Chega de bagunça: 5 dicas de como organizar a casa

24/08/20

Feche os olhos, respire bem fundo, e imagine a sua casa, toda organizada e limpa. Deu uma paz interior, né? A imagem do nosso espaço limpo e organizado é tão boa que deixa até o coração mais quentinho. E se você pensa que fazer essa imagem mental de “casa arrrumada” virar realidade é muito difícil, vamos provar que não é.

Saber como organizar a casa pode ser um processo longo e desafiador, mas também pode servir como terapia e com certeza tem diversos benefícios a longo prazo. Atualmente, existem várias maneiras de deixar a sua casa mais organizada: caixas organizadoras, armários multiuso que se encaixam em qualquer cômodo para qualquer necessidade, prateleiras, cestos… E cada uma dessas maneiras tem as suas vantagens e desvantagens, e podem ser adaptadas de formatos diferentes para cada cômodo e suas necessidades específicas. Se você precisa de algumas dicas de como organizar o seu espaço, continue lendo!

casa organizada

5 Dicas para Organizar a Casa

1 – Comece aos poucos

Não adianta querer organizar absolutamente tudo de um dia pro outro! Decida suas prioridades, conheça seus limites e estabeleça metas possíveis. Organizar uma prateleira por dia pode parecer pouco, mas em uma semana, o armário inteiro já estará organizado. Isso vale tanto para seções menores, como prateleiras e armários, tanto para seções maiores, como quartos e a cozinha – aos poucos, é possível ter uma casa organizada sem que essa pareça uma tarefa interminável. 

2 – Seja firme com os descartes

Uma grande parte do processo de organização é separar o que fica e o que vai embora – seja para venda, doações ou para o lixo. Nessa parte, é importante ser firme: guardar objetos quebrados ou sem nenhuma serventia apenas pelo valor emocional ou pelo princípio de “posso precisar no futuro” só contribui para a desorganização. Seja firme com as suas decisões de descartes e realista com as possibilidades futuras de cada objeto. 

organização de descartes

3 – Cada coisa tem o seu lugar

Definir espaços específicos para guardar cada coisa é essencial no processo de organização. Para isso, aproveite a praticidade de objetos criados especialmente para organização, como uma caixa organizadora, um divisor de gavetas, um organizador de sapatos e objetos diversos, um bonito cesto de palha, etiquetas, entre outros. Além de facilitar o processo inicial de organização, esse sistema ajuda a manter a casa organizada a longo prazo, já que diminui a possibilidade de objetos jogados sem lugar definido.

 

4 – Otimize espaços

Todo e qualquer espaço da casa tem potencial para se tornar um espaço funcional. Armários, prateleiras e caixas organizadoras podem ser encaixados em diversos cômodos de várias maneiras, basta um pouco de planejamento e observação. Aproveite e otimize todos os seus espaços!

arrumando a casa

 

5 – Disciplina e consistência fazem a diferença

Uma vez organizada, para que a sua casa se mantenha dessa maneira à longo prazo, é importante exercitar a disciplina e não deixar um espaço se tornar bagunçado novamente. Para evitar a bagunça, aproveite as rotinas e sistemas estabelecidos no processo de organização e seja consistente com eles, guardando tudo em seus respectivos lugares após o uso, e definindo os lugares de armazenamento para itens novos. Sempre que possível, separe um dia para reorganizar o que sente que não está funcionando bem, e para definir quais objetos devem ser descartados, diminuindo a bagunça futura e abrindo espaço para novos objetos.

Viu como com dicas simples, a missão de organizar sua casa pode ser conquistada? E se você quer saber mais sobre organização, decoração e tudo para deixar a sua casa ainda mais bonita e aconchegante, continue lendo nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *