11 Ideias de Presentes para o Dia das Mães

04/05/16

Continuando os posts especiais de dia das mães, uma dúvida que sempre bate é qual presente dar, não é mesmo?! Muitas vezes encontramos diversas opções de presentes legais, mas não conseguimos escolher qual tem mais a cara da nossa mãe, e acabamos completamente perdidos! Por isso, para te ajudar, separei 10 ideias de presentes para o dia das mães que vão deixar sua mãe muito feliz!

Abaixo você encontra sugestões para mães de todas as personalidades: aventureiras, cultas, românticas, fashionista… E você ainda pode complementar o seu presente com uma bela mensagem de dia das mães! Para conferir as ideias é só continuar lendo!

presente para o dia das maes

Ideias de presentes para o dia das mães

Para as mamães cultas: Livros

Hoje em dia existem diversas opções legais de livros para dar de presente, um para cada gosto. Se sua mãe gosta de romances, aconselho um livro do Nicholas Sparks. Se sua mãe gosta de suspense policial, dê a ela um livro da Agatha Christie. Se sua mãe gosta de livros de terror, o Stephen King é o autor perfeito.

Caso esteja em dúvida dos principais atores relacionados ao gênero que sua mãe mais gosta, vale sempre dar uma olhadinha no Google antes de ir para a livraria.

livros presente de dia das maes

Mãe Romântica: Flores

Toda mulher adora ganhar flores, não é mesmo?! E sua mãe não poderia ser diferente. Escolha um buquê com carinho, com as flores favoritas dela ou das cores que ela mais gosta. Caso esteja na dúvida, você sabia que flores têm significados diferentes dependendo de suas cores?

Flores brancas 

Significam perdão, paz, inocência, pureza e lealdade.

Exemplos: orquídeas, rosas, lírios, entre outras.

Flores vermelhas 

Significam amor, paixão e fidelidade.

Exemplos: rosas, crisântemos, gérberas, entre outras.

Flores azuis 

Significam simbolizam confiança, harmonia, amizade, fidelidade e amor.

Exemplos: íris, Hortência, violeta, entre outras.

Flores amarelas

São consideradas a cor do verão e do sol, e simbolizam amizade, sucesso, satisfação e alegria.

Exemplos: girassol, margarida, tulipa, gladíolo, entre outras.

Flores roxas ou violetas

Simbolizam a dignidade, o mistério e ausência de tensão.

Exemplos: hortênsias, amor-perfeito, entre outras.

Flores laranjas 

Significam contentamento, festa, fascínio, orgulho.

Exemplos: tulipas, orquídeas, gérberas, entre outras.

Flores cor de rosa 

Simbolizam delicadeza, beleza, juventude, amor.

Exemplos: rosa, lírio, cravos, entre outras.

Assim como seus significados individuais, algumas junções também possuem um significado por trás. Flores vermelhas e brancas juntas, por exemplo, significam união e harmonia, assim como diferentes tons de rosa e vermelho significam amor e felicidade. Duas ótimas pedidas para o dia das mães!

Fontes das cores: Significados

flores presente de dia das maes

Mãe aventureira: Passeios ou viagens 

Tá aí outra coisa que todo mundo gosta e com as mães não podia ser diferente: passear e viajar! Você pode planejar um dia especial para sua mãe e levá-la a algum lugar legal (aqui em Belo Horizonte temos Inhotim; não é muito longe e é belíssimo), para passear em algum parque, cinema, ou até mesmo um restaurante especial.

Você também pode procurar algum hotel fazenda perto de sua cidade e dar de presente para sua mãe um final de semana hospedada por lá, ou você pode presenteá-la com uma hospedagem em um SPA. Tenho certeza que ela vai adorar!

viagem presente de dia das maes

Mãe fashionista: Roupas e acessórios

Já sabemos que mulheres nunca têm roupa o suficiente, então por que não dar de presente para sua mãe uma peça nova e maravilhosa para ela acrescentar ao closet? Nessa área a variedade é infinita, e muitas vezes ficamos com medo da pessoa não gostar. Para ajudar, aqui vão algumas das tendências básicas e essenciais que nunca saem de moda:

Pretinho básico 

Vestidos e peças simples e elegantes em preto vão sempre fazer sucesso.

Peças em preto e branco 

São duas cores atemporais e que oferecem uma gama enorme de possibilidades de estilos.

Florais 

Mesmo que existam variações dependendo das tendências e estações, a verdade é que peças florais estão sempre presentes nas lojas.

Jeans 

Algo indispensável no guarda roupa de qualquer pessoa, o jeans também é um tecido atemporal. E hoje em dia o que não faltam são peças jeans cheias de estilo.

Outra opção para as mamães fashionistas, é apostar em bolsas, sapatos ou acessórios como presente. Uma bolsa de couro básica que ela pode usar para qualquer lugar, ou uma bolsa de mão elegante para festas mais chiques; um scarpin preto de camurça que é um coringa, ou uma sandália com detalhe em pedras; com certeza existe algo que é a cara da sua mãe por aí!

roupa presente de dia das maes

Mãe moderna: Eletrônicos

Uma coisa que hoje em dia quase todo mundo tem e não vive sem é aparelho eletrônico. Seja celular, tablet, computador ou notebook, esses aparelhos facilitam muito a nossa vida no dia a dia. E muitas mamães fazem uso desses aparelhos também!

Pode ser que de primeira, esse soe como um presente muito caro. Mas a verdade é que já existem tantas opções de modelo de cada produto, que é possível comprar um eletrônico de presente de dia das mães sem gastar rios de dinheiro.

Uma boa opção é um tablet, que além de portátil e prático, pode ser usado para diversas atividades simples do dia a dia e também para o lazer. Você também pode dar um novo modelo de celular para sua mãe, ou até mesmo um aparelho de música para ela poder curtir seus momentos sozinha.

eletronicos presente dia das maes

Presente inesquecível: Jóias

Quem nunca ouviu o ditado “os diamantes são os melhores amigos das mulheres”? Pois é, o ditado não mente. Toda mulher adora uma joia, além de ser um presente que dura para sempre e pode até ser passado de geração em geração.

Joias são uma alternativa elegante e clássica de presente para o dia das mães, e existem inúmeras opções para escolher. Você pode dar brincos, um colar ou um anel; eles podem ser de ouro, ouro branco, diamante, pérolas… Não tem erro! Joia é um presente que sua mãe com certeza vai amar!

joia presente dia das maes

Mãe vaidosa: Perfume

Outra ideia de presente para o dia das mães é o clássico perfume. Todo mundo gosta de estar cheiroso, e para algumas pessoas o perfume é uma das coisas mais importantes na hora de se arrumar.

Uma boa dica na hora de comprar é ficar atento entre os tipos diferentes de fragrância: Eau de Parfum é a formula mais popular e a segunda essência mais forte e duradoura (perdendo apenas para o perfume puro), enquanto o Eau de Toilette apresenta uma concentração menor de óleos e elixires, e por isso dura menos tempo na pele.

Caso você esteja em dúvida de qual perfume escolher, resolvi colocar um pouquinho de cada tipo de cheiro (ou como os profissionais da perfumaria chamam, notas olfativas):

Notas gustativas são os cheiros que estimulam o paladar, como chocolate, café, baunilha. A fragrância tende a ser bem adocicada.

Notas florais, com o próprio nome diz, são os cheiros baseados em flores, por isso são mais românticos, femininos e delicados. Também podem ser levemente adocicados.

Notas frutais são perfumes que têm as frutas como base do seu cheiro, como abacaxi, maçã, pêssego ou cereja.

Ambarinos têm como base o âmbar, e seu cheiro o torna um perfume certo para a noite. Desperta sensações de disposição, alegria e bem estar.

Orientais conferem um toque sofisticado e sensual, e são ótimos para festas mais elegantes ou encontros a dois.

Especiarados são os perfumes que usam de especiarias, como cravo ou canela, e são muito marcantes. Como são mais fortes, costumam ser mais usados por homens, mas podem ser usados por ambos os sexos.

Amadeirados têm um cheiro de madeira ao fundo e são fortes e marcantes, também mais indicados para homens.

Cítricos possuem cheiros que remetem a um limão ou uma laranja e possuem um caráter refrescante. São excelentes para o verão e pessoas esportivas.

Aromáticos são aqueles nos quais predominam as essências picantes, como louro, magnólia, gardênia ou sândalo. Sua fragrância é diferenciada, e é muito indicado para pessoas que desejam fugir do comum.

Vale lembrar ainda que é muito raro que os perfumes sejam compostos de apenas um tipo de nota olfativa. Normalmente os perfumes são uma mistura de dois ou mais tipos de cheiro, e formam assim um aroma peculiar e individual.

É sempre bom pedir ajuda à vendedora ou ao vendedor na hora da compra para se ter certeza de estar comprando o presente ideal para a pessoa presenteada.

perfume presente dia das maes

Mãe que ama cozinhar: Curso de culinária

Sua mãe é apaixonada por gastronomia? Então esse pode ser o presente de dia das mães perfeito: uma aula ou um curso de culinária. O mais legal é você escolher uma gastronomia específica, algo que ela já tenha comentado que gostaria de aprender. Por exemplo: se ela for fã de comida japonesa, você pode procurar um curso ou aula prática de sushi.

Não só ela vai se divertir à beça com o presente, como todo o conhecimento que ela adquirir nas aulas vai ficar com ela para sempre. Ou seja, é um presente que vai bem além de uma data comemorativa!

aula de culinaria presente dia das maes

Mãe que ama recebem em casa: Decoração de mesa

Quem acompanha o blog, o canal do youtube, o perfil no instagram ou a fan page no facebook do Vida de Casada sabe que a minha mãe ama receber pessoas em casa. E para quem gosta e se preocupa com convidados e decoração da mesa este é o tipo de presente perfeito!

Um jogo americano ou aparelho de jantar são excelentes opções. Segue algumas dicas para você não errar com o presente:

O jogo americano é uma das partes principais quando falamos de decoração de mesa. Na hora de escolher um jogo americano para sua mãe, leve em consideração alguns fatores. O primeiro deles: ela recebe pessoas com muita frequência?

Se sim, ela já deve ter um número bom de jogos americanos em casa, por isso escolha um diferenciado e especial. Caso ela não tenha muitos jogos americanos, você pode considerar um modelo com poucos detalhes que pode ser utilizado em diferentes decorações.

No mais, leve em consideração o gosto pessoal da sua mãe; existem jogos americanos com estampas florais, coloridos, monocromáticos, com desenhos modernos ou tradicionais, dentre vários outros.

decoracao de mesa
Jogos americanos e guardanapos de tecidos maravilhosos do Meneghel Home 

Já o aparelho de jantar nem é preciso dizer que é essencial para quem recebe em casa, não é mesmo? Por normalmente ser um conjunto de louças de um mesmo estilo, ele garante que a mesa posta de sua mãe ficará completa e com uma decoração coesa.

Assim como no caso do jogo americano, existem diversas opções de aparelhos de jantar para você presentear sua mãe: lisos, quadrados, de porcelana, estilo colonial, com detalhes em flores, estampas…

Os mesmos conselhos são válidos: caso sua mãe não possua muitos aparelhos de jantar, um conjunto de porcelana mais delicado que pode ser usado em várias decorações diferentes, mas caso sua mãe já tenha um aparelho de jantar básico para várias ocasiões, considere uma estampa exclusiva que vá de acordo com o gosto dela.

aparelhos de jantar presente dia das maes

Mãe que ama decoração: Adornos de decoração

Muitas mães amam cuidar e ficar em casa, a decoram com carinho e pensam em todos os detalhes, não é mesmo? Se esse é o caso da sua mãe, o dia das mães é uma excelente oportunidade de presenteá-la com um adorno de decoração!

Pode ser um vaso que complemente a decoração da casa dela, um centro de mesa que dê um toque especial à sala de estar; um novo conjunto de almofadas para o sofá dela ou até mesmo um quadro que torne um ambiente mais singular.

O importante é garantir que seja algo em tom e estilo que conversem diretamente com o estilo da casa ou do espaço específico, e que você saiba que sua mãe vai gostar.

Por exemplo: se sua mãe ama vermelho e a sala de estar dela está toda em tons brancos com alguns poucos detalhes de cor, por que não um vaso em tons vermelhos que traga ainda mais vida ao lugar? Ela com certeza vai amar!

cristais cadoro presente dia das maes
Lindas peças Cristais Cá D’Oro em tons quentes e alegres. 

Mamães dorminhocas: Roupa de cama sofisticada

Se um dos momentos favoritos da sua mãe no dia é a hora de deitar ou se ela ama passar um bom tempo do final de semana na cama, uma boa ideia de presente para o dia das mães é uma roupa de cama de qualidade, confortável e com boa estética.

Você pode dar desde o conjunto inteiro (capas de travesseiro, lençol, colcha, almofadas), como pode escolher o item que você acha que sua mãe precisa mais no momento (como uma colcha ou manta, já que o frio está chegando). Ou ainda montar seu próprio conjunto com peças que você saiba que sua mãe precisa e gosta.

Lembre-se sempre da importância da roupa de cama no design do quarto e principalmente da importância do conforto para o dia a dia de sua mãe!

roupa de cama presente dia das maes
Roupas de cama Lola Home

Espero que tenham gostado das dicas de presentes para o dia das mães! Aposto que você vai fazer sucesso e sua mãe vai amar independente do presente que você escolher. Afinal o mais importante é estar com elas nesse dia e agradecê-las por todo o carinho que elas nos dão.

Depois que você comprar seu presente, não se esqueça de comprar também um cartão e escrever uma mensagem para o dia das mães bem linda e marcante! E claro, planejar um dia especial com a sua mãe!

Não deixa de me contar aqui nos comentários qual ideia de presente você mais gostou e qual é a cara da sua mãe! Vou adorar saber mais de você!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Giseli Ronchi disse:

    Adorei as idéias!

    1. Juliana Santiago disse:

      Giseli, tudo bem??
      Que bom que gostou!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Miguel disse:

    Estava há procura de um presente para a minha mãe, sei que não é dia da mãe, mas o dia da mãe é todos os dias. O significado da cor das flores ajudou-me imenso. Muito obrigado

    1. Juliana Santiago disse:

      Que bom que gostou!
      Abraços,
      ju

  3. Magali Toledo disse:

    Ótimas sugestões! Mas o meu presente chegou antecipado. Eu ganhei um jogo americano lindo duas faces de mandalas. Estou apaixonada e muito feliz!
    Não vejo a hora de usa-lo. E estamos preparando um passeio mo dia.
    Adorei duas sugestões. Bjos pra sua mamis tbm.