Meu amor pela máquina de Lavar Louças!

11/12/13

No início da semana postei uma foto no instagram (@vidadecasada) da minha querida máquina de lavar louças. Recebi vários comentários de leitoras perguntando quais produtos eu utilizo, qual a minha máquina e se realmente vale a pena.

1

Minha história de amor com a máquina de lavar louça começou quando eu ainda morava com os meus pais. Minha mãe sempre usou muito a dela (uma Brastemp 12 serviços), e nos finais de semana como sempre sobrava para eu ajudar com a louça e organização da cozinha, entendi perfeitamente o porquê minha mãe tinha tanto apego a máquina. Bem, ela realmente é uma “mão na roda”, colocou a louça lá e pronto, ela volta limpa e seca!

2

Quando fiquei noiva não pensei duas vezes e já quis logo a minha. A cozinha da minha casa não é grande, e para ter a máquina de lavar tive que abrir mão de armários para incluí-la. A máquina entrou para a lista de presentes de casamento e graças a um casal de padrinhos fomos presenteados com a nossa, uma Brastemp de 8 serviços. Recomendo você já deixar o espaço para sua máquina de lavar no momento que estiver preparando o projeto dos armários da cozinha.
Vale lembrar ainda que você vai precisar de uma ligação de água, ponto de energia e saída para esgoto. Por isso, vale estudar qual local da sua cozinha é ideal para que a máquina fique.

3 4

 SOBRE PRODUTOS PARA MÁQUINA DE LAVAR
Para usar a máquina de lavar louça você precisa do detergente apropriado e também do abrilhantador. O primeiro será responsável pela limpeza dos produtos, já o segundo vai ser responsável pelo brilho das louças. Eu gosto muito da marca Sun para detergente e da marca Samy para abrilhantador. Algumas pessoas usam o detergente em tabletes, eu acho mais caro e eles também duram menos do que a versão de 1kg.
5

QUAL MÁQUINA DEVO COMPRAR? A DE 12 SERVIÇOS OU DE 8 SERVIÇOS?
Particularmente acho que para um casal recém-casado ou com apenas um filho, a de 8 serviços vai funcionar bem. Você vai encher ela ao longo dos dias e quando receber visitas vai ser bastante útil na hora de organizar as louças, talheres, etc. Para um casal com dois ou mais filhos, e claro, com espaço na cozinha para colocar uma máquina de 12 serviços, não hesite, a de 12 serviços é excelente, e neste caso cabe tudo, inclusive panelas!
6

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE MÁQUINAS DE LAVAR LOUÇA
Algumas pessoas acham besteira ter a máquina de lavar louça, porque precisa fazer uma “pré-lavagem” antes nos utensílios. Bem, em certos momentos é necessário sim, principalmente quando os resíduos de comida secam. Porém, para essa situação tenho sempre uma escovinha que tira os resíduos, ela é perfeita!

Muitas pessoas também questionam na qualidade da limpeza e se a máquina limpa direitinho os itens. Ela limpa perfeitamente bem! Os copos saem com um brilho e secos (sim, secos!), nunca tive produtos que precisei lavar novamente ao retirar da máquina.
Me questionaram sobre o consumo de água e energia. Realmente gasta-se um pouco mais de energia, porém economiza tempo e esforço.

7

Espero que tenham gostado do post. Tentei esclarecer o maior número de dúvidas possíveis. Gostaria de saber a opinião de quem possui uma máquina, vocês gostam?! Quem comprou achou que valeu a pena o investimento?! Quero saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

114 Comentários

  1. ivoneti disse:

    Boa noite! adorei as dicas, uma pergunta, vejo as maquinas sempre no chão, seria possivel planejá-la mais alta para não ficar se abaixando na hora de por e retirar os utensilios? Obgda

    1. Vida de Casada disse:

      Ivoneti, tudo bem?!
      Você ate pode colocar a sua maquina mais em cima, mias precisa de se organizar quando ao cano que chega a água, como geralmente eles ficam na parte de baixo acabamos colocando a maquina por lá.
      Beijo grande,
      Ju

  2. Elaine disse:

    Olá mt boa a matéria tenho a de seis serviços Brastemp e me ajuda muito na hora do sufoco pois minha filha tem 9 meses
    Na minha tb lavo panelas e como mudei e na cozinha n tem espaço embaixo da pia coloquei em cima da pia mesmo,perdi um lado da pia mas compensa
    Se pudesse colocaria no chão mas como não deu improvisei e ta funcionando
    É um ótimo investimento e lava muito bem
    As vezesq do fica algum resíduo é pq n tirei o excesso antes direito mas eh mt boa

    1. Vida de Casada disse:

      Elaine, tudo bem?!
      Maquina de lavar é tudo, não é mesmo?!
      Vale muito a pena! 🙂 Ainda mais com bebe, não é mesmo?!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Helena disse:

    Oi, Ju, boa tarde!
    Ainda não comprei a minha porque o que mais me incomoda são as panelas e tenho dúvidas se a máquina realmente as limpa. Sabe, “aquelas” panelas ou assadeiras que ficam horas cozendo ou assando e todo molho e gorduras do alimento ficam tão grudados, que se torna dificil limpá-las com esponja e detergente! Essas panelas sujas assim, limpam bem na máquina?
    Obrigada e um grande beijo

    Helena

    1. Vida de Casada disse:

      Helena, tudo bem?!
      Então, ela limpa panela sim, só que como tenho o modelo menor. Muitas vezes prefiro colocar pratos e copos do que a panela. Se você tiver espaço para a maquina de 12 serviços você poderá sim colocar panelas, louças e copos.
      Sobre a gordura ela remove sim, o que você precisa é remover o excesso de comida com água! Eu não ficaria com dúvida em relação a compra ou não, o produto é maravilhoso e você certamente vai usar muito!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Liana disse:

    Olá Juliana, vidadecasada!

    Qual o valor de uma máquina de lavar louças que vc recomenda para comprar?

    1. Vida de Casada disse:

      Liana, tudo bem?!
      Eu recomendo muito esse modelo da brastemp que mostrei no post, a media de preço é 1100 reais!
      Beijo grande,
      Ju

  5. Regiane disse:

    Olá!!
    Qual o tamanho de prato que devo escolher para esse modelo?
    Bjos

    1. Vida de Casada disse:

      Regiane,tudo bem?!
      Então o tamanho dos pratos é o patrão, uso o redondo mesmo!
      Sugiro não comprar um modelo muito grande por que se não fica agarrando! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  6. Shirley - RN disse:

    Comprei uma Brastemp Ative 8 serviços, mas sempre que acaba o programa de lavagem, o led do programa pesado fica piscando. As louças estão limpas e secas, mas essa luzinha não para de piscar. Isso é normal?

    1. Vida de Casada disse:

      Shirley, tudo bem?!
      Acredito que isso não seja normal….
      Acho interessante você ligar para uma autorizada brastemp e verificar.
      Beijo grande,
      Ju

  7. Edwiges disse:

    Olá, adorei sua dica! tenho pesquisado bastante sobre a máquina, e ela já entrou em minha lista de desejos…porém tenho uma dúvida. Você consegue colocar toda a louça ao mesmo tempo? panelas, pratos, copos etc?? ou você lava por partes? temo comprar e ter que lavar por partes…Cabe mais ou menos quantas panelas? até panela de pressão?? Parabéns pelo blog!!

    1. Vida de Casada disse:

      Edwiges, tudo bem?!
      Então eu coloco até ela ficar bem cheia… a quantidade de louça vai depender de dois fatores, o tamanho da sua maquina (se é para 12 ou 8 serviços) e a quantidade de louça!! Quando eu recebo muitas pessoas geralmente coloco os copos, pratos e talheres… e lavo as panelas na mão mesmo…
      Qualquer dúvida que precisar estou aqui,
      Beijo grande,
      Ju

  8. Fernanda disse:

    Ju, já existe algum vídeo com a máquina de lavar? Por favor, explica como ela funciona, mostra o antes e o depois, o que precisa pra lavar, se lava panelas… Enfim, ainda na dúvida se compro uma ou não.

    1. Vida de Casada disse:

      Fernanda, tudo bem?!
      Então, eu não gravei video! Mas, AMEI O TEMA! Vou fazer!!
      Sobre a sua dúvida eu adianto! Eu recomendo comprar!
      Beijo grande,
      Ju

  9. Silvana disse:

    Adoro minha máquina. Lá em casa somos em 4, mas, o armário da cozinha já tinha espaço reservado para a máquina, sendo assim não pude comprar a de 12 serviços :(, mas a de 8 está atendendo super bem a minha demanda. Recomendadíssima.

    bjs

    1. Vida de Casada disse:

      Silvana, tudo bem?!
      Nossa realmente a maquina ajuda muito, não é mesmo?!
      Eu adoro!
      Que bom que você esta gostando!!
      Beijo grande,
      Ju

  10. fátima disse:

    comprei há 02 meses uma lava louças brastemp 12 serviços..estou apaixonadíssima por ela….me pergunto porque demorei tanto a ter uma….é bom demaissssssssss….fica tudo limpinho e brilhandooo..coloco de tudo na minha até as grades de meu fogão.. e meus talheres brilhando…por favor mulheres..nao hesitem…compremmmmmmmmmmm..

    1. Vida de Casada disse:

      Fatima, tudo bem?!
      Adorei o seu comentário!! Realmente faz muita diferença no dia a dia! Eu também sou fã da minha, rs!
      Beijo grande,
      ju

  11. Luciana disse:

    Moro sozinha. você acha que uma máquina de 6 serviços supriria minha necessidade? aqui na minha região elas custam caro. A de 6 serviços está custando R$ 1.300,00. E alguém sabe me dizer se a marca eletrolux é recomendável? abraços

    1. Vida de Casada disse:

      Luciana, tudo bem??
      eu tenho a maquina menor da brastemp (8 serviços)… eu adoro e não abro mão! Para você que mora sozinha, acho que vai ajudar muito…
      Não sei quanto a qualidade da maquina da eletrolux, infelizmente não conheço ninguém que possui. 🙁
      Beijo grande,
      Ju

  12. Luciana disse:

    OLÁ!!!
    É um olá bem grande e bem feliz. Nossa, depois que recebi minha máquina de lavar louça, o peso que eu sentia da atividade da cozinha quase não existe mais.
    imagina: agora só limpo o fogão e o azuleijo. O resto a máquina faz tudo. É um sonho. E ainda mais pra mim que sou alérgica a produtos quimicos.
    Pena que aqui em São Luis-MA não se acha tantas opções de detergente e secante para a máquina. até agora só achei da marca finish.
    Graças ao Blog decidi a compra porque estava muito em dúvida. Obrigada

    1. Vida de Casada disse:

      Luciana, tudo bem?!
      Nossa realmente é maravilhosa! Eu adoro e realmente faz muita diferença no dia a dia!! Eu sinceramente não abro mão da minha e não consigo ficar sem! Fico muito feliz que esteja feliz com a sua! 😉
      Beijo grande,
      ju

  13. Ana Laura disse:

    Olá Ju. Primeiro preciso muito agradecer a grande ajuda que me deste.
    Nossa…uma dúvida cruel, comprar ou não comprar. Estamos reformando nossa casa, e estamos na etapa da cozinha neste momento.
    Agora, depois que li todos os comentários do seu lindo Blog, já vamos planejar um lugar para a nossa máquina de lavar. Obrigadaaaaaaaaaa!!!

    1. Vida de Casada disse:

      Ana Laura, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!! Tenho certeza que você vai adorar o produto!
      É maravilhoso.
      Beijo grande,
      ju

  14. Ana Laura disse:

    Ju…esqueci de te pedir. Manda pra mim o modelo certinho da tua. è bem a que eu quero. mas nos sites só tem com o painel digital. Não queria assim. Obgda novamente. Beijos!!!!

    1. Vida de Casada disse:

      ana, tudo bem?!
      Meu modelo é essa daqui: https://loja.brastemp.com.br/eletrodomesticos/lava-loucas
      Beijo grande,
      Ju

  15. Angelica Lahas disse:

    Gostei muito do post. Me ajudou bastante. Sou casada ha 15 anos, tenho 2 filhos ja maiores e sempre achei besteira justamente pelo fato de ter q pre limpar a louça mas depois de ler tdo aqui v repensar. Estou p mudar e projetando a cozinha desse apt novo…acho q vou querer essa bençao tbm. rs! Obrigada! Bj!

    1. Vida de Casada disse:

      Angelica,tudo bem??
      Que bom que você gostou do post!
      eu recomendo muito ter uma maquinha de lavar louça, eu adoro!
      Beijo grande,
      Ju

  16. Lorena disse:

    Olá Juliana, adorei seu post! Acabou me ajudando muito a decidir e comprei a minha maquina 10 serviços da Brastemp. Pesquisei bastante antes de comprar, mais não consegui encontrar muitas avaliações deste modelo. Queria uma para lavar as panelas e como eu não tinha espaço para uma de 12 serviços, optei por este modelo da Brastemp (BLF10AB).
    O produto é maravilhoso!
    Obrigada, Bjs

    1. Vida de Casada disse:

      Lorena, tudo bem??
      Fico muito feliz que tenha gostado das dicas e que elas tenham de ajudado a comprar a maquina! Eu sou apaixonada pela minha, e mesmo ela sendo de 8 serviços me ajuda muito no dia a dia e quando recebo.
      Sucesso com a sua nova compra!
      Beijo grande,
      ju

  17. Valéria disse:

    Olá!!!
    Conheci seu blog há pouco tempo, mas já virei super fã!
    Minha cozinha não tem lugar para lava louça, porém, quero muito uma. O que vc acha de colocar embaixo no cooktop ou na lavanderia?
    Obrigada
    Beijo

    1. Juliana Santiago disse:

      Valeria, tudo bem?!
      Eu tenho algumas amigas que colocaram na lavanderia!!
      Eu sinceramente prefiro do que embaixo do cooktoop!
      Fico muito feliz em saber que conheceu o blog a pouco tempo mais está gostando!
      Beijo grande,
      ju

  18. Liziane disse:

    Olá,

    Adorei seu post…
    Mas ainda fiquei na dúvida se compro a de 8 ou 12 serviços. Somos apenas em 2, mas quando recebemos a família totalizamos 12 pessoas.
    A de 12 serviços tem a função meia carga, ao contrário da 8 serviços, entretanto parece que a 8 é silenciosa e a 12 não é, o que pode interferir pois temos sala e cozinha integrados.

    Estou adorando seu blog, está me ajudando na montagem de minha casa.
    Obrigada pelas dicas.

    Bj
    Liziane

    1. Juliana Santiago disse:

      Liziane, tudo bem?!
      Então isso vai depender do tamanho da sua cozinha… o meu apartamento é de 100m2 e a cozinha não é tão grande para comportar uma máquina de 12 serviços. Foi por conta disso que não compre uma máquina de 12 e sim de 8. Independente do tamanho que escolher este é um excelente investimento.
      Abraços,
      Ju Santiago

  19. Keytty disse:

    Olá! Te acompanho e adoro seus posts. Estou interessada no lava-louças Brastemp, e gostaria de saber se a sua de 8 sérvios cabe panelas. Ficaria muito feliz se me respondesse, pois confio muito nas suas informações. Obrigada!

    1. Juliana Santiago disse:

      Keytty, tudo bem??
      Ela até cabe, porém se você colocar panelas não vai conseguir colocar mais nada… Eu tenho a de 8 e coloco o máximo de pratos e copos que consigo. Ai lavo somente as panelas na mão!
      Espero ter ajudado, o que precisar estou aqui!
      Beijo grande,
      ju

  20. Leandra disse:

    Boa tarde Ju!!!
    Muito bacana!!!
    Ju, me ajude a tirar dúvida, olhe essa Philco: https://www.walmart.com.br/lava-loucas-philco-ph12s-12-servicos-prata/eletrodomesticos/lava-loucas/3045675/pr

    O que você acha?

    Essa lava-louças, lava plástico? Tipo essas tapoers que usamos dia-a-dia?
    Obrigada, parabens pelo blog!

    Beeijo

    1. Juliana Santiago disse:

      Leandra, tudo bem??
      Então, eu não conheço essa philco de perto e por isso não posso opinar muito…
      De qualquer forma acredito que lave sim… A maioria lava itens de plástico! 😉
      Beijo grande,
      ju

  21. Adriana disse:

    Somos em três pessoas, mas sujo 4 panelas no almoço qual máquina série ideal de 8 ou a de 12

    1. Juliana Santiago disse:

      Adriana, tudo bem?!
      Se você tiver espaço sugiro que compre a de 12.
      Beijo grande,
      Ju

  22. Kelly disse:

    Olá!
    Quero comprar uma lava louças e estou na dúvida entre a 8 e 6 serviços por conta do espaço da cozinha do “apertamento”. Vc consegue lavar as panelas nela junto aos pratos e copos de uma refeição ??

    1. Juliana Santiago disse:

      Kelly, tudo bem??
      Você consegui lavar sim, porém as vezes prefiro deixar somente pratos e louças acumuladas.. Eu adoro máquina… se conseguir comprar esse modelo da brastemp você vai adorar!
      beijo grande,ju

  23. rafaela piperno araujo disse:

    Gostaria de saber se eu colocar a lava louça na parte de baixo, a mangueira que ejeta agua deve ficar no mesmo nivel da maquina, ou pode estar acima?

    1. Juliana Santiago disse:

      Rafaela, tudo bem?!
      você precisa conectar a mangueira com a água.
      Abraços,
      Juliana

  24. Raquel Moura disse:

    Muito bom. Também estou noiva, ja estamos a viver juntos e também vou comprar a minha. Já agora de onde sao esses pratos de tipo de flor de cerejeira??? Encantei-me por eles… Ahahahha

    1. Juliana Santiago disse:

      Raquel, tudo bem?!
      Então os pratinhos são da loja Domi Presentes.
      Abraços,
      Ju

  25. Camila disse:

    Olá! Tudo bem? Gostaria de saber se em algum momento a máquina estragou ou tirou o brilho de alguma louça sua… Acabei de comprar uma de 10 serviços da brastemp mas estou com receio de usar algumas louças… Obrigada!

    1. Juliana Santiago disse:

      CAmila, tudo bem?!
      Isso não acontece, é só você usar o abrilhantador! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  26. Eveline Gomes disse:

    Caindo de paraquedas no seu post de 2013! rs To pensando em comprar a brastemp de 12 serviços…. somos em 5 pessoas em casa…. cabe panelas de boa, mesmo as maiores?

    1. Juliana Santiago disse:

      Eveline, tudo bem?!
      Cabe algumas sim.. super recomendo!
      Beijo grande,
      Ju

  27. Mirian disse:

    Também amo a minha. Ela é conhecida como a minha melhor amiga!

    1. Juliana Santiago disse:

      😀

  28. Marcus disse:

    Olá meninas!

    Primeiramente, parabéns pelo dia internacional da mulher!

    Tenho o mesmo modelo da Ju, porém deixo na lavanderia, em cima da lavadora de roupas (a minha é abertura frontal). Em casa somos somente duas pessoas e meu namorido e eu amamos a lava-louças. Como somos somente 2, após colocar a louça suja, usamos a função “Acquaspray”, que dá uma boa limpada nas louças (mas não lava), e evita que a máquina e louças fiquem com cheiro desagradável, e em seguida vamos juntando mais louça das outras refeições (a função acquaspray é justamente para isso).
    Eu li todos os comentários, bastante gente falando do preço do detergente. Realmente ele é um pouco mais caro, mas dá pra pesquisar em sites de compras que eles fazem kits beeeem interessantes. No último Black Friday, por exemplo, compramos um kit de Detergente Finish de 1 kg + Liquido Secante por R$25,00 (se não me engano compramos online no walmart) e na semana passada comprei outro kit com 2 caixas de Finish Power Ball + liquido secante por R$38,00 na americanas.com
    É isso, espero espero ter ajudado
    🙂

    1. Juliana Santiago disse:

      Marcus, tudo bem?!
      Então apesar do detergente ser um pouco mais caro, eu super sinceramente acho que gastamos menos dele do que do modelo normal… Não sei porque, mas tenho essa impressão… Sem contar que também podemos fazer como você falou, aproveitar as promoções…Essa dica da função acquaspray é ótima mesmo… Eu não uso muito, mas é excelente para tirar resíduos e evitar o mal cheiro.
      Abraços,
      Ju

  29. Aline disse:

    Oi, como você instalou o cano de esgoto ? Planejei a minha cozinha para ter uma lava louças embaixo da pia mas tenho medo de entupir o cano oi simplesmente a máquina não ter força pra jogar a água suja fora.

    Obg

    1. Juliana Santiago disse:

      Aline, tudo bem??
      Eu nunca tive problemas… Chamei uma pessoa que fez a instalação e foi bem tranquilo…nunca aconteceu nada, se fizer certinho não tem erro.. 😉
      beijo grande,
      Ju

  30. Suélen disse:

    Olá, estava procurando post sobre a máquina de lavar e cai em seu blog com uma opinão bem interessante sobre a máquina. Vou comprar a mesma que a sua. Na descrição da máquina diz que podemos colocar, 8 pratos rasos e 8 fundos, no dia a dia poderia trocar por 16 pratos rasos no dia que vem visitas por exemplo? Já fez esse teste?

    Obrigada.

    1. Juliana Santiago disse:

      Suelén, tudo bem??
      Pode sim! As vezes vai ficar um pouco apertadinho mas pode ficar tranquila que cabe!
      Beijo grande,
      Ju

  31. Aline de Souza santos disse:

    estou de olho em uma da Philco de 12 serviços… será que philco é boa? outros eletrodomésticos Philco são bons…. tenho um microondas a 6 anos e nunca deu defeito. o que vc acha?

    1. Juliana Santiago disse:

      Aline, Tudo bem??
      então, a philco está com ótimos produtos… acho que pode ser uma boa sim! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  32. Luciana disse:

    Eu tenho e amoooooo! Melhor presente que ganhei de casamento! Recomendo muito muito muito! Não abro mão de máquina de lavar louca nunca mais! Praticidade sempre em primeiro lugar.

    1. Juliana Santiago disse:

      Luciana, tudo bem??
      Eu também acho que foi um dos melhores presentes que ganhei, rs!
      Beijo grande,
      Ju

  33. karen disse:

    Ju, tenho uma igual a sua e simplesmente amoooo! Facilita muito o dia a dia… um super investimento. Apesar de sermos apenas eu, marido e filha de 7 anos, utilizo praticamente todos os dias. Beijao

    1. Juliana Santiago disse:

      Karen, tudo bem???
      eu também amo! Minha melhor amiga! <3

  34. Debora disse:

    Tenho uma de seis serviços ha três anos e amo

    1. Juliana Santiago disse:

      Todas são ótimas! eu amo! <3

  35. Rosilda veiga disse:

    Gasta muita água? Ouvi dizer que o design da Eletrolux é mais bonito,mas a Brastemp é muito melhor!

    1. Juliana Santiago disse:

      Rosilda, tudo bem??
      Eu adoro as duas!
      Beijo grande,
      ju

  36. Fernanda disse:

    Tenha essa mesma máquina de 8 serviços, sou completamente apaixonada por ela. Me ajuda muito, recomendo. Bjsss Ju.

    1. Juliana Santiago disse:

      Fernanda, tudo bem??
      ela é realmente ótima! 😉
      Beijo grande,
      Ju

  37. Adriana Campos disse:

    Oi quero comprar uma 10 serviço, más estou em dúvida porque a da Brastemp é bem mais barata do que a dá 10serviços da eletrolux. O que fazer

    1. Juliana Santiago disse:

      Eu gosto das duas marcas!
      Beijo grande,
      Ju

  38. Ana disse:

    Ooi, Juliana!
    Assim como a maioria, caí de paraquedas aqui no seu blog, rsrs…
    Definitivamente necessito de uma lava louças. Fiquei curiosa em saber qual é a lava louça que está com os pratos com detalhe em azul na foto que vc postou.
    Pelos comentários, vi que tem a opção de 10 serviços. Nem sabia que existia! Aqui somos 3 adultos e 1 criança. Será que fico com a de 8 ou com a de 10? Moro de aluguel, por enquanto, e tenho receio de uma de 12 não caber no próximo imóvel.
    Eu amo cozinhar, mas não amo lavar. E isso me fez por muitos anos não dar o meu melhor na cozinha, rsrs…

    1. Juliana Santiago disse:

      Ana, tudo bem??
      Primeiro, seja muito bem vinda ao blog! Vou te esperar sempre…
      Então, este modelo é de 12 serviços, porém esse não é mais fabricado. Hoje as maiores são de 10 e 14.. sobre comprar uma grande ou o modelo igual ao meu, eu sugiro você comprar o que comporta na sua cozinha.
      Exemplo: Se eu e meu marido morássemos em um apto maior, mesmo sendo somente nos dois, eu compraria a grande sem pensar duas vezes.Isso depende do espaço que você tem e como vai organizar as coisas por ai…
      Para uma familia de 4 pessoas o ideal é a grande, mas se você não tiver espaço compra a pequena que você vai amar!
      Abraços,
      ju

  39. Ana disse:

    Tudo bem sim, Ju!
    Obrigada por responder, vc é muito atenciosa!
    Indo para a loja neste exato momento! Quero experimentar essa sensação 🙂
    Bjks*

  40. Carla disse:

    Oi Jú. Adorei este post. Eu tenho muita vontade de comprar a Brastemp ative, por isto estou pesquisando na net, pois refiz o gabinete da pia justamente para colocar a máquina, mas me deparei com um problema, o da coluna de canos da pia, que me deixou o espaço para máquina com apenas 40 cm de profundidade 🙁 … Vou ter que colocar uma placa de madeira para adaptar o espaço, mas a máquina da Brastemp que tanto quero vai ficar uns 20 cm para fora do armário. Reparei (nas fotos) que a sua ficou para fora do limite do armário um pouquinho. Vc poderia me ajudar? Qual era a profundidade que vc tinha e quantos centímetros ficou para fora e se isto te atrapalha em algo? Só para eu ter uma ideia, pois temo em ter que pensar em outro modelo… Parabéns e muito obrigada, por ajudar. Gde abç.

    1. Juliana Santiago disse:

      Carla, tudo bem?
      A minha ficou uns 5 cm para fora…
      Abraços,
      ju

  41. Julio - que é homem e solteiro mas gostou do post! disse:

    Eu comprei uma máq de lavar quando morava com meus pais. Agora, sozinho, uso tão pouca louça que não compensa. Mas pra escapar dessa “pré-lavagem” tem uns truques. Ao usar louças que podem ficar com resíduos (ex: xícara com café), coloque um pequeno fio de água no fundo até chegar a hora de lavar na máquina. A água vai amolecendo os resíduos e a máquina consegue tirar melhor. Nos pratos vc pode tirar restos de comida com a mão mesmo. A dificuldade da máquina é com restos grandes, que são os que saem com a mão. E o mais importante é: usou uma louça, já coloque na máquina! Não importa se vc só tomou um suco, não caia na tentação de lavar na pia. Coloque o copo na máquina e, se quiser beber mais, pegue outro! Dá mais trabalho e gasta mais água lavar 1 copo 10 vezes do que colocar 10 copos pra máquina lavar 1 vez!

    1. Juliana Santiago disse:

      Julio, tudo bem?!
      Excelentes observações
      Adorei!
      Abraços,
      Ju

  42. bruna disse:

    Olá, seus posts são muito legais, mas seria bacana acrescentar dicas de preço e consumo de energia. Seria mais interessante

  43. Denilson disse:

    Olá pessoal!
    Evitem a marca Electrolux, pois comprei uma e dez meses após o início do uso ela começou com uma oxidação grave nas bandejas deslizantes. Essas bandejas da Electrolux não são feitas em inox, mas com aço comum e um revestimento plástico, o que não assegura durabilidade ao produto. Agora estou sofrendo para achar peças de reposição e sei que quando achar não sairá barato. A máquina era a mais bonita do mercado em minha opinião, mas aprendi na prática que Brastemp é Brastemp. Provavelmente vou trocar a minha.

  44. Rose disse:

    Ficou uma dúvida, na sua maquina de oito serviços você não lava panelas?

    1. Juliana Santiago disse:

      Rose, tudo bem?
      Lava sim.. so que ocupa muito espaço então dou preferencia para pratos e talheres…
      Beijos,
      Ju

  45. oi,
    queria saber quanto tempo demora pra lavar?

    obrigada

  46. CELIA CERASI disse:

    Cheguei em seu blog pesquisando sobre uma dúvida sobre a lava louças Brastemp Ative que comprei há alguns dias e como vi que a sua é igual vou ”abusar” da sua atenção um pouco, visto que não encontrei nada no manual e o chat da Brastemp me mandou agendar uma visita técnica. Vamos lá: ao terminar a lavagem, quando abro a porta da lavadora aquela ”portinha” do reservatório de sabão bate no vidro da porta, ou seja, ele se abre durante a lavagem e, como tem algum tipo de mola é lançado contra o vidro. Não sei se ficou claro, mas enfim, agradeço se você responder se a sua é assim também. Obrigada!

    1. Juliana Santiago disse:

      Calia, tudo bem?
      Vale observar… se você achar que está muito forte lave levar na assistência tecnica..
      Beijo grande,
      Ju

  47. Flávia Nogueira disse:

    Olá, muito legal este post. Mas me responde uma coisa, e aquelas panelas mais sujas, tipo sujeira pesada, com muita gordura ela limpa também?

    1. Juliana Santiago disse:

      Flavio, tudo bem?
      Limpa sim!
      Só passar uma água antes… 😉
      ju

  48. CELIA CERASI disse:

    Oi…. comprei uma lava-louças igual a sua e queria saber se quando vc abre a porta, após a lavagem, aquela portinha do dispenser de sabão ”bate” no vidro da porta com uma certa força. Parabéns pelo blog!

    1. Juliana Santiago disse:

      Celia, tudo bem?
      A minha não.. isso pode estar acontecendo porque a sua é nova… qualquer dúvida ou se continuar dando erre defeito entre em contato com a assitencia tecnica.
      Abraços,
      Ju

  49. cristina zaago disse:

    Oi… eu ainda não tenho.. minha mãe tem uma e ela usa detergente comum com bicarbonato de sódio, limpa super bem e é mais barato… passando só pra compartilhar uma diquinha!!!bjs

    1. Juliana Santiago disse:

      Cristina, tudo bem?
      Que interessante vou testar!
      Beijo grande,
      ju

  50. Izabel disse:

    Ola boa noite
    voce lavas as grades do fogão na lva loucas?

    1. Juliana Santiago disse:

      Não!
      Beijos,
      Ju

  51. Margarete de Fátima Rodrigues disse:

    Muito funcional. A minha é a gourmand 14 serviço. A minha louça está fosca, mesmo usando o sun. Meu esposo não gosta do estrago que fez em minhas louças. Mas qdo possível vou trocando
    MAS É FANTASTICA

    1. Juliana Santiago disse:

      Ei margarete, tudo bem?
      Você está usando o abrilantador?? Pois ele resolve essa questão do “fosco”…
      Beijo grande,
      Ju

  52. Elaine disse:

    Tenho uma Brastemp de 12 serviços. Se soubesse que era tão boa, tinha comprado antes.

  53. lilia disse:

    ola!Estou interessada em comprar uma lava louça porque definitivamente odeio lavar pratos e principalmente panelas. Irei morar em um apartamento e não tenho grande espaço, a menos que eu coloque na varanda gourmet : p Queria saber se a de 8 dá para lavar panela ou se só a partir da 12

    1. Juliana Santiago disse:

      Lilia, tudo bem?
      Você consegue lavar panelas na de 8 sim, só que vai ocular muito espaço, por isso a de 12 é melhor…
      Beijo grande,
      Ju

  54. Nerivan Souza disse:

    A lava-louças é tudo de bom mesmo! Minha mãe já utilizava e agora que casei
    foi um dos primeiros eletrodomesticos que compramos, mas o preço do sabão
    disparou infelizmente. Fiz umas pesquisas e comecei a comprar um sabão muito bom e com
    preço mais acessível que é feito artesanalmente, até limpa panelas de alumínio também
    sem deixa-las escuras, indico a todos! Segue o link https://goo.gl/lZRCmY

  55. Luiz disse:

    Sou casado há 22 anos e foi meu primeiro eletrodoméstico comprado antes do casamento. Naquela época era difícil e caro. De lá pra cá, nunca deixei de ter em casa, e agora, comprei outra para a casa de praia. Minha esposa adora e usamos diariamente. Minhas visitas ficam sempre perguntando se presta, se lava panelas, se limpa mesmo.. e só si convencem quando veem a louça saindo brilhando da máquina. É um eletrodoméstico estigmatizado, mas quem tem, NUNCA se arrepende.

    1. Juliana Santiago disse:

      Luiz, falou TUDOOOOO!
      Adorei o seu comentário!

  56. Débora disse:

    Boa tarde,gostei muito da sua matéria sobre a lava louças, eu tenho uma electrolux 12 serviços de inox,ela é incrível, lava muito bem,no começo eu não sabia organizar a louça dentro dela e acabva lavando as panelas na mão, mas agora lavo até 5 panelas além de todo o restante, pratos,copos, talheres e etc, não entendo pq no Brasil as pessoas ainda torcem o nariz para os eletrodomésticos que facilitam muito no nosso dia a dia, eu sempre digo que se não for atrapalhar o orçamento familiar compensa e muito ter uma, minha conta de luz aumenta pouco mais de 10,00,kkk acabei falando muito

  57. Tânia Wopereis disse:

    Olá. Estou doida por uma lava Louças, mas o moço do planejado me disse que a saída de água é por gravidade, ou seja, não daria pra colocar debaixo da pia. Vi que a sua está embaixo, bonitinha. Hehe Você alterou o encanamento? Foi fácil de mexer?? Obrigada 🙂

    1. Juliana Santiago disse:

      Tania, tudo bem?
      Eu fiz o projeto direcionado mesmo…
      Muitas pessoas pegam a entrada da lava roupa e adicionam a lava louça…
      Beijos,
      ju

  58. Jéssika Laís Dias disse:

    Olá. Qual o tamanho do nicho da sua lavadoura? Estou reformando a cozinha e estou na duvida do tamanho que deixo para a lavadoura.

    1. Juliana Santiago disse:

      Jessica, tudo bem?
      Sugiro você confirmar as medidas com o fabricante, pode ser que tenha mudado ao longo do tempo! 😉
      Beijos,
      Ju

  59. GISELE disse:

    Oi Juliana td bem? Ganhei uma lava louça ative 8 serviços a um ano do meu esposo de presente de casamento maior prova de amor e digo por quantas vidas passar terei uma lava louça amei , em casa somos em cinco adultos e de 8 serviços está sendo suficiente uso todos os dias no período da noite.Referente ao sabão só uso Finish em pó ,mesmo usando tds os dias ela dura dois meses e o secante também só uso Finish.

    1. Juliana Santiago disse:

      Gisele, tudo bem?
      Que delicia!
      Também amo lava louça! Tenho certeza que vai arrasar!
      Beijos,
      ju

  60. Exatamente o que eu procurava

  61. Luciana de Oliveira Amaral disse:

    Oi Ju! Tudo bem?

    Eu vi que essa, igual a sua, tem um sistema de pré-lavagem acquaspray.

    Mesmo com esse sistema é necessário passar água na louca antes de colocá-la dentro da máquina?

    Obrigada.

  62. Fernanda disse:

    Eu amo minha máquina de lavar louças. Nunca havia tido uma e resolvi comprar para experimentar. Não arrependo da minha compra, foi um dos melhores investimentos da minha vida. O processo de lavagem de louças manual tende a ficar cada vez mais arcaico. Porém recomendo usar sempre sabão de qualidade, pois, infelizmente já ocorreu de as louças não ficarem bem limpas por conta da má qualidade do sabão…