Como Garantir Uma Viagem De Carro Segura

29/10/19

Sair de férias é muito bom. Viajar, conhecer novos lugares, revisitar, conhecer novas culturas e experimentar sensações únicas. Porém, se você vai pegar estrada, é preciso garantir uma viagem de carro segura. Saiba como!

Final do ano chegando e com ele, muitas pessoas pegam a estrada para diferentes destinos. Se você também vai viajar de carro, não deixe que a sua viagem se transforme em enorme dor de cabeça.

Para garantir uma viagem de carro segura, é preciso se atentar a alguns itens. Selecionamos aqui algumas dicas para te ajudar a conduzir com mais segurança. Veja!

carro na estrada

Dicas para uma viagem de carro segura

Quanto mais evidenciado for o destino, maior será o número de pessoas frequentando e, com elas, seus veículos. Com isso o tráfego aumenta já nas estradas, o que requer atenção redobrada dos motoristas.

Para evitar apertos, selecionamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a chegar ao destino e voltar a casa de forma tranquila. Anote-as!

1) Antes de sair

carro esportivo

Verifique a validade do extintor, óleo, água, se as luzes funcionam bem e pressão dos pneus. Não se esqueça do estepe, chave de roda, macaco e triângulo. Além disso, leve o veículo para fazer um check-up em um profissional de sua confiança. Outro ponto importante é verificar as coberturas de que têm direito em sua apólice de seguro de carro.

Atente-se também se está com todas as parcelas pagas, para o caso de sinistro, o socorro não ser negado. Lembre-se de que isso é muito importante, especialmente se o veículo for roubado, já que você conta com reembolso conforme tabela FIPE.

2) Verifique os documentos

checklist viagem de carro

Não saia em viagem com documentos pessoais vencidos, especialmente a CNH. Não deixe de conferir também o licenciamento do carro, se está levando uma cópia do seguro auto e outros documentos importantes, tanto dos ocupantes quanto do carro.

3) Atente-se aos cintos

cinto de segurança

Todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança, então, verifique se os mesmos estão em perfeitas condições. Considere cobrar o uso do dispositivo de segurança, inclusive, quando estiverem dentro da cidade.

De acordo com estatísticas, 57% das vítimas de acidentes de carro no estado de São Paulo, em 2018, que estavam no banco traseiro sem cinto de segurança morreram. Além disso, a falta do uso do cinto de segurança é uma inflação grave.

4) Fique atento com crianças e pets

cachorro no carro

As crianças devem estar em cadeiras e assentos específicos para a sua idade. Além delas, se levar o pet junto, lembre-se de que eles também devem usar dispositivos de retenção. Saiba que não é lindo ter seu animal de estimação na janela com a língua para fora. Tal atitude coloca em risco a vida de muitas pessoas, gerando acidentes fatais.

5) Descanse antes de pegar a estrada

menina dormindo

Nada de achar que é um herói e suporta horas de estrada sem, ao menos, ter tido algumas horas de descanso antes. O motorista prudente deve estar em condições de aguentar o tempo de deslocamento e eventuais imprevistos. Saiba que dirigir com sono ou reflexos baixos é de extremo perigo.

No caso de viagem longa, considere paradas a cada duas ou três horas. Em cada uma delas, hidrate-se, faça alongamentos e só volte a assumir o volante se sentir disposto. Caso contrário, considere dormir um pouco ou passar a direção para outro.

Além dessas, não é preciso dizer aqui sobre não dirigir sobre efeito do álcool, concorda? Além de multas, o motorista alcoolizado coloca em risco a sua vida, de outros ocupantes e pessoas e veículos que cruzar no caminho.

Tão perigoso quanto, o uso do celular ao volante tem sido um dos principais causadores de acidentes. Portanto, se precisar mesmo utilizá-lo, considere parar em locais apropriados, mas jamais o faça enquanto dirige.

Além desses, o limite de velocidade e pedestres devem ser respeitados, bem como placas de sinalização e tempestades, que ocorrem com abundância no verão. E em caso de acidentes, verifique se há feridos, chame e aguarde o socorro. Sinalize o local e acione seu seguro auto.

Escrito por: Andreia Silveira, copidesque no site SeguroAuto.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *