Como secar e passar roupas em dias de chuva

27/01/16

Essa semana foi especial para o Vida de Casada. Mais uma vez participei de uma matéria ao vivo no jornal MGTV 1a Edição (jornal da Globo Minas). O tema desta vez foram os cuidados que devemos ter com as roupas no período de chuva. E como varias leitoras pediram resolvi compartilhar as minhas dicas na matéria com vocês também por aqui. Vamos la?!

Como vocês já acompanharam no tour no meu apartamento, infelizmente eu não tenho máquina de secar roupas, tenho apenas uma máquina de lavar de modelo tradicional. Por isso, quando chove muito o processo de secagem das roupas fica cada vez mais difícil. Logo, nada melhor do que conferir algumas dicas de como secar e passar roupas em dias de chuva.

Como secar e passar roupas em dias de chuva 

Lave apenas o que for necessário

Em temporadas de muita chuva é importe você classificar as peças de roupa sujas em dois grupos, o primeiro seria o das roupas que precisam ser usadas diariamente (exemplo: uniforme de trabalho ou escolar), o outro seria com as roupas que não serão usadas novamente com frequência e por isso podemos deixar para lavar depois quando o tempo estiver melhor.

Mude o varal de lugar

Quem me acompanha sabe que além de um varal fixo que fica na lavanderia, tenho também uma versão móvel que funciona como um opção adicional na hora de secar as roupas aqui em casa. Por isso, nos dias de chuva gosto de levar o meu varal para um local mais arejado da minha casa, e acabo sempre escolhendo a minha varanda (que é fechada).

como secar roupas em dias de chuva

Evite sobrepor roupas

Um erro muito comum na hora de estender as roupas é colocar uma peça por cima da outra. Em dias de muito sol, isso não influencia tanto na secagem das peças, mas nos dias de chuva isso dificulta bastante o processo de secagem natural.

roupas no varal

Use o ventilador

Uma dica muito interessante que recebi no instagram do Vida de Casada foi a sugestão de usar um ventilador para auxiliar no processo de secagem das peças. Basta deixar o varal em um ambiente fechado, coloque o ventilador próximo as roupas, feche a porta do local e deixe por alguns minutos. Vai ajudar bastante!

ventilador para sercar roupas

Que tal usar o seu aquecedor?

Outra dica muito interessante, é o uso do aquecedor portátil para auxiliar no processo de secagem. Basta colocar as roupas próximas ou deitadas sobre o aquecedor e pronto! Lembrando a importância de proteger o aquecedor com uma toalha, pois o calor em contato direto com as peças pode ser acabar estragando as roupas.

Não tem ventilador ou aquecedor? Use um secador de cabelo

Uma terceira alternativa é usar o secador de cabelo para secar uma peça de roupa que precisa ser usada com urgência. Porém, tenham alguns cuidados e não deixe a roupa muito próxima do secador, pois isso pode danificar as fibras das roupas.

secador de cabelo para secar roupas

Cuidados especiais na hora de passar as roupas! 

  • Não guarde roupas úmidas, isso trás mau cheiro para a peça.
  • Não é necessário borrifar água para umedecer a peça na hora de passar as roupas. O clima nesta época do ano já é bastante úmido.
  • Como o clima está muito úmido, avalie a necessidade de passar as roupas no vapor. Na maioria da vezes não é necessário.
  • NUNCA passe roupas molhadas!

Espero que tenham gostado das dicas! Agora quero saber, quais cuidados vocês tem na hora de lavar e passar roupas em dias de chuva? Compartilhe nos comentários, vou adorar!

Gostou deste tema?? Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. Mariana Tavares disse:

    Amei, Ju!
    Porque vc nao optou pela maquina lava e seca??
    Estou na duvida se compro pq me disseram que danifica algumas roupas…
    Beeeijoss

    1. Juliana Santiago disse:

      Mari, tudo bem?!
      Então na época que casei, este tipo de máquina era bemmm mais cara.. ai acabei optando por essa mesmo!
      Beijo grande,
      Ju

  2. Simone disse:

    Eu coloco o varal de chão na frente do compressor do ar condicionado que tb fica no piso da varanda. Funciona super bem!

    1. Juliana Santiago disse:

      Simone, tudo bem?!
      Que dica ótima! Adorei!
      Beijo grande,
      Ju

  3. Isa disse:

    Não se deve secar roupa no interior das casas porque a humidade origina crescimento de fungos.A roupa deve secar no exterior e nessa impossibilidade na máquina de secar ou num estendal com um desumidificador ligado.

    1. Juliana Santiago disse:

      Isa, tudo bem?!
      Claro! Realmente não podemos, mas em épocas de chuva secar roupas é uma tarefa difícil, por isso coloquei algumas alternativas..
      Beijo grande,
      Ju

  4. Virginia disse:

    Olá,
    Agradeço suas dicas preciosas. Moro no Nordeste onde inverno significa dias seguidos de chuva intensa. Muito obrigada.

    1. Juliana Santiago disse:

      Virginia, tudo bem?
      Que bom que gostou!!
      Beijo grande,
      Ju

  5. Hosana Lopes disse:

    Esse varal é de inox ?? Qual a medida dele ?? Onde posso encontrar ??
    Obrigada !!

    1. Juliana Santiago disse:

      Hosana, tudo bem? Comprei no sam’s club! 🙂