6 Dicas para Organizar sua Viagem

28/06/17

Como eu amo viajar! Quem acompanha o blog sabe que sempre que posso gosto de sair de casa e conhecer lugares novos (inclusive sempre compartilho elas por aqui #amo!). Mas, para viajar é necessário planejamento ,e muitas vezes essa não é uma tarefa fácil.

Seja para as viagens de longa duração, destinos internacionais ou nacionais. Quando temos diversidade de cultura, costume, transporte e até língua tudo fica mais complicado. Para te ajudar, separei 6 dicas para organizar sua viagem que vão tornar essa tarefa mais fácil!

Abaixo você encontra seis passos importantes e dicas que vão deixar todo o planejamento da sua viagem mais organizado, e vão te ajudar a garantir uma viagem mais gostosa, tranquila e sem preocupações. Vamos conferir?!

dicas para organizar sua viagem

6 Dicas para Organizar sua Viagem

Fique atento ao clima e ocorrências naturais

Quando estiver decidindo o destino e a data da sua viagem, lembre-se sempre de pesquisas sobre o clima da região e ocorrências naturais específicas de cada época.

Por exemplo: se você for ao Pantanal em época de chuvas, tudo estará mais alagado e você dificilmente vai aproveitar tudo que a fauna do local tem a oferecer.

Ou se você às Cataratas do Iguaçu, existem períodos no qual a mesma é mais seca e não oferece a mesma exuberância que você talvez esteja esperando.

como organizar sua viagem pesquisa climas

No caso de viagens internacionais, isso é ainda mais importante, já que outros países possuem catástrofes naturais que não vemos no Brasil, como furacões ou terremotos.

Pesquise sempre se o local para onde você está indo sofre com alguma ocorrência natural e quando no ano elas são mais incidentes. Mesmo que a maioria desses locais já esteja preparado para esses acidentes, é muito melhor conhecer a cidade sem o susto.

Transporte local

Mesmo que você vá para outro local dentro do Brasil, vale sempre a pena pesquisar sobre o transporte local quando for se preparar para uma viagem.

Veja se vale mais a pena alugar um carro, contratar empresas de turismo, usar o transporte público. No caso de São Paulo, por exemplo, muitas vezes o metrô pode te ajudar a enfrentar distâncias maiores mais rápido, e vale mais a pena do que alugar um carro por causa de engarrafamentos e leis locais.

como organizar sua viagem transporte local

No caso de viagens internacionais, como acontece com o clima, é ainda mais importante pesquisar sobre o transporte local antes de ir.

Existem países cujo sistema de transporte público são tão organizados, como Londres, que você não vai precisar entrar em um táxi.

E existem países cujo transporte público é tão desorganizado e caótico, como no Peru, que fazer uso dele pode trazer mais complicações para sua viagem.

Não se esqueça das documentações

Depois de já ter decidido para onde você vai viajar, principalmente em viagens internacionais, é importante pesquisar quais são as documentações necessárias para o local que você está indo, se é que existe alguma.

Para países da América do Sul, por exemplo, você pode viajar apenas com sua identidade, enquanto outros países não só exigem passaporte como também vistos, vacinas em dia, etc.

como organizar sua viagem separe documentos

Tenha um bom Roteiro

Uma forma de se organizar bem antes de viajar é montar um roteiro, ainda que flexível e pouco detalhado, para não correr o risco de você ter uma experiência ruim ou perder algo que você queira ver.

Alguns museus fecham segundas ou domingos, alguns fecham cedo, e há lugares melhores de se visitar pela manhã ou à noite. Ter essas informações anotadas te ajuda a otimizar seu tempo.

como organizar sua viagem faca um roteiro

Coloque tudo em um mesmo lugar

A dica mais importante na hora de se organizar para uma viagem e evitar que você tenha dores de cabeça, é colocar tudo em um mesmo lugar.

Compre ou separe uma pasta e junte lá todos os documentos, papéis e informações que você for precisar na sua viagem: suas anotações dos pontos turísticos, carteiras de vacina, comprovantes de hotéis ou traslados, etc.

como organizar sua viagem pasta com documentos

Organize sua mala com atenção!

Essa parece uma dica boba, mas é uma das parte mais complicadas na hora de viajar, principalmente para nós, mulheres: como arrumar a mala.

São tantas coisas para levar que às vezes nossas malas ficam uma bagunça ou nos esquecemos de algo importante. Por isso separe por escrito uma lista com tudo que você quer ou precisa levar, e depois organize sua mala com carinho!

como organizar sua viagem mala organizada

Espero que você tenha gostado das dicas para organizar sua viagem! São dicas básicas e simples, mas que fazem toda a diferença entre uma viagem tranquila e uma viagem com problemas, que acabam te estressando mais do que te relaxando.

Não deixe de comentar quais dicas você já usa e quais você mais gostou! E se você tiver alguma dica diferente, compartilhe aqui comigo nos comentários. Vou adorar!

Se quiser conferir outros conteúdos sobre viagem, aqui no blog você encontra:

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Jannine Zanato disse:

    Adorei as dicas. Ainda mais sobre ver o clima na época da viagem. Vamos fazer uma viagem de bicicleta em SC, mas não tinha me atentado para este detalhe! Adoro o blog, acompanho há muito tempo! beijos