Modal Ebook


Dicas de como desapegar roupas do armário

19/01/15

Como já falei por aqui, Janeiro é o mês ideal para organizarmos os armários e a casa . Eu adoro aproveitar esta época do ano e fazer uma “limpa” no meu armário.  Adoro tirar peças de roupas que não uso mais, acessórios que estão há tempos na gaveta de bijuterias mas sem utilidade, sapatos que estão velhos e “surrados”.

Eu confesso que nunca tive dificuldade em desapegar, sempre que compro alguma peça gosto de tirar outras. Adoro tirar roupas e abrir espaço para novos itens. Porém, mesmo me considerando uma pessoa “desapegada”, ainda tenho itens no meu armário que não uso e que muitas vezes tenho dificuldade de reconhecer que ele precisa “tomar outro rumo”. Foi pensando nisso que reuni algumas dicas para quem procura desapegar peças (roupas, sapatos e bijuterias) do armário.

como desapegar roupas

 Como desapegar roupas do armário?

1 – A roupa está em boas condições?? A primeira coisa que você deve avaliar é a condição da peça. Ela esta manchada? velha? com fios puxados? rasgada? Se a resposta for SIM, essa roupa já passou o tempo de ser desapegada. Independente de estilo, ter roupas em bom estado fazem toda a diferença na aparência e na imagem que queremos passar.

2 – Você usou essa roupa no período de 1 ano??  Ao selecionar uma peça e avaliar que ela não foi usada no último ano ela também deve ser desapegada. Não adianta insistir, se você não usou é porque ela não tem utilidade para você, não faz o seu estilo. (Vale ressaltar que estamos falando de roupas que podem ser usadas em estações variadas, existem peças como casacos de inverno e blusas de lã que devem ser guardadas e usadas conforme a sua necessidade!). Seja crítica e analise!

como desapegar roupas

3 – Esqueça a frase: “um dia vou usar” . Infelizmente não adianta insistir! Peças que estão no seu armário, mas que você não consegue usar em nenhuma situação devem ser desapegadas. Afinal, se você até  hoje não conseguiu tirar ela do armário é porque tem alguma coisa de errado. 😉

4 – Não leve a frase “a moda vem e vai” ao pé da letra. Realmente a moda se reinventa, mas geralmente quando ela volta vem modificada, diferente, com uma nova modelagem e estrutura. De fato, existem algumas peças lindas que aproveitamos do guarda roupa (eu mesmo tenho várias que guardei e depois de alguns anos consegui usar), mas existem algumas peças que fizeram sucesso naquele momento que são de MODA e dificilmente você vai querer usar novamente. Neste caso, sugiro responder essa pergunta: “Se um dia a moda voltar eu vou QUERER usar essa peça?”. Se a resposta for sim, então guarde. Agora se a resposta for não, desapegue.

como desapegar roupas

5 – Tenha consciência do seu estilo. Tentar identificar o nosso estilo pessoal realmente é uma questão difícil e desenvolvida ao longos dos anos. Por isso avalie se as roupas que estão no seu guarda roupa mostram quem você é, a imagem que você quer passar, o estilo de vida que você deseja seguir. Mudar de estilo é normal e acontece ao longo da vida, por isso devemos avaliar se as roupas que estão no nosso guarda roupa mostram o nosso estilo atual.

Espero que tenham gostado das dicas! Agora quero saber: Qual dos cinco tópicos vocês consideram o mais difícil de seguir?? Me conta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. Naiara Ramos disse:

    Ei flor, amo suas dicas e aproveito quase todas, continue sempre assim.
    beijos…

    1. Vida de Casada disse:

      Naiara, tudo bem?!
      Que bom que você gostou das dicas!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijo grande,
      Ju

  2. maria cristina giani diegues disse:

    Olá, td bem?Sou compradora compulsiva e sofro demais quando tenho que me desfazer de qq peça …
    Gostei de todas as dicas, sei o que é o correto a fazer, porém essa dificuldade no desapego está acabando comigo, ainda mais agora que iremos vender a casa que meu pai morava devido ao seu falecimento,pois nos armários dessa casa há muita, mas muita roupa minha, isso porque moro em outra casa há, sou casada e tenho um filho.
    Prá vc ter uma idéia do problema, quando mudava a estação ficava um leva e traz de roupa danado, pois moro em uma edicula cujo espaço é minimo , sem contar que o meu marido é totalmente desapegado de tudo…aí vc deve imaginar o problema ..
    Enfim, agradeço as dicas, e hj irei encarar a missão do desapego , que entendo será um desafio e tanto, devido a não ter o tempo que preciso para “analisar” peça por peça, pois são muitas mesmo.
    Bjs e até mais

    1. Juliana Santiago disse:

      Maria, tudo bem?!
      Fico muito feliz que goste das dicas…
      Espero que elas tenham ajudado nessa sua missão de desapegar.
      Realmente no inicio é difícil, mais depois você acaba ficando mais crítica e consegue ver o que realmente precisa ou não… é um trabalho de você, com você mesma!
      Tenho certeza que você consegue!
      Beijo grande,
      Ju

  3. veronica lima disse:

    ADOREI AGORA COLOCAR EM PRATICA E SER MAIS OBJETIVA ISTO E OTIMO OBRIGADA

    1. Juliana Santiago disse:

      Veronica, tudo bem??
      Que bom que gostou das dicas!
      Beijo grande,
      Ju

  4. Priscilla Calvi disse:

    Olá Ju!
    Sempre leio suas dicas aqui e acho o máximo.
    São coisas bem úteis mesmo! Porque no papel tudo lindo, mas o dia a dia é que faz a diferença.
    Eu tenho muitaaaaaaa roupa. Tenho dois guarda-roupas e 1 cômoda somente com roupas minhas. Meu marido quase infarta. Casei há pouco mais de 3 meses e tive que carregar tudo.
    Mas o pior… a gente sempre acha que precisa de mais. Estou sempre comprando roupas e algumas ficam encalhadas em casa. E estou tendo um grande problema agora: o lugar que moro é muito úmido. E os meus armários vivem com mofo. Já falei para o meu marido que preciso liberar espaço nos armários, pois acredito que com menos roupas, a ventilação será maior e eliminarei parte do problema com o mofo.
    Adorei suas dicas!
    Preciso tirar um tempinho para fazer essa triagem.
    Depois eu conto!

    Bjs

    1. Juliana Santiago disse:

      Priscila, tudo bem?!
      Espero que as dicas de ajudem na hora de selecionar as roupas Depois me conte o que achou!!
      Obrigada por acompanhar o blog e curtir as dicas! Espero que este seja sempre um cantinho para conversamos sobre assuntos da casa e do lar…
      Beijo grande e obrigada! <3

  5. Cintya disse:

    Oi, estou me preparando para mudar e preciso me “desapegar” tenho uma certa dificuldade.
    Pois meu pai e minha mãe são acumuladores, e erdei isso deles!
    É uma luta eu e meu marido, mas aos poucos Deus tem me libertado! Rsrsrs…
    Obrigada pela dica, creio que vai me ajudar muito!

    1. Juliana Santiago disse:

      Cintya, tudo bem??
      Espero que as dicas te ajudem!! sucesso com a organização!
      Beijo grande,
      Ju