cores são usadas amplamente no Marketing e por diversas marcas para passar sentimentos e sensações. Abaixo separei um pouco de como a psicologia enxerga as cores principais:

Vermelho

É a cor do estímulo físico. Considerada uma cor poderosa, normalmente é percebida por nós antes das outras cores. Por isso é usada em sinais de trânsito de forma tão eficaz.

O vermelho nos estimula, faz parecer que o tempo está passando mais rápido; é vivo, amigável, mas também pode ser percebido de forma agressiva.

Com tom mais positivo, o vermelho passa uma sensação de calor, energia e excitação. Com tom mais negativo, ele pode ser visto como desafiador e de impacto visual forte e agressivo.

Azul

É a cor do intelectual. No tom positivo, o azul é  inteligência, comunicação, serenidade, lógica, calma. Em tom negativo, ele pode ser visto como frieza, falta de emoções ou tristeza.

O azul é a cor da mente, e normalmente nos afeta também desta forma (ao contrário das reações mais físicas provocadas pelo vermelho, por exemplo). Azuis mais suaves passam sensação de calma e concentração, enquanto os azuis vibrantes estimulam o pensamento.

Várias pesquisas já foram feitas com homens e mulheres, e o azul é sempre escolhido como a cor favorita de ambos.

Amarelo

É uma cor emocional, ligada ao otimismo, confiança e auto estima. Apesar disso, o amarelo também pode ser ligado à irracionalidade, ao medo, ansiedade e até mesmo suicídio.

O estudo da psicologia de cores diz que o tom certo de amarelo pode melhorar os ânimos e nos estimular emocionalmente. Em contrapartida, o tom errado ou o excesso de amarelo pode trazer essa ansiedade.

cores ano novo

Verde

É a cor do balanço, da harmonia, do equilíbrio; e também do tédio e da estagnação. Como o verde é uma cor ligada à natureza, o fato de vermos muito verde ao nosso redor nos reassegura quanto à segurança ambiental do lugar que vivemos.

Roxo

É a cor do espiritual, da autenticidade, da verdade e qualidade. Mas também da introversão e inferioridade. O roxo é costumeiramente usado para indicar excelente qualidade, mas o seu excesso pode trazer muita introspecção, e o tom errado pode acabar comunicando falta de valor.

Rosa

O rosa é a cor do feminino, do amor, da nutrição e tranquilidade física (ao contrário da tranquilidade mental, que é o azul). Em contrapartida, pode também despertar inibição e claustrofobia emocional se usado em excesso.

Laranja

A cor do conforto físico, calor, segurança, diversão e abundância; o laranja também pode despertar frustração e imaturidade. Por ser uma combinação de vermelho e amarelo, é uma cor estimulante que mistura o físico e o emocional.

Branco

Na psicologia das cores, o branco é a cor da higiene, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação e eficiência. Faz bastante sentido: conseguimos ver qualquer sujeira em roupas brancas, então elas parecem mais limpas que as outras quando estão de fato limpas.

significado de cores

Agora que entendemos como a psicologia vê as cores, fica muito mais fácil entender também como elas podem nos afetar no nosso dia a dia.

O que é um conhecimento que pode ser aplicado além do ano novo, mas nele também: use um tom de cor que converse com o seu psicológico e estimule em você aquilo que você está buscando.

É importante considerar que a nossa percepção das cores passa por um filtro pessoal e cultural. Culturas diferentes enxergam as cores de forma diferente, assim como pessoas diferentes também as veem de formas diferentes.

Às vezes a psicologia vê o amarelo como otimismo, mas é uma cor que te traz angústia.

Antes de mais nada, respeite a reação do seu corpo às cores. Até mesmo na hora de escolher a cor do ano novo: escolha uma que te faz se sentir bem!

Como usar as cores no ano novo?

Agora que você já conhece os significados populares das cores e também como a psicologia vê a influência delas sobre o nosso comportamento, chegou a hora de saber: como posso usar as cores no ano novo para atrair o que desejo?

Roupas

A primeira e mais simples forma de fazer isso é com as roupas. Seja na peça de roupa íntima, que é o mais comum, ou até mesmo na roupa com a qual você vai passar o ano novo.

Apesar de ainda ser costume passar a virada de branco, cada vez mais pessoas optam por peças coloridas. Você pode escolher algo que tenha a(s) cor(es) daquilo que você mais precisa, ou mais deseja atrair.

roupas coloridas para o ano novo

Adornos de decoração

Outra forma de usar as cores no ano novo é na decoração. Não que você precise mudar toda a decoração da sua casa, apesar de ser legal levar a psicologia das cores em consideração na hora de decorá-la.

Mas você pode colocar pequenos adornos das cores que você escolheu por perto. Pode ser um porta retrato amarelo no seu escritório para atrair o otimismo, pode ser um vaso de plantas rosa para atrair mais afeição…

adornos de decoracao coloridos para o ano novo

Acessórios

Os acessórios também são uma forma simples e discreta de fazer uso dessas cores. Brincos, anéis, colares, pulseiras… Use e abuse dos acessórios que você mais gostar, nas cores que você escolher!

accessories coloridos para ano novo

Escrevendo metas

Um jeito pouco utilizado, mas que pode funcionar, é usando as cores para redigir suas metas. Se o nosso cérebro é influenciado pelas cores, por que não fazer um teste? Escreva seus objetivos para o próximo ano com canetas coloridas, que indiquem o que você quer atrair com aquele pedido.

anotacoes de caderno coloridas ano novo

Espero que você tenha gostado de conferir as dicas sobre cores do ano novo. Tenho certeza que essas informações vão te ajudar não apenas no final de ano, mas também em outras épocas.

E você? Qual cor vai escolher para passar o ano novo? Me conta aqui nos comentários! Eu vou amar ver que você compartilhou comigo!

Se quiser conferir outros conteúdos de ano novo, aqui no blog também tem:

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *