Como se prevenir contra o assédio virtual

04/09/19

Você já passou pelo constrangimento do assédio virtual? veja aqui como se prevenir e se proteger na internet!

Nos últimos anos, muitas mulheres e homens tiveram o constrangimento do assédio virtual. E isso não é algo que acontece apenas com as celebridades, já que o número de pessoas prejudicadas ao terem suas fotos e informações postadas na internet, sem consentimento, subiu consideravelmente.

Para que você não fique exposto e sem saber o que fazer com sua foto ou informação superconfidencial espalhada no ambiente virtual, selecionamos algumas dicas de prevenção. Confira!

Assedio Virtual

Evite o constrangimento provocado pelo assédio virtual

Além de muitos problemas que os usuários de redes sociais e outros sofrem, como cyberbullying, ameaças e violação de dados, o assédio virtual tem tirado o sono de várias pessoas.

Como sendo uma das formas de constrangimento ilegal e até um crime de ameaça, conforme o caso, a lei protege a vítima. Porém, o constrangimento de passar por essa situação entre o círculo social permanece.

A boa notícia é que existem maneiras de se evitar esse tipo de constrangimento. Veja algumas formas de se proteger!

Menina sofreu assedio virtual

1. Cuidado com fotos e vídeos

Infelizmente a sua privacidade pode ser comprometida. Para evitar exposição constrangedora, a solução é não armazenar fotos e/ou vídeos com imagens íntimas. Lembre-se de que, se elas podem colocar você em situações humilhantes ou de exposição, é melhor apagá-las.

2. Evite exposição de seus dados

Para evitar que seus dados vazem na internet, bem como de receber conteúdos indesejados, aumente a sua proteção de navegação. Para aumentar a sua segurança e privacidade digital, você pode contar com antivírus e uma VPN. Esta última é bastante eficaz, já que esconde a sua localização e endereço IP, protegendo assim, o tráfego virtual privado da interferência, censura e espionagem.

Cadeado e Teclado

3. Tenha senhas fortes

Opte por usar senhas fortes em seus dispositivos, a fim de proteger serviços como redes sociais, e-mails, sites, aplicativos, entre outros.

4. Cuidado com solicitações de amizade

Se você gosta de ter o maior número possível de amizades nas redes sociais, cuidado! É melhor ter menos amigos do que deixar pessoas estranhas com acesso ao seu perfil e postagens. Saiba que aceitar amizades de quem você não conhece, é ficar vulnerável.

Suspeito Virtual

5. Bloqueie perfis falsos

Se você perceber qualquer perfil falso, bloqueie! Não importa se é em seu e-mail, redes sociais ou outros tipos de contatos. Caso alguém te assediar, denuncie! Isso evitará que o assediador utilize de outros meios e contas com perfis falsos para continuar te assediando, bem como a outras pessoas.

O que as vítimas de assédio virtual devem fazer?

Se você foi vítima do assédio virtual, saiba que isso é considerado crime virtual e deve ser comunicado a autoridade policial. Além disso, as vítimas podem registrar o crime em cartório. Mas não se esqueça de reunir o máximo de provas possíveis.

Entre elas, o histórico da conversa, arquivos recebidos e outras que possam te ajudar. Portanto, não formate o seu dispositivo e nem exclua qualquer comentário e imagens que recebeu.

Além disso, não exclua o seu perfil e nem cancele serviços, pois isso pode comprometer suas provas contra o criminoso. E fique atento às orientações das autoridades envolvidas, de forma a contribuir com a investigação e punir o assediador.

Mulher Lamentando no Computador

Como identificar o culpado

Se você não faz ideia de quem seja o assediador, saiba que existem formas de as autoridades descobrir. Porém, saiba que ele poderá utilizar de técnicas que exclua e destrói qualquer prova que o incrimine.

E por envolver solicitação de dados ao serviço online, bem como também da empresa de telecomunicação, você deve fazer tudo judicialmente. Portanto, ao receber esse tipo de assédio, é preciso relatar ao mais breve possível às autoridades.

E mais! Existem casos em que o assediador sai do mundo virtual e começa a agir no mundo físico. Por isso é recomendável entrar em contato com as autoridades policiais.

Ainda tem dúvidas sobre o que é assédio virtual?

Assédio virtual envolve práticas, comportamentos deliberados, hostis e repetidos realizados por meio de tecnologias da informação e comunicação. Essa é uma prática considerada como crime e pode ser praticada por um único indivíduo quanto por um grupo.

A intenção do assediador é de prejudicar a outra pessoa em meio aos seus contatos nas redes sociais, bem como também de obrigá-la a executar algumas ações, dentro e fora do ambiente virtual.

O assédio virtual tem ocorrido muito entre os jovens, embora existam muitas campanhas que visem o combate ao crime. Essa prática pode ser definida quando os dispositivos são utilizados para envio de textos e imagens com a finalidade de constranger ou ferir outra pessoa.

É importante saber que o assédio virtual não é uma prática simples e que deve ser ignorada pelas vítimas. Ou seja, não basta apenas bloquear o assediador, pois ele poderá utilizar de outros meios para continuar atacando suas vítimas, incluindo, a troca de perfil.

Saiba que o assédio virtual é tão grave e prejudicial quanto o assédio tradicional e pode levar a vítima ao suicídio. Portanto, a melhor maneira de se precaver é proteger seus dados online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *