Mercado de Mesa Posta – Saiba como Transformar seu hobbie em profissão

03/10/18

Você já se perguntou se é possível ganhar dinheiro com mesa posta? Se essa é uma das suas paixões e você quer saber mais sobre o mercado de mesa posta, você veio ao lugar certo! Já trabalho na área há mais de 5 anos e como sempre recebo dúvidas sobre esse assunto, separei um conteúdo completo para você.

Abaixo você vai entender melhor como trabalhar com mesa posta, o que você pode fazer dentro deste mercado e como ganhar dinheiro com a sua paixão. 

mercado de mesa posta

Mercado de mesa posta

O universo da mesa posta está crescendo, se tornando cada vez mais parte da vida de diversas famílias e virando uma tendência. Por isso, é importante entender as oportunidades de trabalho que existem neste universo.

O hábito de receber em casa sempre existiu, mas com o surgimento das redes sociais, esses hábitos são compartilhados mais e mais. Com isso, existe uma maior divulgação de decorações de mesa, recepções e festas, despertando interesse num público crescente… Inclusive é comum você encontrar na internet os perfis de meseiras com mesas e produções lindas para nos inspirar.

Para quem já é apaixonada com mesa posta, trabalhar neste mercado é uma excelente oportunidade de unir a paixão e a rentabilidade com algo ainda mais importante: a possibilidade de impactar positivamente a vida das pessoas.

O que é meseira? Como ser Meseira?

O termo “meseira” surgiu no Instagram, são pessoas conhecidas por criar e montar mesas. Seja por hobbie, amor ou trabalho, a meseira gosta de compartillhar em suas redes sociais as mesas que produz e busca divulgar bons hábitos à mesa para quem acompanha o seu perfil. De forma geral,  é um termo que reúne diversas pessoas apaixonadas pelo hábito da mesa posta.

Mas, como ser meseira? Para se tornar uma é simples, basta criar mesas e ter amor por este processo. Não, é necessário já trabalhar com mesa posta ou nenhum tipo de certificado. Resumindo, se você gosta de decoração de mesas como hobbie e sente amor por esse processo, você já é uma meseira.

Porém, algumas pessoas vão além e conseguem transformar o hobbie em profissão. Seja com consultoria, workshops, table decor ou outros serviços.

Abaixo, explico melhor algumas dessas vertentes e também como é possível ganhar dinheiro como meseira.

É possível trabalhar com mesa posta?

Respondendo à pergunta: sim, é possível. Eu mesma trabalho com mesa posta há 5 anos  (contei um pouco da minha história neste vídeo). Hoje trabalho com cursos, workshops, palestras e consultorias, todos os serviços voltados para o universo da Mesa Posta, Receber e Etiqueta.

Mas, como se inserir no mercado? Bem, a primeira coisa que você precisa fazer é entender quais são as suas opções e qual delas combina melhor com você. 

Assim como em outras carreiras profissionais, quando decidimos trabalhar com mesa posta, encontramos diversas opções. Entender bem cada uma delas, inclusive remuneração, forma de trabalho e nível de dificuldade, é crucial.

Profissões do mercado de mesa posta

Table decor

Os decoradores de mesa, são conhecidos com table decor. Essa é a opção perfeita para quem é criativa, ama e tem facilidade para montar mesas e gosta de decoração. A pessoa que trabalha nesta área é responsável por toda beleza, construção e elaboração da mesa.

O mais interessante é que o Table Decor não necessariamente deve compor uma mesa grande para vários convidados, mas também pode elaborar uma mesa pequena para um jantar intimista.

Algumas pessoas conhecem este trabalho também como personal welcome. E neste caso, o table decor é responsável por auxiliar todo o evento para o cliente. Desde a montagem da mesa, elaboração do menu, contratação de serviços.

Workshops

Ministrar workshops, cursos ou mini cursos presenciais em sua cidade ou cidades vizinhas também é uma excelente forma de rentabilizar o seu conhecimento. Você pode tar um curso sobre Decoração de Mesa, Regras de Etiqueta, Receber Bem, entre outros assuntos relacionados…

Dependendo de onde você morar, é bem provável que você seja pioneira na criação de um workshop sobre mesa posta. Muitas cidades ainda não possuem oferta desse tipo de conteúdo, o que pode ser uma oportunidade enorme para você. #FicaaDica

Consultoria Personalizada

Esta é a terceira oportunidade de serviço que a Mesa Posta possibilita. Sabe quando um cliente quer algo exclusivo? Quer um curso sobre um assunto pontual de forma particular? Quer um auxilio para comprar peças? Quer entender mais sobre composições de mesas?  Enfim… Quando o seu cliente quer ter você exclusivamente para sanar dúvidas e auxiliar em demandas específicas? Neste caso, você pode oferecer um serviço de consultoria.

Esta também é uma excelente forma de rentabilizar o seu conhecimento, cobrando por horas para auxiliar na elaboração e execução de um serviço para o seu cliente.

Como ganhar dinheiro com mesa posta?

Claro que é possível! Hoje em dia conheço pessoas e tenho várias alunas (e ex-alunas também) que assim como eu também conseguiram transformar o seu amor por mesas e receber em um novo trabalho ou uma forma de renda extra.

Para isso é importante estruturar o seu negócio, ter direcionamento e principalmente foco. Afinal, nada vai acontecer de repente, é importante você entender em qual área que deseja trabalhar, se preparar e entender como funciona esse mercado.

E como aprendi muito nesses anos digo  é um mercado tranquilo, colaborativo e bastante emergente. Mais do que isso, os resultados são palpáveis e a mudança que proporcionamos na vida das pessoas através do nosso trabalho é motivacional!

Quando eu comecei era tudo diferente, o mercado não estava preparado para este novo serviço, as pessoas não entendiam direito o que eu fazia e me questionavam o tempo todo sobre esse “novo” trabalho. Confesso que aprendi muito e lutei  para darem valor ao meu trabalho. Entre erros e acertos fui evoluindo ate conseguir transformar o universo da Mesa Posta no meu trabalho e fonte de renda principal. Claro que não foi fácil, errei muito e acertei muito também… Fui engatinhando e aos poucos evoluindo até chegar nos dias de hoje.

E uma coisa que senti falta na época que comecei foi saber mais sobre como estruturar o meu negócio, qual o melhor caminho seguir, como e quanto cobrar pelos seus serviços, como fidelizar seus clientes, entender mais sobre como divulgar meu trabalho, como conseguir vender…

Depois de conseguir êxito nessa profissão, fui questionada por algumas pessoas para mostrar o que eu fiz de diferente, qual foi o caminho que segui e como transformei esse amor em um negócio. E pensando nisso, criei um projeto que ajuda pessoas a transformarem sua paixão em um verdadeiro trabalho rentável. O curso e consultoria Mesa Posta Como Negócio.

Neste curso falo tudo de forma detalhada sobre os três tipos de serviços descritos acima, como rentabilizar o seu trabalho, como estruturar o seu negócio, como conseguir clientes, como estruturar o seu preço… Ou seja, tudo que você precisa saber para entrar nesse mercado da maneira certa. Se você quer participar nas próximas turmas envie um e-mail para contato@blogvidadecasada.com, assim envio quando tiver novas turmas e inscrições abertas para este projeto exclusivo.

Então, se você quer entender mais sobre esse universo, trabalhar nesta área de forma direcionada e assertiva esse curso é para você!

Bem, vou ficando por aqui… Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o universo das meseiras, como trabalhar nesta área e entender um pouco mais sobre as oportunidades no mercado da mesa posta!

Beijos e até mais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

  1. Lilian Nunes disse:

    Jú boa tarde,

    Enviei um e-mail hoje para você.
    Fico no aguardo.

    Grata,

  2. Lusiane Fredrich disse:

    Gostaria de informações, sobre os cursos

  3. Cecília Tulha disse:

    Amei a dica e quero fazer o curso

  4. Ivone lima disse:

    Gostaria de saber sobre o curso

  5. marcelia Guilherme carvalho disse:

    gostei muito!!obrigada pelo esclarecimento!

  6. Isabel Castro disse:

    Adorei, quero muito fazer o curso, quando o fizer me avisa.
    Bjs

  7. Debora Branco Ribeiro disse:

    Olá Juliana, tudo bem? Assisto sempre os seus vídeos e adoro os conteúdos. Parabéns pela chegada da Julinha.

  8. Gerusa Cunha disse:

    Bom dia Ju,

    Itens de inox como baixelas estão fora de moda? Normalmente vemos muita porcelana branca nas mesas para servir. Bandejas e vasilhas de inox perderam espaço? Tenho uma baixela linda, falstaf da Tramontina, mas sinto que está em desuso. Confere?