Os eletrodomésticos velhos são pelo teu lar! A importância da reparação

01/10/20

Quando os aparelhos começam a apresentar sinais de desgaste, avarias e outros problemas que envolvam a aplicação deste facto, significa que está na altura de chamar um técnico de manutenção.

A cozinha é o ambiente da casa onde a maioria dos aparelhos estão concentrados, como congelador, frigorífico, fogão, micro-ondas e máquina de lavar louça. Portanto, em algum momento da vida útil de cada um destes equipamentos, será necessário reparar.

Existem dois tipos de manutenção para os aparelhos domésticos: corretivo e preventivo. Como diz o nome, a manutenção corretiva atua quando o equipamento deixa de funcionar ou começa a apresentar sinais, tais como falhas, dificuldade em ligar, etc. A manutenção preventiva, por sua vez, é a mais recomendada e deve ser feita com uma certa periodicidade. Geralmente, este tipo de procedimento ocorre precisamente para evitar problemas com o electrodoméstico em questão.

ferramentas para manutenção

Por exemplo, a manutenção do frigorífico deve ser preventiva, uma vez que alberga alimentos perecíveis e, se a máquina deixar de funcionar, estas irão estragar-se, causando-lhe danos. Para que isto seja evitado, a manutenção preventiva garante que o equipamento está sempre em bom funcionamento, reduz o consumo de energia, aumenta a vida útil do aparelho e evita despesas com peças sobressalentes.

Portanto, o melhor a fazer é manter a manutenção preventiva sempre porque evita maiores perdas e despesas desnecessárias. Ninguém quer gastar dinheiro para trocar todos os aparelhos só por uma falha interna, no caso. Portanto, saber o momento certo para reparar o produto é essencial para mantê-lo a funcionar ao longo dos próximos meses e, se possível, anos. Resumindo, é melhor prevenir do que remediar.

manutenção de máquina de lavar roupa

Além disso, há um ponto importante nisto que não se deve falar de nada: a sensibilização para o ambiente. Muitas vezes, devido à falta de informação ou a técnicos qualificados a quem recorrer, as pessoas decidem substituir os aparelhos em vez de os arranjar.

Reparar equipamentos que ainda não tenha concluído o seu ciclo de vida significa também fazer uma escolha ecologicamente sustentável, apostar na reutilização e evitar a criação de resíduos volumosos e difíceis de eliminar.

reparo na cozinha


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *