22 Flores para Casa e para Decoração!

21/01/19

Você também é apaixonada por flores? Amo compartilhar dicas de decoração de mesa e de casa, e uma que quase sempre comento é sobre usar arranjos naturais. Hoje, trouxe ainda mais dicas, ideias e inspirações para quem procura flores para casa.

Aprendi muito sobre como criar e montar arranjos em um Curso de Arranjos Florais que fiz (recomendo bastante), e hoje vejo o quanto ter flores para decorar a casa pode ser um grande diferencial não só para a sua decoração, mas também para deixar o ambiente mais alegre e com uma energia mais positiva.

Abaixo, separei algumas razões para você incrementar a vivacidade da sua casa com plantas, e também várias flores para decoração que são lindas e vão dar muito cor aos seus espaços! Vamos conferir?!

Flores para casa

Por que usar arranjos naturais?

Você conhece o termo biofilia? Criado por um cientista, ele é a junção de vida e amor em latim; uma palavra para usar a ligação emocional que temos com a natureza. 

Isso significa que plantas estimulam a criatividade, e ajudam a afastar o estresse do dia a dia, aumentando nosso bem estar. Por isso mesmo, colocar plantas naturais em casa é algo tão importante. É uma chance de por a biofilia em prática e testar esses conceitos.

Além disso, o bônus é o apelo decorativo que as plantas e flores naturais possuem. Elas são lindas! Não só vão trazer bem estar para você e sua família, mas também vão deixar seus espaços mais vivos, coloridos e leves.

Como montar arranjos naturais 

Já separei dicas de como montar arranjos baixos e altos no post de arranjos de Natal, mas resolvi compartilhar um resumo das dicas por aqui também.

Você pode usar florais, onde você consegue fixar as flores e folhagens na ordem que preferir. Você pode também fazer um arranjo simples sem espuma floral. 

arranjo de flores natural

Flores para decoração

Orquídeas

As orquídeas estão entre as flores mais usadas para decoração. Isso porque, além de lindas e variadas, elas trazem requinte e elegância para os ambientes. E se você tem medo do cuidado que elas exigem, aqui no blog tem um conteúdo completo sobre como cuidar de orquídeas!

Copo de leite

Mais uma flor que traz requinte para o espaço, a copo de leite é encontrada como flor de corte para ser colocada na água. Ela pode ser usada para arranjos de centro de mesa, ou até mesmo como um adorno de decoração.

Tulipas

As tulipas também são uma linda opção de flor para decoração. Ela vem ficado cada vez mais encontrada no Brasil, e assim como as duas acima ela também oferece elegância. Porém, é importante lembrar que é uma flor de curta duração em vasos e com um preço mais elevado.

Hortênsia

As hortênsias são muito boas flores para casa, já que preferem um solzinho na parte da manhã e sombra durante o resto do dia. Por causa de suas flores grandes e vistosas, é muito usada em arranjos florais e para decoração.

Mini margarida, begônias, kalanchoes e violetas

As mini margaridas, as kalanchoes, as begônias e as violetas são todas encontradas em vasos prontos. Possuem fácil acesso e não possuem um custo tão alto, além de serem muito fofas e duráveis.

Entre as três, a violeta é a que tem o preço mais acessível. Apesar de básica e simples, você consegue criar uma composição com vasos de cores variadas. 

Antúrio

Tem branco, vermelho, amarelo, rosa, azul… O melhor dessa planta é que, além de ser fácil de cuidar, você ainda encontra uma variedade enorme de cores. Porém, é importante lembrar que ela não dura muito na água. O ideal é que seja plantada na terra, ok?

Amarílis 

A amarílis é uma flor que não dura muito, mas que é possível comprar em vasos já prontos. Além disso, ela oferece uma beleza original e diferenciada. Fica muito bonita em arranjos naturais, mas lembre-se que se você for montar sozinha o seu arranjo, essas flores preferem terra à água.

Amor perfeito, boca de leão, calêndula e angélica

Essas quatro flores já apareceram por aqui no nosso conteúdo de jardim de inverno. A razão é por serem plantas que combinam bem com interior de casas e apartamentos. Elas preferem luz difusa, e o ideal é evitar que fiquem direto no sol.

Além disso, são coloridas, não precisam de muito cuidado constante e são pequenas, ótimas para vasos.

flores para decoracao

Folhagens para decoração e para arranjos naturais

Bromélia

Como nem sempre ela dá flor, a bromélia pode ser usada como folhagem de arranjos. Porém, o mais comum é encontrá-la em vasos. E ela fica linda assim, principalmente quando floresce: uma flor grande, com cor viva e em meio às folhagens.

Espada de São Jorge

Associada à proteção contra o mal olhado, essa planta rústica possui muita duração e exige poucos cuidados. Pode ser colocada em vasos pequenos ou grandes, de mesa ou chão.

Samambaia

A samambaia é um clássico entre as plantas. Foi muito usada antigamente, e hoje volta a fazer parte dos cenários de decoração. Apesar de ser uma planta simples, a samambaia é fácil de cuidar e pode ser colocada em vasos ou jardim suspenso.

Avenca

A avenca é uma planta de folhagem bem delicada, que exige atenção à luminosidade e regras. Apesar disso, é uma planta muito bonita que agrega muito à decoração. Para quem tem tempo e gosta de cuidar de plantas, é uma ótima opção.

Dracena 

As dracenas são um pouco maiores, e por isso precisam ser colocadas em vasos de chão grandes. Para quem quer colocar plantas sem flores em casa, elas são uma ótima opção, pois são bonitas e duráveis.

Costela de Adão

Muito usada em arranjos naturais, a costela de Adão é uma folha de grande porte que chama bastante atenção. Você pode optar, também, por ter um vaso apenas com ela. Te garanto que ela vai dar um toque muito especial à sua casa.

Peperômia

Também conhecida por imitar melancias, a peperômia é uma planta diferente e muito bonita. Assim como a samambaia, também é uma ótima opção para vasos pendentes de um jardim suspenso.

Jiboia 

A planta jiboia vive na água e na terra, e possui alta longevidade. Além disso, ela exige poucos cuidados e pode ser plantada tanto em vasos pequenos quanto grandes.

folhagens para decoracao

Inspirações de arranjos naturais

Para você se inspirar na hora de trazer mais da natureza para a sua casa, resolvi separar alguns arranjos naturais lindos. Abaixo você encontra 12 fotos de arranjos que você mesma pode tentar replicar em casa.

inspiracoes de arranjos de flores arranjos de flores arranjos de flores inspiracoesarranjo de flores colorido arranjos de flores criativos arranjo de flores para casa arranjos de flores diferentes arranjo de flores para decoracao

Já imaginou você mesma criar lindos arranjos florais e de forma prática?

Um dos maiores desafios que vejo que as pessoas têm na hora de elaborar um arranjo é selecionar as flores e saber utilizar a técnica correta, não é mesmo?

O que eu recomendo é buscar um conhecimento em que você irá aprender as técnicas corretas e praticar bastante.

Você pode aprender as técnicas necessárias para fazer maravilhosos arranjos através do Curso Online de Arranjos Florais da Especialista Patrícia Reis. Sem dúvida você será totalmente capaz de produzir lindos arranjos florais para decorar sua casa e trazer mais alegria e energia positiva para o seu ambiente. Eu fiz e recomendo muito! 🙂

Espero que você tenha gostado de conferir as minhas dicas de flores para casa e flores para decoração! Tenho certeza que independente da planta escolhida, você vai conseguir perceber os benefícios de ter mais da natureza dentro de casa.

Se quiser conferir outros conteúdos sobre jardins e plantas aqui do blog, recomendo estes:

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. FERNANDA MANO disse:

    EU TENHO UMA JIBÓIA EM CASA E ELA É SUPER FÁCIL DE CUIDAR, ALÉM DE MUITO BONITA! JÁ TIVE BEGÔNIA, KALANCHOE E VIOLETA EM CASA. AGORA, PRETENDO TER ORQUÍDEA.